VOANDO COM A LUFTHANSA (GIG/FRA)
– como já tive a oportunidade de registrar em outro post, geralmente, eu consigo tirar folgas depois do Carnaval; e tradicionalmente, dedico este feriado prolongado para viajar com a “patroa” ou com a família; sendo mais de uma semana, sempre programei viagens internacionais, com muito planejamento e bom gerenciamento de pontos/milhas
– neste ano viajaria somente com a esposa, decidimos que deixaríamos as crianças com as avós e nos programamos para conhecer mais um paradisíaco destino: ILHAS SEYCHELLES, um arquipélago perto de Madagascar no Oceano Índico e que ficou ainda mais famoso depois que o Príncipe William e Kate Middleton (Duque e Duquesa de Cambridge) passaram a Lua de Mel por lá. São 115 ilhas, mas em somente 02 delas há aeroportos: Mahe e Praslin, que estão distantes por 27 milhas (cerca de 40 quilômetros).
– a jornada da ida seria longa (foram mais de 17.000 quilômetros voados), mas, felizmente, todos os voos seriam feitos em classe Executiva:
(1) no sábado de carnaval, sairíamos do Rio de Janeiro com destino a Frankfurt/Alemanha, com a LUFTHANSA
(2) depois de uma conexão longa, com possibilidade de passear no centro da cidade alemã, embarcaríamos com destino a Istambul/Turquia com a TURKISH AIRLINES
(3) a conexão na maior cidade turca seria de menos de 03 horas, onde poderíamos desfrutar o excelente VIP Lounge da TURKISH para depois embarcar com destino a Mahe/Ilhas Seychelles
– esta é a avaliação do primeiro voo, entre Brasil e Alemanha; foram 5.932 milhas (cerca de 9.550 quilômetros) voados entre a Cidade Maravilhosa e principal cidade do país europeu, cruzando o Oceano Atlântico
A COMPRA DA PASSAGEM
– durante o 1º semestre de 2018, eu aproveitei uma série de promoções para acumular pontos no Programa Amigo da AVIANCA BRASIL; comprei alguns produtos em lojas de tênis on line, outros em lojas de departamentos e transferi pontos acumulados em programas de cartões de crédito; além disso, fiz muitas viagens de trabalho voando nos Airbus A318 e A319 entre Rio e Brasília
– no mês de junho, eu já tinha acumulado um bom número de pontos e comecei a programar a viagem do Carnaval de 2019, portanto, com bastante antecedência (cerca de 08 meses); o debate com a patroa e a análise da tabela que a AVIANCA BRASIL adotava na época para a emissão de passagens com as parceiras da aliança global STAR ALLIANCE me levou à ideia de visitar as Ilhas Seychelles
– em classe Executiva, eu precisava de 60.000 pontos (por pessoa) para sair do Brasil e ir para a região sul da África (área na qual as Ilhas Seychelles estão incluídas); para voar na classe Econômica seriam 40.000 pontos e em Primeira Classe seriam 80.000 pontos

Tabela antiga de pontos para emissão Star Alliance

Tabela antiga de pontos para emissão Star Alliance
– a pesquisa no site da AVIANCA BRASIL indicou uma única opção de combinação de voos, com 02 conexões, uma na Alemanha e outra na Turquia; do Rio para Frankfurt o voo seria operado pelo clássico Boeing 747-400 da LUFTHANSA e os 02 voos restantes seriam feitos no Airbus A330 da TURKISH AIRLINES

Detalhes dos voos entre Brasil e Ilhas Seychelles
– o valor das taxas de embarque foi bem razoável, afinal o ticket incluía 03 voos: R$ 266.87 (por pessoa); no processo de emissão de passagens na STAR ALLIANCE há sempre o risco da cobrança da tenebrosa “taxa de combustível” (YQ), geralmente em patamares elevados (~R$ 1.000,00), o que não foi caso, felizmente

Detalhes da taxa de embarque para os voos entre Brasil e Ilhas Seychelles
– como eu informei logo acima, fiz a emissão da passagem em junho de 2018 e foi uma decisão extremamente acertada, pois, em outubro de 2018, a AVIANCA BRASIL fez severas mudanças no Programa Amigo para emissão com as parceiras, quando a tabela de regiões e países foi extinta e uma nova forma de cálculo do número de pontos foi instituída tendo (em tese) como racional a distância voada em cada voo de um bilhete (portanto, voos com conexão seriam mais “caros”)
– a reclamação dos passageiros foi grande, pois a quantidade de pontos aumentou de forma vergonhosa e inexplicável; para se ter uma ideia, uma consulta feita no meio do mês de janeiro de 2019 para viagem no mês de setembro indicou que para o mesmo itinerário e para voar na classe Executiva são necessários agora 270.000 pontos, ou seja, 4,5 vezes mais!!! Surreal!!!!! E se a emissão fosse feita em classe Econômica, a AVIANCA BRASIL agora exige inacreditáveis 200.100 pontos!!!!!!

Tabela nova de pontos para emissão Star Alliance – Classe Executiva

Tabela nova de pontos para emissão Star Alliance – Classe Econômica
A ESCOLHA DOS ASSENTOS
– com o código recebido no meu e-mail, acessei o site da LUFTHANSA na Internet e consegui confirmar que estava tudo OK com nossa passagem, todos os voos estavam corretos e as informações dos passageiros registrados de forma certa

Confirmação de voos – Site da Lufthansa
– além disso, consegui fazer a reserva de assentos; eu consegui também fazer a escolha prévia dos lugares nos voos da TURKISH AIRLINES (o curioso é que este código não foi reconhecido no site da companhia turca); para o voo LH501 operado pela companhia alemã, havia disponibilidade de assentos juntos (14A e 14C) no deck superior (2º andar) do Jumbo (pelo menos foi o que eu interpretei do sistema de check-in da LUFTHANSA…); o mapa indicava que a cabine da classe Executiva tinha o esquema 2 x 3 x 2, semelhante ao Boeing 777-300ER da LATAM BRASIL, ou seja, os passageiros da janela e da poltrona do meio da região central não têm acesso ao corredor da aeronave

Reserva de assentos no deck superior
O AEROPORTO DO GALEÃO/GIG


Área de Check-in da Lufthansa no Galeão

Área de Check-in da Lufthansa no Galeão

Malas Despachadas – Lufthansa

Embarque Internacional no Galeão

Embarque Internacional no Galeão

Entrada da Sala VIP Star Alliance em Guarulhos

Entrada da Sala VIP Star Alliance em Guarulhos
- em maio de 2018, quando partia para Houston no 1º voo da Volta ao Mundo, voando com a UNITED AIRLINES para Houston (confira AQUI como foi), a bordo de um Boeing 767
- em dezembro de 2018, quando partia para Lisboa, voando com a TAP PORTUGAL (confira AQUI como foi), a bordo de um Airbus A340

Sala VIP da Star Alliance no Galeão

Sala VIP da Star Alliance no Galeão

Sala VIP da Star Alliance no Galeão

Sala VIP da Star Alliance no Galeão

Área de Embarque do Terminal 2 do Galeão

Área de Embarque do Terminal 2 do Galeão
– depois de seguir à direita, é preciso enfrentar um novo e longo corredor, desta vez com esteiras rolantes instaladas; esta grande área do GIG estava praticamente deserta, pois tudo indicava que o voo da LUTHANSA para Frankfurt era o único que seria embarcado por ali; muitos lugares vazios em frente a portões de embarque sem aviões indicavam um cenário de escassez de voos a partir do maior aeroporto carioca; mais a frente, apenas 02 lojas estão instaladas, com pouco movimento

Área de Embarque do Terminal 2 do Galeão

Área de Embarque do Terminal 2 do Galeão

Área de Embarque do Terminal 2 do Galeão

Portão C57 no Terminal 2 do Galeão

Portão C57 no Terminal 2 do Galeão

Portão C57 no Terminal 2 do Galeão

Boeing 747-400 da Lufthansa no Galeão

Boeing 747-400 da Lufthansa no Galeão

Assento 14A da Business no B747 da Lufthansa

Assento 14A da Business no B747 da Lufthansa

Assentos 14A e 14C da Business no B747 da Lufthansa

Escada para Upper Deck – B747 da Lufthansa

Necessaire da Business da Lufthansa

Necessaire da Business da Lufthansa

Seat Guru – Configuração da classe Executiva – Main Deck

Seat Guru – Configuração da classe Executiva – Upper Deck
– o voo estava completamento lotado na classe Executiva, os 67 assentos estavam ocupados neste voo partindo do Brasil com destino à Europa

Inside Cabin – Visão Geral do B747 da Lufthansa

Inside Cabin – Visão Geral do B747 da Lufthansa

Inside Cabin – Visão Geral do B747 da Lufthansa

Inside Cabin – Visão Geral do B747 Lufthansa

Inside Cabin – Visão Geral do B747 Lufthansa

Welcome Drink na Business da Lufthansa

Porta USB – Business da Lufthansa

Porta USB – Business da Lufthansa

Vídeo com Instruções de Segurança – Lufthansa

Vídeo com Instruções de Segurança – Lufthansa

Vídeo com Instruções de Segurança – Lufthansa

Informações sobre o Wi-fi a bordo

Informações sobre o Wi-fi a bordo

Pijama da Business da Lufthansa

Sistema de Entretenimento – Opções de Conteúdo

Sistema de Entretenimento – Filme “First Man”

Controle Remoto – Sistema de Vídeo no B747 da Lufthansa

Controle Remoto – Sistema de Vídeo no B747 da Lufthansa

Controle Remoto – Sistema de Vídeo no B747 da Lufthansa

Fone de Ouvido da Business da Lufthansa

Fone de Ouvido da Business da Lufthansa

Fone de Ouvido da Business da Lufthansa

Bebidas do jantar na Business Lufthansa

Menu – Opção de Champagne – Business da Lufthansa

Opções de Cervejas – Business da Lufthansa

Opções de Entradas – Business da Lufthansa

Salada – Business da Lufthansa

Opções de Pratos Principais – Business da Lufthansa

Sistema de Vídeo Inoperante

Entrada do Jantar – Business da Lufthansa

Entrada do Jantar – Business da Lufthansa

Entrada do Jantar – Business da Lufthansa

Salada do Jantar – Business da Lufthansa

Prato Principal do Jantar – Business da Lufthansa

Prato Principal do Jantar – Business da Lufthansa

Menu – Sobremesas – Business da Lufthansa

Sobremesa e Digestvo – Business da Lufthansa

Chocolate após jantar – Business da Lufthansa

Talheres da Business da Lufthansa

Miniatura a venda no Free Shop a bordo

Controle da Poltrona na Business da Lufthansa

Controle da Poltrona na Business da Lufthansa

Posição Cama na Business da Lufthansa

Posição Cama na Business da Lufthansa

Cobertor da Business da Lufthansa

Forro de assento da Business da Lufthansa

Banheiro do B747 da Lufthansa

Banheiro do B747 da Lufthansa

Banheiro do B747 da Lufthansa

Pente e Kit de Barbear – Business da Lufthansa

Filme – “Nasce uma Estrela”

Café da Manhã da Business da Lufthansa – Crepe

Café da Manhã da Business da Lufthansa – Omelete

Visão da janela: Asa + Motores do B747 da Lufthansa

Visão da janela: Asa + Motores do B747 da Lufthansa

Mapa de Voo – GIG/FRA – Lufthansa

Mapa de Voo – GIG/FRA – Lufthansa

Mapa de Voo – GIG/FRA – Lufthansa

Mapa de Voo – GIG/FRA – Lufthansa

Visão da janela: Asa + Motores do B747 da Lufthansa

Visão da janela: Asa + Motores do B747 da Lufthansa

Visão da janela: Asa + Motores do B747 da Lufthansa

Visão da janela: Asa + Motores do B747 da Lufthansa

Visão da janela: Asa + Motores do B747 da Lufthansa

Pouso no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Pouso no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Pouso no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Pouso no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Pouso no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Pouso no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Pouso no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Taxiando no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Boeing 747 da Lufthansa no Aer. de Franfurt

Boeing 767 da United no Aer. de Frankfurt

Boeing 777-300ER da Qatar no Aer. de Frankfurt

Boeing 787-9 da Etihad no Aer. de Frankfurt

Airbus A330 da Condor no Aer. de Frankfurt

Taxiando no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

Taxiando no Aer. de Frankfurt a bordo do B747 da Lufthansa

B747 da Lufthansa no finger do Aer. de Frankfurt

B747 da Lufthansa no finger do Aer. de Frankfurt

B747 da Lufthansa no finger do Aer. de Frankfurt

Boeing 747 da Lufthansa estacionado Aer. de Frankfurt

Boeing 747 da Lufthansa estacionado Aer. de Frankfurt

Quero deixar os meus parabéns pelo excelente Flight Report deste voo. Rico em detalhes, fotos e relatos da sua experiência à bordo. Senti como se estivesse viajando contigo no voo. Parabéns!!! Eu realmente estava procurando um relato assim porque em Outubro vou fazer a mesma rota relatada por você e voando na executiva da Lufthansa. Estou ansioso porque será a minha primeira viagem pela companhia alemã. Pelo seu relato tenho certeza que vou aprovar com louvor. Tenho apenas uma dúvida: o processo de imigração em FRA foi rápido? Pergunto porque, ao contrário da sua conexão, a minha será com um tempo extremamente apertado. Terei apenas 1h30min entre a minha chegada e a decolagem do meu próximo voo. Portanto, imagino que terei que correr pra conseguir chegar a tempo. Aproveito mais uma vez para parabeniza-lo e dizer que tenh curtido e lido cada vez mais o seu blog e acompanhado seu instagram . Diferente de “blogueiros” que fazem jabá por ai, você realmente avalia de forma criteriosa e com um texto excelente! Parabéns!
Obrigado pelos comentários, Eloi!!! Eu peguei uma pequena fila na imigração, sem stress; mas dependendo do seu destino final, você nem precisa passar por isso, somente novo controla de segurança. Bons voos! V&A