Fotografando pelo Mundo – Fort Lauderdale
Neste ano de 2020, acabei passando o Carnaval nos Estados Unidos, indo para Miami visitar a minha irmã mais nova que está passando uma temporada por lá.
Fomos (eu, Patroa e Herdeira) no dia 23 de fevereiro no Boeing 777-300ER da LATAM BRASIL (prefixo PT-MUD) que operou o voo LA8190, que partiu de Guarulhos/GRU, rumo a Florida. Eu comprei passagem em classe Econômica, mas consegui um upgrade para classe Premium Business, em função da minha categoria Black Sigature no Programa Latam Pass.

No final de 2019 já tínhamos feito uma visita para ela, passando o Natal na Terra do Tio Sam. Daquela vez, aproveitei uma tarde para fazer uma excelente sessão de fotos na cabeceira 09 do Aeroporto de Miami (confira todos os registros AQUI).

Nesta nova visita, decidi variar e fui “spottear” em outro lugar.
O AEROPORTO DE FORT LAUDERDALE
O Aeroporto de Fort Lauderdale tem o nome de Hollywood International Airport e fica no condado de Broward County. Ele está situado bem perto do Porto de Everglades, a apenas 05 quilômetros do Centro da cidade de Fort Lauderdale e a cerca de 35 quilômetros da cidade de Miami.

Este terminal tem 02 pistas paralelas que operam simultaneamente:
– 10L/28R com 2.743 metros de extensão
– 10R/28L com 2.438 metros de extensão
Atualmente (antes da epidemia do COVID-19, obviamente), são operados cerca de 700 voos diários, para 135 destinos nacionais e internacionais. Em 2019, mais de 36,5 milhões de passageiros passaram por este aeroporto, com mais de 330.000 operações de pousos e decolagens no ano passado.

Em temos de destinos dentro dos Estados Unidos, Atlanta (1,3 milhões de passageiros, com voos da Delta, Jet Blue, Southwest e Spirit), New Jersey/Newark (758 mil passageiros, com voos da Jet Blue, United Airlines e Spirit) e New York/La Guardia (713 mil passageiros, com voos da Delta, Jet Blue, Southwest e Spirit) são os três principais destinos.
Já nos voos internacionais, os principais destinos são Nassau/Bahamas (com voos da Bahamas Air, Jet Blue e Southwest), Torondo/Canadá (com voos da Air Canada Rouge, Air Transat, Sunwing e Westjet) e Montreal/Canadá (com voos da Air Canada Rouge, Airt Transat e Sunwing).


A JETBLUE (que, assim como a brasileira AZUL LINHAS AÉREAS, foi fundada por David Neeleman) lidera a quantidade de passageiros transportados neste aeroporto (quase 24%). As companhias do segmento de baixo custo (low-cost) SPIRIT AIRLINES (22,8%) e SOUTHWEST AIRLINES ficam bem perto (cerca de 20%). As legacy carriers DELTA AIRLINES (perto de 10%) e UNITED AIRLINES (com apenas 6%) têm uma operação bem mais modesta frente as demais.
A JETBLUE (que, assim como a brasileira AZUL LINHAS AÉREAS, foi fundada por David Neeleman) lidera a quantidade de passageiros transportados neste aeroporto (quase 24%). As companhias do segmento de baixo custo (low-cost) SPIRIT AIRLINES (22,8%) e SOUTHWEST AIRLINES ficam bem perto (cerca de 20%). As legacy carriers DELTA AIRLINES (com 10%) e UNITED AIRLINES (com apenas 6%) têm uma operação bem mais modesta frente as demais.
Assim como a “irmã” brazuca, a JETBLUE gosta de pintar seus aviões com diferentes identidades visuais.


Além disso, a companhia americana adota diferentes esquemas de cores nas caudas das aeronaves de sua eclética frota (com aviões da Embraer E-190 e Airbus A320, A321 e A321Neo)







O SPOTTING POINT
Como sempre, minha fonte de pesquisa para descobrir os melhores locais e dados úteis para tirar fotos dos aviões nos aeroportos do mundo todo é o site https://www.spotterguide.net/ .
No caso do Aer. de Fort Lauderdale, achei interessante 02 opções: cabeceira 10L (mas a área de estacionamento está em obras, descartei) e 10R (para onde eu fui). A referência deste Spotting Point é o chamado “Airport Greenbelt” na Griffin Rd, o GPS do celular não teve dificuldade de me dar as coordenadas para chegar lá (foram menos de 25 minutos da casa da minha irmã até lá).


A área conta com um amplo e gratuito estacionamento (interessante que uma placa traz as orientações para utilização do espaço indicando que o horário de funcionamento é do “sunrise” até o “sunset“).



A área é arborizada, limpa e muito bem cuidada, na verdade é uma estrutura de parque público. Um caminho de cimento segue paralelo à pista do aeroporto e permite que seja escolhido o melhor lugar para fixar posição e curtir a movimentação das aeronaves. Eu caminhei cerca de 1.000 metros e me posicionei em um gramado na parte mais central da pista 10R/28L.




Eu não fui muito feliz no horário (meio da manhã até a hora do almoço) escolhido, pois acabei não clicando de perto nenhuma aeronave de grande porte, pois os voos da AZUL, EMIRATES e NORWEGIAN não “apareceram”. O Boeing 767 da canadense ROUGE pousou pela outra pista, longe de onde eu estava.
As fotos estão organizadas por COMPANHIA AÉREA e MODELO DE AERONAVE.






























































































































BONS VOOS!!!!!
V&A
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!