Voando com a Delta (ATL/GIG)

– hora de concluir as avaliações da 2ª Volta ao Mundo de 2019, que contou com a ilustríssima presença da Patroa
– depois de sair do Brasil em direção à Europa, conhecer a Dinamarca, voar em direção à Ásia, passando pela 1ª vez em Shanghai (China), fazer uma passagem relâmpago por Seul (Coréia do Sul), seguindo para dias incríveis em Tóquio (Japão) e enfrentar uma longa jornada até os Estados Unidos, finalmente chegou o último voo: de Atlanta para o Rio de Janeiro, cidades que estão distantes por 4.735 milhas cerca de 7.620 quilômetros)

A CHEGADA EM ATLANTA/ATL
– voamos de Seul (Aeroporto Incheon/ICN) para Atlanta a bordo de um fantástico Airbus A350-900 da DELTA AIRLINES


– foi nossa primeira experiência na chamada Delta One Suites, a classe Executiva com cabines individuais da companhia americana


– todos os detalhes deste voo de mais de 12 horas de duração podem ser conferidos AQUI
EMISSÃO DA PASSAGEM
– como já tive a oportunidade explicar na avaliação do voo de Seul para Atlanta, durante o planejamento desta Volta ao Mundo, fiz muitas pesquisas emitir a passagem de retorno para casa: valia a pena um ticket para a terra do Tio Sam e outro para o Brasil? Ou seria melhor um único bilhete com combinação de voos até a terrinha?
– a opção de torrar milhas do Program Smiles acabou sendo a melhor que surgiu: para voar de Seul para Atlanta (voo DL26) e, depois de uma conexão de 04 horas, para o Rio de Janeiro/GIG (voo DL61) eram exigidas 120.000 milhas por pessoa em classe Econômica ou 220.000 para viajar na classe Executiva

– depois de receber o e-mail do Smiles com o código da reserva, acessei o site da DELTA para confirmar que estava tudo certo e, também para marcar nossos assentos

– a DELTA coloca um Boeing 767 nesta rota, aeronave que já fotografei chegando de Atlanta e pousando no Aer. do Galeão durante o Spotter Day de 2018

A AVALIAÇÃO DO VOO
– da mesma forma que fiz nas avaliações dos últimos voos, terei que inovar na forma de apresentar o flight report deste voo
– eu vou registrando no aplicativo de Notas do meu aparelho celular todos os detalhes: os horários, como foi a ida ao aeroporto, a etapa de check-in, a passagem pela segurança, a experiência da Sala VIP, do procedimento de embarque, da cabine da aeronave, do serviço de bordo e tudo que é relevante durante o voo
– o Iphone 11 Pro foi lançado justamente quando estávamos viajando e os preços praticados na Ásia eram bem melhores do que aqueles projetados para o Brasil, por isso, comprei um
– pois bem, depois que cheguei no Brasil, fiz todos aqueles procedimentos chatos que uma troca de celular exigem e, provavelmente, fiz alguma besteira na hora de fazer o backup das Notas, pois todo o conteúdo dos 03 últimos voos desta Volta ao Mundo simplesmente sumiram
– ou seja, tenho todas as fotos que fui tirando (não tive problemas em resgatar tudo isso), mas não tenho o texto que vai dando realidade a estes registros, portanto, daqui para a frente, serei “econômico”, pois vou ter que recorrer à minha memória e explorar muito mais o conteúdo visual do que as palavras
– e neste último voo, tive a ideia de inovar ainda mais, fazendo uma avaliação totalmente diferente: vou apresentar, basicamente, somente as fotos de cada fase desta experiência com a DELTA, separando em “capítulos” e fazendo um breve texto explicativo para cada um deles
– esta nova forma de expor os detalhes da viagem se justifica de várias formas: (i) este giro ao redor da Terra foi realizado em setembro de 2019, (ii) a perda das Notas do celular faria com que eu demorasse ainda mais para publicar esta avaliação, (iii) tenho muitas outras pendentes (idas para Lima/Peru no Boeing 777-300ER da LATAM BRASIL e Tel Aviv (Israel) no Boeing 787-8 da LATAM CHILE, voo Doha/Qatar e Miami/Estados Unidos no Airbus A350 da QATAR AIRWAYS, entre outros) e (iv) há tempos penso em lançar esta “avaliação express“
O AEROPORTO DE ATLANTA
– fazer conexão internacional nos Estados Unidos significa fazer imigração; perdemos bastante tempo no processo e ainda tivemos que pegar um trem para chegar no Terminal E; o voo partiu no final da noite de uma 5ª feira, o fluxo de passageiros era pequeno; a estrutura tem teto baixo e sem extravagâncias, mas extremamente funcional






A SALA VIP DA DELTA AIRLINES
– como voaríamos de classe Executiva, pudemos utilizar as facilidades do Delta Sky Club, a Sala VIP da companhia americana; neste Terminal, o espaço não é grande e ficou muito cheio em alguns momentos; no bar, somente algumas bebidas alcoólicas são gratuitas e outras são vendidas como um restaurante qualquer; os móveis são confortáveis e a janela de vidro fica bem perto de uma aeronave acoplada à ponte de embarque E11; o buffet era bem variado, com grande parte dedicada para saladas; tomei uma chuveirada em um banheiro espaçoso











O EMBARQUE NO BOEING 767-400ER
– o embarque do voo DL61 seria feito pelo portão E26; o horário de partida previsto era 23:24h, mas ele sairia com atraso em função da necessidade de troca da aeronave que realizaria o voo; o pequena saguão ao lado do gate estava lotado; os passageiros começaram a entrar no avião por volta de 23:05h; usamos a fila de prioridades para agilizar nosso embarque




O BOEING 767-400ER DA DELTA
– a nova aeronave escalada para o voo tinha o prefixo N828MH, sempre teve as cores da DELTA desde que foi entregue em agosto de 2000, portanto, tem quase 20 anos de operação; demos sorte nesta troca de equipamento, este B767 foi o primeiro deste modelo a passar pelo processo de modernização de cabine, que tinha sido concluído 02 meses antes


A BUSINESS CLASS – DELTA ONE
– esta novíssima cabine de classe superior pode levar até 34 passageiros (a versão anterior tinha capacidade de 40); o esquema é o ótimo 1 x 2 x 1, ou seja, todos têm acesso direto ao corredor; a ocupação neste voo era total: todas as poltronas ocupadas






MEU ASSENTO
– em função da mudança de aeronave, eu e Patroa fomos alocados em lugares separados; o assento 9A seria minha nova “casa”, a última poltrona do lado esquerdo da Business Class do Boeing, em uma posição afastada da janela; travesseiro e cobertor já estavam disponíveis em cima do assento, que era revestido de couro azul escuro, com a logomarca “Delta One” cravada na parte do encosto de cabeça; o cinto de segurança era do tipo “3 pontos“, igual de um carro; um compartimento era dedicado para a guarda dos sapatos; uma tomada universal e uma porta USB eram a garantia de que os celulares chegaria carregados no Brasil; em um nicho da parte superior, estava o fone de ouvido e uma garrafa de água









A NECESSAIRE DA DELTA
– a necessaire era pequena, de neoprene, da marca TUMI (que adoro!) e tinha todos os itens básicos (par de meias, kit dental, tapa-olhos, mini-caneta, gel “hand cleaner” e protetor labial) de qualidade apenas razoável


A PARTIDA DE ATLANTA
– o procedimento de pushback foi realizado com atraso; o taxiamento foi rápido, passando pelo terminal de passageiros com poucas aeronaves estacionadas; na decolagem, os motores GE-CF6 empurraram o Boeing 767 por grande parte da pista, indicando que a aeronave estava pesada; as luzes da cabine produziam muito reflexo na janela, a qualidade das fotos foi prejudicada




O SISTEMA DE ENTRETENIMENTO
– a tela do sistema de vídeo não era grande, mas tinha altíssima resolução; em termos de conteúdo, a DELTA informa que estão disponíveis 335 filmes, 654 episódios de séries e 1789 músicas; a minha escolha de filme foi “Rocketman”, um musical que conta a história de vida do pop star Elton John; o fone de ouvido é de excelente qualidade, com ótimo isolamento do som ambiente; o controle remoto fica escondido no braço esquerdo do assento, tem pequena dimensão e um pequeno mouse para a navegação pela tela










O MENU DA DELTA ONE
– o Menu impresso oferecido pela DELTA traz informações detalhadas de tudo que é oferecido em todas as etapas do voo; o jantar seria oferecido em quatro etapas: “settling in” (castanhas salteadas, pecãs, amêndoas e pistache), “starters” (espeto de frango grelhado + salada com nozes, romã, parmesão e molho caesar + sopa de abobora) e “main course” (04 opções: filé mignon com tomate, pimentão e cebolo com risoto cremoso; ou frango à crioula com batata roxa e espinafre; ou moqueca brasileira, ou macarrão com molho quatro queijos); para “desserts“, o clássico sundae, mousse de mascarpone com furtas vermelhas ou prato de queijos finos; em termos de vinhos, ótimas opções: 02 tintos (chileno e francês), 02 brancos (argentino e norte-americano), 01 Vinho do Porto e 01 champagne (Canard-Duchêne Brut Cuvée Léonie)







O SERVIÇO DE BORDO DA DELTA ONE
– o serviço de bordo deste voo na Delta One foi ótimo; as etapas de “settling in” e “starters” são comuns a todos os passageiros; para o “main course“, escolhi o macarrão com molho quatro queijos; para sobremesa, não há como deixar de optar pelo clássico sundae da DELTA; eu já tinha gostado muito do champagne no trecho Seul-Atlanta, por isso me mantive fiel na escolha da bebida




O MAPA DE VOO DO SISTEMA DE VÍDEO
-o a opção Mapa de Voo no sistema de entretenimento nesta Boeing 767 é excelente , com software era de última geração: acessei na fase inicial do voo (faltando 07 horas e 33 minutos para a chegada), já tínhamos deixado de sobrevoar o território americano; voávamos a 31.000 pés de altitude e a mais de 550 milhas por hora





O SONO NA BUSINESS DA DELTA
– o cansaço falou alto logo depois do jantar, as férias com a Patroa tinham sido intensas e a viagem tinha começado em Seul muitas horas antes; os comandos de regulagem da poltrona ficam bem posicionados, sem risco de aperto involuntário; colocar o assento em posição “flat bed” (180 graus) foi tarefa fácil; mas achei extremamente apertado na dimensão lateral: a posição mais confortável para mim era deitar de lado; o cobertor era muito bom e o travesseiro de tamanho razoável





O DESPERTAR A BORDO DO B767
– dormi por 05 horas, foi providencial, acordei descansado; ao olhar pela janela do B767, reparei que o sol já fazia parte da paisagem, com um céu azul e muitas nuvens brancas formando uma camada abaixo



O CAFÉ DA MANHÃ DA DELTA
– para o café da manhã (indicado no Menu como “Almost There“) a DELTA oferecia 03 opções: fritada de cogumelo, iogurte com granola (que eu tinha experimentado no voo anterior) e torradas com geleia de amora e melado (minha escolha), acompanhado de potinho de frutas, croissant, suco de laranja e café preto; para finalizar, as Comissárias da DELTA distribuíram dark chocolate a todos os passageiros



A APROXIMAÇÃO E POUSO NO GALEÃO/GIG
– na fase final do voo, a janela do Boeing 767 mostrava muitas nuvens na região metropolitana do Rio de Janeiro, apesar de um aparente tempo bom; o pouso foi realizado pela pista 15 do Aer. do Galeão, que tem 3.180 metros de extensão, de forma extremamente segura







– missão cumprida, voo n.º 108/2019, voo DL 61, Atlanta/Galeão, Boeing 767-400ER (N828MH) da DELTA AIRLINES

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