Mais uma low-cost no Brasil
Apesar da crise econômica que nosso país atravessa e do recente trauma causado pelo stress financeiro que a AVIANCA BRASIL enfrentou e que levou à interrupção de suas operações, o Brasil tem sido alvo da expansão das operações de companhias aéreas de outros países, em especial, do segmento low-cost (baixo custo).
Em novembro de 2018, a chilena SKY AIRLINE, com uma frota de Airbus A319 e A320Neo, passou a operar voos (basicamente, um por dia) para algumas cidades brasileiras (atualmente, são vendidas passagens para Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Florianópolis) a partir de Santiago do Chile/SCL.
Desde março de 2019, a européia NORWEGIAN opera voos de Londres (Aeroporto de Gatwick/LGW) para o Rio de Janeiro, colocando o Boeing 787-9 na rota. Atualmente, 04 vezes por semana o Dreamliner cruza o Oceano Atlântico em direção à capital carioca.
Mais recentemente, a argentina FLY BONDI, com uma frota pequena de Boeing 737-800, iniciou a venda de passagens para o Rio de Janeiro/GIG: a partir de 11 de outubro de 2019, os voos partindo de Buenos Aires (frequência de três por semana) começam a ser operados.
Por fim, foi a vez de mais uma companhia com sede na argentina – a JetSMART – ser autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC a operar voos no Brasil.
O processo de outorga foi muito rápido: o pedido foi feito no dia 22 de agosto e hoje – 27 de agosto de 2019 – a Diretoria da Agência, por meio da Decisão nº 124, assinada pelo Diretor-Presidente (José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz), decidiu “autorizar o funcionamento no Brasil da empresa estrangeira JETSMART AIRLINES S.A., empresa da Argentina, com capital destacado de US$ 10.000,00 (dez mil dólares americanos), que pretende operar serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal no território nacional.”
A história da JetSMART na Argentina é recente: começa em março de 2015 com a criação da ALAS DER SUL LINEAS AEREAS S.A. Em julho de 2018, a denominação social da companhia foi alterada para JetSMART AIRLINES S.A.. O documento societário mais recente apresentado à ANAC indica que atual composição acionária é a seguinte:
Este detalhamento dos acionistas da JetSMART é relevante, pois indica que faz parte do conglomerado INDIGO PARTNERS, uma empresa de private equity que controla algumas companhias aéreas no mundo.
Na América do Sul, a maior e mais antiga operação da INDIGO não é na Argentina (onde estão matriculados 03 Airbus A320, o primeiro deles entregue em dezembro de 2018 e os outros dois em abril de 2019). Isto porque as aeronaves da JetSMART operam desde julho de 2017 no Chile, onde 08 unidades do A320 suportam a operação de voos nacionais e internacionais (para Buenos Aires + Lima e Arequipa, no Peru).
A pintura das aeronaves da companhia chamam muito a atenção: as caudas exibem pássaros, cada avião tem o um diferente animal exposto.
Ainda fazem parte do grupo INDIGO as seguintes companhias, que operam exclusivamente aeronaves de corredor único e fabricados pela Airbus: nos Estados Unidos, a FRONTIER AIRLINES (que também tem pintura de caudas que expõe animais), no México e Costa Rica, a VOLARIS e na Europa (Hungria e Reino Unido), a WIZZ AIR.
Rotas, horários e preços da JeTSMART ainda não foram anunciados. Mas a briga vai ser boa, pois são muitas as companhias que já exploram o mercado aéreo entre Brasil e Argentina: GOL, LATAM, AZUL, TURKISH AIRLINES, QATAR AIRWAYS, EMIRATES, ETHIOPIAN AIRLINES e AEROLINEAS ARGENTINAS/AUSTRAL.
Bons voos!
V&A
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!