Voando com a Turkish (IST/MAD)
– hora de começar a voltar para casa, depois das minhas curtas férias tiradas no início de novembro
– voaria 1.684 milhas (cerca de 2.710 quilômetros) para sair de Istanbul na Turquia e chegar em Madrid na Espanha
A IDA PARA A TURQUIA
– cheguei na Europa a bordo de um Boeing 767-300ER da LATAM BRASIL, que me levou de Guarulhos até Lisboa/Portugal (confira AQUI a avaliação completa deste voo feito em classe Executiva)
– depois, para chegar no meu destino final, embarquei em um voo da TURKISH AIRLINES que me levou até Istanbul na Turquia; viajei na classe Econômica de um Airbus A321Neo
O TURISMO NA TURQUIA
– minha passagem pela Turquia foi muito rápida, eu cheguei no início da noite de uma 2ª feira e fui embora na tarde da 6ª feira
– mas eu consegui aproveitar muito, consegui visitar os principais pontos turísticos da linda cidade, aproveitando que o frio intenso ainda não tinha chegado
– além disso, passei 24 horas na região da Capadócia, pegando um voo para a cidade de Kayseri (duração de 50 minutos), para fazer o famoso passeio de balão; foi uma experiência indescritível
O TESTE DE COVID-19
– minha volta ao Brasil seria feita com uma conexão em Madrid, onde pegaria um voo da LATAM CHILE para Guarulhos (operado por um Boeing 787-9); com esta combinação de voos, não seria necessária a apresentação de teste PCR negativo para COVID-19, mas julguei responsável ter a segurança de que ficaria horas dentro de aviões sem estar infectado
– eu tinha voltado da Capadócia no dia anterior ao início da jornada para casa e o Aer. de Istanbul conta com uma estrutura preparada para a realização do exame com entrega do resultado em poucas horas
– são 03 laboratórios oferecendo o serviço e na hora que passei por lá (cerca de 21:00h), o movimento de passageiros era pequeno, escolhi um que estava sem filas
– o preço cobrado era de 250 liras turcas, cerca de R$ 170,00, quase metade do preço que paguei para fazer o exame no Aer. de Guarulhos no início da viagem
– para a coleta, o passageiro vai para uma área onde estão instalados vários guichês que parecem caixas eletrônicos, fica em pé e uma funcionária faz a coleta de material na garganta e narinas
CHECK-IN NO AER. DE ISTANBUL
– não existe UBER em Istanbul, por isso, peguei um táxi para ir do hotel na região central da cidade até o aeroporto; são cerca de 40 quilômetros de distância, mas boa parte do trajeto é feito por uma via expressa, demorei cerca de 40 minutos e gastei 160 liras turcas (cerca de R$ 110,00)
– o aeroporto fica no distrito de Arnavutköy, no lado europeu de Istanbul, perto do Mar Negro
– cheguei por volta de 11:30h, com boa margem de tempo para o voo TK1859 que tinha partida marcada para 14:05h
– a área de embarque fica no 2º pavimento e a fachada externa do terminal já traz a clara indicação de que se trata de uma estrutura com arquitetura inspirada na cultura local, com muitas e grandes colunas de aço escovado
– este aeroporto foi inaugurado outubro de 2018, mas somente em 06 de abril de 2019 foi feita a transferência de todos os voos do Aer. Ataturk, depois de seguidos adiamentos
– depois de uma pesquisa rápida na Internet, me chamou muito a atenção a seguinte notícia: os jornais locais afirmam que mais de 400 trabalhadores morreram durante as obras, o que é negado pelas autoridades turcas
– a construção foi iniciada em 2014, portanto, levou 05 anos para ser construído; atualmente, ocupa uma impressionante área de 1.440.000 metros quadrados e terá capacidade para atender a até 200 milhões de passageiros em 2025, quando todas as fases estiverem concluídas (atualmente, pode atender 90 milhões)
– o Portão 5 de acesso ao prédio principal é dedicado aos passageiros com status no programa Miles & Smiles da TURKISH AIRLINES e que viajam em Business Class na companhia turca, ou ainda, aqueles que têm status Gold na aliança global Star Alliance
– eu entrei pelo Portão 4 e, logo depois de passar pela 1ª porta de acesso, tive que passar mochila e mala por um procedimento de segurança (aparelho de raio-x)
– a estrutura deste terminal é realmente muito linda; na grande área de check-in, o teto é bem alto com estilo abobadado com claraboias (aberturas circulares no topo) que permitem que o ambiente seja iluminado com luz natural e dá sensação de amplitude; em termos de design, posso dizer que é contemporâneo, mas é clara a inspiração na cultura local turca
– as medidas de segurança de combate ao contágio do coronavírus estão presentes nesta área: sistemas de higienização das mãos com sensor (não é preciso tocar nele para que o álcool gel seja expelido) estão espalhados por esta área, lixeiras para descarte de luvas e máscaras e sinalização para que os passageiros mantenham distância
– em cada seção dos guichês de atendimento das companhias áreas há uma grande balança com um plataforma ao lado para que os passageiros possam pesar suas malas e rearruma-las se for necessário para que excesso de peso seja evitado na hora do despacho; minha mala estava com 21,1 quilos, com margem para a minha franquia de 23 quilos
– um grande painel eletrônico traz as informações dos voos e também indicam em qual seção o check-in deve ser feito
– cheguei um pouco antes de 11:40h na seção F, onde um letreiro da TURKISH AIRLINES indicava que o atendimento de passageiros da classe Econômica era feito; a fila estava grande, mas muitos guichês estavam operando, ela andou rápido; a simpática funcionária etiquetou a minha mala até Guarulhos e me perguntou a preferência de assento; pedi uma janela na parte mais a frente da aeronave (eu tentei fazer meu check-in pelo aplicativo da companhia, sem sucesso)
– há também uma seção de check-in dedicada aos passageiros com status no programa Miles & Smiles da TURKISH AIRLINES e que viajam em Business Class na companhia turca, ou ainda, aqueles que têm status Gold na aliança global Star Alliance
– o acesso à área de embarque internacional fica no lado esquerdo, a caminhada foi rápida até lá; bem em frente, está instalada uma linda obra de arte que celebra a construção do aeroporto
ÁREA DE EMBARQUE NO AER. DE ISTANBUL
– logo depois de passar por mais um controle de raio-x e do controle de passaporte, alcança-se um grande salão, novamente com teto bem alto e arquitetura linda; dos dois lados desta área, há enormes painéis eletrônicos instalados, com as informações dos portões de embarque dos voos
– o acesso ao sistema de conexão Wi-Fi gratuito oferecido pela administração do aeroporto não é automático pelo celular; é preciso fazer um cadastro em quiosques espalhados por esta área
– o corredor principal do saguão de embarque é amplo e novamente as claraboias redondas trazem iluminação natural ao ambiente; naquele início de tarde de 6ª feira, o movimento de passageiros era moderado
– são muitas lojas que oferecem todos os tipos de produtos (de brinquedos a ouro) e loja Duty Free simplesmente gigantesca se destaca; aproveitei para comprar alguns souvenires típicos da Turquia para levar de presente para a Patroa e Matriarca (doces, chás e bijuteria com o famoso olho turco)
– os mezaninos desta área comportam, de um lado, as Salas VIPs (eu não tive acesso a nenhuma delas) e, do outro, alguns restaurantes, onde passei rapidamente para ter uma visão panorâmica do corredor principal do lindo saguão de embarque
– a sinalização promovida pela administração do aeroporto por meio placas azuis espalhadas para todos os lados é ostensiva, apesar da grande dimensão é difícil se perder; eu teria que me dirigir para o portão B16, percorrendo o corredor principal até o final e, depois, seguir para a direita
– no trajeto, as janelas enormes de vidro e limpas trazem ótima visão do pátio de manobras do Aer. de Istanbul; parei para tirar fotos do Boeing 787 acoplado ao terminal e sendo preparado para mais uma missão, com um Airbus A321 estocado ao fundo
– o aeroporto foi construído pensando nos fumantes: uma área identificada como “Teras / Terrace” permite que os amantes do tabaco aliviem sua ansiedade antes da viagem
– nas áreas em frente às dezenas de portões de embarque, mais medidas de segurança contra a epidemia estão presentes: os bancos estão sinalizados para indicar a necessidade de manutenção de distância entre os passageiros
– eu não dei muita sorte: o portão B16 está localizado no extremo direito da área de embarque, era o último gate: foram incríveis 06 lances de esteiras rolantes no caminho até lá, a caminhada foi longa
– nos arredores do portão B16 a aglomeração de pessoas era grande, com uma fila desarrumada formada; o início do embarque foi anunciado às 13:25h
– o Airbus A330 que me levaria até a capital da Espanha estava acoplado ao finger bem em frente às grandes janelas: de prefixo TC-JOG (apelido “Truva (Troy)“), sempre fez parte da frota da TURKISH AIRLINES desde que foi entregue em abril de 2015
– vi que outro A330 da maior companhia aérea turca e que carrega uma pintura especial “retrô” (prefixo TC-JNC, apelido “Kushimoto”) estava no portão do lado; já tinha fotografado esta aeronave de bico preto, durante uma conexão na Cidade do Panamá há alguns anos
O EMBARQUE NO AIRBUS A330
– deixei a fila diminuir e um pouco depois de 13:40h me dirigi tranquilamente ao portão para embarcar no Airbus
– a estrutura de vidro e sem propagandas da ponte de embarque dava ampla visão do pátio, com 03 aeronaves de fuselagem larga da TURKISH estacionados lado a lado sendo preparados para suas próximas missões
– na porta do A330, um kit era oferecido por um comissário: HYGIENE KIT composto por 02 máscaras, 02 lencinhos umedecidos e um frasquinho de álcool líquido
– os passageiros da classe Econômica embarcaram pela porta 2L; me dirigi ao 2º corredor e, olhando para a esquerda, vi a classe Executiva desta aeronave, que tinha uma configuração 2 x 2 x 2
– fui direto para o meu lugar: 23K, uma janela do lado direito do A330, na última fileira da 1ª seção da Economy; as poltronas são revestidas de tecido azul claro mesclado com os encostos de cabeça com 02 cores (o azul escuro e vermelho)
– dei sorte por um lado e azar por outro: voaria sem ninguém ao meu lado com o inconveniente de um banheiro estar instalado na parte central da aeronave, pertinho do meu lugar
– um apoio para os pés está instalado na estrutura inferior da poltrona da frente, é um ótimo item de conforto adicional; o espaço para as pernas era apenas razoável
– a configuração de cabine da classe Econômica deste A330 da TURKISH era 2 x 4 x 2; os passageiros estavam mal distribuídos a bordo, pois estava com alta ocupação na 1ª seção e bem vazio na parte de trás, o que não faz o menor sentido nesta fase de pandemia
– uma porta USB instalada na parte inferior da tela do sistema de vídeo permite que o celular seja carregado durante o voo
– eram 13:58h quando tivemos um anúncio do Piloto; primeiro ele falou em turco e, depois, em inglês; ele informou que o processo de embarque esteja completado e que, em mais ou menos 10 minutos, partiríamos para Madrid, com 03 horas e 45 minutos de duração de voo e algumas nuvens no trajeto estavam previstas
– a revista de bordo foi retirada dos bolsões da poltrona de frente, somente o saquinho de papelão para o caso de enjoo e o safety card do A330 estavam disponíveis
O VOO PARA MADRID
– o vídeo com as instruções de segurança foi projetado de forma obrigatória nas telas individuais de todos um pouco depois de 14:00h; primeiro foi exibido em turco (áudio e legenda) e, depois, em inglês (áudio e legenda)
– o procedimento de pushback foi iniciado às 14:04h, portanto, o voo TK1859 partia no horário para Madrid; no pátio atrás, muitas aeronaves da TURKISH estavam estocadas, esperando a crise do setor aéreo passar
– o aeroporto é enorme e tem 06 pistas, a menor com 3.060 metros de extensão e a maior com 4.100 metros; fizemos um lento taxiamento, tendo um Boeing 787-9 a nossa frente partindo para San Francisco (Estados Unidos)
– a decolagem foi iniciada às 14:16h pela pista 35L que tem 4.100 metros de extensão; foram 42 segundos até que os 02 motores GE CF-6 empurrassem o A330 em potência máxima e tirassem a aeronave do chão
– o vídeo completo da decolagem está publicado no canal YouTube do V&A
– nos primeiros minutos de voo, depois do A330 fazer uma acentuada curva para a esquerda, sobrevoamos um mar de nuvens brancas lá embaixo
– o aviso de apertar cintos foi apagado somente às 14:33h, antes disso, alguns passageiros levantaram para ir ao banheiro e foram “convidados” pela tripulação de cabine a voltar para seus lugares
– comecei a explorar logo o sistema de vídeo: a tela tinha um bom tamanho e resolução bem razoável, com tecnologia touchscreen para navegação, além de um controle remoto logo abaixo do monitor
– o fone de ouvido simples e embalado em um plastico foi distribuído logo depois da decolagem; como a TURKISH opera voos regulares para Guarulhos, o sistema tem menu em português
– escolhi para assistir o filme “Motherless Brooklyn“, um filme de 2019 com Edward Norton e Bruce Wills, que conta a história de um detetive particular com síndrome de Tourette que se arrisca para solucionar o homicídio de seu melhor amigo
– a TURKISH coloca algumas propagandas antes da exibição dos filmes, agora que me irrita
– eram 14:45h quando a tripulação começou a oferecer o serviço de bordo, distribuindo uma sacola marrom de papelão, lacrada com um grande adesivo; dentro, era fornecido: sanduíche de queijo e tomate, fatia de bolo de chocolate, caixinha de suco de pêssego e garrafinha de água
– o voo seguia muito tranquilo, sem turbulência; olhar pela janela do A330 era um prazer, a tarde estava linda na Europa, a paisagem mudava a toda hora, era difícil parar de tirar tantas fotos
– o cansaço de dias intensos na Turquia bateu forte e acabei dando uma cochilada; dois fatores ajudaram: a poltrona reclina a um ângulo razoável e o encosto de cabeça permite regulagem das extremidades, o que permite um melhor apoio do pescoço
– acordei quando faltavam um pouco mais de 01 hora e 30 minutos para a chegada na Espanha
– lembrei de acessar a opção “Mapa de Voo” do sistema de entretenimento, que fornece várias informações detalhadas sobre o voo; naquele momento, estávamos sobrevoando a Ilha da Sardenha, na Itália
– alguns minutos depois, registrei alguns dados mais técnicos do voo: voávamos a 846 km/h, a uma altitude de quase 12.000 metros, tínhamos decolado há 02 horas e 14 minutos e a temperatura externa era de -63 graus
– voltando a contemplar a paisagem da janela do Airbus, percebi que algumas nuvens dominavam o cenário e já sobrevoávamos a Península Ibérica
– em respeito à religião do povo turco, o sistema de vídeo também traz uma opção que auxilia os passageiros na realização das cinco orações públicas que cada muçulmano deve realizar diariamente, voltados para Meca
– já estávamos na fase final do voo e chegou a hora de ir conferir o banheiro; preferi ir lá no fundo da aeronave, ao lado da galley traseira onde 02 comissários conversavam tranquilamente; estava limpo e, além de uma loção de mão, álcool gel também estava disponível
– eram 17:32h quando tivemos um anúncio vindo do cockpit, quando o Comandante, novamente em turco e inglês, informou que faltavam cerca de 30 minutos para o pouso e que a temperatura em Madrid era de 16 graus
– logo em seguida, passamos por algumas nuvens mais pesadas, com uma turbulência bem leve
– o trem de pouso foi armado e travado às 17:54h, com o sistema localizado bem abaixo dos meus pés, levei um susto com o barulho e tremedeira!
– os flaps das asas foram acionados, fazendo com que o A330 começasse a perder altitude na aproximação final
– o pouso foi realizado com total segurança às 15:57h (no horário local, a diferença de fuso horário entre Istanbul e Madrid nesta época do ano é de -2 horas) pela pista 32L, que tem 3.988 metros de extensão; o tempo total de voo foi de 03 horas e 41 minutos
– taxiamos lentamente por um aeroporto com baixo movimento de aeronaves, uma realidade muito diferente daquele que vi nas minhas passagens pelo Aeroporto Adolfo Suárez – Madrid Barajas no passado
– por volta de 16:05h, encostamos no terminal de passageiros ao lado de um Boeing 787-9 Dreamliner da SAUDI ARABIAN AIRLINES
– o desembarque foi feito de forma caótica, com muitos passageiros ficando em pé nos corredores da aeronave logo que ele foi calçada, ignorando por completo o comando feito pela tripulação pelo sistema de áudio para que as pessoas aguardassem sentadas a hora de sair; a porta 2L do A330 foi utilizada por todos
AVALIAÇÃO GERAL: como já registrei no flight report do 1º voo desta viagem com a LATAM BRASIL, comprei passagem com pouca antecedência e a concessão do upgrade para a classe Premium Business nos voos para/da Europa a relação custo-benefício se tornou muito boa; o Aeroporto de Istanbul é simplesmente fantástico, com uma estrutura moderna e eficiente, oferecendo muitas opções aos passageiros que embarcam por lá, inclusive a possibilidade de fazer o teste PCR para COVID, com entrega do resultado em poucas horas; voar em um Airbus A330, aeronave de fuselagem larga, para uma jornada de menos de 04 horas é ótimo, ainda mais com a sorte que dei de não ter ninguém ao meu lado; a má distribuição dos passageiros a bordo (cheio na frente, vazio atrás) é um ponto que precisa ser apontado; o sistema de vídeo tem virtudes, com boas opções de filmes e conteúdo em português; o serviço de bordo foi ótimo, considerando que estamos em uma fase diferente, em que mudanças foram necessárias para aumentar o nível de segurança a bordo; o kit de higiene entregue na porta da aeronave é uma medida muito oportuna e bem-vinda; o voo partiu e chegou no horário, pontualidade é sempre algo importante; os contatos com a tripulação foram mínimos, não consigo tecer comentários sobre isso; no geral, foi uma experiência muito boa com a TURKISH AIRLINES
Oi essa área onde são realizados os testes ficam onde no aeroporto de instanbul? Posso fazer antes de embarcar na volta ao Brasil
Sou a Amanda Castro, gostei muito do seu artigo tem
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Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
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