Voando com a TAM (SCL/GIG)
– emiti a passagem para esta viagem em maio de 2015, gastando 10.000 pontos do Programa TAM Fidelidade
– estava desde 09:30h no Aeroporto de Santiago do Chile, com tempo de sobra para o voo que me levaria até o Rio de Janeiro marcado para 13:43h; pude aproveitar com calma a estrutura do terminal chileno
– a TAM e LAN (maior companhia aérea do Chile) tem uma área exclusiva, isolada dos demais guichês, para passageiros “gold members” e da Premium Economy (a TAM chama assim a classe superior nos voos dentro da América do Sul), inclusive com controle de segurança dedicado para estes clientes
– fiz o check-in rapidamente, eu era o único passageiro no ambiente; perguntei sobre o meu pedido de upgrade (benefício da categoria Vermelho Plus do Programa da TAM): era o 1º da fila e haviam 05 assentos ainda disponíveis, boas perspectivas
– a Sala VIP que a TAM usa é da LAN e fica logo depois do raio-x: este Lounge é excelente, tem tudo, de sala de banho a sala de descanso; é grande, confortável, tem visão privilegiada para a pátio do aeroporto, em especial no 2º andar; utilizei uma das 03 “Salas de Baño”: tamanho razoável, com uma necessaire da LAN (a mesma que ganhei na classe Executiva do voo Madrid-Santiago), chuveiro forte, água quente, toalha boa, enfim, muito reconfortante
– aproveitei para trabalhar: o Wi-Fi funciona muito bem, consegui responder muitos e-mails e diminuir o número de pendências
– o embarque foi anunciado às 12:50h e fui para o Portão 18, onde cheguei menos de 05 minutos depois; os passageiros já estavam entrando no avião e no guichê perguntei sobre o meu upgrade: tudo certo, mais uma vez!
– o Airbus A320 que faria o voo tinha o prefixo PR-MAZ e foi entregue à TAM em julho de 2005; o seu interior dá claros sinais de seus mais de 10 anos de uso; são 12 lugares na Premium, 03 fileiras de 2×2; neste voo 08 estavam ocupados; um pequeno travesseiro e cobertor estavam colocados no assento e uma necessarie muito básica estava disponível no bolsão de cada assento, junto com o cardápio do almoço
– meu assento era o 1D, um corredor no lado direito do avião; o assento tem um bom tamanho, mas não reclina quase nada e não há encosto para as pernas: falta conforto neste tipo de poltrona
– o sistema de entretenimento é coletivo, mesmo na Premium; o filme Max (que conta a história de um cachorro farejador do Exército americano) seria a atração do voo
– o pushback foi feito às 13:47h (um pouco de atraso), mas só decolamos às 14:15h; o A320 percorreu a pista do Aeroporto de Santiago por (longos) 40 segundos antes de decolar
– o aviso de apertar cintos só foi desligado às 14:40h, depois que passamos pela Cordilheira dos Andes: o avião balança bastante nesta fase do voo
– logo depois, o Capitão fez anúncios em português e inglês, informando que nossa previsão de chegada na Cidade Maravilhosa seria 18:50h, com tempo bom em rota
– o Chefe dos Comissários informou que os telefones celulares e tablets poderiam ser ligados em modo avião e que o sistema TAM Entertainment estava funcionando; foi a 1ª vez que utilizei esta facilidade e achei bem interessante: ao invés de instalar um sistema de entretenimento individual, a TAM investiu em uma tecnologia que permite que cada passageiro acesse conteúdos de mídia a partir de seu próprio dispositivo; comecei a ver “Uma Mente Brilhante” no meu celular
– o almoço foi servido às 15:20h, com 02 opções: filé com semolina grelhada e aspargo sautée / frango recheado com frutas secas e purê de cenoura; escolhi o filé e estava muito bom; salada com alface, azeitona e alcachofra acompanhou; para sobremesa: Pana Cota (frutas era a outra alternativa); 02 opções de vinho tinto (chileno e argentino) e uma de branco (argentino), que foi minha escolha: frutado e refrescante
– a TAM oferece Free Shop e aproveitei para comprar uma mochila de criança em forma de avião para minha filha, uma tentativa de compensar a minha ausência por 01 semana
– o resto do voo foi tranquilo, o pouso foi anunciado às 18:30h (o fuso do Rio é +1 hora) e às 18:44h o A320 da TAM aterrissou na pista do Galeão, encerrando com sucesso mais uma etapa
AVALIAÇÃO GERAL: a Sala VIP da LAN em Santiago é excelente, acima da média; a TAM agiu corretamente ao não chamar mais de Executiva a classe mais premium de seus Airbus A320, pois não há comparação com o produto oferecido nos Boeings B767/B777 e no Airbus A330; o Comissário dedicado para a Premium Economy foi profissional e atencioso; o serviço de bordo foi razoável, a comida estava gostosa; a poltrona é o ponto fraco; para um voo de 04 horas de duração, a experiência foi apenas boa (ainda mais considerando que esta é a continuação do voo Madrid-Santiago no formidável B787).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!