Voando com a Azul (VCP/GYN)

– depois das rápidas férias na Turquia no início de novembro de 2020, voando com a LATAM (Boeing 767-300ER e Boeing 787-9) e TURKISH AIRLINES (Airbus A321Neo e Airbus A330), retomei à rotina de viagens rápidas pelo Brasil no início de dezembro do ano passado

A COMPRA DA PASSAGEM

– como disse em várias situações, considero pecado mortal perder pontos e milhas dos programas de fidelização em função do vencimento; eu tinha vários nesta situação do Programa Tudo Azul e no início de setembro de 2020 fiz várias emissões para torrar estes pontos

– uma das passagens emitidas me fez voar até Recife a bordo do Airbus A330Neo, a minha estreia neste modelo de aeronave de fuselagem larga da AZUL (confira a avaliação completa AQUI)

A330Neo em Recife

– esta onda de emissão de passagens também me levou até Porto Alegre, a bordo de um Airbus A320Neo; confira AQUI a avaliação completa do voo de volta para o Rio de Janeiro

A320Neo da Azul no SDU

– e ainda uma Ponte Aérea operada por um “teco-teco” (a forma carinhosa que eu chamo um avião turbo-hélice); confira AQUI a avaliação completa do voo do Santos Dumont para Congonhas/São Paulo

ATR-72 da Azul no SDU

– e a última emissão que fiz à época tinha originalmente a seguinte combinação de voos: Rio de Janeiro (Santos Dumont) – Belo Horizonte – Goiânia – Campinas – Rio de Janeiro (SDU), ou seja, uma viagem bem eclética, com 04 trechos diferentes; gastei apenas 12.000 pontos (6.000 para os voos de ida e mais 6.000 para os de volta), além de R$ 69,14 de taxas de embarque

– mas, ao longo das semanas seguintes, a AZUL promoveu a uma série de mudanças no meu itinerário (conexões e horários), todas comunicadas por e-mail e por Whatsapp

– a 1ª alteração atingiu a minha volta: de voos com conexão em Campinas para um voo direto, um pouco mais tarde, partindo às 13:00h (o que seria ótimo!), mas depois houve nova mudança para um voo direto às 19:00h, o que não me agradou, eu queria chegar em casa mais cedo

1ª alteração do voo de volta
2ª alteração do voo de volta

– acessei o site da AZUL em busca de outras opções e consegui encaixar novamente uma combinação de voos com conexão em Campinas, saindo às 10:50h de Goiânia e chegando 14:50h no Santos Dumont

– depois, foi a vez dos voos da ida sofrerem alteração e a única alternativa possível que garantiria o perfeito encaixe dos horários foi sair bem cedo do Rio em direção à Campinas e depois Goiânia, portanto, não passaria mais por Belo Horizonte

Novos voos de ida

– com a configuração final de voos, eu faria mais um autêntico bate-volta, pois sairia de Campinas em um Embraer 195-E2 e voltaria para Viracopos nele mesmo, provavelmente com a mesma tripulação

– este flight report se refere justamente a estes dois voos operados pela aeronave mais moderna da fabricante brasileira, com maior ênfase para a 1ª “perna“, de Campinas para Goiânia

A IDA PARA CAMPINAS

– foi um fim de semana chuvoso na região Sudeste do Brasil e o Embraer E-195 de prefixo PR-AXP (apelido Coração Azul”) me levou da Cidade Maravilhosa (Aer. Santos Dumont) para Campinas

E195 no Santos Dumont

O AER. DE CAMPINAS

– o Aer. de Campinas naquela manhã de domingo estava bem movimentado e o painel eletrônico indicava a operação de muitos voos; com um único voo para Salvador, a GOL quebrava o “monopólio” da AZUL naquele terminal

Painel de voos em Campinas
Painel de voos em Campinas

– o comércio estava aberto; as lanchonetes tinham um movimento maior, pois era hora do café da manhã, já as lojas não atraíam muita o interesse dos passageiros

Comércio no Aer. de Campinas
Comércio no Aer. de Campinas

– a administração do aeroporto paulista adotou uma série de medidas de segurança com relação ao combate ao contágio do coronavírus; a sinalização nos assentos para impor um distanciamento mínimo entre os passageiros é ostensiva e uma “superfície Anti Covid” foi instalada nos espaços entre eles

Assentos no Aer. de Campinas
Assentos no Aer. de Campinas
Adesivo anti-Covid

O EMBARQUE NO E195-E2

– os painéis indicavam que o embarque do voo AD4324, com destino à capital do Estado de Goiás, seria realizado pelo Portão C04; vários passageiros aguardavam sentados nos arredores a chamada para embarque

Portão C04 de Campinas
Portão C04 de Campinas

– as grandes janelas de vidro do aeroporto permitam uma ótima visão do Embraer E195-E2 que estava escalado para o voo; este foi o primeiro avião deste modelo a compor a frota da AZUL (foi entregue em setembro de 2019) e carrega o prefixo PR-PJN; estas letras fogem do padrão utilizado pela companhia brasileira, que prestou uma homenagem a Pedro Janot, seu ex-Executivo

E195-E2 em Campinas

– esta aeronave recebeu o apelido “Sou Azul” e ainda ostenta uma pintura especial que remete aos valores culturais da organização (por exemplo: Segurança, Paixão, Inovação, Integridade e Consideração)

E195-E2 com pintura especial

– eram 07:55h quando um funcionário da AZUL utilizou o sistema de áudio para anunciar que o embarque estava iniciado; como sempre, deixei para ser o último a embarcar, evitando qualquer fila

Portão C04 de Campinas
Portão C04 de Campinas

– para este voo, quando fiz o check-in, escolhi um assento na parte traseira do Embraer: 22D, uma janela no lado direito da aeronave; este lugar tem um ponto negativo: a janela fica muito mal posicionada, mas o fato dela ser bem grande, amenizou um pouco este fato; por outro lado, dei sorte: voaria sem ninguém ao meu lado

Assento 22D no E195-E2

– achei o espaço para pernas entre as poltronas um pouco reduzido em comparação com outras aeronaves da AZUL; o encosto de cabeça tem regulagem, o que traz mais conforto para a hora de uma cochilada

Espaço para pernas do E195-E2
Encosto de cabeça no E195-E2

– a configuração de cabine do E2 é a mesma dos outros E-Jets: 2 x 2 (duas poltronas de cada lado); nesta aeronave, 136 passageiros podem ser transportados e neste voo a ocupação era de 70%

Inside cabin do E195-E2
Inside cabin do E195-E2

– o anúncio que o embarque estava encerrado foi feito às 08:12h; logo depois, a tripulação providenciou a distribuição de sachês de álcool gel e do fone de ouvido para o sistema de entretenimento

Álcool gel e fone de ouvido

– no bolsão da poltrona da frente, não estava disponível a revista de bordo, que foi retirada como medida de combate ao COVID-19; somente o cartão com instruções de segurança estava lá depositado

Bolsão da poltrona da frente
Safety Card do E195-E2

– eram 08:20h quando tivemos mais um anúncio, desta vez do Comandante, para informar que teríamos 01 hora e 15 minutos de voo até Goiânia, com previsão de 26 graus de temperatura no destino; a Chefe de Cabine também prestou algumas informações e a mais importante foi: o serviço de bordo estava suspenso nesta fase de enfrentamento da pandemia

– o sistema de vídeo instalado na parte superior da poltrona da frente tem uma tela de tamanho apenas razoável, mas com ótima resolução; funciona unicamente por meio da tecnologia touchscreen (não tem controle remoto)

Sistema de vídeo do E195-E2

– o conteúdo pode ser publicado em três línguas (inglês, português e espanhol) e há opções de filmes, séries, jogos, música e opção Kids, além de área dedicada para o programa Tudo Azul e para propaganda do cartão de crédito Itaucard; analisando as opções de filmes, não são muitas e nenhuma delas era muito nova

Sistema de vídeo do E195-E2
Sistema de vídeo do E195-E2
Sistema de vídeo do E195-E2

– uma porta USB está instalada na parte interior esquerda da tela do sistema de entretenimento, é a única opção para carregar o celular durante o voo

Porta USB no E195-E2

O VOO PARA GOIÂNIA

– o procedimento de pushback foi iniciado às 08:23h com antecedência de 07 minutos, pontualidade é sempre bem-vinda; o taxiamento até a cabeceira 15 do Aer. de Campinas foi rápido, o alinhamento na pista foi feito às 08:30h

Taxiando em Campinas
Taxiando em Campinas

– a aceleração em potência máxima dos silenciosos motores PW1900 durou 35 segundos na pista de 3.240 metros do aeroporto paulista; algumas aeronaves estavam estacionadas em frente ao hangar da AZUL, uma delas era o Airbus A330 que carrega uma linda pintura especial da bandeira brasileira

E195-E2 decolando em Campinas
E195-E2 decolando em Campinas
E195-E2 decolando em Campinas

– o vídeo completo da decolagem está publicado no canal YouTube do V&A, para assistir é só clicar abaixo:

– a opção “Mapa de Voo” do sistema de vídeo é bem interessante; consultei ainda na fase inicial da viagem, quando já estávamos 31 quilômetros distantes de Campinas e faltavam ainda quase 700 quilômetros para chegar em Goiânia; a velocidade era superior a 600km/h e altitude era de cerca de 6.000 metros

Mapa de Voo no E195-E2
Mapa de Voo no E195-E2
Mapa de Voo no E195-E2
Mapa de Voo no E195-E2

– olhando pela janela do E2 na fase inicial do voo, a paisagem se resumia a muitas nuvens; alguns minutos depois, o sol e o céu azul finalmente apareceram, mas logo depois as nuvens voltaram a dominar o espaço

Em algum lugar entre Campinas e Goiânia
Em algum lugar entre Campinas e Goiânia
Em algum lugar entre Campinas e Goiânia
Em algum lugar entre Campinas e Goiânia

– o voo estava tranquilo e decidi me distrair vendo um filme; escolhi “Simonal“, um dos poucos que ainda não tinha assistido, que conta com a participação de Fabrício Boliveira, Ísis Valverde e Leandro Hassum

Filme “Simonal”

– eram 09:25h quando tivemos um anúncio vindo do cockpit informando que já tínhamos iniciado o procedimento de descida para pouso em Goiânia, com chegada prevista para 09:42h

– as nuvens que tomaram conta da paisagem na maior parte do voo deram uma trégua nesta fase final e o terreno verde do solo finalmente apareceu

Fase final do voo para Goiãnia
Fase final do voo para Goiãnia
Fase final do voo para Goiãnia
Fase final do voo para Goiãnia
Fase final do voo para Goiãnia

– o trem de pouso do Embraer 195-E2 foi armado e travado às 09:39h, quando a grande janela oferecia uma linda visão da região metropolitana de Goiânia; a asa da aeronave já estava toda “armada“, com os flaps acionados

Aproximação em Goiânia
Aproximação em Goiânia
Aproximação em Goiânia
Aproximação em Goiânia
Aproximação em Goiânia

– cerca de 03 minutos depois tocamos o solo goiano com segurança, o procedimento de pouso feito pela cabeceira 14 da pista única daquele terminal, que tem 2.286 metros de extensão; o tempo total de voo foi de apenas 01 hora e 12 minutos

Pouso em Goiânia
Pouso em Goiânia

– depois de taxiar lentamente, encostamos às 09:46h no terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva ao lado de um Boeing 737-800 da GOL

Taxiando em Goiânia
Taxiando em Goiânia
Aeroporto de Goiânia

O AER. DE GOIÂNIA

– esta seria apenas a minha 2ª vez naquela aeroporto, pois eu só tinha passado por lá uma única vez, lá pelos idos de 2005, quando fiz uma rápida missão de trabalho, chegando e partindo a bordo de um Boeing 737-300 da saudosa VARIG; eu tinha poucas lembranças de como era a estrutura do saguão de embarque

– naquela manhã de domingo, o comércio estava aberto, com alguns passageiros nas lojas e nas lanchonetes

Comércio no Aer. de Goiânia
Comércio no Aer. de Goiânia
Comércio no Aer. de Goiânia

– um grande painel eletrônico traz as informações dos voos que seriam operados naquela dia; o próximo voo – 10:45h – seria justamente o meu de volta para Campinas e outros tinham como destino Guarulhos, Salvador, Barra das Graças, Ribeirão Preto, Congonhas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília

Saguão de Embarque em Goiânia
Painel de Voos em Goiânia

– as medidas de prevenção ao coronavírus estão visíveis nos assentos sinalizados para impor distanciamento entre os passageiros; o Aer. de Goiânia é administrado pela INFRAERO ainda, sendo assim possível reconhecer o mesmo mobiliário que estou acostumado a ver no Aer. Santos Dumont

Saguão de Embarque em Goiânia
Saguão de Embarque em Goiânia
Saguão de Embarque em Goiânia

O NOVO EMBARQUE NO E195-E2

– o Portão 7 seria utilizado para o embarque do voo AD4325; muitas pessoas já esperavam nos arredores do gate

Saguão de Embarque em Goiânia

– eram 10:10h quando um funcionário da AZUL utilizou o sistema de áudio da área de embarque para anunciar que os passageiros estavam autorizados a entrar no avião; esperei mais de 15 minutos, até que a fila acabasse, para embarcar

Portão 7 do Aer. de Goiânia
Portão 7 do Aer. de Goiânia

– era a hora de voltar para a mesma aeronave que tinha me levado para Goiânia alguns poucos minutos antes; mas a tripulação não seria a mesma, tinha ocorrido uma troca de pilotos e comissários, ou seja, não correria o risco de ser indagado “ué, você de novo por aqui?!?!?!

E195-E2 em Goiânia
E195-E2 em Goiânia
E195-E2 em Goiânia

– neste voo, eu marquei um assento na parte dianteira do E195-E2: 6D, novamente no lado direito, mas com uma visão bem diferente, privilegiando o conjunto “asa + motor“; nesta etapa estava, o voo estava um pouco mais cheio, com ocupação superior a 80% e voaria com uma senhora ao meu lado

O VOO PARA CAMPINAS

– as portas foram fechadas às 10:41h e, logo em seguida, o Comandante informou que a previsão de duração de voo era de 01 hora de 10 minutos, com 24 graus de temperatura em Campinas; no final, desejou a todos um excelente voo;

– o procedimento de pushback foi iniciado às 10:44h e, mais uma vez, a AZUL operava com pontualidade; fizemos um taxiamento até a pista 14-32, a mesma que tinha sido utilizada no pouso

Pushback no Aer. de Goiãnia
Taxiando em Goiânia
Taxiando em Goiânia

– depois de fazer uma curva para a esquerda e alinhar na cabeceira (eram 10:52h), já foi iniciada a aceleração dos silenciosos e potentes motores PW; foram menos de 30 segundos para tirar o E195-E2 do chão; o vídeo completo da decolagem no Aer. de Goiânia está publicado no canal YouTube do V&A, para assistir é só clicar abaixo:

– nos primeiros minutos de voo, sobrevoamos a região metropolitana da capital do Estado de Goiás

Decolando em Goiãnia
Decolando em Goiãnia
Decolando em Goiãnia
Decolando em Goiãnia

– o voo estava bem tranquilo, mas a paisagem lá fora mudava o tempo todo: com instantes de céu mais claro, variando para nuvens mais pesadas ou mais leves

Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas
Em algum lugar entre Goiânia e Campinas

– no meio do voo, não resisti ao cansaço de ter acordado as 05h da madrugada, o sono bateu forte e cochilei; nem cheguei a ligar o monitor do sistema de vídeo para terminar de ver o filme que tinha iniciado no voo da ida (“Simonal”)

acordei na fase final do voo, com o anúncio feito às 11:34h pelo Comandante de que o pouso estava previsto para 12:02h, em Campinas o céu estava parcialmente nublado com temperatura de 26 graus

Aproximação em Campinas
Aproximação em Campinas
Aproximação em Campinas

– o tradicional anúncio “Tripulação preparar para o pouso” foi feito às 11:56h e o trem de pouso foi armado e travado no minuto seguinte; pegamos um pouco de turbulência nesta fase final do voo, mas nada de preocupante

– o pouso foi feito de forma suave e segura ao meio-dia em ponto pela cabeceira 15 do aeroporto paulista, o que significa que o taxiamento seria longo até o terminal de passageiros; o tempo total de voo foi de 01 hora e 08 minutos

Taxiando em Campinas

– o Embraer 195-E2 encostou no portão às 12:10h, encerrando com sucesso minha jornada de bate-volta Campinas-Goiânia-Campinas

E195-E2 em Campinas

AVALIAÇÃO GERAL: a emissão da passagem com pontos do Programa Tudo Azul foi excelente, afinal, gastei apenas 12.000 pontos para fazer 04 voos, que foram operados com pontualidade; a experiência de voar na mais moderna aeronave fabricada pela Embraer é muito boa, com um bom sistema de vídeo, porta USB para carregar o celular e janelas grandes, valendo apenas um registro mais negativo para o espaço para pernas; a ausência do serviço de bordo deve ser compreendida em função do momento diferente que se atravessa; algo que é mais reduzido nesta fase é o contato com a tripulação, mas a atitude de todos os membros foi correta em todas as fases dos voos; no geral, foi ótimo voar com AZUL

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