Voando com a Qatar (IST/DOH)

– a longa jornada para assistir a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA entre Flamengo e Liverpool continua; agora é a vez de voar entre 02 países que geograficamente pertencem ao Oriente Médio

– a distância total entre Istambul (na Truquia) e Doha (no Qatar) é de apenas 1.713 milhas (cerca de 2.755 quilômetros)

A EMISSÃO DA PASSAGEM

– as milhas do Programa Smiles são sempre a melhor opção para emissão de bilhetes para voar com a QATAR AIRWAYS, geralmente, com boa disponibilidade para a classe Executiva

– a companhia do Golfo opera 02 voos diários de Doha para o maior aeroporto que atende a região de Istambul (e mais 03 são operados para o outro terminal que atende a cidade turca – Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen/SAW)

– com 18.400 milhas era possível emitir um ticket para voar em classe Econômica e com 28.900 milhas se consegue uma passagem em classe Executiva; a diferença de milhas entre uma classe e outra era pequena, por isso, decidi gastar um pouco mais e viajar com mais conforto (a taxa de embarque foi de R$ 116,06)

Voo da Qatar de Istambul para Doha
Passagem em Executiva de Istambul para Doha

– depois que recebi o e-mail do SMILES com a confirmação da emissão, peguei o código da reserva e acessei diretamente o site da QATAR AIRWAYS; estava tudo certo, o bilhete já era reconhecido e consegui até fazer a reserva prévia de assento

Detalhes do voo da Qatar
Marcação de assento do voo da Qatar

A CHEGADA NO AER. DE ISTAMBUL

– eu parti do Brasil em uma 4ª feira a noite, a bordo de um Boeing 787-8 da LATAM CHILE, em um voo longo de 13 horas de duração (confira AQUI como foi este voo em classe Executiva)

Inside cabin da Business do B787

– no final do dia seguinte (5ª feira), depois de fazer uma tensa conexão na capital financeira de Israel, um Boeing 777-300ER da TURKISH AIRLINES me levou até a Turquia, onde cheguei por volta de 01:20h da 6ª feira (confira AQUI como foi este voo em classe Econômica)

Inside Cabin da classe Econômica da Turkish

– a minha conexão no maior aeroporto turco seria bem longa, pois o voo para – finalmente – chegar em Doha partiria somente às 13:35h

O AEROPORTO DE ISTAMBUL/IST

– o antiquado Aeroporto Ataturk funcionou como principal aeroporto internacional que atendia a região de Istambul até abril de 2019; passei por lá a última vez no Carnaval de 2019, a caminho das Ilhas Seychelles

Aeroporto Ataturk – Turquia
Aeroporto Ataturk – Turquia

– desta vez, cheguei no novíssimo terminal internacional que foi inaugurado outubro de 2018, mas somente em 06 de abril de 2019 foi feita a transferência de todos os voos do Ataturk, depois de seguidos adiamentos

– ele fica no distrito de Arnavutköy, no lado europeu de Istanbul; depois de uma pesquisa rápida na Internet, me chamou muito a atenção a seguinte notícia : os jornais locais afirmam que mais de 400 trabalhadores morreram durante as obras, o que é negado pelas autoridades turcas

– a construção iniciada em 2014, portanto, levou 05 anos para ser construído; atualmente, ocupa uma impressionante área de 1.440.000 metros quadrados e terá capacidade para atender a até 200 milhões de passageiros em 2025, quando todas as fases estiverem concluídas (atualmente, pode atender 90 milhões)

– depois que desembarquei do B777-300ER da TURKISH AIRLINES e tive contato com o novo terminal de passageiros, a primeira impressão foi de total surpresa: que estrutura enorme e linda! Simplesmente impressionante; fui para o lado direito, seguindo as placas indicativas, percorrendo um longo corredor curvado e com teto alto; a quantidade de colunas que dão suporte à estrutura chama a atenção

Novo Aer. de Istambul – Placas de Conexão
Novo Aeroporto de Istambul
Novo Aeroporto de Istambul

– depois de descer um lance de escada rolante, cheguei na área que dá acesso às conexões, controle de passaporte e restituição de bagagem; esta parte do novo aeroporto também é muito ampla, mas tem teto mais baixo e é muito bem sinalizada (sempre em inglês e turco)

Área de Conexão no novo Aer. de Istambul
Área de Conexão no novo Aer. de Istambul
Área de Conexão no Aer. de Istambul
Área de Conexão no Aer. de Istambul
Área de Conexão no Aer. de Istambul

– eu não precisaria passar pela imigração, em função da minha conexão; quando fui passar no controle de segurança para acessar a área de embarque, presenciei uma confusão: um cidadão visivelmente alterado pela bebida alcoólica se recusou, aos berros, a retirar a bota que calçava para passar pelo aparelho de raio-x; era o único equipamento que estava funcionando naquela madrugada, por isso, tive que esperar a treta ser resolvida; os agentes chamaram a polícia, que demorou uns 05 minutos para chegar e fizeram uma inspeção rápida e o sujeito chato foi autorizado a ir embora

– depois de subir um lance de escada rolante, alcancei o saguão principal da área de embarque e constatei que, na verdade, o aeroporto ainda está em obras, com muito barulho de máquinas trabalhando naquela hora e alguns tapumes isolando alguns espaços

Novo Aer. de Istambul em obras
Novo Aer. de Istambul em obras
Novo Aer. de Istambul em obras

– apesar disso, este parte do novo terminal também impressiona muito positivamente: é simplesmente lindo, com arquitetura moderna e iluminação futurística; as lojas, que vendiam os produtos mais variados, investiram muito na instalação de muitos, chamativos e grandes painéis eletrônicos

Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul

– naquela hora da madrugada, o movimento de passageiros era pequeno (há muitos voos da TURKISH AIRLINES partindo até 02:30h, depois o número de decolagens diminui bastante até 05:30h)

Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul

A SALA VIP IGA LOUNGE

– um hotel está instalado dentro do novo aeroporto, perto da área de conexão; cheguei a pensar em ficar nele, mas pesquisei e achei caro demais para ficar apenas algumas horas, por isso, preferi me sacrificar um pouco e dormir na Sala VIP

– para isso, eu tinha feito uma criteriosa pesquisa sobre qual Sala VIP a QATAR AIRWAYS utiliza neste novo terminal e quais facilidades ela oferecia: as informações indicacam que a IGA LOUNGE tinha sala de banho e área de descanso para os passageiros, além de funcionar 24 horas, portanto, parecia ser uma boa opção

– a sinalização era muito boa, não foi difícil achar o Lounge; depois de alcançar um andar superior (usando escada rolante) cheguei lá por volta de 02:00h

Entrada do IGA Lounge no Aer. de Istambul
Entrada do IGA Lounge no Aer. de Istambul

– este Lounge atende aos passageiros de muitas outras companhias aéreas além da QATAR AIRWAYS, dentre elas, EITHAD, GULF AIR, EMIRATES, AEROFLOT e BRITISH AIRWAYS; na entrada, há um grande mapa do espaço, indicando que se tratava de um ambiente bem grande

Entrada do IGA Lounge no Aer. de Istambul
Mapa da Sala Vip do Aer. de Istambul

– e de fato, era um Lounge gigantesco: são muitos ambientes (business center, área social, restaurante, open bar, grande área kids, sala de TV, pequena e exclusiva loja Duty Free, terraço para fumantes, mesa de sinuca e 01 profissional fazendo massagem); de negativo, a ausência de visão para o pátio de manobras do aeroporto, uma pena

Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul
Visão Geral Sala Vip no Aer. de Istambul

– logo que entrei, fui direto para o banheiro, onde 02 salas de banho estão instaladas; uma delas estava livre, por isso, meu pedido para tomar uma chuveirada foi atendido prontamente; a toalha fornecida era descartável, mas era feita de um material com alta absorção de água, funcionou razoavelmente bem; foi providencial

Banho na Sala Vip do Aer. de Istambul
Banho na Sala Vip do Aer. de Istambul
Banho na Sala Vip do Aer. de Istambul

– do banho, fui logo para a área de descanso, localizada em uma parte mais para a direita do espaço; e me decepcionei: era bem ruim e totalmente diferente de outros Lounges que já passei pelo mundo; primeiro: a área era totalmente aberta (o teto da Sala é o do próprio aeroporto), todo o barulho do saguão principal ecoava ali (inclusive das obras em andamento); segundo: a luminosidade era alta e nada convidativa para um bom descanso; por fim, a “cama” na verdade era um estiloso “divã” com design em forma de raio (não era reto!), foi muito difícil arrumar uma posição minimamente boa para dormir; resumindo: tive uma péssima noite de sono

Área de Descanso da Sala VIP
Área de Descanso da Sala VIP

– na zona mais central fica o maior ambiente do Lounge: a área do restaurante; são muitos conjuntos de mesas e – confortáveis – cadeiras espalhados em dois salões, muito bem decorados

Mesas da área do buffet da Sala Vip no Aer. de Istambul
Mesas da área do buffet da Sala Vip no Aer. de Istambul
Área do Buffet da Sala VIP no Aer. de Istambul
Área do Buffet da Sala VIP no Aer. de Istambul
Mesas da área do buffet da Sala Vip no Aer. de Istambul

– o buffet fica ao fundo de um destes salões e as opções de comida foram sendo renovadas enquanto estive por lá, dependendo da hora; uma grande bancada trazia muitas opções de doces, todos deliciosos

Buffet da Sala VIP no Aer. de Istambul
Buffet da Sala VIP no Aer. de Istambul
Buffet da Sala VIP no Aer. de Istambul
Buffet da Sala VIP no Aer. de Istambul
Buffet da Sala VIP no Aer. de Istambul

– as bebidas (água com e sem gás, suco de latinha, refrigerantes e cervejas) estão disponíveis nas laterais do zona de buffet, em refrigeradores abertos

Bebidas na Sala Vip do Aer. de Istambul

– fiquei no IGA Lounge até 12:30h, quando faltavam um pouco mais de uma hora para a partida do voo

O EMBARQUE NO BOEING 777-300ER

– os grandes painéis eletrônicos indicavam que o embarque do voo QR240 seria realizado pelo portão 7 da Seção A, localizada no extremo esquerdo do terminal

– ao contrário do baixo fluxo de passageiros que observei durante aa madrugada, naquela hora a movimentação era grande, com muitas pessoas transitando pelo grande salão de embarque; apesar da maior luminosidade natural, os letreiros das lojas continuavam a chamar a atenção

Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul
Saguão de embarque do Aer. de Istambul

– para chegar ao meu portão de embarque, o trajeto incluiu descer para o pavimento inferior por meio de uma grande escada rolante, que dá acesso à área onde ficam efetivamente os gates; depois, para chegar na parte final desta Seção, esteiras rolantes auxiliam na caminhada

Acesso ao Portão A7 do Aer. de Istambul
Acesso ao Portão A7 do Aer. de Istambul
Acesso ao Portão A7 do Aer. de Istambul
Acesso ao Portão A7 do Aer. de Istambul

– no meio do caminho, finalmente e aproveitando as grandes janelas de vidro, pude observar como é a fachada externa deste novo Aeroporto de Istambul

Fachada do Aer. de Istambul

– esta parte do novo terminal é igulamente linda, com uma arquitetura super moderna; fiquei tirando várias fotos e analisando o ambiente, por isso, cheguei nos arredores do portão A7 somente às 12:55h

Área do Portão A7 do Aer. de Istambul
Área do Portão A7 do Aer. de Istambul
Área do Portão A7 do Aer. de Istambul

– logo depois que arrumei um lugarzinho para sentar, meu nome foi anunciado pelo sistema de áudio, requisitando minha presença no balcão de atendimento da QATAR AIRWAYS no Portão; como tinha feito meu check-in no aplicativo da companhia aérea, me pediram informações sobre meu voo de saída de Doha; mostrei meu comprovante de compra do voo para Miami (também usei milhas do Programa Smiles), a pendência foi resolvida e ganhei um novo boarding pass (impresso)

– eu estava acompanhando pelo FlightRadar a vinda para Istambul da aeronave que me levaria até o Qatar e vi que ele tinha saÍído com atraso, o que, certamente, iria refletir no meu real horário de partida

– a visão para o pátio é ótima e tive a oportunidade de clicar aeronaves que, provavelmente, nunca veremos nos aeroportos brasileiros: um Boeing 787-8 da UZBEKITAN AIRLINS taxiando para partir para Tashkent e um Airbus A340 da iraniana MAHAM AIR que tinha acabado de chegar de Teerã

Boeing 787 da Uzbekistan Airlines
Airbus A340 da Maham Air no Aer. de Istambul

– eram 13:30h (ou seja, apenas 05 minutos antes do horário programado de partida) quando um funcionário anunciou o início do embarque; muitas pessoas prontamente formaram filas em frente ao portão, mas, de fato, o procedimento ainda demorou mais uns 05 minutos para realmente começar

Portão A7 do Aer. de Istambul
Portão A7 do Aer. de Istambul
Portão A7 do Aer. de Istambul

– o Boeing 777-300ER de prefixo A7-BAE iria operar o voo da Turquia até o Qatar; ele foi entregue em março de 2009 e sempre teve as cores tradicionais da companhia do Golfo

Boeing 777 da Qatar no Aer. de Istambul
Boeing 777 da Qatar no Aer. de Istambul
Boeing 777 da Qatar no Aer. de Istambul

– a Porta 1L estava sendo utilizada para o embarque dos passageiros da classe Executiva e uma janela na ponte permitiu que eu tirasse uma foto do outro finger acoplado na Porta 2L, que era usado pelas pessoas que voariam na classe Econômica

B777 da Qatar acoplado na ponte do Aer. de Istambul

– este B777 ainda não carrega a nova Business Class da QATAR denominada QSuites (cabines individuais); eu já tive a oportunidade voar e avaliar este inovador produto na Volta ao Mundo de 2018, saindo de Doha e chegando em Frankfurt/Alemanha a bordo de um Airbus A350 (confira AQUI como foi este voo)

– a configuração desta aeronave era – a ruim – 2 x 2 x 2 (pior do que a 1 x 2 x 1 já adotada na maioria das aeronaves deste mesmo modelo da LATAM BRASIL, por exemplo, e melhor do que a tenebrosa 2 x 3 x 2 que ainda existem em poucos aviões da companhia brasileira); como sempre registro nas minhas avaliações, considero o acesso direto ao corredor de todos os passageiros que voam na classe Executiva como um requisito básico de conforto, que não era preenchido nesta aeronave

Inside Cabin do B777-300ER da Qatar
Inside Cabin do B777-300ER da Qatar
Inside Cabin do B777-300ER da Qatar
Inside Cabin do B777-300ER da Qatar
Inside Cabin do B777-300ER da Qatar

– são 06 fileiras na classe Executiva, com capacidade total de 42 passageiros (são mais 217 lugares na classe Econômica); neste voo, casa cheia, estava lotado

– meu assento era o 4K, uma janela do lado direito da aeronave, na última fileira da 1ª seção da Business Class; um senhor com cara de alemão viajaria ao meu lado (por sinal, ele achou que estava na Oktoberfest durante o voo, pois tomou umas 08 latinhas de cerveja)

Assento 4K do B777 da Qatar
Assento 4K do B777 da Qatar

– logo depois que me acomodei, foi oferecido (e obviamente, aceito!) o welcome drink: o champagne foi servido em ótima temperatura e em uma taça alta; logo depois, toalhinhas quentes foram distribuídas

Welcome Drink na Business da Qatar

– os botoões de regulagem do assento ficam na ponta do braço direito e tem um lugar para guardar os sapatos perto do chão, abaixo do monitor do sistema de entretenimento

Comandos da poltrona da Executiva da Qatar
Porta-Sapatos na Business da Qatar

– em cima dos assentos, a QATAR AIRWAYS já tinha colocado o conjunto de cobertor e travesseiro e a pequena necessaire, que não sem compara a aquela de grife famosa que é distribuída em voos de longa duração; esta trazia apenas os produtos básicos: par de meias, tapa-olhos, protetor auricular e lip balm

Necessaire da Qatar

– o menu impresso indicava que haviam 02 opções de entrada (comidinhas árabes ou combinado de camarão e vieira com azeite), 03 de prato principal (filé com cogumelos e aspargos, tahine de frutos do mar ou massa tortellini de queijo) e 02 de sobremesa (pudim de tâmaras e nozes ou frutas frescas com calda de hortelã)

Menu da Business da Qatar
Menu de pães e sobremesas

– a muito simpática Comissária anotou o meu pedido do serviço de bordo antes da partida

O VOO PARA DOHA/DOH

– o procedimento de pushback foi iniciado às 14:15h, portanto, partíamos com considerável atraso de 40 minutos; neste momento, o vídeo com as instruções de segurança começou a ser exibido de forma compulsória nas tela individuais; primeiro em inglês e, depois, em árabe

Vídeo de instruções de segurança da Qatar
Vídeo de instruções de segurança da Qatar
Vídeo de instruções de segurança da Qatar
Vídeo de instruções de segurança da Qatar

– como disse anteriormente, este aeroporto ocupa uma incrível área de 1.440.000 metros quadrados nos arredores de Istambul, por isso, o taxiamento foi extremamente longo: depois de passar em um plano mais inferior perto da cabeceira 35L, tivemos que cruzar por uma via auxiliar toda a extensão da pista até chegar somente às 14:32h na cabeceira 17R, quando ainda ficamos um pouquinho em posição de espera

Taxiando no Aer. de Istambul
Taxiando no Aer. de Istambul
Taxiando no Aer. de Istambul
Taxiando no Aer. de Istambul
Taxiando no Aer. de Istambul

– a decolagem foi, de fato, iniciada às 14:35h, quando os 02 motores General Electric GE-90 foram acionados em potência máxima; foram necessários 39 segundos para tirar o Boeing 777 do chão

Decolagem em Istambul no B777 da Qatar
Decolagem em Istambul no B777 da Qatar

– a QATAR AIRWAYS oferece a facilidade de conectividade a bordo e a 1ª hora é grátis, com uma qualidade de conexão bem limitada; caso o passageiro queira continuar navegando no restante do voo, é oferecido um pacote por US$ 10, com uma maior velocidade de acesso

– para abrir o apetite dos passageiros, às 14:50h foram oferecidos bebidas e um potinho de nuts; claro que aceitei e, para variar um pouco (só que não!), pedi champagne, variando para o rosé desta vez, e foi uma ótima pedida: estava delicioso

Drink antes do serviço de bordo

– a tela do sistema de entretenimento tinha tamanho razoável, mas a resolução não era boa, sem dúvidas, de geração mais antiga; a opção de conteúdo em português está disponível, afinal a QATAR AIRWAYS voa diariamente para Guarulhos/GRU e de lá para Buenos Aires/EZE

Tela do Sistema de Vídeo da Business do B777
Opções de línguas do sistema de vídeo

– escolhi para assistir o filme “Rainhas do Crime”, estrelado por Melissa McCarthy, Tiffany Haddish e Elisabeth Moas e que conta a história de três esposas de mafiosos irlandeses que assumem os esquemas criminosos depois da prisão deles

Filme “Rainhas do Crime”

– antes do início da exibição, é obrigatório assistir a propagandas, a primeira delas com o astro Neymar, seguidas de mais outras 3 ou 4: um saco! Como me irrita este merchandising…mas faz parte, afinal, é uma fonte de receita para as companhias aéreas

Propaganda da Qatar Airways
Propaganda da Qatar Airways

– o controle remoto fica escondido no encosto de braço esquerdo da poltrona, na coluna central; o fone de ouvido estava embrulhado em um plástico, indicando que tinha sido higienizado; de ótima qualidade, faz isolamento perfeito dos ruídos da cabine

Controle remoto da Business do B777 da Qatar
Fone de ouvido da Business da Qatar

– e o banquete da QATAR começou: a mesa é preparada pela Comissária mediante uma liturgia perfeita, com muita calma e leveza em cada gesto; uma cesta de pães quentinhos e uma pequena luminária imitando uma vela fazem parte do ritual

Serviço de Bordo da Business da Qatar
Serviço de Bordo da Business da Qatar

– a entrada (eu escolhi as comidinhas árabes) foi servida às 15:10h o prato principal (optei pelo filé) foi servido 15 minutos depois; tudo estava simplesmente delicioso

Entrada do Serviço de Bordo da Business da Qatar
Prato Principal do Serviço de Bordo da Business da Qatar
Prato Principal do Serviço de Bordo da Business da Qatar

– para finalizar com chave de ouro uma excelente refeição a bordo, a sobremesa foi servida às 15:50h: o pudim de tâmaras e nozes estava nota 10

– depois de saborear o serviço da QATAR, fui conferir o banheiro; são 02 toaletes dedicados para os passageiros da classe Executiva, instalados entre as duas sessões da business class; de ótimo tamanho, estava limpo; nas gavetinhas estavam disponíveis o kit barbear e o kit dental, que eram itens faltantes da necessaire

Banheiro do B777-300ER da Qatar
Banheiro do B777-300ER da Qatar
Banheiro do B777-300ER da Qatar
Amenidades no banheiro do B777 da Qatar
Amenidades no banheiro do B777 da Qatar

– depois que voltei para meu lugar, por volta de 17:25h, dormi profundamente por alguns minutos e só acordei com a movimentação da cabine, que já estava sendo sendo preparada para o pouso; quando olhei pela janela, tomei um susto: um final de dia lindo, que espetáculo o sol indo embora no Oriente Médio!!!!

Pôr do Sol no Boeing 777 da Qatar
Pôr do Sol no Boeing 777 da Qatar
Pôr do Sol no Boeing 777 da Qatar
Pôr do Sol no Boeing 777 da Qatar
Pôr do Sol no Boeing 777 da Qatar
Pôr do Sol no Boeing 777 da Qatar
Pôr do Sol no Boeing 777 da Qatar

– hora de conferir os dados sobre o voo providas pelo software de Mapa de Voo do sistema de entretenimento deste Triplo 7; naquele momento, falavam 35 minutos para a chegada em Doha, voávamos a uma velocidade próxima de 800km/h (500 milhas por hora), a uma altitude de 29.000 pés e a temperatura externa era de -27 graus Celsius (-14 graus Fahrenheit)

Mapa de voo no B777 da Qatar
Mapa de voo no B777 da Qatar
Mapa de voo no B777 da Qatar
Mapa de voo no B777 da Qatar
Mapa de voo no B777 da Qatar
Mapa de voo no B777 da Qatar
Mapa de voo no B777 da Qatar

– quando já estávamos em procedimento de descida, os monitores individuais começaram a exibir propagandas institucionais da QATAR AIRWAYS, com destaque para os Prêmios Skytrax conquistados recentemente pela companhia

Prêmios Skytrax da Qatar
Prêmios Skytrax da Qatar

– e não era só isso: foi exibido também um outro video promovendo a Copa do Mundo da Fifa que será realizada no Qatar no final de 2022

Vídeo da Copa 2022 no Qatar
Vídeo da Copa 2022 no Qatar
Vídeo da Copa 2022 no Qatar

– antes das 18:00h, a escuridão tomou conta da paisagem lá de fora; como despedida da tripulação, a Comissária distribuiu uma caixinha do chocolate suiço Godiva

Chocolate Godiva

– o pouso feito com toda segurança às 18:06h pela pista 16L, que tem 4.850 metros de extensão, com isso, a duração total do voo foi de apenas 03 horas e 31 minutos de voo; o taxiamento foi rápido e às 18:10h já estávamos parados em uma posição remota do pátio do Aer. de Doha

Taxiando no Aer. de Doha
Taxiando no Aer. de Doha
Posição remota no Aer. de Doha

– o desembarque foi realizado unicamente pela porta 2L do Boeing 777-300ER; os passageiros da classe Executiva são levados ao terminal por meio de um ônibus exclusivo, que já nos aguardava em frente à escada acoplada à aeronave

Boeing 777 da Qatar no Aer. de Doha
Boeing 777 da Qatar no Aer. de Doha
Boeing 777 da Qatar no Aer. de Doha

– de dentro do busão, consegui tirar uma foto de um outro Triplo 7 da QATAR AIRWAYS e que carrega uma pintura especial alusiva à aliança ONE WORLD

B777 com pintura One World no Aer. de Doha

– trarei mais detalhes do imponente Aeroporto de Doha no flight report do voo que me tirará do Oriente Médio com destino aos Estados Unidos; este terminal tem algo que eu só vi por lá: os passageiros que chegam no Qatar de classe Executiva ou Primeira Classe podem usar um lounge dedicado para o processo de imigração; depois de tomar um café expresso e beber um refrigerante, não peguei fila alguma para carimbar meu passaporte e entrar no país

Saguão principal do Aeroporto de Doha
Lounge da Imigração no Aer. de Doha
Lounge da Imigração no Aer. de Doha

AVALIAÇÃO GERAL: a emissão da passagem recorrendo ao Programa Smiles teve uma excelente relação custo-benefício: menos de 30.000 milhas para voar em classe Executiva com a melhor companhia áerea do mundo; o novo Aeroporto de Istambul é um espetáculo, tudo impressiona pela modernidade e dimensão de sua estrutura; se não fosse a péssima experiência de sono no IGA Lounge, a passagem por lá teria sido muito boa, pois é um espaço gigantesco que oferece muitas facilidades aos passageiros; o Boeing 777-300ER, com seu motor GE-90 é uma máquina fantástica, mas a estrutura da Business Class é um ponto negativo (2 x 2 x 2); como sempre, o nível do serviço de bordo foi altíssimo e a atitude da tripulação foi exemplar, marcas registradas da QATAR AIRWAYS

2 respostas
  1. Flavio
    Flavio says:

    Obs: a capital de Israel é Jerusalem, acredito que sua escala tenha sido em Tel Aviv (principal centro financeiro do pais)

    Responder

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