Fotografando pelo Mundo – St. Maarten

A 1ª Volta ao Mundo de 2019 foi, mais uma vez, uma aventura incrível; andei mais uma vez no Boeing 767-300ER da LATAM BRASIL, voei e avaliei pela 1ª vez a ETIHAD (confira AQUI como foi voo entre Itália e Emirados Árabes a bordo do Boeing 777-300ER), conheci finalmente as terras indianas, reencontrei depois de muito tempo o Boeing 757 (da DELTA AIRLINES, confira AQUI como foi o voo dos Estados Unidos para o Caribe), voltei a voar com a COPA AIRLINES (confira AQUI como foi o voo do Panamá para o Rio de Janeiro) e a Patroa me acompanhou na parte final do giro ao redor da Terra

Mas, sem dúvidas, os 02 momentos mais especiais daquela jornada foram:

1- conferir os serviços da classe Executiva da SINGAPORE AIRLINES no voo mais longo do mundo, foram mais de 17 horas a bordo de um Airbus A350ULR, saindo de Singapura/SIN e chegando em Nova York/EWR (confira AQUI todos os detalhes)

A350 da Singapore Airlines
Assento da Executiva do A350 da Singapore Airlines
Sunrise no A350 da Singapore

2- clicar as aeronaves próximas do pouso e passando por cima da famosíssima MAHO BEACH na ilha caribenha de St. Maarten

Este post é dedicado para esta experiência ímpar de visitar este pais insular que se tornou o paraíso dos Spotters e que recebe dezenas de transatlânticos com centenas e centenas de turistas.

Transatlântico partindo de St. Maarten

O NOSSO HOTEL EM ST. MAARTEN

Nas pesquisas de hotel para nossa hospedagem com duração de 04 dias, as opções eram várias, com diferentes faixas de preço e localização (perto ou longe do aeroporto).

O Sonesta Maho Beach All Inclusive Resort Casino & Spa e o Sonesta Ocean Point Resort-All Inclusive formam um complexo com centenas de quartos (o primeiro tem perfil familiar e o outro é focado no público adulto, pois não aceita crianças como hóspedes).

A infraestrutura é completa e foi totalmente reconstruída depois que os hotéis foram literalmente devastados pela passagem do furacão Irma em setembro 2017. Os hotéis foram reabertos ao público algumas poucas semanas antes de nossa chegada. Portanto, as instalações estão novinhas e modernas.

Sonesta na Maho Beach em St. Maarten
Sonesta na Maho Beach em St. Maarten
Sonesta na Maho Beach em St. Maarten
Sonesta na Maho Beach em St. Maarten

Por conta de dificuldade de confirmação de uma única reserva para todo o período (de 06 a 10 de maio de 2019), tivemos que ficar 01 noite no hotel “família”, que tem uma estrutura mais vertical. Nosso quarto ficava em um andar alto e a posição para fotografia das aeronaves era bem interessante. Na nossa primeira manhã, tive que acordar cedo e ir para a varanda, pois uma pesquisa no Flight Radar indicou que um Boeing 767 Cargueiro estava chegando em St. Maarten por volta de 08:00h.

Boeing 767 próximo do pouso em St. Maarten
Boeing 767-200 da AMERIJET

Nos dias restantes nos mudamos para o hotel de “gente grande”, que tem uma estrutura mais horizontal. Nosso quarto ficava no piso térreo, com uma grande piscina na frente da varanda.

Sonesta na Maho Beach em St. Maarten
Sonesta na Maho Beach em St. Maarten

De fato, estes hotéis eram opções caras, mas considerando a localização (de frente para a Maho Beach, que podia ser acessada com uma rápida caminanada de menos de 05 minutos) achei que valia o investimento, afinal, não tenho a mínima ideia se terei condições de voltar lá um dia no futuro (espero que sim!!!!).

A escolha foi totalmente acertada: foi uma experiência excelente, com ótimo serviço (o esquema “All Inclusive” funcionava muito bem, com muitas opções de refeições e bebidas) e com várias sessões espetaculares de spotting. Valeu cada real investido!

Boa parte da área social do hotel fica de frente para o mar de cores deslumbrantes do Caribe e acabava funcionando como um mirante perfeitopara os apaixonados por aviação. O deck da piscina “adults only” ficava em uma posição ainda mais superior e se tornou o meu principal point, onde outros hóspedes também acompanhavam a aproximação das aeronaves.

Visão do Deck do Sonesta em St Maarten
Visão do Deck do Sonesta em St Maarten
Visão do Deck do Sonesta em St Maarten
Visão do Deck do Sonesta em St Maarten
Visão do Deck do Sonesta em St Maarten

A Patroa aproveitou muito a piscina e o bar, que abria por volta de 09:00h e fechava perto de 22:00h. Entre uma taça de espumante e outra, ela me flagrou algumas vezes clicando os aviões passando perto da gente.

Visão do Deck do Sonesta em St Maarten
Visão do Deck do Sonesta em St Maarten

Acho que poderia ter passado alguns meses por ali, sem me cansar da rotina. A vista para toda a extensão da Maho Beach era ampla e eu não me cansava de ficar contemplando a beleza daquela paisagem. Acompenhei muitas vezes a aglomeração de pessoas que ficavam posicionadas para receber o ar sendo empurrado pela aceleração dos motores das aeronaves decolando do Princess Juliana International Airport.

Boeing 737-800 da COPA AIRLINES
Airbus A320 da JET BLUE
Fokker 70 da FLY ALWAYS
Saab 340 da SEABORNE
Maho Beach vista do hotel Sonesta
Maho Beach vista do hotel Sonesta
Maho Beach vista do hotel Sonesta
Maho Beach vista do hotel Sonesta

A MAJO BEACH EM ST. MAARTEN

A mais famosa praia da ilha fica a cerca de 30 metros da Cabeceira 10 da pista do Aeroporto de St. Maarten, que tem apenas 2.300 metros de extensão. A sequência é simples: água cristalina – areia e pedras – rua que “vem” – rua que “vai” – grade de segurança do aeroporto – gramado interno – cabeceira da pista, nada mais.

Recorrendo ao Google Maps, fica fácil de entender a localização privilegiada desta praia com relação ao aeroporto.

Google Maps: Majo Beach em St Maarten

As vias que passam pela praia são utilizadas para acessar duas porções da ilha e não há guaritas para restringir o tráfego de veículos durante as operações das aeronaves.

Acesso à Maho Beach em St. Maarten – acesso
Maho Beach em St. Maarten – ruas

A extensão de areia desta praia não é grande e há muitas pedras (de todos os tamanhos) espalhadas ao longo dela. Vimos 02 turistas se machucarem, pois não conseguiram ficar firmes durante a decolagem de um Airbus A330 da KLM e, enquanto corriam para a água, chutaram as pedras.

Maho Beach em St. Maarten – água, areias e pedras
Maho Beach em St. Maarten – água, areias e pedras
Maho Beach em St. Maarten – visão lateral

A grade que define o perímetro da área restrita do aeroporto tem várias placas penduradas alertando para o perigo de ficar perto dela durante o procedimento de decolagem das aeronaves. A morte de uma turista neo-zelandesa em julho de 2017 foi uma tragédia que marcou a história desta praia: ela foi arremessada e bateu com a cabeça no bloco de concreto da rua.

Placa de alerta na Maho Beach em St. Maarten
Placa de alerta na Maho Beach em St. Maarten

Ficar tão perto de aeronaves durante as manobras de alinamento na cabeceira me trouxe saudosas lembranças das minhas idas ao Santos Dumont/SDU: cheiro de combustível e barulho ensurdecedor. Infelizmente, visitar a cabeceira do aeroporto central carioca não é possível desde a restrição de acesso que está em vigor desde 2016, quando uns deliquentes fizeram besteira e provocaram arremetidas.

Boeing 737-800 da AMERICAN AIRLINES
Airbus A320 da JET BLUE
Fokker 70 da FLY ALWAYS
ATR-72 da LIAT
ATR-72 da LIAT
DHC-6 da WINAIR
DHC-6 da WINAIR

O BAR “SUNSET BEACH SXM

No canto esquerdo da praia fica o icônico bar SUNSET BEACH SXM. O espaço é grande e conta com um palco para shows, piscina, muitas mesas e um sistema potente de som. Além disso, caso um turista queira ficar na areia e resolva investir 30 doláres pode alugar (dia inteiro) um par de espreguiçadeiras e uma barraca.

Sunset Bar na Maho Beach
Sunset Bar na Maho Beach
Sunset Bar na Maho Beach

Em uma enorme prancha de surf está improvisado um quadro escrito com giz com a programação de chegada dos aviões de maior, naquele dia: JET BLUE (Airbus A320), DELTA (Boeing 757) e AMERICAN (Boeing 737 e 757). Aqueles voos operados por “teco-teco” que chegam a todo momento não estão listados.

Sunset Bar na Maho Beach

AS SESSÕES DE SPOTTING

Organizar as centenas e centenas de fotos não foi uma tarefa trivial.

A solução que achei melhor para compartilhar foi fazer a divisão combinando companhia aérea e modelo de aeronave, não fazendo nenhuma distinção do lugar onde eu estava (deck superior ou inferior do hotel, areia da praia ou bar Sunset) e da data do registro.

Este é o resultado da minha seleção de aviões da JOON (Air France), KLM, SPIRIT, AMERICAN AIRLNES, COPA AIRLINES, EASTERN AIRLINES, DELTA AIRLINES, JET BLUE, SUNWING, CARIBBEAN AIRLINES, FLY AIRWAYS, WESTJET, LIAT, AIR ANTILLES, SEABORNE AIRLINES, WINAIR, ANGUILLA AIR SERVICES, CARIBE AIR CHARTERS, TRANS ANGUILLA AIRWAYS, ST. BARTH COMMUTER e FLYTROPICS.

Enjoy!

Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A340 da JOON (Air France)
Airbus A321 da SPIRIT AIRLINES
Airbus A321 da SPIRIT AIRLINES
Airbus A321 da SPIRIT AIRLINES
Airbus A330 da KLM
Airbus A330 da KLM
Airbus A330 da KLM
Airbus A330 da KLM
Airbus A330 da KLM
Airbus A330 da KLM
Boeing 757 da AMERICAN AIRLINES
Boeing 757 da AMERICAN AIRLINES
Boeing 757 da AMERICAN AIRLINES
Boeing 737 da COPA AIRLINES
Boeing 737 da COPA AIRLINES
Boeing 737 da COPA AIRLINES
Boeing 767 da Eastern Airlines
Boeing 767 da Eastern Airlines
Boeing 757 da DELTA AIRLINES
Boeing 757 da DELTA AIRLINES
Boeing 757 da DELTA AIRLINES
Boeing 757 da DELTA AIRLINES
Boeing 757 da DELTA AIRLINES
Boeing 757 da DELTA AIRLINES
Boeing 757 da DELTA AIRLINES
Boeing 737-800 da AMERICAN AIRLINES
Boeing 737-800 da AMERICAN AIRLINES
Boeing 737-800 da AMERICAN AIRLINES
Boeing 737-800 da AMERICAN AIRLINES
Boeing 737-800 da AMERICAN AIRLINES
Airbus A320 da JET BLUE
Airbus A320 da JET BLUE
Airbus A320 da JET BLUE
Airbus A320 da JET BLUE
Airbus A320 da JET BLUE
Airbus A320 da JET BLUE
Airbus A320 da JET BLUE
Boeing 737-800 da SUNWING
Boeing 737-800 da SUNWING
Boeing 737-800 da SUNWING
Boeing 737-800 da CARIBBEAN AIRLINES
Boeing 737-800 da CARIBBEAN AIRLINES
Boeing 737-800 da CARIBBEAN AIRLINES
Boeing 737-700 da Westjet
Boeing 737-700 da Westjet
ATR-72 da LIAT
ATR-72 da LIAT
ATR-72 da LIAT
Fokker 70 da FLY ALWAYS
Fokker 70 da FLY ALWAYS
ATR-42 da AIR ANTILLES
ATR-42 da AIR ANTILLES
Saab 340 da SEABORNE
Saab 340 da SEABORNE
DHC-6 da WINAIR
DHC-6 da WINAIR
DHC-6 da WINAIR
DHC-6 da WINAIR
Grand Caravan Cargomaster da DHL
Grand Caravan Cargomaster da DHL
BN-2 da ANGUILLA AIR SERVICES
Cessna 402 da CARIBE AIR CHARTERS
BN-2 da TRANS ANGUILLA AIRWAYS
Grand Caravan da ST BARTH COMMUTER
Grand Caravan da FLYTROPICS
ATR-42 da LIAT
Jatinho em St. Maarten
Jatinho em St. Maarten

Alguma dúvida de que foram dias muito especiais em St. Maarten?!?!?! O problema agora é planejar o futuro e garantir que um dia voltaremos para este paraíso dos spotters.

Bons voos!!!

V&A

Outubro de 2019

3 respostas
  1. Maycon Mendonca
    Maycon Mendonca says:

    Lindas imagens! Excelente depoimento! Vou realizar meu sonho de pousar em SXM em julho e sua matéria vai ajudar muito na organização da viagem!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.