Voando com a Qatar (GRU/DOH)

– no mês de abril de 2021 tivemos feriados para os moradores da cidade do Rio de Janeiro: 21 de abril (Tiradentes – 4ª feira) e 23 de abril (Dia de São Jorge – 6ª feira); naquele mês, o meu trabalho ainda estava sendo feito de forma exclusivamente remota, pois o escritório da empresa onde trabalho estava fechado temporariamente

– por conta desta situação, decidi fazer uma experiência meio diferente: trabalhar por 1 semana fora do país, parti para Dubai!!!!!!! A minha ideia foi aproveitar o fuso horário de +7 horas, fazendo turismo até mais ou menos 15:00h no horário de lá e iniciar a jornada de labuta depois, além dos 02 dias livres no meio da semana

– aproveitei alguns pontos acumulados no Programa Latam Pass, que permite a emissão de passagens com a parceira QATAR AIRWAYS, para voar de classe Executiva entre a América do Sul e o Oriente Médio (Brasil para Qatar para Emirados Árabes Unidos); para este ticket, “torrei” 120.000 pontos

– o foco deste flight report é o primeiro voo da jornada, viajando entre Guarulhos e Doha, cidades que estão distantes por quase 7.370 milhas (mais de 11.850 quilômetros)

O AEROPORTO DE GUARULHOS

– minha partida para o exterior estava programada para a madrugada do domingo (dia 18.04.2021 – 02:40h), por isso, peguei o voo LA3204 (operado por um Airbus A319) que partiu no sábado à noite do Rio de Janeiro/Santos Dumont para Guarulhos, onde cheguei por volta de 20:15h

– o movimento no aeroporto paulista era bem reduzido, fiz a transição entre o Terminal 2 (voos nacionais) e Terminal 3 (voos internacionais) com bastante tranquilidade

passageiros que partem do Brasil para os Emirados Árabes precisam apresentar um resultado negativo (impresso, em inglês ou árabe) do teste PCR (aquele que é feito com coleta por cotonete nas narinas e garganta) feito até 72 horas antes do embarque; eu tinha feito meu exame no sábado de manhã na unidade que o Laboratório Einstein instalou no Aeroporto do Galeão no Rio

– em Guarulhos, os passageiros têm 02 opções para esta exigência: (1) outra unidade do Einstein e (2) uma da CR Diagnósticos; o custo “padrão” é de R$ 350,00, com um desconto de 10% podendo ser concedido em função de acordos com algumas companhias aéreas

Laboratório CR para exame PCR
Laboratório Einstein para exame PCR

– os balcões de check-in da QATAR AIRWAYS ficam na Seção H do grande salão de atendimento das companhias no T3 de Guarulhos

Aer. de Guarulhos

– como o atendimento da companhia do Oriente Médio só seria iniciado às 22:30h, aproveitei para matar a fome e jantar com calma no restaurante Jamie Oliver que fica neste andar do T3

– por volta de 22:45h parti para fazer o check-in; apenas 2 casais estavam na minha frente na fila exclusiva para atendimento dos passageiros que voariam na Business Class ou com status na aliança One World; apesar disso, perdi um tempinho, pois somente um funcionário no guichê H28 estava responsável pelo procedimento

Check-in da Qatar em Guarulhos
Check-in da Qatar em Guarulhos

– fui atendido somente às 23:10h e, depois da demora na espera do atendimento, tudo foi bem rápido, com a minha documentação sendo conferida de forma criteriosa, em especial o teste de COVID e o seguro de viagem

Check-in da Qatar em Guarulhos

– os painéis eletrônicos indicavam que naquela noite de sábado e madrugada de domingo, além do meu, poucos voos partiam do maior aeroporto brasileiro: Houston (UNITED AIRLINES), Frankfurt (LATAM), Cidade do México (LATAM), Dubai (EMIRATES) Addis Abeba (ETHIOPIAN AIRLINES), Cidade do Panamá (COPA AIRLINES) e Bogotá (AVIANCA)

Aer. de Guarulhos

– por isso, o movimento de passageiros era pequeno, foi muito tranquilo passar pelos controles de segurança e de passaporte, não devo ter levado nem 05 minutos

Aer. de Guarulhos

A SALA VIP DA LATAM

– fui direto para a Sala VIP da LATAM, que tem acordo com a QATAR para atendimento de seus clientes; ela está localizada no andar superior da área de embarque do Terminal 3 de Guarulhos, acessível por escada rolante

Sala VIP da Latam

– nas tantas outras vezes que passei por lá em “tempos normais”, costumava encontrar esta Sala geralmente lotada. mas desta vez o enorme espaço era ocupado por apenas 05 passageiros; foi realmente muito estranho ver tudo aquilo tão vazio, chegou a provocar uma agonia; aproveitei este momento tão diferente para tirar muitas fotos dos diversos ambientes deste Lounge

Sala VIP da Latam
Sala VIP da Latam
Sala VIP da Latam
Sala VIP da Latam
Sala VIP da Latam

– não perdi a oportunidade de fazer o que adoro em VIP Lounges: tomar banho! Além dos kits de higiene bucal e de barbear, a LATAM oferece produtos da marca Natura, que guardo para levar para a Patroa (sempre levo um sabonete pequeno comigo para não precisar usar aquele fornecido pela LATAM)

Banho na Sala VIP da Latam
Banho na Sala VIP da Latam

– decidir partir para o embarque às 01:35h, mesmo antes da funcionária da LATAM anunciar que ele tinha sido iniciado; no caminho, passei pelas lojas de Free Shop, que estavam abertas, apesar da ausência de clientes…

Free Shop de Guarulhos
Free Shop de Guarulhos

O EMBARQUE NO AIRBUS A350-1000

– a caminhada foi longa até o Portão 326 do Aeroporto de Guarulhos; esteiras rolantes deveriam ajudar no deslocamento, mas elas estavam desligadas, acho que era uma forma do aeroporto economizar energia, me parece justificável em função do reduzido fluxo de passageiros daquela época

– o Airbus A350-1000 que me levaria até Doha já estava acoplado à ponte de embarque do terminal paulista; de prefixo A7-ANO, foi entregue em outubro de 2020, ou seja, tinha menos de 06 meses de operação

Airbus A350-1000 em Guarulhos
Airbus A350-1000 em Guarulhos

– o embarque do voo QR774 foi iniciado um pouco depois de 02:00h, com a convocação dos passageiros que viajariam na classe Executiva; uma pequena fila se formou em frente ao Gate

Embarque Portão 326
Embarque Portão 326
Embarque Portão 326

– a porta 2L do Airbus estava sendo utilizada para a entrada dos passageiros; a ponte de embarque de vidro do Aer. de Guarulhos permitiu boa visão do A350 da QATAR, que carrega a tradicional pintura da companhia do Golfo

Airbus A350-1000 em Guarulhos

– a chegada na classe Executiva deste A350-1000 é impactante: a iluminação em tom roxo deixa o ambiente simplesmente lindo!

Cabine do A350 da Qatar

– os assentos são na verdade cabines individuais com uma excelente configuração 1-2-1 (ou seja, todos os passageiros têm acesso livre aos corredores da aeronave); 46 pessoas podem voar nesta classe superior, mas neste voo a ocupação era baixa, éramos apenas 08 (na classe Econômica, são 281 assentos)

Cabine do A350 da Qatar
Cabine do A350 da Qatar
Cabine do A350 da Qatar
Cabine do A350 da Qatar
Cabine do A350 da Qatar
Cabine do A350 da Qatar

– eu consegui fazer a escolha prévia do meu lugar na janela de check-in, selecionei o 9A, na última fileira da 1ª seção da Business Class; eu voaria “de costas“, com ótima visão para o conjunto “asa+motor” esquerdo do A350

Assento 9A no A350
Assento 9A no A350

– um travesseiro de ótimo tamanho e um confortável cobertor já estavam disponíveis em cima de cada assento da Business Class

Cobertor e Travesseiro

– logo depois que acomodei minha mala de bordo no bagageiro superior, o Comissário me ofereceu um welcome drink: um champagne rosé servido em temperatura perfeita

Welcome drink da Qatar

– em seguida, de forma extremamente educada, uma outra Comissária me perguntou se eu conhecia a QSUITE e se prontificou a explicar o funcionamento de todos os botões da poltrona, indicando que a tomada universal e a porta USB poderiam ser utilizadas para carregar equipamentos eletrônicos

Comandos da poltrona

– eram 02:36h quando tivemos um anúncio do Comandante que informou a duração estimada do voo até Doha no Qatar (cerca de 13 horas) e que voaríamos a uma altitude de 41 mil pés

– a necessaire da grife italiana BRIC’S também já estava disponível no meu lugar; a QATAR não incluiu kit dental (escova e pasta) e de barbear (aparelho e creme), por isso, ela trazia apenas meia, tapa-olho, protetor auricular, um pequeno frasco dehydrating facial mist” e outro deanti-ageing cream” 

Necessaire da Qatar
Necessaire da Qatar

– em um pequeno nicho no vão de entrada da cabine individual estava disponível o cartão com as instruções de segurança do Airbus A350-1000 da QATAR

Porta Revistas
Safety Card do A350
Safety Card do A350

– para completar a enorme lista de facilidades que este assento da QSUITE da QATAR oferece, na parte superior está instalada uma luz de leitura e na parte inferior um compartimento com um espaçoso “porta treco”, onde uma garrafa de água já estava disponível

Luz de leitura
Porta-trecos e garrafa de água

O VOO PARA DOHA

– antes da partida, o vídeo com instruções de segurança começou a ser exibido de forma obrigatória nos monitores individuais, que tinham um ótimo tamanho, com alta resolução de tela; este conteúdo é bem engraçado e usa como protagonista o time de futebol espanhol do Barcelona

Vídeo de Segurança
Vídeo de Segurança
Vídeo de Segurança

– o procedimento de pushback foi iniciado às 02:48h (partiríamos com um pequeno atraso de 08 minutos) e começamos a taxiar pelo pátio de Guarulhos, quando uma chuva forte caía no aeroporto paulista

Taxiando em Guarulhos
Taxiando em Guarulhos

– perto de 02:55h alcançamos a cabeceira da pista 09L/27R (que tem 3.700 metros de extensão), ficamos um tempinho aguardando a autorização para a decolagem, que só foi iniciada às 03:00h; o vídeo da “arrancada” está publicado lá no YouTube do V&A:

– o sinal de apertar cintos foi apagado às 03:06h e fui logo conferir o banheiro instalado ao lado da porta 2L do Airbus A350 e que ficava bem ao lado do meu lugar; de tamanho apenas razoável, estava limpíssimo (ainda era início do voo)

Banheiro do A350
Banheiro do A350
Banheiro do A350

– em uma bandeja ao lado da pia, a QATAR oferecia o kit de barbear (aparelho e creme) e dental (escova e pasta); descobri que há um estoque destas amenidades nas gavetas dos banheiros

Amenidades da Qatar

– a QATAR instalou sistema de conectividade neste Airbus A350 e oferecia um pacote com uma excelente relação custo-benefício: 10 dólares para ficar conectado durante o voo inteiro; não hesitei em contratar (o pagamento é feito por cartão de crédito); a velocidade de acesso era bem razoável, eu cheguei a postar vários vídeos nos Stories do Instagram

– a QATAR descreve as opções do serviço de bordo em dois menus impressos: um para a comida (cinza) e outro para as bebidas alcóolicas (roxo)

Menus da Executiva da Qatar
Opções de jantar

– a companhia do Golfo oferece 02 tipos de champanhe (que é sempre a minha primeira opção de bebida a bordo): o Pommery – Brut Royal e o Gosset Brut – Grand Rosé, que é meu preferido; ele foi servido logo depois que fiz as escolhas do jantar, junto com um potinho de nuts

Opções de Champagne
Champagne e nuts

– o sistema de entretenimento a bordo do Airbus A350-1000 da QATAR é excelente: o monitor é de ótimo tamanho, com alta resolução; o conteúdo disponível é variado e com muitas opções em português

Monitor do Sistema de Vídeo
Jantar da Qatar

– o fone de ouvido, que estava disponível embalado em plástico indicando que tinha sido higienizado, funciona muito bem, isolando o ruído externo

Fone de ouvido
Fone de ouvido

– além da tela touchscreen, a navegação pelo sistema pode ser feita pelo controle remoto disponível na coluna principal da estrutura do assento

Controle Remoto do IFE

– e não demorou para a verdadeira orgia gastronômica da QATAR começar!!!!!! O jantar é servido em etapas: entrada (pães e comidinhas árabes típicas), prato principal (escolhi o filé com purê de batatas e ervilhas, além de legumes) e sobremesa (mini-crepe de doce de leite e banana); TUDO DELICIOSO!

Jantar da Qatar
Jantar da Qatar
Jantar da Qatar

– logo depois de comer muito e muito bem, o sono bateu forte, já era o meio da madrugada (lembrando: decolei às 03h da manhã do Brasil); o assento reclina 180º e se transforma em uma espaçosa cama; a QATAR disponibiliza uma espécie de “cobertura” para cobrir a base, de forma a torná-lo ainda mais confortável; o travesseiro e o cobertor que a companhia do Golfo oferece são ótimos

Posição Cama
Posição Cama

– não demorei a “apagar” e tive um sono bom por mais ou menos 07 horas; era muito fácil fechar e abrir a porta da minha cabine individual; sem dúvidas, a privacidade e o silêncio por ela proporcionados foram responsáveis por este muito oportuno descanso

Porta da Qsuite

– no meio da madrugada, acordei e levantei para ir ao banheiro; na galley, estava disponível uma cesta de snacks (além de água e bebidas alcoólicas), algo bem providencial

Cesta de snacks

– quando acordei de vez, dei uma conferida nos e-mails e nas redes sociais, o Wi-Fi a bordo continuava com boa qualidade de conexão; demorei um pouco para levantar, pois a cama estava muito boa…coloquei o assento na posição vertical e abri a janela…já era dia e a imagem do conjunto asa + motor esquerdo do A350 era simplesmente linda, com um mar de nuvens brancas abaixo

Início do dia na África
Início do dia na África
Início do dia na África

– a tripulação de cabine percebeu que eu já tinha despertado e uma Comissária veio até mim e perguntou se eu queria tomar o café da manhã; aceitei e cerca de 45 minutos depois de levanta estava fazendo a primeira refeição do dia: omelete com batatas, frutas, iogurte/granola, croissant/geléia/manteiga, café, suco de laranja e água; tudo fresco e saboroso

Café da manhã da Qatar
Café da manhã da Qatar

– depois de matar a fome, fui conferir um outro banheiro dedicado para os passageiros da Classe Executiva e que está instalado na parte frontal da aeronave; e algumas coisas me chamaram a atenção, especialmente o tamanho (muito maior do que o outro) e uma janela! O toalete estava limpo e os kits dental e de barbear também estavam disponíveis

Banheiro com janela no A350
Banheiro com janela no A350

– no caminho de volta para o meu lugar, fiz um caminho mais longo passando pelo corredor direito do A350; aproveitando muitos lugares vazios, parei para fazer fotos e, mais uma vez, o cenário estava lindo: um céu azul e um deserto multi-colorido lá embaixo!!!! Uma bela tarde na África!!!!!

Tarde na África
Tarde na África
Tarde na África
Tarde na África
Tarde na África

– continuei acompanhando o nossa passagem pelo continente africano, fazendo cliques do meu assento e, também, na última fileira da Business Class, onde se tinha uma visão mais lateral do enorme motor Rolls-Royce Trent XWB

Início do dia na África

– aproveitei a baixa ocupação para fazer mais alguns registros da lindíssima cabine da classe Executiva desta máquina da QATAR AIRWAYS, sem incomodar os demais passageiros que dividiam aquela experiência comigo

Visão geral da cabine
Visão geral da cabine
Visão geral da cabine
Visão geral da cabine

– umas 02 horas depois, mais um show de imagens pela janela do Airbus A350-1000 da QATAR, mas desta vez de um deslumbrante pôr do sol, presenciei um final de tarde simplesmente maravilhoso em algum lugar na África; são muitas fotos, por este momento mereceu muitos e muitos registros

Final de tarde na África
Final de tarde na África
Final de tarde na África
Final de tarde na África
Final de tarde na África
Final de tarde na África
Final de tarde na África
Final de tarde na África

– já era fase final do voo e percebi que ainda não tinha acessado a opção “Mapa de Voo” disponível no sistema de entretenimento a bordo; naquele momento, faltavam 01 hora e 47 minutos para chegarmos no destino, voávamos a quase 11.900 metros de altitude e a mais de 930 quilômetros por hora

Mapa de Voo
Mapa de Voo
Mapa de Voo
Mapa de Voo

– logo depois, foi servido o último ato gastronômico que a QATAR oferece aos seus passageiros de classe superior: um prato de uvas e queijos, acompanhado de torradinhas (e champagne)

Lanche da Executiva da Qatar

– por volta de 15:30h (horário do Brasil) tivemos um anúncio do Piloto de que já estávamos em procedimento de descida para pouso em Doha, o que deveria acontecer em 35 minutos; a temperatura no Qatar era de 26 graus e ressaltou que chegaríamos 1 hora antes do previsto; no final, ele falou: Boa noite e até a próxima”: tínhamos um brasileiro no comando do Airbus!!!!!

– ainda dava tempo para um último champagne: a Comissária me deu a “triste” notícia de que o meu preferido rosé tinha acabado (provavelmente, eu era o principal culpado) e aceitei a outra opção, que era excelente também; ganhei também uma caixinha do tradicional chocolate da marca Godiva, uma lembrança de despedida

Chocolate de despedida
Chocolate de despedida

– o sinal de apertar cintos foi acionado às 15:40h (ainda na hora brasileira); eram 15:49h quando ouvimos pelo sistema de áudio o tradicional anúncio vindo do cockpit: “Cabin Crew, please prepare for landing” e 07 minutos depois, o trem de pouso da aeronave foi armado e travado

– como estava tudo escuro lá fora, resolvi acompanhar a fase final do voo pelas câmeras externas disponíveis no sistema de vídeo: são 03, instaladas na cauda, na “barriga” e na frente do Airbus A350

Câmeras externas do A350
Câmera externa do A350
Câmera externa do A350

tocamos o solo de forma extremamente segura às 16:00h (22:00h no horário local), utilizando a pista 16L (que tem impressionantes 4.850 metros de extensão); o tempo total de voo ficou em 13 horas cravadas; taxiamos rapidamente pelo pátio do Aer. de Doha e, 05 minutos depois já estávamos encostando no Portão B3

Taxiando em Doha
Estacionando em Doha

– o processo de desembarque não demorou a ser iniciado e foi realizado pela porta 1L do Airbus A350-1000 da QATAR; as pontes de embarque deste terminal não me agradam, pois não permitem vista livre para as aeronaves no pátio, os vidros tem este formato de “colmeia

A350 da Qatar em Doha
A350 da Qatar em Doha

AVALIAÇÃO GERAL: a experiência deste voo pode ser resumida em uma única palavra: EXCELENTE; a relação custo-benefício da emissão da passagem com pontos do programa LATAM PASS foi excelente; o Airbus A350-1000 da QATAR AIRWAYS é uma aeronave excelente, que oferece uma série de facilidades aos passageiros que enriquecem a experiência de um voo de 13 horas de duração; a classe Executiva da companhia do Golfo é excelente; a atitude da tripulação em todos os contatos durante a longa jornada foi excelente e serviço de bordo (todas as etapas) foi excelente

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