Voando com a Emirates (GIG/SCL)
– a EMIRATES opera no Brasil em 02 cidades: Guarulhos/GRU (voos diários com o gigante A380) e Rio de Janeiro/GIG (com o Boeing 777-200LR e 777-300ER); da capital carioca, a companhia árabe estende o voo para Buenos Aires/EZE e Santiago/SCL
– no último mês de novembro, fui conferir o voo para a capital chilena; a distância entre a Cidade Maravilhosa e Santiago é de 1.825 milhas (cerca de 2.940 quilômetros)
A COMPRA DA PASSAGEM
– emiti meu bilhete no final de agosto de 2019, portanto, com dois meses e meio de antecedência
– naquela época, foi noticiado amplamente que a EMIRATES estava fazendo promoções para a classe Executiva nos voos para Santiago que partiam do Rio de Janeiro, lembrando que originalmente (até o final de maio de 2019), a cidade chilena era atendida por voos saindo de Guarulhos/GRU
– eu tinha uma série de compromissos nos finais de semana de setembro e outubro, não consegui encaixar a viagem de bate-e-volta para conferir o serviço da classe superior da EMIRATES, por isso, foquei minhas pesquisas para o mês de novembro
– a ida no final da tarde do dia 09/11 com retorno na madrugada do dia 10/11 apareceu como a melhor opção; a diferença de preço entre a classe Econômica e Executiva era pequena (cerca de R$ 600,00); emiti em Business Class mesmo, com custo total de R$ 2.270,96 (sendo R$ 228,41 de taxas de embarque)
– fiz a reserva do meu lugar durante o processo da compra; o mapa de assentos indicava que eu voaria em uma aeronave que já está configurada com uma cabine modernizada no esquema 2 x 2 x 2; escolhi um assento na janela, na última fileira da Business, no lado direito
– os voos seriam operados por um dos 10 Boeing 777-200LR que fazem parte atualmente da frota EMIRATES e que já tive a oportunidade de clicar chegando de Dubai pela cabeceira 15 do Aeroporto do Galeão
– uma informação relevante: depois do voo, eu acumulei apenas 4.562 milhas no Programa Smiles
MEUS VOOS COM A EMIRATES
– a EMIRATES foi eleita a 5ª melhor companhia aérea do mundo no Prêmio Skytrak de 2019, ficando atrás da QATAR AIRWAYS (a número 1), SINGAPORE AIRLINES, ALL NIPPON AIRWAYS e CATHAY PACIFIC
– minha 1ª experiência com a empresa do Golfo foi em 2008, quando voei com a companhia árabe a caminho das Olimpíadas de Pequim (China), muitíssimo antes de pensar em criar o Voando e Avaliando
– foi naquela viagem que comprei minha primeiras miniaturas de avião (um Boeing 777-300ER e um Airbus A330); hoje a coleção evoluiu bastante e está bem grande (confira AQUI todos os detalhes da minha “frota”)
– depois disso, voltei a andar em uma aeronave da EMIRATES em um autêntico bate-e-volta entre Rio de Janeiro e Buenos Aires a bordo de um Boeing 777-300ER para “torrar” algumas milhas do Programa Smiles que estavam vencendo (como filosofia de vida, deixar vencer é pecado mortal); a ida para a Argentina foi na classe Executiva (confira AQUI como foi) e a volta na classe Econômica (confira AQUI como foi)
O AEROPORTO DO GALEÃO/GIG
– o trânsito no Rio de Janeiro aos sábados não é ruim, por isso, demorei cerca de 30 minutos para sair de Copacabana e ir para o Galeão, onde cheguei por volta de 15:30h; o movimento no maior aeroporto carioca era pequeno naquele meio de tarde
– a EMIRATES atende aos seus passageiros na Seção F, onde alcancei perto de 15:35h
– os guichês estavam vazios, fui direto no balcão e poucos segundos depois já tinha obtido meus cartões de embarque; quando a funcionária resgatou os dados da minha reserva, automaticamente foram impressos os boarding passes dos voos de ida e de volta, o que provocou uma cara de espanto dela; me limitei a dizer que estava tudo certo porque tinha um blog de viagens de avião
– fui direto para a área de embarque internacional, onde não perdi tempo no controle de raio-x; na área de imigração, usei as catracas eletrônicas que fazem a leitura do passaporte de brasileiros que viajam desacompanhados de menores de 18 anos, novamente sem fila, portanto, perdi poucos minutos
– no Galeão, a passagem de todos os passageiro é obrigatória por uma grande loja Duty Free em forma de arco; depois dela, se alcança uma área comercial com lojas e uma pequena praça de alimentação
– logo à frente, há uma área ampla com teto bem alto onde estão instalados um restaurante (Saideira) e as escadas rolantes que dão acesso aos andares superiores
– a caminhada até os portões de embarque da área internacional (C44 a C69) é bem longa; esteiras rolantes ajudam no deslocamento e, em algumas horas do dia, a administração do aeroporto coloca carrinhos elétricos à disposição de passageiros com maior dificuldade de locomoção
A SALA VIP DA SMILES
– a EMIRATES tem acordo com a SMILES de forma que seus clientes que estão voando em classe superior podem utilizar o VIP Lounge instalado na parte final do 3º pavimento; depois de muitos passos, cheguei lá por volta de 16:00h
– já passei nesta Sala muitas vezes, o espaço é grande, com vários ambientes, todos eles decorados com muita madeira e cor laranja; os móveis são de diferentes e modernos estilos; na parte do fundo, está instalado o bar, onde alguns cocktails são servidos
– o buffet oferecido é simples, que não me apeteceu, preferi esperar o serviço de bordo da EMIRATES; são algumas opções de sanduíches, salada e uma massa com 02 tipos de molhos, além de alguns doces para sobremesa
– as grandes janelas de vidro do Lounge oferecem ótima visão para o pátio do Galeão; naquela tarde, na área internacional, apenas 03 aeronaves: o Boeing 737-800 da GOL, o B747-400 da alemã LUFTHANSA e o B777-300ER da AIR FRANCE (que partiu de volta para Paris/CDG enquanto eu estava lá); na parte doméstica, muitos Boeings da GOL, com diversas pinturas
– fiquei relaxando na Sala até 16:30h, quando parti com tranquilidade em direção à área onde estão instalados os portões de embarque; no caminho, passei pela área kids deste terminal e por uma máquina que vende o manto sagrado do Flamengo
O EMBARQUE NO BOEING 777-200LR
– os painéis eletrônicos indicavam que o Portão C53, que fica ao fundo da seção direita do saguão, seria utilizado para embarque do voo EK245; neste corredor amplo, há muitas coloridas e confortáveis poltronas e esteiras rolantes ajudam a agilizar a caminhada no deslocamento
– no trajeto, aproveitei para tirar fotos mais frontais do Boeing 747 da LUFTHANSA e também do Boeing 767 da DELTA AIRLINES, que voaria para Atlanta/ATL mais tarde, além do Boeing “laranjão” da GOL
– cheguei no gate um pouco antes das 16:45h e as prioridades já estavam autorizadas a embarcar; a concentração de pessoas não era grande, um indicativo de que o voo não estaria lotado
– demorei um pouco para entrar na aeronave, pois fiquei fazendo alguns registros do Boeing 777 da companhia árabe acoplado às pontes de embarque do aeroporto; de prefixo A6-EWE, este Triplo 7 sempre teve as cores da EMIRATES, desde que foi entregue novinho em junho de 2008
– 10 minutos depois embarquei pela porta 1L , dedicada para quem voaria na classe Executiva (os passageiros da Econômica estavam utilizando a 2L) e aproveitei uma janelinha do finger para uma foto do cockpit do B777
– como já registrei antes, esta aeronave já passou pelo processo de modernização (retrofit) de cabine e está configurada em 02 classes de serviço: Executiva e Econômica: na Business, são apenas 07 fileiras no esquema 2 x 2 x 2, (frente ao 2 x 3 x 2 da versão anterior), ou seja, 42 lugares no total; o revestimento das poltronas é de couro na cor bege claro e o acabamento da estrutura da poltrona é marrom mesclado e envernizado
– meu assento reservado previamente era o 7K, uma janela no lado direito da aeronave, na última fileira da Business Class, em uma seção que está localizada logo atrás da porta 2L do B777; em cima da poltrona já estava disponível o conjunto de cobertor e travesseiro, além do fone de ouvido
– a tela do sistema de entretenimento era enorme e com alta resolução, uma dos melhores que já tive a oportunidade de assistir
– na coluna central do assento, latinhas pequenas de refrigerantes (7Up e Pepsi) e uma garrafa de água Perrier (de vidro) estavam disponíveis em um pequeno compartimento envidraçado
– além disso, 02 garrafas de plástico de água da marca Evian estavam colocadas em um outro compartimento instalado embaixo da tela do sistema de entretenimento; neste lugar também tinha uma embalagem de plástico lacrada com duas amenidades para serem usadas durante o voo: par de meias e tapa-olhos; a EMIRATES não oferece necessaire para os passageiros que embarcaram no Rio de Janeiro
– as portas do Boeing foram fechadas às 17:10h e, logo depois, o Piloto usou o sistema de áudio para informar que voaríamos em direção ao Chile a 36.000 pés de altitude, com duração prevista de viagem de 04 horas, possibilidade de chuva em rota e a temperatura seria de 28 graus em Santiago; primeiro ele falou em inglês e depois em espanhol; na verdade, ao final do discurso, o Comandante informou que era brasileiro (Luciano)
– eu não corria o risco de chegar com meus celulares descarregados: uma tomada universal e uma porta USB estão instalados na coluna central, na parte onde fica também o comando de regulagem da posição da poltrona
– o welcome drink foi oferecido logo depois que acomodei minha solitária mochila no bagageiro superior; o champagne era o excelente Veuve Clicquot Yellow Labal NV
– ainda antes da partida, um Comissário fez todos os anúncios pre-voo em árabe e, logo em seguida, foi feita a distribuição aos passageiros do menu do serviço de bordo, impresso em 03 línguas: português, árabe e espanhol
– o cardápio de bebidas indicava que as opções de destilados disponíveis eram: além do champagne, 02 variedades de vinho tinto (Estados Unidos e França), mais 02 de branco (Estados Unidos e França), além de 01 de vinho do Porto; além disso, a lista de outras opções (alcoólicas e não alcoólicas) era muito grande e variada
– dei muita sorte: viajaria sem ninguém ao meu lado, apesar da relativamente alta – 80% – ocupação da classe Executiva neste etapa entre Brasil e Chile; eu teria 04 janelas do Triplo 7 só para mim
– em um nicho abaixo da tela do sistema de vídeo, a EMIRATES coloca o safety card do B777-200LR, as revistas de bordo e o manual de utilização do sistema de entretenimento
O VOO PARA SANTIAGO/SCL
– o procedimento de pushback foi iniciado às 17:15h, portanto, nossa partida era dada com 05 minutos de antecedência: pontualidade é sempre bem-vinda
– o vídeo com as instruções de segurança começou a ser exibido com áudio em inglês e legendas em árabe; depois é colocado um vídeo de explicações do funcionamento do sistema de entretenimento, novamente árabe e inglês
– taxiamos lentamente até a pista 15 do Galeão, que fica paralela à via expressa Linha Vermelha e tem 3.180 metros de extensão; das dezenas e dezenas de partidas que já fiz neste aeroporto, foram pouquíssimas as vezes que esta pista foi utilizada
– eram 17:30h quando finalmente alinhamos na cabeceira, aguardamos por dois minutos para que os 02 motores GE-90 fossem acionados em potência máxima: decolagem autorizada para Santiago!
– o final de tarde com tempo bom no Rio de Janeiro proporcionou lindas imagens dos primeiros minutos do voo, quando sobrevoamos a Baía de Guanabara e a região das cidades vizinha de Niterói e São Gonçalo
– o sinal de apertar cintos foi apagado somente às 17:38h e, logo em seguida, a tripulação de cabine já estava anotando as escolhas do serviço de bordo em um smartphone: eu escolhi o prato de filé de carne grelhado com polenta grelhada, espinafre com noz-moscada, ratatouille e tomate-cereja (as outras opções eram frango brasileiro com coco e tortelini de ricota)
– para sobremesa, eram 03 opções, alem de chocolates finos: (i) bolinho de chocolate e avelã com calda de caramelo salgado, (ii) frutas da estação e (iii) tábua de queijos (minha escolha)
– antes mesmo de matar a fome, fui conferir o toalete do B777: são 02 instalados perto do cockpit e dedicados para os passageiros da classe Executiva; estava limpo, mas achei a dimensão reduzida; a EMIRATES oferece algumas amenidades: kit dental, pente e hand cream; além disso, as toalhas para enxugar as mãos são de pano (e não de papel)
– um pouco depois das 18:00h, a sorridente Comissária serviu um copo de água e mais uma taça champagne, acompanhados de um pote de nuts quentes
– era hora de explorar o excelente sistema de entretenimento a bordo: escolher o filme para assistir não foi fácil, a variedade é boa, com muitas opções com áudio e/ou legenda em português; optei por “Rei Leão“, um clássico
– a EMIRATES é uma das companhias que exibem propagandas antes da exibição de filmes: foram quase 03 minutos de merchandising
– o fone de ouvido disponibilizado tinha excelente qualidade, funcionava perfeitamente isolando qualquer ruído externo e permitindo um áudio perfeito do filme
– o controle remoto fica na parte superior da coluna central, perto do encosto de cabeça; além disso, uma tela com touchscreen instalada no topo permite o manuseio do sistema
– minha taça de champagne foi renovada às 18:20h, de forma voluntária pela Comissária
– ainda antes do jantar, perguntei sobre o serviço de Duty Free a bordo, pois reparei no catálogo de produtos que uma miniatura de avião era vendida: um Airbus A380 com pintura especial “Dubai Expo 2020”, na escala 1:250 sem trem de pouso ao preço de US$ 27 (um pouco mais de R$ 100)
– a EMIRATES oferece a facilidade de conectividade a bordo: a companhia oferece Wi-Fi de forma gratuita pelo período de 02 horas, restrito ao envio de mensagens nos principais aplicativos
– olhar por uma das janelas do Boeing 777 era uma tarefa prazerosa, pois o motor com a logomarca da EMIRATES, a asa da aeronave e o céu com diferentes cores proporcionavam muitas e muitas paisagens lindas
– eram 18:25h quando chegou a minha vez de ser servido para o jantar: a Comissária, com muita cautela, montou a bandeja completa, ou seja, com a entrada, o prato principal e, também, a sobremesa, tudo de uma vez só; para acompanhar, “abandonei” o champagne e pedi um vinho tinto americano Pinot Noir
– a bandeja, com todas as etapas da refeição servidas de uma única vez ficou lotada, com itens demais, não tinha lugar para acomodar os muitos talheres, 02 deles caíram no chão
– uma das atrações da classe Executiva para mim é o sistema de cortina da janela do Boeing no estilo sanfona, mas infelizmente, não estava funcionando (não sei se estava quebrada ou se a tripulação bloqueou o funcionamento)
– eu não estava com sono, mas tinha que conferir como era o assento na posição “cama”; os comandos de regulagem ficam na coluna central do assento, com fácil acesso; acionando os botões, a poltrona reclina 180 graus, com ótimo espaço lateral; o travesseiro tinha bom tamanho e o cobertor era meio simples
– pegamos uma fase de turbulência leve, quando o sinal de apertar cintos foi acionado, ficando assim por um longo período
– a imagem pela janela continuava linda, o sol não queria ir embora, demorava a anoitecer com muitas nuvens brancas na paisagem
– nesta fase do voo, me chamou a atenção que a tripulação de cabine simplesmente sumiu, fiquei um bom tempo sem ver um único Comissário; ainda bem que eu estava satisfeito e não queria um repeteco do delicioso vinho tinto
– comecei a ver o 2º filme da viagem e escolhi o último da série “Spider Man”: “Homem Aranha, Longe de Casa”, que tinha sido lançado nos cinemas em julho de 2019
– o Comandante do voo utilizou o sistema de áudio do B777 para apresentar explicações sobre a longa fase de turbulência, se desculpando pelo incômodo; não podemos esquecer que os voos para o Chile passam pela Cordilheira dos Andes
– logo depois, uma Comissária distribuiu toalhinhas quentes e refrescantes aos passageiros; 05 minutos depois, por volta de 21:00h, foram acesas as luzes da cabine e os cobertores foram recolhidos, estava sendo iniciada a preparação para pouso na capital chilena
– o tradicional anúncio vindo do cockpit “Cabin Crew, prepare for landing” foi feito às 21:27h, estávamos próximos do pouso; olhando pela janela, já estava noite no nosso destino, tirei algumas fotos do motor GE90 cruzando o escuro nos segundos finais do voo
– pousamos com total segurança pela pista 17R do Aeroporto Arturo Merino Benítez, que tem 3.800 metros de extensão, às 21:31h; o voo teve duração total de 03 horas e 58 minutos, totalmente dentro do planejado
– encostamos no terminal de passageiros do Aer. de Santiago seis minutos depois, tendo um Boeing 777-300ER da AIR CANADA ao lado
AVALIAÇÃO GERAL: a relação custo-beneficio foi muito boa, foram dois voos em classe Executiva em aeronave com cabine modernizada voando com a 5ª melhor companhia aérea do mundo; de negativo, vale apontar a pequena quantidade de milhas acumuladas no Programa Smiles; passar pelo Aer. do Galeão vazio em um sábado não é comum, mas permitiu que fosse muito tranquilo passar pelos controles de segurança do terminal; o atendimento no check-in DA EMIRATES foi eficiente e rápido, perdi pouquíssimo tempo; a Sala VIP da Gol é o Lounge que menos gosto no Galeão, as facilidades disponíveis são de perfil mais básico, entretanto, é sempre um ponto de apoio relevante antes de um voo; o ponto muito positivo do espaço é a excelente vista para o pátio; o Boeing 777-200LR com cabine modernizada (esquema 2 x 2 x 2) é muito melhor do que a versão anterior (configuração 2 x 3 x 2), mas ainda não é a ideal, que seria a 1 x 2 x 1 recentemente adotada pela LATAM BRASIL; as poltronas são ótimas e confortáveis e o sistema de entretenimento a bordo é excelente (tela grande com alta resolução e conteúdo variado); o voo saiu e chegou no horário, pontualidade é sempre bem-vinda; o serviço de bordo foi excelente, o prato de carne bovina esteva uma delícia; o champagne e o vinho tinto que tomei estavam ótimos; mas a bandeja abarrotada com a entrada, prato principal e sobremesa é inexplicável, a companhia árabe deveria mudar o processo e servir primeiro a entrada ou depois a sobremesa, “quebrando” o serviço em 02 etapas; a tripulação teve atitude atenciosa durante os contatos diretos, mas me chamou a atenção o injustificável “sumiço” por um longo período de tempo na meio da viagem; nos voos em classes superiores, é normal que os Comissários façam uma “ronda” pelos corredores para conferir se os passageiros querem algo mais ou precisam de alguma coisa, fato que não aconteceu; em suma, foi uma experiência bem satisfatória com a EMIRATES
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.