Mais uma low-cost no Brasil

Apesar da crise econômica que nosso país atravessa e do recente trauma causado pelo stress financeiro que a AVIANCA BRASIL enfrentou e que levou à interrupção de suas operações, o Brasil tem sido alvo da expansão das operações de companhias aéreas de outros países, em especial, do segmento low-cost (baixo custo).

Em novembro de 2018, a chilena SKY AIRLINE, com uma frota de Airbus A319 e A320Neo, passou a operar voos (basicamente, um por dia) para algumas cidades brasileiras (atualmente, são vendidas passagens para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Florianópolis) a partir de Santiago do Chile/SCL.

A319 da Sky (new livery) no Aer. de Santiago
A319 da Sky (old livery) no Aer. de Santiago

Desde março de 2019, a européia NORWEGIAN opera voos de Londres (Aeroporto de Gatwick/LGW) para o Rio de Janeiro, colocando o Boeing 787-9 na rota. Atualmente, 04 vezes por semana o Dreamliner cruza o Oceano Atlântico em direção à capital carioca.

Boeing 787 da Norwegian pousando em Barcelona

Mais recentemente, a argentina FLY BONDI, com uma frota pequena de Boeing 737-800, iniciou a venda de passagens para o Rio de Janeiro/GIG: a partir de 11 de outubro de 2019, os voos partindo de Buenos Aires (frequência de três por semana) começam a ser operados.

Por fim, foi a vez de mais uma companhia com sede na argentina – a JetSMART – ser autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC a operar voos no Brasil.

Comunicado da ANAC

O processo de outorga foi muito rápido: o pedido foi feito no dia 22 de agosto e hoje – 27 de agosto de 2019 – a Diretoria da Agência, por meio da Decisão nº 124, assinada pelo Diretor-Presidente (José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz), decidiu “autorizar o funcionamento no Brasil da empresa estrangeira JETSMART AIRLINES S.A., empresa da Argentina, com capital destacado de US$ 10.000,00 (dez mil dólares americanos), que pretende operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal no território nacional.”

A história da JetSMART na Argentina é recente: começa em março de 2015 com a criação da ALAS DER SUL LINEAS AEREAS S.A. Em julho de 2018, a denominação social da companhia foi alterada para JetSMART AIRLINES S.A.. O documento societário mais recente apresentado à ANAC indica que atual composição acionária é a seguinte:

Composição Acionária da JetSMART na Argentina

Este detalhamento dos acionistas da JetSMART é relevante, pois indica que faz parte do conglomerado INDIGO PARTNERS, uma empresa de private equity que controla algumas companhias aéreas no mundo.

Na América do Sul, a maior e mais antiga operação da INDIGO não é na Argentina (onde estão matriculados 03 Airbus A320, o primeiro deles entregue em dezembro de 2018 e os outros dois em abril de 2019). Isto porque as aeronaves da JetSMART operam desde julho de 2017 no Chile, onde 08 unidades do A320 suportam a operação de voos nacionais e internacionais (para Buenos Aires + Lima e Arequipa, no Peru).

A pintura das aeronaves da companhia chamam muito a atenção: as caudas exibem pássaros, cada avião tem o um diferente animal exposto.

Airbus A320 da JetSmart em Santiago
Airbus A320 da JetSmart em Santiago

Ainda fazem parte do grupo INDIGO as seguintes companhias, que operam exclusivamente aeronaves de corredor único e fabricados pela Airbus: nos Estados Unidos, a FRONTIER AIRLINES (que também tem pintura de caudas que expõe animais), no México e Costa Rica, a VOLARIS e na Europa (Hungria e Reino Unido), a WIZZ AIR.

Airbus A320 da Frontier decolando em Orlando
Airbus A320 da Frontier taxiando na Philadelphia
Airbus A320 da Wizz Air em Barcelona
Airbus A321 da Wizzair em Napoli

Rotas, horários e preços da JeTSMART ainda não foram anunciados. Mas a briga vai ser boa, pois são muitas as companhias que exploram o mercado aéreo entre Brasil e Argentina: GOL, LATAM, AZUL, TURKISH AIRLINES, QATAR AIRWAYS, EMIRATES, ETHIOPIAN AIRLINES e AEROLINEAS ARGENTINAS/AUSTRAL.

Bons voos!

V&A

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.