VOANDO COM A AVIANCA COLÔMBIA (BOG/PEI)

– como registrei em outro report, no final de novembro e início de dezembro eu executei a 2ª parte do meu planejamento para manter o meu status Black no Programa Fidelidade da LATAM; assim como fiz em outubro, as cidades de Santiago/Chile e Bogotá/Colômbia seriam os meus destinos (confira AQUI a avaliação completa do voo entre BOG e SCL em classe Executiva e AQUI entre SCL e GIG em classe Econômica)

– apenas 02 dias antes da viagem pensei: eu já conheço bem a cidade de Bogotá, já estive lá algumas vezes, passar o sábado e visitar os mesmos lugares seria entediante; por que não aproveitar a oportunidade para voar e avaliar trechos internos na Colômbia?!? Boa ideia!

– eu foquei minhas pesquisas em voos que partiam logo de manhã (teoricamente, eu chegaria às 05:20h em Bogotá) e que retornassem na hora do almoço; para isso, eu não podia escolher um destino muito distante da capital colombiana

– de acordo com os sites das companhias aéreas, de Bogotá para Cartagena (o “Caribe” colombiano) são 95 minutos de voo; para a famosa ilha de San Andres a viagem é mais longa: 02 horas e 20 minutos; Medellín, outra grande cidade do país, seriam apenas 65 minutos, mas os preços das passagens da AVIANCA COLOMBIA, LATAM COLOMBIA e VIVAAIR não estavam convidativos; as operações da WINGO (antiga AERO REPUBLICA, companhia que faz parte do grupo da panamenha COPA AIRLINES) e EASYFLY (que tem uma pequena frota do turbo-hélice ATR) são mais modestas, com poucas opções de voos

– a cidade de Pereira (aeroporto com sigla PEI) surgiu como a melhor opção: indicações de que o voo durava apenas 55 minutos de viagem, razoável disponibilidade de voos e com uma combinação de partida às 07:25h (com a AVIANCA) e retorno às 11:10h (com a VIVAAIR); de acordo com o Great Circle Mapper, a distância direta entra as cidades é de apenas 111 milhas (cerca de 180 quilômetros)

Pereira está situada na base dos Andes e ocupa uma área de 702 km quadrados, possuindo cerca de 475.ooo habitantes; é a capital do estado de Risaralda e é considerada pela UNESCO um “Coffee Cultural Landscape

A COMPRA DA PASSAGEM

– a passagem foi comprada com apenas 48 horas de antecedência, diretamente no site da AVIANCA COLOMBIA, que está configurado de forma padrão em espanhol; a navegação não é das mais amigáveis, a versão adotada pela AVIANCA BRASIL traz uma experiência bem melhor

– na parte da manhã, a companhia colombiana opera 03 voos de Bogotá para Pereira; são oferecidas 03 tipos de tarifa na classe Econômica (Super Promo , Econo e Flexi) e mais 02 tipos na classe Executiva (Ejecutiva Promo e Ejecutiva); escolhi a mais barata de todas: 187.950 pesos, cerca de R$ 240,00 para o 1º voo do dia (AV8407 – de 07:45h); a diferença de preço para a Business era pequena (adicional de apenas R$ 80,00), mas preferi ter a experiência de voar na Econômica

Opções de voo da Avianca entre Bogotá e Pereira na parte da manhã

– a AVIANCA permite a marcação prévia de assentos, além de oferecer outros serviços adicionais (bagagem adicional, equipamento esportivo e acesso à Sala VIP); a janela mais a frente da aeronave que estava disponível era na fileira 10; nenhum valor adicional foi cobrado, provavelmente pelo fato de eu ter inserido as informações do meu cartão GOLD no Programa Amigo (da AVIANCA BRASIL); por sinal, eu acumulei apenas 500 pontos nesta viagem

Serviços Adicionais – Avianca Colombia

Seleção de Assentos na Avianca Colombia

– comprei com cartão de crédito internacional emitido no Brasil, sem transtornos; logo depois, recebi um e-mail de confirmação com todos os dados do voo

Resumo da Compra – Avianca Colombia

A CHEGADA EM BOGOTÁ

– a jornada até a capital colombiana foi longa, foram 03 voos, onde consegui descansar nas Salas VIPs dos aeroportos: 1- parti do Rio (Galeão/GIG) em direção à Guarulhos/GRU no Airbus A321 da LATAM BRASIL), 2- do maior aeroporto da América Latina para Santiago do Chile/SCL no Boeing 767-300ER da LATAM BRASIL e 3- finalmente, da capital chilena para Bogotá/BOG no Boeing 787-8 da LATAM CHILE

– a avaliação completa do voo entre Guarulhos e Santiago, na classe Executiva do B767 da LATAM BRASIL já está publicada (confira AQUI)

Boeing 767 – Prefixo PT-MSX – Latam Brasil

Cabine da Business Class do B767 da LATAM

O AEROPORTO DE BOGOTÁ

– em 2010, estive pela 1ª e única vez na área doméstica do Aeroporto Eldorado, quando embarquei junto com a patroa em um E-Jet da AERO REPUBLICA (atualmente WINGO) com destino a Cartagena/CTG; desde então, só passei pela área internacional deste terminal

– o meu voo estava marcado para partir às 07:45h e constava no cartão de embarque (fiz check-in pela Internet no dia anterior, a AVIANCA COLOMBIA libera o processo no site 24 horas antes do voo) que eu deveria estar no portão às 07:10h

– meu voo da LATAM CHILE chegou em Bogotá às 06:01h, com um atraso de mais de 40 minutos e, para piorar, ficamos quase 20 minutos esperando a liberação do finger para que o B787 fosse acoplado ao terminal; e continuei não dando sorte: paramos no Portão mais longe possível da área de imigração; quando cheguei no saguão do controle de passaporte, levei um susto: a fila estava gigantesca, com apenas 06 oficiais conferindo os documentos de quem chegava na Colômbia; pela Internet, conferi que meu voo sairia pelo Portão 89 da área doméstica

– eram 07:20h quando meu passaporte finalmente foi carimbado e sai correndo pela área de restituição de bagagem até chegar no controle aduaneiro, onde peguei mais uma pequena fila; depois, subi uma grande escada rolante para chegar no saguão principal do Aeroporto de Bogotá; fui até a zona de voos domésticos e as placas de sinalização indicaram que eu realmente não estava com sorte naquele dia: o saguão dedicado para os voos da AVIANCA ficava no extremo esquerdo, me obrigando a dar mais uma corrida com a mochila pesada, passar por mais um controle de segurança com aparelho de raio-x para, finalmente, chegar na área dos portões de embarque dos voos operados pela maior companhia aérea colombiana

– faltava ainda um último sprint até o Portão 89 ; quando cheguei lá (por volta de 07:30h), estava tudo vazio, nenhuma pessoa nos arredores, somente uma funcionária no balcão; o cenário era de que o voo já tinha partido e eu tinha ficado para trás; perguntei esbaforido se eu ainda poderia embarcar e ela respondeu de forma tranquila: “demorado” e informou ainda que a autorização para entrar na aeronave deveria ser feita em aproximadamente 15 minutos

Portão 89 – Aeroporto de Bogotá

– depois de uma sequência de eventos de azar, tive um caminhão de sorte com o atraso do voo; provavelmente, eu era a única pessoa feliz com a demora na partida do AV8407 com destino à cidade de Pereira

A SALA VIP DA AVIANCA COLÔMBIA

– sentei um pouco para recuperar o fôlego, “matei” a garrafa de água que tinha trazido da classe Executiva da LATAM CHILE e lembrei que a AVIANCA devia oferecer a facilidade de Sala VIP neste aeroporto, afinal, Colômbia é a “casa” dela

– quando olhei em volta, vi um grande painel vermelho, com a logomarca da companhia, ali era o VIP Lounge; a caminhada até lá foi rápida, eu estava estava bem perto

Painel da Sala VIP da Avianca no Aer. de Bogotá

– me identifiquei na recepção e fui orientado a pegar o elevador até o 3º andar, onde tinha mais um balcão e fiz novo processo de conferência se eu realmente tinha direito de entrar no Lounge; o recepcionista, de forma muito atenciosa, aproveitou para imprimir um novo boarding pass para mim, pois o código de barras do cartão que eu tinha trazido de casa não estava funcionando

Recepção da Sala VIP da Avianca

– na verdade, há 02 salas nesta grande área: uma dedicada para os clientes Gold (meu caso) e outra para aqueles com status Diamond nos programas do grupo Avianca (Life Miles é o equivalente do Amigo na AVIANCA COLÔMBIA)

Recepção da Sala VIP da Avianca

– não queria correr o risco de perder o voo depois de tanto esforço, por isso, passei muito vapt-vupt por lá, o suficiente para tomar um copo (de plástico) de suco de laranja e comer alguns mini-wraps de queijo e tomate seco

Buffet da Sala VIP da Avianca no Aer. de Bogotá

– dei uma volta muito rápida pelo espaço e gostei bastante do que vi, ainda mais considerando que ele atende exclusivamente voos nacionais: uma estrutura grande e moderna com vários ambientes, com decoração clássica e muitos funcionários trabalhando; infelizmente, não foi possível curtir mais este Lounge

Sala VIP da Avianca no Aer. de Bogotá

Sala VIP da Avianca no Aer. de Bogotá

Sala VIP da Avianca no Aer. de Bogotá

O EMBARQUE NO AIRBUS A320

– antes de voltar para o Portão 89, analisei com mais calma a estrutura da área de embarque deste aeroporto: moderna, com teto alto, bem iluminado e janelões de vidro com boa visão para os pátios de manobras; na região dos portões, muitas cadeiras com forro emborrachado estão espalhadas, para que os passageiros possam aguardar sentados seus voos

Aeroporto de Bogotá – Areá Doméstica

Aeroporto de Bogotá – Areá Doméstica

Aeroporto de Bogotá – Areá Doméstica

Aeroporto de Bogotá – Areá Doméstica

– quando retornei para a região do Portão 89, por volta de 08:00h, o embarque já tinha sido iniciado e uma pequena fila estava formada; dei a volta até alcançar a parte dedicada ao passageiros com prioridade

Embarque do voo AV8407 no Portão 89

– a aeronave escalada para operar o voo era um Airbus A320 que carregava a antiga identidade visual da AVIANCA; com matrícula N763AV, esta máquina foi entregue novinha em julho de 2011

Airbus A320 – Avianca Colombia

Airbus A320 – Avianca Colombia

Airbus A320 – Avianca Colombia

Motor CFM56 do Airbus A320 – Avianca Colombia

– antes de entrar no Airbus, os passageiros ficaram mais alguns instantes esperando no finger, que não tinha ar-condicionado, o que não foi um problema pois a temperatura em Bogotá era bem agradável naquele sábado

Fila na ponte de embarque – Aer. de Bogotá

– a aeronave está configurada com 02 classes de serviço e neste voo estava quase lotada, alguns poucos assentos do meio estavam vazios, a ocupação estava acima de 90%:

  • são 12 lugares na Business (que tem o esquema 2 x 2, nas fileiras 1 a 3), com cadeirões que lembram os antigos A320 da TAM e
  • são 138 lugares na Econômica, com a tradicional configuração 3 x 3 (três poltrona de cada lado), nas fileiras 07 a 30

– meu lugar (reservado na compra da passagem e confirmado no check-in feito on line) era o 10A, uma janela do lado esquerdo da A320, bem ao lado do motor CFM; o assento era revestido de couro azul escuro, muito semelhante aos que estou acostumado a ver no A318 que voam na AVIANCA BRASIL

Assento 10A do A320 da Avianca

Assento 10A do A320 da Avianca

TVs individuais estão instaladas na parte superior do assento da frente, mas não foram distribuídos fones de ouvido aos passageiros; do lado esquerdo, tem uma porta USB, permitindo que o celular seja carregado durante o voo, o que é sempre providencial

Vídeos instalados no A320 da Avianca

Tela do sistema de vídeo do A320 da Avianca

Porta USB no A320 da Avianca

– o espaço para as pernas neste A320 era apenas razoável, o que não seria um inconveniente para um voo de curta duração dentro da Colômbia

Espaço para pernas no A320 da Avianca

– além do sistema de vídeo individual, a companhia colombiana oferece como opção de entretenimento a revista de bordo “Avianca en revista”, que, junto com o manual “Avianca entretenimento” e com o Cartão com Instruções de Segurança do A320, estão disponíveis no bolsão da poltrona da frente

Revista de Bordo e manual do sistema de entretenimento

Cartão com Instruções de Segurança – A320 da Avianca

– eram 08:30h quando a Chefe de Cabine fez um anúncio pelo sistema de áudio (somente em espanhol) para informar que já estávamos prontos para partir e que o voo teria duração aproximada de 30 minutos

O VOO PARA PEREIRA/PEI

– as instruções de segurança foram demonstradas nos monitores individuais antes da nossa partida (primeiro foi exibido o vídeo em espanhol e, em seguida, em inglês)

Instruções de Segurança da Avianca

Instruções de Segurança da Avianca

– o procedimento de pushback foi iniciado somente às 08:38h, portanto, partíamos para Pereira com quase 01 hora de atraso

– o taxiamento até que foi rápido, mas pegamos uma fila grande aeronaves para decolar; só chegamos perto da cabeceira da pista 13R às 08:59h quando o capitão se dirigiu a todos, pedindo desculpas pelo atraso, explicando que foi causado por um problema na ponte de embarque; por fim, confirmou que o tempo de voo estimado era de apenas 30 minutos e alertou que teríamos um pouco de turbulência na descida;

– mesmo muito próximos da cabeceira, ainda aguardamos 01 pouso de um ATR 72/600  e a decolagem de um A320 e de um B787-8, tudo da AVIANCA

Movimento na cabeceira do Aer. de Bogotá

Movimento na cabeceira do Aer. de Bogotá

Movimento na cabeceira do Aer. de Bogotá

– a decolagem foi iniciada às 09:12h e a aceleração dos 02 motores CFM56 em potência máxima foi de 34 segundos até que o A320 começasse a ganhar altitude

– comecei a navegar logo pelo sistema de vídeo, que tem a opção de conteúdo em português; a tela é touchscreen, mas o controle remoto instalado logo abaixo do monitor também pode ser utilizado; escolhi os programas de esporte que estavam disponíveis

Menu do sistema de Vídeo do A320 da Avianca

Sistema de Vídeo do A320 da Avianca

Controle do sistema de vídeo do A320 da Avianca

– pegamos um pouco de turbulência nos primeiros minutos de voo, até passarmos por nuvens que encobriam a cidade de Bogotá; logo depois, uma paisagem linda se formou pela janela do Airbus, com mistura de céu azul e nuvens brancas

Muitas nuvens nos minutos iniciais do voo para Pereira

Janela do A320 – Em algum lugar entre Bogotá e Pereira

Janela do A320 – Em algum lugar entre Bogotá e Pereira

Janela do A320 – Em algum lugar entre Bogotá e Pereira

– para minha surpresa, teríamos serviço de bordo neste voo tão curto, que foi iniciado às 09:20h, mas somente bebidas foram oferecidas pela sorridente Comissária; pedi um café e um copo de água (alguns sabores de suco em caixinha eram a outra opção)

Serviço de Bordo – Avianca Colombia

– eram 09:29h quando o aviso de início de descida foi feito da cabine de comando, mas o meu ouvido já sinalizava um pouco antes que já tínhamos começado a perder altitude

Visão da janela – voo para Pereira

– a Comissária passou com um sacolão recolhendo os copos vazios às 09:33h e 04 minutos depois o Piloto anunciou o tradicional “tripulação, estamos próximos da aterrissagem”; neste momento, já passávamos por alguns nuvens e a turbulência moderada (anunciada antes da decolagem) apareceu

– o trem de pouso do A320 foi armado às 09:39h, em um momento em que não chacoalhávamos mais; a aproximação final foi feita de forma tranquila, sobrevoando a zona urbana de Pereira

Aproximação para pouso no Aer. de Pereira

Aproximação para pouso no Aer. de Pereira

Aproximação para pouso no Aer. de Pereira

Aproximação para pouso no Aer. de Pereira

– tocamos a pista 08 do Aeroporto Internacional Matecaña em Pereira (que tem 2.205 metros) de forma bem forte às 09:42h, seguindo uma freada brusca, para que o A320 perdesse rapidamente velocidade

Pouso no Aer. de Pereira – A320 da Avianca

Pouso no Aer. de Pereira – A320 da Avianca

– este terminal tem pista única, portanto, para se dirigir ao pátio de estacionamento, foi preciso percorrer toda sua extensão, ir até o final na cabeceira 26, fazer um giro 180 graus e taxiar lentamente até o terminal de passageiros

Giro 180 graus na pista do Aer. de Pereira

Taxiando no Aer. de Pereira

– da janela, deu para perceber que o Aer. Matecaña se trata de um terminal com uma estrutura muito modesta; encostamos às 09:47h no finger 2 (são apenas duas pontes de embarque instaladas)

Terminal do Aeroporto de Pereira

Terminal do Aeroporto de Pereira

Terminal do Aeroporto de Pereira

Terminal do Aeroporto de Pereira

– o Airbus A320 encostou na Ponte 2 e o desembarque foi iniciado logo depois; em questão de segundos, os funcionário de solo cercaram a aeronave e começaram a preparação para o próximo voo, que já estava atrasado em função de nossa partida tardia de Bogotá

A320 da Avianca no Aer. de Pereira

– área de restituição de bagagem é pequena e apenas duas esteiras estão instaladas; os passageiros que despacharam suas malas (não foi o meu caso) se aglomeraram em frente à de número 2

Restituição de Bagagens no Aer. de Pereira

– no trajeto até a saída, reparei em algo inusitado: umas janelas servem para que os amigos e familiares aguardem a chegada dos passageiros; o pensamento que me veio era de que eu era a atração de um aquário

Recepção de passageiros – Aer. de Pereira

– o acesso até a área externa do aeroporto é feita por um corredor estreito, com adesivos e banners promocionais da cidade: “Pereira, Capital del Eje“; em tradução livre, seria “capital do eixo”, pois a cidade é considerada a principal desta região da Colômbia que é conhecida como o Eixo do Café

Corredor de acesso à saída do Aer. de Pereira

Cartazes promocionais no Aer. de Pereira

AVALIAÇÃO GERAL: o preço da passagem comprada com pouquíssima antecedência foi bem razoável; apesar do site da AVIANCA COLÔMBIA não ter uma navegação amigável, o processo foi fácil; a parte doméstica do Aeroporto de Bogotá me surpreendeu positivamente, com uma ótima e moderna estrutura; da mesma forma, a Sala VIP da companhia também me chamou a atenção pelo tamanho e facilidades disponíveis para o atendimento de passageiros de voos nacionais; a operação de um Airbus A320 para um voo tão curto é algo que merece atenção, com alto nível de ocupação; o atraso na partida da capital colombiana foi grande, mas, no meu caso, foi providencial, pois acho que eu teria perdido o voo caso ele tivesse sido pontual; oferecer bebidas foi algo que me agradou, pois seria plenamente justificável se nada fosse servido, considerando que o voo era muito curto; tive pouco contato que com a tripulação, mas foi possível perceber a atitude correta dos Comissários de cabine; no geral, foi uma experiência bem interessante testar os serviços da AVIANCA fora do Brasil 

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