Voando com a Qatar (IST/DOH)

– a longa jornada para assistir a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA entre Flamengo e Liverpool continua; agora é a vez de voar entre 02 países que geograficamente pertencem ao Oriente Médio
– a distância total entre Istambul (na Truquia) e Doha (no Qatar) é de apenas 1.713 milhas (cerca de 2.755 quilômetros)

A EMISSÃO DA PASSAGEM
– as milhas do Programa Smiles são sempre a melhor opção para emissão de bilhetes para voar com a QATAR AIRWAYS, geralmente, com boa disponibilidade para a classe Executiva
– a companhia do Golfo opera 02 voos diários de Doha para o maior aeroporto que atende a região de Istambul (e mais 03 são operados para o outro terminal que atende a cidade turca – Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen/SAW)
– com 18.400 milhas era possível emitir um ticket para voar em classe Econômica e com 28.900 milhas se consegue uma passagem em classe Executiva; a diferença de milhas entre uma classe e outra era pequena, por isso, decidi gastar um pouco mais e viajar com mais conforto (a taxa de embarque foi de R$ 116,06)


– depois que recebi o e-mail do SMILES com a confirmação da emissão, peguei o código da reserva e acessei diretamente o site da QATAR AIRWAYS; estava tudo certo, o bilhete já era reconhecido e consegui até fazer a reserva prévia de assento


A CHEGADA NO AER. DE ISTAMBUL
– eu parti do Brasil em uma 4ª feira a noite, a bordo de um Boeing 787-8 da LATAM CHILE, em um voo longo de 13 horas de duração (confira AQUI como foi este voo em classe Executiva)

– no final do dia seguinte (5ª feira), depois de fazer uma tensa conexão na capital financeira de Israel, um Boeing 777-300ER da TURKISH AIRLINES me levou até a Turquia, onde cheguei por volta de 01:20h da 6ª feira (confira AQUI como foi este voo em classe Econômica)

– a minha conexão no maior aeroporto turco seria bem longa, pois o voo para – finalmente – chegar em Doha partiria somente às 13:35h
O AEROPORTO DE ISTAMBUL/IST
– o antiquado Aeroporto Ataturk funcionou como principal aeroporto internacional que atendia a região de Istambul até abril de 2019; passei por lá a última vez no Carnaval de 2019, a caminho das Ilhas Seychelles


– desta vez, cheguei no novíssimo terminal internacional que foi inaugurado outubro de 2018, mas somente em 06 de abril de 2019 foi feita a transferência de todos os voos do Ataturk, depois de seguidos adiamentos
– ele fica no distrito de Arnavutköy, no lado europeu de Istanbul; depois de uma pesquisa rápida na Internet, me chamou muito a atenção a seguinte notícia : os jornais locais afirmam que mais de 400 trabalhadores morreram durante as obras, o que é negado pelas autoridades turcas
– a construção iniciada em 2014, portanto, levou 05 anos para ser construído; atualmente, ocupa uma impressionante área de 1.440.000 metros quadrados e terá capacidade para atender a até 200 milhões de passageiros em 2025, quando todas as fases estiverem concluídas (atualmente, pode atender 90 milhões)
– depois que desembarquei do B777-300ER da TURKISH AIRLINES e tive contato com o novo terminal de passageiros, a primeira impressão foi de total surpresa: que estrutura enorme e linda! Simplesmente impressionante; fui para o lado direito, seguindo as placas indicativas, percorrendo um longo corredor curvado e com teto alto; a quantidade de colunas que dão suporte à estrutura chama a atenção



– depois de descer um lance de escada rolante, cheguei na área que dá acesso às conexões, controle de passaporte e restituição de bagagem; esta parte do novo aeroporto também é muito ampla, mas tem teto mais baixo e é muito bem sinalizada (sempre em inglês e turco)





– eu não precisaria passar pela imigração, em função da minha conexão; quando fui passar no controle de segurança para acessar a área de embarque, presenciei uma confusão: um cidadão visivelmente alterado pela bebida alcoólica se recusou, aos berros, a retirar a bota que calçava para passar pelo aparelho de raio-x; era o único equipamento que estava funcionando naquela madrugada, por isso, tive que esperar a treta ser resolvida; os agentes chamaram a polícia, que demorou uns 05 minutos para chegar e fizeram uma inspeção rápida e o sujeito chato foi autorizado a ir embora
– depois de subir um lance de escada rolante, alcancei o saguão principal da área de embarque e constatei que, na verdade, o aeroporto ainda está em obras, com muito barulho de máquinas trabalhando naquela hora e alguns tapumes isolando alguns espaços



– apesar disso, este parte do novo terminal também impressiona muito positivamente: é simplesmente lindo, com arquitetura moderna e iluminação futurística; as lojas, que vendiam os produtos mais variados, investiram muito na instalação de muitos, chamativos e grandes painéis eletrônicos





– naquela hora da madrugada, o movimento de passageiros era pequeno (há muitos voos da TURKISH AIRLINES partindo até 02:30h, depois o número de decolagens diminui bastante até 05:30h)


A SALA VIP IGA LOUNGE
– um hotel está instalado dentro do novo aeroporto, perto da área de conexão; cheguei a pensar em ficar nele, mas pesquisei e achei caro demais para ficar apenas algumas horas, por isso, preferi me sacrificar um pouco e dormir na Sala VIP
– para isso, eu tinha feito uma criteriosa pesquisa sobre qual Sala VIP a QATAR AIRWAYS utiliza neste novo terminal e quais facilidades ela oferecia: as informações indicacam que a IGA LOUNGE tinha sala de banho e área de descanso para os passageiros, além de funcionar 24 horas, portanto, parecia ser uma boa opção
– a sinalização era muito boa, não foi difícil achar o Lounge; depois de alcançar um andar superior (usando escada rolante) cheguei lá por volta de 02:00h


– este Lounge atende aos passageiros de muitas outras companhias aéreas além da QATAR AIRWAYS, dentre elas, EITHAD, GULF AIR, EMIRATES, AEROFLOT e BRITISH AIRWAYS; na entrada, há um grande mapa do espaço, indicando que se tratava de um ambiente bem grande


– e de fato, era um Lounge gigantesco: são muitos ambientes (business center, área social, restaurante, open bar, grande área kids, sala de TV, pequena e exclusiva loja Duty Free, terraço para fumantes, mesa de sinuca e 01 profissional fazendo massagem); de negativo, a ausência de visão para o pátio de manobras do aeroporto, uma pena









– logo que entrei, fui direto para o banheiro, onde 02 salas de banho estão instaladas; uma delas estava livre, por isso, meu pedido para tomar uma chuveirada foi atendido prontamente; a toalha fornecida era descartável, mas era feita de um material com alta absorção de água, funcionou razoavelmente bem; foi providencial



– do banho, fui logo para a área de descanso, localizada em uma parte mais para a direita do espaço; e me decepcionei: era bem ruim e totalmente diferente de outros Lounges que já passei pelo mundo; primeiro: a área era totalmente aberta (o teto da Sala é o do próprio aeroporto), todo o barulho do saguão principal ecoava ali (inclusive das obras em andamento); segundo: a luminosidade era alta e nada convidativa para um bom descanso; por fim, a “cama” na verdade era um estiloso “divã” com design em forma de raio (não era reto!), foi muito difícil arrumar uma posição minimamente boa para dormir; resumindo: tive uma péssima noite de sono


– na zona mais central fica o maior ambiente do Lounge: a área do restaurante; são muitos conjuntos de mesas e – confortáveis – cadeiras espalhados em dois salões, muito bem decorados





– o buffet fica ao fundo de um destes salões e as opções de comida foram sendo renovadas enquanto estive por lá, dependendo da hora; uma grande bancada trazia muitas opções de doces, todos deliciosos





– as bebidas (água com e sem gás, suco de latinha, refrigerantes e cervejas) estão disponíveis nas laterais do zona de buffet, em refrigeradores abertos

– fiquei no IGA Lounge até 12:30h, quando faltavam um pouco mais de uma hora para a partida do voo
O EMBARQUE NO BOEING 777-300ER
– os grandes painéis eletrônicos indicavam que o embarque do voo QR240 seria realizado pelo portão 7 da Seção A, localizada no extremo esquerdo do terminal
– ao contrário do baixo fluxo de passageiros que observei durante aa madrugada, naquela hora a movimentação era grande, com muitas pessoas transitando pelo grande salão de embarque; apesar da maior luminosidade natural, os letreiros das lojas continuavam a chamar a atenção





– para chegar ao meu portão de embarque, o trajeto incluiu descer para o pavimento inferior por meio de uma grande escada rolante, que dá acesso à área onde ficam efetivamente os gates; depois, para chegar na parte final desta Seção, esteiras rolantes auxiliam na caminhada




– no meio do caminho, finalmente e aproveitando as grandes janelas de vidro, pude observar como é a fachada externa deste novo Aeroporto de Istambul

– esta parte do novo terminal é igulamente linda, com uma arquitetura super moderna; fiquei tirando várias fotos e analisando o ambiente, por isso, cheguei nos arredores do portão A7 somente às 12:55h



– logo depois que arrumei um lugarzinho para sentar, meu nome foi anunciado pelo sistema de áudio, requisitando minha presença no balcão de atendimento da QATAR AIRWAYS no Portão; como tinha feito meu check-in no aplicativo da companhia aérea, me pediram informações sobre meu voo de saída de Doha; mostrei meu comprovante de compra do voo para Miami (também usei milhas do Programa Smiles), a pendência foi resolvida e ganhei um novo boarding pass (impresso)
– eu estava acompanhando pelo FlightRadar a vinda para Istambul da aeronave que me levaria até o Qatar e vi que ele tinha saÍído com atraso, o que, certamente, iria refletir no meu real horário de partida
– a visão para o pátio é ótima e tive a oportunidade de clicar aeronaves que, provavelmente, nunca veremos nos aeroportos brasileiros: um Boeing 787-8 da UZBEKITAN AIRLINS taxiando para partir para Tashkent e um Airbus A340 da iraniana MAHAM AIR que tinha acabado de chegar de Teerã


– eram 13:30h (ou seja, apenas 05 minutos antes do horário programado de partida) quando um funcionário anunciou o início do embarque; muitas pessoas prontamente formaram filas em frente ao portão, mas, de fato, o procedimento ainda demorou mais uns 05 minutos para realmente começar



– o Boeing 777-300ER de prefixo A7-BAE iria operar o voo da Turquia até o Qatar; ele foi entregue em março de 2009 e sempre teve as cores tradicionais da companhia do Golfo



– a Porta 1L estava sendo utilizada para o embarque dos passageiros da classe Executiva e uma janela na ponte permitiu que eu tirasse uma foto do outro finger acoplado na Porta 2L, que era usado pelas pessoas que voariam na classe Econômica

– este B777 ainda não carrega a nova Business Class da QATAR denominada QSuites (cabines individuais); eu já tive a oportunidade voar e avaliar este inovador produto na Volta ao Mundo de 2018, saindo de Doha e chegando em Frankfurt/Alemanha a bordo de um Airbus A350 (confira AQUI como foi este voo)
– a configuração desta aeronave era – a ruim – 2 x 2 x 2 (pior do que a 1 x 2 x 1 já adotada na maioria das aeronaves deste mesmo modelo da LATAM BRASIL, por exemplo, e melhor do que a tenebrosa 2 x 3 x 2 que ainda existem em poucos aviões da companhia brasileira); como sempre registro nas minhas avaliações, considero o acesso direto ao corredor de todos os passageiros que voam na classe Executiva como um requisito básico de conforto, que não era preenchido nesta aeronave





– são 06 fileiras na classe Executiva, com capacidade total de 42 passageiros (são mais 217 lugares na classe Econômica); neste voo, casa cheia, estava lotado
– meu assento era o 4K, uma janela do lado direito da aeronave, na última fileira da 1ª seção da Business Class; um senhor com cara de alemão viajaria ao meu lado (por sinal, ele achou que estava na Oktoberfest durante o voo, pois tomou umas 08 latinhas de cerveja)


– logo depois que me acomodei, foi oferecido (e obviamente, aceito!) o welcome drink: o champagne foi servido em ótima temperatura e em uma taça alta; logo depois, toalhinhas quentes foram distribuídas

– os botoões de regulagem do assento ficam na ponta do braço direito e tem um lugar para guardar os sapatos perto do chão, abaixo do monitor do sistema de entretenimento


– em cima dos assentos, a QATAR AIRWAYS já tinha colocado o conjunto de cobertor e travesseiro e a pequena necessaire, que não sem compara a aquela de grife famosa que é distribuída em voos de longa duração; esta trazia apenas os produtos básicos: par de meias, tapa-olhos, protetor auricular e lip balm

– o menu impresso indicava que haviam 02 opções de entrada (comidinhas árabes ou combinado de camarão e vieira com azeite), 03 de prato principal (filé com cogumelos e aspargos, tahine de frutos do mar ou massa tortellini de queijo) e 02 de sobremesa (pudim de tâmaras e nozes ou frutas frescas com calda de hortelã)


– a muito simpática Comissária anotou o meu pedido do serviço de bordo antes da partida
O VOO PARA DOHA/DOH
– o procedimento de pushback foi iniciado às 14:15h, portanto, partíamos com considerável atraso de 40 minutos; neste momento, o vídeo com as instruções de segurança começou a ser exibido de forma compulsória nas tela individuais; primeiro em inglês e, depois, em árabe




– como disse anteriormente, este aeroporto ocupa uma incrível área de 1.440.000 metros quadrados nos arredores de Istambul, por isso, o taxiamento foi extremamente longo: depois de passar em um plano mais inferior perto da cabeceira 35L, tivemos que cruzar por uma via auxiliar toda a extensão da pista até chegar somente às 14:32h na cabeceira 17R, quando ainda ficamos um pouquinho em posição de espera





– a decolagem foi, de fato, iniciada às 14:35h, quando os 02 motores General Electric GE-90 foram acionados em potência máxima; foram necessários 39 segundos para tirar o Boeing 777 do chão


– a QATAR AIRWAYS oferece a facilidade de conectividade a bordo e a 1ª hora é grátis, com uma qualidade de conexão bem limitada; caso o passageiro queira continuar navegando no restante do voo, é oferecido um pacote por US$ 10, com uma maior velocidade de acesso
– para abrir o apetite dos passageiros, às 14:50h foram oferecidos bebidas e um potinho de nuts; claro que aceitei e, para variar um pouco (só que não!), pedi champagne, variando para o rosé desta vez, e foi uma ótima pedida: estava delicioso

– a tela do sistema de entretenimento tinha tamanho razoável, mas a resolução não era boa, sem dúvidas, de geração mais antiga; a opção de conteúdo em português está disponível, afinal a QATAR AIRWAYS voa diariamente para Guarulhos/GRU e de lá para Buenos Aires/EZE


– escolhi para assistir o filme “Rainhas do Crime”, estrelado por Melissa McCarthy, Tiffany Haddish e Elisabeth Moas e que conta a história de três esposas de mafiosos irlandeses que assumem os esquemas criminosos depois da prisão deles

– antes do início da exibição, é obrigatório assistir a propagandas, a primeira delas com o astro Neymar, seguidas de mais outras 3 ou 4: um saco! Como me irrita este merchandising…mas faz parte, afinal, é uma fonte de receita para as companhias aéreas


– o controle remoto fica escondido no encosto de braço esquerdo da poltrona, na coluna central; o fone de ouvido estava embrulhado em um plástico, indicando que tinha sido higienizado; de ótima qualidade, faz isolamento perfeito dos ruídos da cabine


– e o banquete da QATAR começou: a mesa é preparada pela Comissária mediante uma liturgia perfeita, com muita calma e leveza em cada gesto; uma cesta de pães quentinhos e uma pequena luminária imitando uma vela fazem parte do ritual


– a entrada (eu escolhi as comidinhas árabes) foi servida às 15:10h o prato principal (optei pelo filé) foi servido 15 minutos depois; tudo estava simplesmente delicioso



– para finalizar com chave de ouro uma excelente refeição a bordo, a sobremesa foi servida às 15:50h: o pudim de tâmaras e nozes estava nota 10

– depois de saborear o serviço da QATAR, fui conferir o banheiro; são 02 toaletes dedicados para os passageiros da classe Executiva, instalados entre as duas sessões da business class; de ótimo tamanho, estava limpo; nas gavetinhas estavam disponíveis o kit barbear e o kit dental, que eram itens faltantes da necessaire





– depois que voltei para meu lugar, por volta de 17:25h, dormi profundamente por alguns minutos e só acordei com a movimentação da cabine, que já estava sendo sendo preparada para o pouso; quando olhei pela janela, tomei um susto: um final de dia lindo, que espetáculo o sol indo embora no Oriente Médio!!!!







– hora de conferir os dados sobre o voo providas pelo software de Mapa de Voo do sistema de entretenimento deste Triplo 7; naquele momento, falavam 35 minutos para a chegada em Doha, voávamos a uma velocidade próxima de 800km/h (500 milhas por hora), a uma altitude de 29.000 pés e a temperatura externa era de -27 graus Celsius (-14 graus Fahrenheit)







– quando já estávamos em procedimento de descida, os monitores individuais começaram a exibir propagandas institucionais da QATAR AIRWAYS, com destaque para os Prêmios Skytrax conquistados recentemente pela companhia


– e não era só isso: foi exibido também um outro video promovendo a Copa do Mundo da Fifa que será realizada no Qatar no final de 2022



– antes das 18:00h, a escuridão tomou conta da paisagem lá de fora; como despedida da tripulação, a Comissária distribuiu uma caixinha do chocolate suiço Godiva

– o pouso feito com toda segurança às 18:06h pela pista 16L, que tem 4.850 metros de extensão, com isso, a duração total do voo foi de apenas 03 horas e 31 minutos de voo; o taxiamento foi rápido e às 18:10h já estávamos parados em uma posição remota do pátio do Aer. de Doha



– o desembarque foi realizado unicamente pela porta 2L do Boeing 777-300ER; os passageiros da classe Executiva são levados ao terminal por meio de um ônibus exclusivo, que já nos aguardava em frente à escada acoplada à aeronave



– de dentro do busão, consegui tirar uma foto de um outro Triplo 7 da QATAR AIRWAYS e que carrega uma pintura especial alusiva à aliança ONE WORLD

– trarei mais detalhes do imponente Aeroporto de Doha no flight report do voo que me tirará do Oriente Médio com destino aos Estados Unidos; este terminal tem algo que eu só vi por lá: os passageiros que chegam no Qatar de classe Executiva ou Primeira Classe podem usar um lounge dedicado para o processo de imigração; depois de tomar um café expresso e beber um refrigerante, não peguei fila alguma para carimbar meu passaporte e entrar no país



AVALIAÇÃO GERAL: a emissão da passagem recorrendo ao Programa Smiles teve uma excelente relação custo-benefício: menos de 30.000 milhas para voar em classe Executiva com a melhor companhia áerea do mundo; o novo Aeroporto de Istambul é um espetáculo, tudo impressiona pela modernidade e dimensão de sua estrutura; se não fosse a péssima experiência de sono no IGA Lounge, a passagem por lá teria sido muito boa, pois é um espaço gigantesco que oferece muitas facilidades aos passageiros; o Boeing 777-300ER, com seu motor GE-90 é uma máquina fantástica, mas a estrutura da Business Class é um ponto negativo (2 x 2 x 2); como sempre, o nível do serviço de bordo foi altíssimo e a atitude da tripulação foi exemplar, marcas registradas da QATAR AIRWAYS

Obs: a capital de Israel é Jerusalem, acredito que sua escala tenha sido em Tel Aviv (principal centro financeiro do pais)
Você tem toda razão! Já fiz o ajuste necessário. Bons voos!