Voando com a LATAM (GRU/BCN)

_label_gru_bcn-latam

– depois das curtas férias de setembro, quando viajamos para Alemanha e Holanda por 10 dias, agora é a vez de um recesso ainda mais curto: apenas 01 semana com minha esposa visitando Barcelona e, depois de pegar um trem de alta velocidade, Madrid; adoramos a Espanha, é sempre um destino interessante para curtir a história do país e para fazer compras

A COMPRA DA PASSAGEM

– induzido pela informação nas mídias sociais circulada no dia 23 de julho de 2016 de que a LATAM estava fazendo uma super-promoção de passagem para voos partindo unicamente de São Paulo com destino a Barcelona por R$ 490,00 (somente o trecho de ida estava contemplado nesta oportunidade ímpar), acessei o site da companhia e confirmei a “pechincha”; com a expectativa de upgrade para a classe Executiva, em função do meu status Black no Programa LATAM Fidelidade, bem como pela quantidade de pontos que seria acumulada neste voo, não pensei 02 vezes antes de emitir a passagem para o casal e depois ver como conseguiria encaixar mais alguns dias de férias no trabalho; no final, deu tudo certo! 

passagem_latam_bcn

– para voltar da Europa no dia 04 de novembro de 2016, voei novamente com a LATAM, usei pontos do Programa Fidelidade para um bilhete de classe Econômica no Boeing 777-300ER (26.000 pontos –  Frankfurt-Guarulhos-Rio); nesta jornada, que não foi avaliada por V&A, conseguimos o upgrade para a Executiva

– com o voo saindo de Guarulhos, tive que comprar uma passagem do Rio de Janeiro para lá; fiz a pesquisa de preços no início de setembro/16, a melhor opção que encontrei foi a GOL, saindo do Santos Dumont às 18:55h, com boa margem de segurança para o voo internacional, programado para 23:55h; paguei cerca de R$ 145/pessoa (+ taxas)

_gol_sdu-gru

O CHECK-IN EM GUARULHOS

– a condição para pleitear o upgrade de cabine é fazer o check-in de forma antecipada, que pode ser feito com até 72 horas de antecedência; além disso, o critério de “desempate” para passageiros da mesma categoria do LATAM Fidelidade é a hora de realização do check-in; por isso, quando faltavam 71 horas e 40 minutos eu realizei o nosso pela Internet

– o voo da GOL (G3-6815) foi operado por um B737-800, chegando no Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, a mala despachada não demorou a aparecer e a tranquila caminhada entre os Terminais levou 15 minutos

– cheguei nos balcões de check-in da LATAM no Terminal 3 de GRU por volta de 21:20h; os cariocas foram muito prejudicados quando a TAM parou de voar do Galeão/GIG para Londres e Frankfurt em 2014; desde então, para ir da Cidade Maravilhosa para a Europa é preciso fazer conexão em São Paulo ou recorrer às companhias estrangeiras: Lufthansa (voos para Frankfurt), Alitalia (voos para Roma), Iberia (voos para Madrid), KLM (voos para Amsterdam), British Airways (voos para Londres), Air France (voos para Paris), TAP (voos para Lisboa e Porto) e, mais recentemente, Condor (voos para Frankfurt) e Edelweiss (voos para Zurich)  

– uma fila de 08 pessoas estava formada à minha frente na área dedicada a clientes preferenciais (usei a minha “credencial”: meu cartão Black); somente 02 guichês estavam funcionando e os atendimentos estavam sendo lentos, não sei a razão, provavelmente lentidão dos sistemas

– só fui atendido às 21:37h pelo funcionário Antonio, que tinha acabado de abrir o 3º guichê para atendeimento aos passageiros; nossa única mala foi despachada rapidamente e pedi para imprimir novamente os cartões de embarque (não gosto de ficar com aquele papel enorme que recebemos por e-mail); perguntei se já tinha alguma atualização sobre os pedidos de upgrade, mas não havia nenhuma confirmação ainda (eu ainda tinha cupons que me permitiram pleitear para a minha esposa também)

 – nesta noite, dos 15 aparelhos de raio-x apenas 06 estavam funcionando, mas a fila estava pequena, portanto, foi muito rápido vencer o controle de segurança; já no controle da Polícia Federal, havia mais gente na fila, 03 catracas eletrônicas de controle de passaporte estavam funcionando e cerca de 20 pessoas estavam a nossa frente; perdemos um pouco mais de 10 minutos

A SALA VIP DA LATAM

– por volta de 22:00h partimos rumo a Sala VIP da LATAM em GRU; na recepção perguntei mais uma vez se os upgrades tinham sido concedidos: mesma situação de antes, mas a funcionária detalhou melhor a realidade, pois informou que 07 lugares estavam disponíveis na classe Executiva, eu era o 1º da lista e a “patroa” era a número 2

– já estive lá muitas vezes e geralmente está lotada, mas neste dia, sem dúvida foi a vez que passei neste Lounge e encontrei o menor número de pessoas; o buffet é apenas razoável, com prevalência de snacks para uma refeição rápida; esta Sala VIP é grande, com diferentes ambientes, com vários tipos de poltronas e sofás, além de um bar 

 – depois de várias tentativas frustradas em função de longas filas de espera, finalmente consegui fazer algo que adoro: tomar banho na Sala VIP da LATAM em Guarulhos; foi revigorante; o tamanho do banheiro é razoável, o chuveiro é forte e produtos da Natura estão disponíveis para os passageiros que usam esta facilidade, além de kits de escova/pasta de dente e de barbeador/creme de barbear

O EMBARQUE NO B767

– eram 22:55h (exatamente 01 hora antes do horário previsto de partida) quando foi feito o anúncio pelo sistema de áudio da VIP Lounge de que o embarque do voo JJ8104 com destino a Barcelona estava sendo iniciado pelo Portão 322

– chegamos em frente do Portão às 23:10h, no exato momento em que o embarque estava sendo iniciado; fomos para a fila de prioridades e quando chegou nossa vez de mostrar o boarding pass perguntei novamente sobre nosso upgrade: boa noticia confirmada, as nossas novas poltronas eram 5A e 5C, janela e corredor do lado esquerdo da aeronave, última fileira da Business Class

– o Boeing 767-300 escalado para esta jornada tinha o prefixo PT-MOF, é uma relativamente máquina nova, foi fabricado em junho de 2013 e entregue à LAN CHILE, com quem voou até dezembro de 2014, sendo então transferido para a TAM; está muito bem conservada e ainda não carrega a nova identidade visual da LATAM

– na classe Executiva deste modelo de aeronave estão instaladas 30 poltronas, são 05 fileiras de 06 lugares, na configuração 2 x 2 x 2 (ou seja, os passageiros sentados na janela não têm acesso direto ao corredor),  mas 02 lugares (5L e 5J) são dedicados para o descanso da tripulação (o B767 não tem um “quartinho secreto” para a tripulação descansar, ao contrário do B777 e do A350, os outros modelos wide-body da frota da LATAM); neste voo, apenas 04 lugares  estavam vazios 

– logo depois, o tradicional welcome drink foi oferecido pela Comissária e eu considero um pecado recusar: champagne e água com gás, acompanhados de um potinho de castanhas e passas; em seguida, ela veio com um carrinho onde tinha uma variedade de jornais e revistas e também distribuiu a necessaire com produtos da grife italiana Salvatore Ferragamo (este kit amenities da LATAM é completo, tem tudo que um passageiro precisa para um voo)

– utilizando o sistema de áudio do B767, o Comandante se apresentou e, falando em português e inglês, nos informou que teríamos 10 horas e 15 minutos de voo até Barcelona, onde pegeríamos 18 graus e um tempo parcialmente coberto por lá

O VOO PARA BARCELONA

– um pouco antes da partida, o Chefe de Serviço (Mazzoni) veio até nós, se apresentou de forma extremamente simpática, nos chamando pelos nossos nomes e se colocando à disposição para qualquer coisa durante o voo

– o pushback foi feito às 23:50h, portanto, dentro do horário, a LATAM foi pontual neste voo; alcançamos a cabeceira de GRU, fazendo uma curva a esquerda e já começando a acelerar; a decolagem foi iniciada às 00:05h, a aceleração dos 02 motores GE foi feita em força máxima por 38 segundos 

– eram 00:35h quando a atenciosa Comissária Aldrey anotou nossos pedidos de jantar e, desta vez, a “maldição da última fileira” não me prejudicou e consegui escolher a única opção do cardápio que eu gostava: filé grelhado com molho demi glacê e polenta cremosa (ainda bem, pois odeio beringela e não aprecio peixe, as outras opções neste voo)

– o jantar foi servido às 01:00h: os talheres eram de aço inox com logomarca da TAM; a carne estava em ótimo ponto e apetitosa, os legumes bem cozidos, mas a polenta cremosa estava um pouco sem gosto; a salada que acompanhou o prato principal estava fresca e saborosa

– eu gosto muito das opções de bebida alcoólica que a LATAM oferece em seus voos, é sempre bem variada e com vinhos argentinos e chilenos, que eu aprecio; fiquei na dúvida se repetia o champagne servido quando ainda estávamos em Guarulhos, que estava uma delícia, mas acabei escolhendo um vinho tinto chileno Pinot Noir (Viña Maycas del Limarí – 2014), muito bom, com ótimo sabor

– na hora da sobremesa, resolvi variar, pois geralmente escolho o sorvete Haagen-Dasz quando estou voando na Executiva da LATAM; pedi a mousse de leite de coco com calda de frutas vermelhas e foi uma ótima escolha, estava deliciosa; “moedas” de chocolate também foram distribuídas junto com a mousse

 – o sistema de vídeo/entretenimento do B767 tem boa resolução e a navegação com o controle remoto, instalado na coluna da poltrona, é simples; a LATAM oferece muitas opções de filmes dublados para o português, mas a lista mudou pouco desde setembro, quando voei para Frankfurt com a LATAM NO Boeing 777-300ER (veja a avaliação completa deste voo aqui); o fone de ouvido cumpre o seu papel, apesar de não ser dos mais modernos, tem a logomarca da TAM e estava embalado em um plástico simples; escolhi o filme “Um Homem Misterioso“, com George Clooney, que conta a história de um assassino profissional que se refugia no interior da Itália e se complica ficando amigo de um padre e se apaixonando por uma prostituta 

– por volta de 01:40h, a bandeja do jantar já tinha sido recolhida e o sono bateu forte, hora de pedir o conjunto de cobertor (“fofinho” e confortável) e travesseiro (de bom tamanho), colocar o assento na posição full flat (no pequeno painel de controle, há um botão especifico para que a poltrona se torne uma cama) e descansar; neste momento, faltavam 09:15h para chegarmos em Barcelona

– antes de dormir, lembrei de carregar o celular: a posição da tomada e da porta USB na poltrona do B767 da LATAM é um ponto muito negativo, fica difícil de entender como o projetista do assento pensou em algo tão fora de mão, é um exercício de adivinhação conseguir colocar o cabo no lugar, porque quando o passageiro está sentado, não é possível enxergar onde estão os buracos de encaixe

– consegui descansar por 05 horas; a posição 180 graus da poltrona ajuda muito na hora do descanso, mas eu sempre sinto um incômodo nesta poltrona do B767 da LATAM: a estrutura de ferro chega a machucar o meu quadril, eu tenho que deitar um pouco abaixo da posição normal para poder dormir com tranquilidade e sem dor

– quando acordei, fui ao banheiro (são 02 banheiros dedicados aos passageiros da classe Executiva, localizados na parte da frente da aeronave); o tamanho é apenas razoável; lencinhos umedecidos “genéricos” (sem a logomarca da LATAM) estão disponíveis em um copo de plástico na pia

– antes de voltar para o o meu lugar, aproveitei para tirar fotos da galley deste Boeing; já tive a chance de conversar com muitos comissários de voo e existe uma certa unanimidade: para os pilotos, os aviões da BOEING são os preferidos, para o resto da tripulação as máquinas da AIRBUS são as preferidas, pois o fabricante europeu tem maior preocupação em facilitar a vida dos Comissários destinando um maior espaço às “cozinhas”

– consegui cochilar por mais 02 horas e quando acordei, mesmo faltando somente 01 hora e 15 minutos para o pouso, comecei a ver Independece Day, a recente continuação do filme passado há 20 anos atrás, um bom passatempo

– logo em seguida, iniciou-se o serviço de café da manhã; a bandeja servida trazia as minhas escolhas que foram marcadas em um formulário entregue pela tripulação no início do voo: frutas, bolo de chocolate, croissant, iougurte, geléia, manteiga e, como prato principal, ovos mexidos com batata e tomate; para beber, café preto e suco de laranja; foi um ótima refeição matinal

– eram 10:18h (hora do Brasil) quando o Comandante se dirigiu a todos informando que restavam apenas 30 minutos para o pouso em Barcelona; era hora de aproveitar o tempo claro lá fora e tirar muitas fotos, com foco nas turbinas e nos winglets do B767 da LATAM: do lado esquerdo um pouco de sombra, do lado direito, muito sol; a paisagem da terra espanhola, em constraste com o azul escuro do céu, era um show a parte

– a cidade de Barcelona, neste época do ano, tem um fuso horário de +04 horas com relação à nossa capital Brasília; o trem de pouso foi armado às 14:40h (hora da Espanha); já estive na cidade catalã muitas vezes, a aproximação para Barcelona é sempre maravilhosa, o avião passa por cima da cidade, indo em direção ao Mar Mediterrâneo, faz uma guinada forte para a esquerda, passa pelo porto da cidade e alinha para a pista de BCN; tocamos o solo espanhol às 14:50h, um pouso suave, seguro e sem solavancos 

– antes de sair, perguntei ao Chefe de Cabine se seria possível fazer uma visita à cabine dos pilotos; ele prontamente foi perguntar ao Comandante Stefano (muito atencioso e simpático) e a resposta foi positiva, pedindo que eu aguardasse o desembarque de todos os passageiros; enquanto isso, o Comandante arrumou a cabine para que as fotos ficassem “no grau” (a foto da esquerda deve ser publicada na revista de bordo da LATAM em novembro)

– o Aeroporto de Barcelona é enorme, a caminhada até o controle de imigração/passaporte e depois até a área de resgate das malas é longa; os carrinhos para colocar a bagagem despachada são fornecidos de forma gratuita pela administração do terminal, estão disponíveis aos passageiros sem nenhum custo

AVALIAÇÃO GERAL: a relação custo-benefício deste voo foi simplesmente excelente, com um gasto total de cerca de R$ 750,00, voei do Brasil para a Espanha na classe Executiva da LATAM; o B767 é uma aeronave com projeto antigo, apesar desta unidade ter sido fabricada há apenas 03 anos, por isso, alguns detalhes negativos são observados, com destaque para a posição da tomada e para a estrutura de ferro do asssento da Executiva que chega a machucar o quadril; a atitude da tripulação (Chefe de Cabine, Comissária que nos atendeu e Comandante) foi exemplar durante todo o voo, merece com justiça o selo TOP; o serviço de bordo foi muito bom, mas a polenta foi um ponto fraco e destoante do jantar; além disso, acho que um risco o cardápio adotado pela LATAM em outubro, porque beringela e peixe definitivamente não são unanimidades; no geral, foi uma experiência muito acima da média com a LATAM neste voo entre Brasil e Europa

avaliacao-latam_gru-bcn

como é voar na Executiva da TAM, andando na executiva da TAM, detalhes do Boeing 767 da TAM, experiência de voar com a TAM, voando para Barcelona
1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] – estávamos na Europa para uma semana de (tentativa) de descanso na Espanha, fomos para Barcelona, onde estivemos por 04 dias, depois pegamos um trem de alta velocidade para Madrid, onde ficamos por apenas 03 dias; o voo da ida foi feito com a LATAM, a bordo do B767-300, saindo de Guarulhos (confira a avaliação completa aqui) […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.