Fotografando pelo Mundo – Londres
Este post está um pouco atrasado, afinal, ele retrata o resultado de uma sessão de fotos que fiz na cabeceira do Aeroporto de Heathrow/LHR em Londres no início do mês de março.
Já se passaram muios meses, acho que é válido relembrar um pouco da história desta ida à capital britânica.
No Carnaval deste ano fui com a patroa para as paradisíacas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico, e tivemos que mudar os planos da viagem em função de um problema familiar, com o retorno antecipado dela para o Brasil.
Voltamos para a Europa no Boeing 767-300ER da alemã CONDOR (confira AQUI como foi este voo diurno em classe Econômica).
A patroa retornou na 4ª feira de Cinzas para o Rio de Janeiro/GIG no Boeing 747 da LUFTHANSA que parte diariamente de Frankfurt/FRA. Eu decidi manter o restante do roteiro original, indo de trem para Munique, onde ficaria até sábado. De lá, pegaria um voo para Roma/FCO, de onde pegaria no domingo um Boeing 767-300ER da LATAM BRASIL para voltar para casa.
Neste meio tempo, decidi mudar a programação: eu estava muito perto de Londres, a poucas “horas” de distância, e queria muito fazer uma sessão de spotting por lá. Eu já fiz isso uma vez no início de 2017 e foi simplesmente sensacional (confira AQUI como foi).
Fiz minhas pesquisas na Internet e consegui um ótimo preço para voar no sábado cedinho pela 1ª vez para London City (o aeroporto central da cidade britânica) com a BRITISH AIRWAYS a bordo de um Embraer E-190 (confira a avaliação completa deste voo AQUI). E “torrei” algumas milhas Smiles para emitir uma passagem da ALITALIA de Londres para Roma no final do dia.
O transporte público em Londres funciona muito bem, depois de pousar, peguei uma combinação de trem e metrô e, cerca de 01 hora depois, cheguei na região da Myrtle Avenue, famoso ponto de fotografia dos pousos pela pista 27L do maior aeroporto inglês.
Chegar lá é muito fácil: saindo do centro da cidade, bastar pegar a Piccadily Line do metrô em direção “Heathrow Terminal 1,2,3 and 5” e descer na estação Hatton Cross. Foi neste local que estive em 2017, mas, naquele dia, as operações estavam sendo feitas pela pista 27R. Pesquisei na Internet qual seria o local mais indicado para ficar tirando fotos nesta outra pista.
A caminhada demorou um pouco mais de 15 minutos até a Eastern Perimeter Rd., uma avenida pouco movimentada, mas com muitos ônibus passando, em uma área bem bonita, próxima a um bosque.
Quando cheguei, somente mais uma pessoa estava lá. Mas o número de spotters foi aumentando com o passar do tempo.
O frio era intenso (temperatura de 12 graus), com muito vento, o que tornava a sensação térmica ainda mais baixa. A paisagem mudava a cada instante, com muitas nuvens e um céu cinzento em um momento, e nuvens menos pesadas e um céu parcialmente azul em outros.
Esta constante variação da luminosidade já trazia um desafio natural para a qualidade das fotos. Além disso, a distância para as aeronaves era bem maior do que aquela do outro spotting point. Por fim, a lente de maior zoom que eu estava usando na minha máquina era a minha “reserva“, de baixa resolução. E alguns poucos aviões pousaram pela pista 27L, que estava ainda mais longe.
Mas a sessão de fotos foi muito prazerosa. A constância de aeronaves em aproximação é impressionante, elas chegam a todo momento.
Vou começar a exposição com um “desfile” da eclética frota da BRITISH AIRWAYS (afinal Heathrow é o quintal da maior companhia britânica), separando por fabricante das aeronaves:
- Airbus: A319, A320, A321 e A380
- Boeing: B747, B777 e B787
Naquele sábado, eu dei muita sorte, pois 02 aeronaves da BRITISH AIRWAYS com pinturas especiais – retrô – chegaram em LHR:
– Airbus A319 com pintura BEA (prefixo G-EUPJ)
– Boeing 747 com pintura Landor (prefixo G-BNLY) chegando da oficina de pintura de Dublin, na Irlanda, aquele era o voo “inaugural” depois de receber as novas cores
Heathrow também chama a atenção pela grande variedade de modelos e companhias aéreas: é um oportunidade única para registrar máquinas de vários lugares do mundo e que não estou acostumado a ver aqui no Brasil.
O restante dos clicks estão organizados justamente pelo tipo de aeronave, o que facilitou minha organização. Infelizmente, não tive a chance de fotografar o Airbus A350 nem alguma aeronave fabricada pela Embraer nas 03 horas em que fiquei na sessão de spotting. E somente um turbo-hélice pousou. Confira.
Londres é realmente um paraíso dos apaixonados por aviação.
Bons voos!
V&A
Oiii tudo bem? Espero que sim 🙂
Adoreii seu artigo continue assim!
Sucesso.