Fotografando pelo Mundo – St. Maarten
A 1ª Volta ao Mundo de 2019 foi, mais uma vez, uma aventura incrível; andei mais uma vez no Boeing 767-300ER da LATAM BRASIL, voei e avaliei pela 1ª vez a ETIHAD (confira AQUI como foi voo entre Itália e Emirados Árabes a bordo do Boeing 777-300ER), conheci finalmente as terras indianas, reencontrei depois de muito tempo o Boeing 757 (da DELTA AIRLINES, confira AQUI como foi o voo dos Estados Unidos para o Caribe), voltei a voar com a COPA AIRLINES (confira AQUI como foi o voo do Panamá para o Rio de Janeiro) e a Patroa me acompanhou na parte final do giro ao redor da Terra
Mas, sem dúvidas, os 02 momentos mais especiais daquela jornada foram:
1- conferir os serviços da classe Executiva da SINGAPORE AIRLINES no voo mais longo do mundo, foram mais de 17 horas a bordo de um Airbus A350ULR, saindo de Singapura/SIN e chegando em Nova York/EWR (confira AQUI todos os detalhes)



2- clicar as aeronaves próximas do pouso e passando por cima da famosíssima MAHO BEACH na ilha caribenha de St. Maarten
Este post é dedicado para esta experiência ímpar de visitar este pais insular que se tornou o paraíso dos Spotters e que recebe dezenas de transatlânticos com centenas e centenas de turistas.

O NOSSO HOTEL EM ST. MAARTEN
Nas pesquisas de hotel para nossa hospedagem com duração de 04 dias, as opções eram várias, com diferentes faixas de preço e localização (perto ou longe do aeroporto).
O Sonesta Maho Beach All Inclusive Resort Casino & Spa e o Sonesta Ocean Point Resort-All Inclusive formam um complexo com centenas de quartos (o primeiro tem perfil familiar e o outro é focado no público adulto, pois não aceita crianças como hóspedes).
A infraestrutura é completa e foi totalmente reconstruída depois que os hotéis foram literalmente devastados pela passagem do furacão Irma em setembro 2017. Os hotéis foram reabertos ao público algumas poucas semanas antes de nossa chegada. Portanto, as instalações estão novinhas e modernas.




Por conta de dificuldade de confirmação de uma única reserva para todo o período (de 06 a 10 de maio de 2019), tivemos que ficar 01 noite no hotel “família”, que tem uma estrutura mais vertical. Nosso quarto ficava em um andar alto e a posição para fotografia das aeronaves era bem interessante. Na nossa primeira manhã, tive que acordar cedo e ir para a varanda, pois uma pesquisa no Flight Radar indicou que um Boeing 767 Cargueiro estava chegando em St. Maarten por volta de 08:00h.


Nos dias restantes nos mudamos para o hotel de “gente grande”, que tem uma estrutura mais horizontal. Nosso quarto ficava no piso térreo, com uma grande piscina na frente da varanda.


De fato, estes hotéis eram opções caras, mas considerando a localização (de frente para a Maho Beach, que podia ser acessada com uma rápida caminanada de menos de 05 minutos) achei que valia o investimento, afinal, não tenho a mínima ideia se terei condições de voltar lá um dia no futuro (espero que sim!!!!).
A escolha foi totalmente acertada: foi uma experiência excelente, com ótimo serviço (o esquema “All Inclusive” funcionava muito bem, com muitas opções de refeições e bebidas) e com várias sessões espetaculares de spotting. Valeu cada real investido!
Boa parte da área social do hotel fica de frente para o mar de cores deslumbrantes do Caribe e acabava funcionando como um mirante perfeitopara os apaixonados por aviação. O deck da piscina “adults only” ficava em uma posição ainda mais superior e se tornou o meu principal point, onde outros hóspedes também acompanhavam a aproximação das aeronaves.





A Patroa aproveitou muito a piscina e o bar, que abria por volta de 09:00h e fechava perto de 22:00h. Entre uma taça de espumante e outra, ela me flagrou algumas vezes clicando os aviões passando perto da gente.


Acho que poderia ter passado alguns meses por ali, sem me cansar da rotina. A vista para toda a extensão da Maho Beach era ampla e eu não me cansava de ficar contemplando a beleza daquela paisagem. Acompenhei muitas vezes a aglomeração de pessoas que ficavam posicionadas para receber o ar sendo empurrado pela aceleração dos motores das aeronaves decolando do Princess Juliana International Airport.








A MAJO BEACH EM ST. MAARTEN
A mais famosa praia da ilha fica a cerca de 30 metros da Cabeceira 10 da pista do Aeroporto de St. Maarten, que tem apenas 2.300 metros de extensão. A sequência é simples: água cristalina – areia e pedras – rua que “vem” – rua que “vai” – grade de segurança do aeroporto – gramado interno – cabeceira da pista, nada mais.
Recorrendo ao Google Maps, fica fácil de entender a localização privilegiada desta praia com relação ao aeroporto.

As vias que passam pela praia são utilizadas para acessar duas porções da ilha e não há guaritas para restringir o tráfego de veículos durante as operações das aeronaves.


A extensão de areia desta praia não é grande e há muitas pedras (de todos os tamanhos) espalhadas ao longo dela. Vimos 02 turistas se machucarem, pois não conseguiram ficar firmes durante a decolagem de um Airbus A330 da KLM e, enquanto corriam para a água, chutaram as pedras.



A grade que define o perímetro da área restrita do aeroporto tem várias placas penduradas alertando para o perigo de ficar perto dela durante o procedimento de decolagem das aeronaves. A morte de uma turista neo-zelandesa em julho de 2017 foi uma tragédia que marcou a história desta praia: ela foi arremessada e bateu com a cabeça no bloco de concreto da rua.


Ficar tão perto de aeronaves durante as manobras de alinamento na cabeceira me trouxe saudosas lembranças das minhas idas ao Santos Dumont/SDU: cheiro de combustível e barulho ensurdecedor. Infelizmente, visitar a cabeceira do aeroporto central carioca não é possível desde a restrição de acesso que está em vigor desde 2016, quando uns deliquentes fizeram besteira e provocaram arremetidas.







O BAR “SUNSET BEACH SXM“
No canto esquerdo da praia fica o icônico bar SUNSET BEACH SXM. O espaço é grande e conta com um palco para shows, piscina, muitas mesas e um sistema potente de som. Além disso, caso um turista queira ficar na areia e resolva investir 30 doláres pode alugar (dia inteiro) um par de espreguiçadeiras e uma barraca.



Em uma enorme prancha de surf está improvisado um quadro escrito com giz com a programação de chegada dos aviões de maior, naquele dia: JET BLUE (Airbus A320), DELTA (Boeing 757) e AMERICAN (Boeing 737 e 757). Aqueles voos operados por “teco-teco” que chegam a todo momento não estão listados.

AS SESSÕES DE SPOTTING
Organizar as centenas e centenas de fotos não foi uma tarefa trivial.
A solução que achei melhor para compartilhar foi fazer a divisão combinando companhia aérea e modelo de aeronave, não fazendo nenhuma distinção do lugar onde eu estava (deck superior ou inferior do hotel, areia da praia ou bar Sunset) e da data do registro.
Este é o resultado da minha seleção de aviões da JOON (Air France), KLM, SPIRIT, AMERICAN AIRLNES, COPA AIRLINES, EASTERN AIRLINES, DELTA AIRLINES, JET BLUE, SUNWING, CARIBBEAN AIRLINES, FLY AIRWAYS, WESTJET, LIAT, AIR ANTILLES, SEABORNE AIRLINES, WINAIR, ANGUILLA AIR SERVICES, CARIBE AIR CHARTERS, TRANS ANGUILLA AIRWAYS, ST. BARTH COMMUTER e FLYTROPICS.
Enjoy!




































































































Alguma dúvida de que foram dias muito especiais em St. Maarten?!?!?! O problema agora é planejar o futuro e garantir que um dia voltaremos para este paraíso dos spotters.
Bons voos!!!
V&A
Outubro de 2019
Realmente um sonho para qqr amante da aviação!
Obrigado por compartilhar!
Foi realmente uma oportunidade única, amigo! Bons voos!
Lindas imagens! Excelente depoimento! Vou realizar meu sonho de pousar em SXM em julho e sua matéria vai ajudar muito na organização da viagem!