Fotografando pelo Mundo: Miami

Como já registrei em outros posts do V&A, minha irmã caçula está passando uma temporada – até o final de 2020 – em Miami/Estados Unidos.

Por conta disso, a família combinou de passar o Natal de 2019 na Terra do Tio Sam. Patroa e Herdeira saíram do Brasil na noite do dia 23 de dezembro e eu fui direto de Doha, onde fui assistir a final do Mundial de Clubes entre Flamengo e Liverpool. Voei na classe Econômica de um Airbus A350 da QATAR AIRWAYS, uma jornada de mais de 15 horas (confira AQUI todos os detalhes).

Inside Cabin da classe Econômica do A350 da Qatar
Fase inicial do voo de Doha para Miami
Aproximação para pouso em Miami

O AEROPORTO DE MIAMI

O Aeroporto Internacional de Miami ocupa uma área de 1.335 hectares no região urbana da principal cidade do Estado da Flórida. Ele tem 04 pistas:

– 8L/26R com 2.621 metros de extensão
– 8R/26L com 3.202 metros de extensão
– 9/27 com 3.962 metros de extensão
– 12/30 com 2.851 metros de extensão

O tráfego de passageiros alcançou a impressionante marca de quase 46 milhões em 2019, com mais de 416.000 operações de pousos e decolagens (Miami tem o 14º aeroporto mais movimentado dos Estados Unidos; Atlanta, Los Angeles e Chicago são os Top 3).

Área Externa do Aer. de Miami

Em termos de destinos domésticos, Atlanta, Nova York e Dallas são os principais destinos dos passageiros que embarcam neste terminal. E no caso de voos internacionais, a brasileira Guarulhos/GRU ocupa o primeiro posto, seguida de Londres (Inglaterra) e Buenos Aires (Argentina).

Área de Check-in no Aer. de Miami

São mais de 50 companhias aéreas operando voos regulares, com destaque para QATAR AIRWAYS, AIR FRANCE, a alemã LUFTHANSA, a holandesa KLM, a israelense EL AL, a boliviana BOA, a russa AEROFLOT e as inglesas NORWEGIAN, VIRGIN ATLANTIC e BRITISH AIRWAYS. A gigante do Golfo EMIRATES tem voos – 4 vezes por semana – para a cidade vizinha de Fort Lauderdale/FLL.

A companhia local AMERICAN AIRLINES (e sua afiliada AMERICAN EAGLE) tem a maior presença neste terminal: quase 70% das pessoas que passam por lá voaram – chegando ou saindo – a bordo de suas aeronaves.

Boeing 757 da American Airlines
Embraer E-175 da American Eagle

Na parte de carga, o Aer. de Miami também se destaca: em 2018, mais de 2,3 milhões de toneladas foram processadas neste terminal, que é o 5º mais movimentado nos Estados Unidos. Aeronaves de grande porte como o Boeing 747 Freighter e o Airbus 330F são presença constante.

Boeing 747F da Atlas Air Cargo
Boeing 747F da Cathay Pacific Cargo
Airbus A330F da Avianca Cargo

OS SPOTTING POINTS

Pesquisando na Internet, descobri que os 02 melhores pontos de spotting no Aer. de Miami ficam na parte oeste do terminal. Um deles tem como referência a Palmetto Expy e a NW 25 St e serve para acompanhar a movimentação das pistas 12, 08L e 8R . O outro fica perto da NW 12th St e da NW 72nd Ave (se colocar em qualquer navegador “El Dorado Furniture Gallery Outlet” é fácil chegar lá) e é ideal para os pousos pela pista 09 e decolagens pela 27.

No dia da seção de fotos (28 de dezembro), deixei a Patroa no Dolphin Mall (que fica a cerca de 07 quilômetros do aeroporto) e fui para a cabeceira 9, pois as operações de pouso estavam sendo realizadas por ela. Cheguei no início da tarde e fui embora um pouco antes do pôr do sol.

Era uma tarde quente, com muito vento e as muitas nuvens se movimentavam rapidamente no céu: a todo instante as condições de luminosidade variavam.

A área é aberta e ampla, bem ao lado dos trilhos da ferrovia que corre paralela à pista do aeroporto. (fotos tiradas no Carnaval de 2020)

Área de Spotting do Aer. de Miami
Área de Spotting do Aer. de Miami

Um bloco de concreto e uma grande pedra podem servir como “escada“, de forma que os fotógrafos fiquem em uma posição mais alta, evitando a grade de segurança do terminal. Um banco traseiro de carro está abandonado por lá e é utilizado pelos frequentadores locais para um descanso (fotos tiradas no Carnaval de 2020)

Área de Spotting do Aer. de Miami
Área de Spotting do Aer. de Miami

Algumas aeronaves pousaram no outro lado do aeroporto, pela pista 08L, como foi o caso do Airbus A350 da QATAR AIRWAYS vindo de Doha/DOH e o Airbus A330 da IBERIA chegando de Madrid/MAD. Mesmo com uma lente de 300mm, em função da grande distância, a qualidade das fotos não é das melhores.

Airbus A350 da Qatar Airways
Airbus A330 da Iberia

AS FOTOS

Como sempre acontece depois de uma sessão de fotos nos aeroportos, a seleção das fotos para o post é uma tarefa árdua.

Organizei as fotos por companhia aérea e seu respectivo modelo de aeronave. A sequência é totalmente aleatória, não há nenhuma ordem cronológica delas.

Eis o resultado!!!!!

Boeing 777-300ER da Latam Brasil
Boeing 777-300ER da Latam Brasil
Boeing 777-300ER da Latam Brasil
Boeing 777-300ER da Latam Brasil
Boeing 737-800 da Gol
Boeing 737-800 da Gol
Boeing 737-800 da Gol
Airbus A380 da Air France
Airbus A380 da Air France
Airbus A380 da Air France
Airbus A330 da Avianca (Star Alliance)
Airbus A330 da Avianca (Star Alliance)
Airbus A330 da Avianca (Star Alliance)
Boeing 767 da American Airlines
Boeing 767 da American Airlines
Boeing 767 da American Airlines
Boeing 767 da American Airlines
Airbus A380 da Lufthansa
Airbus A380 da Lufthansa
Airbus A380 da Lufthansa
Airbus A380 da Lufthansa
Airbus A380 da Lufthansa
Boeing 787 da Norwegian
Boeing 787 da Norwegian
Boeing 787 da Norwegian
Boeing 767 da BOA
Boeing 767 da BOA
Boeing 767 da BOA
Boeing 757 da American Airlines
Boeing 757 da American Airlines
Boeing 757 da American Airlines
Boeing 757 da American Airlines
Airbus A321 da Frontier
Airbus A321 da Frontier
Airbus A321 da Frontier
Boeing 747 da British Airways
Boeing 747 da British Airways
Boeing 747 da British Airways
Airbus A330 da Eurowings
Airbus A330 da Eurowings
Airbus A330 da Eurowings
Airbus A330 da Aerolineas Argentinas
Airbus A330 da Aerolineas Argentinas
Airbus A330 da Aerolineas Argentinas
Boeing 777F da Ethiopian Cargo
Boeing 777F da Ethiopian Cargo
Boeing 777F da Ethiopian Cargo
Boeing 767 da Latam Chile
Boeing 767 da Latam Chile
Boeing 767 da Latam Chile
Boeing 747 da Lufthansa
Boeing 747 da Lufthansa
Boeing 747 da Lufthansa
Boeing 747 da Lufthansa
Boeing 747F da Martinair Cargo
Boeing 747F da Martinair Cargo
Boeing 747F da Martinair Cargo
Boeing 747F da Atlas Air Cargo
Boeing 747F da Atlas Air Cargo
Boeing 747F da Atlas Air Cargo
Boeing 747F da Atlas Air Cargo
Airbus A330 da Swiss
Airbus A330 da Swiss
Airbus A330 da Swiss
Boeing 777F da Lufthansa
Boeing 777F da Lufthansa
Boeing 777F da Lufthansa
Airbus A330 da Virgin Atlantic
Airbus A330 da Virgin Atlantic
Airbus A330 da Virgin Atlantic
A330F da Tampa Cargo
A330F da Tampa Cargo
A330F da Tampa Cargo
Boeing 767F da Prime Air
Boeing 767F da Prime Air
Boeing 767F da Prime Air
Boeing 767F da Latam Cargo
Boeing 767F da Latam Cargo
Boeing 767F da Latam Cargo
Airbus A380 da Air France
Airbus A380 da Air France
Airbus A380 da Air France
Boeing 777F da Ethiopian Cargo
Boeing 777F da Ethiopian Cargo
Boeing 747F da Martinair Cargo
Boeing 747F da Martinair Cargo
Airbus A321 da American Airlines
Airbus A321 da American Airlines
Airbus A321 da American Airlines
Airbus A320 da Frontier
Airbus A320 da Frontier
Airbus A320 da Frontier
Embraer E-175 da American Airlines
Embraer E-175 da American Airlines
Embraer E-175 da American Airlines
Embraer E-175 da American Airlines
Airbus A320Neo da Avianca
Airbus A320Neo da Avianca
Airbus A321 da Delta Airlines
Airbus A321 da Delta Airlines
Boeing 737 da IAero
Boeing 737 da IAero
Boeing 737 da IAero
Boeing 737 da IAero
Boeing 737 da IAero
Airbus A319 da United Airlines
Airbus A319 da United Airlines
Boeing 737 da American Airlines
Boeing 737 da American Airlines
Boeing 737 da American Airlines
Airbus A320 da Avianca
Airbus A320 da Avianca
Airbus A320 da Avianca
Airbus A319 da American Airlines
Airbus A319 da American Airlines
Airbus A319 da American Airlines
Boeing 737 da United Airlines
Boeing 737 da United Airlines
Airbus A320 da Delta Airlines
Airbus A320 da Delta Airlines
Bombardier da American Airlines
Bombardier da American Airlines
Airbus A320 da United Airlines
Airbus A320 da United Airlines
Boeing 737 da Surinam Airways
Boeing 737 da Bahamas Air
Airbus A320 da Interjet
Boeing 737 da Sun Country
Boeing 737 da Aeromexico

BONS VOOS!

V&A


4 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] No final de 2019 já tínhamos feito uma visita para ela, passando o Natal na Terra do Tio Sam. Daquela vez, aproveitei uma tarde para fazer uma excelente sessão de fotos na cabeceira 09 do Aeroporto de Miami (confira todos os registros AQUI). […]

  2. […] o spotting e registrar o intenso tráfego de aeronaves na cabeceira 09 do Aeroporto local (confira AQUI ta seleção de […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.