Voando com a AEROFLOT (LED/SVO/LHR)

– hora de começar a longa jornada de volta para casa, depois de acompanhar os 02 primeiros jogos do Brasil na Copa do Mundo da Rússia (contra Suíça – empate de 1 a 1 – e Costa Rica – vitória de 2 x 0)

– eu estava na linda cidade de Saint Petersburgo e precisava ir para Londres, de onde partiria o meu voo da LATAM BRASIL para Guarulhos; a minha primeira parada foi Moscou, distante 373 milhas (cerca de 600 quilômetros) e depois a capital da Inglaterra, distante 1.563 milhas (cerca de 2.500 quilômetros)

– antes deste voo, eu já tinha voado e avaliado a GEORGIAN AIRWAYS (que me levou de Amsterdam/Holanda para Tbilisi/Geórgia a bordo de um Boeing 737-700 – confira AQUI como foi) e a low-cost russa POBEDA (que me levou de Tbilisi para Rostov-on-Don/Rússia a bordo de um Boeing 737-800 – confira AQUI como foi)

A COMPRA DA PASSAGEM

– depois de uma rápida pesquisa, não foi difícil concluir a maior companhia aérea russa – AEROFLOT – seria a melhor opção para ir da Rússia para a Inglaterra

– a AEROFLOT faz parte da aliança global SKY TEAM (a mesma da AIR FRANCE, KLM, ALITALIA, DELTA AIRLINES e AEROLINEAS ARGENTINAS) desde 2006 e atualmente opera uma eclética frota de mais de 230 aeronaves, fabricadas pela Boeing (B777 e B737-800), Airbus (A330, A321 e A320) e Sukhoi (Superjet 100)

– a ROSSIYA, uma das subsidiárias da AEROFLOT, opera um voo diário e direto de St. Pertersburgo para o Aeroporto de Gatwick, mas o preço estava mais caro e o horário não era o melhor, pois queria chegar o mais cedo possível em Londres para fazer umas compras para a “patroa”, antes do meu voo para Guarulhos que partiria por volta de 22:00h; por isso, a combinação de 02 voos com a AEROFLOT foi a minha escolha, com uma conexão de 95 minutos em Moscou

Opções de voo – Da Rússia para a Inglaterra

– o site na Internet tem versão em inglês e é de fácil navegação; as informações sobre os tipos de tarifas estão expostas de forma clara e muito bem detalhada, facilitando a escolha de quem pretende comprar uma passagem; eu comprei a tarifa mais barata – “Economy Saver”, que não é reembolsável, mas já permite o despacho de uma bagagem de porão

Tipos de tarifa da Aeroflot e serviços associados

Mais detalhes da franquia de bagagem – Aeroflot

– o preço final que paguei foi de 9.644 rublos (cerca de R$ 550,00), para os 02 voos com a companhia russa, que foram pagos com cartão de crédito (portanto, com acréscimo de IOF)

Preço final pago – Aeroflot

O VOO PARA MOSCOU/SVO

– tivemos que acordar bem cedo para não perder o voo; combinamos com um taxista para nos pegar no hotel às 05:15h e chegamos no bonito Aeroporto de Saint Petersburgo/LED às 05:45h de uma linda manhã de sol forte e de céu azul e sem nuvens

Aer. de St Petesburgo – Parte Externa

Aer. de St Petesburgo – Parte Externa

Aer. de St Petesburgo – Parte Externa

– as filas de check-in da AEROFLOT estavam grandes, mas fui para a área destinada às prioridades em função do meu cartão “Elite” do programa Millemiglia da ALITALIA, companhia parceira da aliança global SKT TEAM

Área de Check-in – Aeroflot – St. Petersburgo

Área de Check-in – Aeroflot – St. Petersburgo

– as muitas máquinas raio-x permitiam que o grande fluxo de pessoas passasse rapidamente pelo controle de segurança; a estrutura deste aeroporto é moderna, a área de embarque é ampla e no saguão central há uma grande parte comercial e algumas opções de restaurantes estão instaladas

Aeroporto de St. Petersburgo

Aeroporto de St. Petersburgo

Aeroporto de St. Petersburgo

– o embarque do voo SU47 foi iniciado às 06:45h pelo Portão D02 e a AEROFLOT deixa um carrinho com revistas e jornais à disposição dos passageiros na porta do avião

Aer. de St-Petesburgo – Portão D02

Aer. de St-Petesburgo – Portão D02

Aeroflot – Carrinho com jornais e revistas

– a AEROFLOT colocou um Airbus A321 (prefixo VP-BEG, fabricado em setembro de 2016) para nos levar até Moscou, que tinha a tradicional configuração 3 x 3 (três poltronas de cada lado), poltronas revestidas de couro azul escuro e encosto de cabeça laranja comemorativo dos 95 anos da companhia; o espaço para as pernas era apenas razoável, o que não seria problema para um voo de curta duração

A321 – Aeroflot – Aer. St Petersburgo

Cabine – Classe Econômica – A321 da Aeroflot

Cabine – Classe Econômica – A321 da Aeroflot

A321 – Aeroflot – Espaço para pernas

– o voo saiu de forma pontual, o que foi importante, pois o tempo de conexão na capital russa seria apertado; foi uma viagem tranquila de apenas 01 hora de duração, com um sol forte batendo do lado esquerdo da aeronave; eu consegui dormir a maior parte do voo, por isso, não sei se a AEROFLOT ofereceu serviço de bordo…

A321 – Aeroflot – Voo LED Moscou

O AEROPORTO DE MOSCOU/SVO

– o Aeroporto Internacional Sheremetyevo/SVO é um dos 03 grandes aeroportos que atendem a populaçao da região de Moscou e é o maior da Rússia; em 2017, mais de 40 milhões de passageiros passaram por este terminal, que é o principal hub operacional da AEROFLOT

– na saída da aeronave, uma situação inusitada: usamos uma ponte de embarque, o que indicava que acessaríamos no terminal diretamente, mas não foi o que aconteceu, pois tivemos que descer uma longa escada e embarcar em um ônibus; ou seja, era um desembarque remoto pelo finger

Desembarque no Aer. de Moscou – Ônibus

Desembarque no Aer. de Moscou – Ônibus

– no trajeto até a área de desembarque, passamos por muitas aeronaves da AEROFLOT no pátio – taxiando ou sendo preparados para os próximos voo – e, de longe, registrei o A321 que me trouxe de St. Petersburgo acoplado ao terminal

– a movimentação era intensa no terminal D de SVO, a Copa do Mundo trouxe uma forte aumento na demanda por voos; foi tranquilo fazer a conexão internacional por lá, passando pelo controle de fronteira e depois de segurança; o aeroporto é muito bem sinalizado (com placas em russo e inglês); a estrutura tem teto baixo e traz uma sensação de ambiente apertado

Aer. de Moscou – Conexão para Londres

– uma parte comercial está instalada na região central do terminal, com várias lojas e um grande espaço de Free Shop

Aer. de Moscou – Conexão para Londres

Free Shop – Aer. de Moscou

– os monitores eletrônicos indicavam que o embarque do voo SU2578 operado pela AEROFLOT com destino a Heathrow/Londres seria feito pelo Portão D07

Aer. de Moscou – Conexão para Londres

O EMBARQUE NO AIRBUS A330

– a caminhada até lá foi de 10 minutos, sendo necessário descer uma escada rolante para alcançar um saguão inferior, de pequena dimensão, com 04 portões de embarque e muitos passageiros aguardando seus voos; tudo indicava que teríamos um embarque remoto

Área do Portão D07 – Aer. Moscou

Portão D07 – Aer. Moscou – Embarque Aeroflot

Portão D07 – Aer. Moscou – Embarque Aeroflot

– o embarque do nosso voo foi “convocado” às 09:10h; usei minhas “credenciais” para pegar o 1º “buzão” que partiria até o Airbus A330; o veículo era grande e com um design diferente e futurístico

Ônibus – Aeroporto de Moscou

– 05 minutos depois, partimos e iniciamos um extremamente longo trajeto, pois a aeronave estava estacionada do outro lado do aeroporto, percorremos toda a pista, passamos por trás da cabeceira para finalmente chegar em um grande estacionamento com dezenas de aeronaves da AEROFLOT, a maioria delas aparentemente fora de operação

– apesar de ter ficado em pé em um ônibus lotado, foi uma oportunidade legal para registrar algumas aeronaves da eclética frota da Aeroflot: Boeing 777, Airbus A330, Boeing 737 e, também, do avião fabricado na Rússia – Sukhoi Superjet (com pinturas especiais da aliança Sky Team e de 95 anos da fabricante)

Boeing 777 da Aeroflot – Aer. de Moscou

Boeing 737-800 da Aeroflot – Aer. de Moscou

Airbus A330 da Aeroflot – Aer. de Moscou

Sukhoi SuperJet 100 da Aeroflot – Aer. de Moscou

Sukhoi SuperJet 100 da Aeroflot – Aer. de Moscou

– e também de um Boeing 777-300ER (prefixo VP-BJL, construído em julho de 2005 e que teve as cores da EVA AIRWAYS até maio de 2017) da companhia russa NORDWIND AIRLINES taxiando e depois alinhando na cabeceira da pista 06R, que tem 3.700 metros de extensão

Boeing 777 – Nordwind – Aer. de Moscou

Boeing 777 – Nordwind – Aer. de Moscou

Boeing 777 – Nordwind – Aer. de Moscou

– registrei também segundos antes de tocar a pista de Sheremetyevo o Airbus A321 da AEROFLOT de prefixo VP-BEE que carrega uma pintura especial comemorativa aos 95 anos da companhia aérea russa

Airbus 321 pousando – Aer. de Moscou

– o embarque no Airbus seria realizado por uma única escada acoplada à porta 2L da aeronave; desci do ônibus e fiquei esperando acabar uma fila que se formou rapidamente

Embarque Remoto – A330 – Aeroflot – Moscou

Embarque Remoto – A330 – Aeroflot – Moscou

– enquanto isso, aproveitei para tirar fotos do Airbus A330-300 que me levaria até Londres: de prefixo VP-BDE, que foi entregue novo à AEROFLOT em dezembro de 2012, tendo recebido o apelido de “Leonid Kantorovich

Airbus A330 da Aeroflot – Aer. de Moscou

Airbus A330 da Aeroflot – Aer. de Moscou

Motor RR do Airbus A330 da Aeroflot – Aer. de Moscou

– entrei com calma, depois da confusão inicial e, do alto da escada, fiz o registro da linda carenagem prateada do avião da AEROFLOT

Airbus A330 da Aeroflot – Aer. de Moscou

– a companhia russa utilizou neste A330 a configuração mais padrão para este modelo de aeronave: 2 x 4 x 2 (dois assentos de cada lado perto da janela e quatro assentos no centro); com capacidade total na classe Econômica de 268 passageiros, este voo estava completamente lotado

Cabine da classe Econômica – A330 da Aeroflot

Cabine da classe Econômica – A330 da Aeroflot

Cabine da classe Econômica – A330 da Aeroflot

Cabine da classe Econômica – A330 da Aeroflot

– as poltronas também eram revestidas de couro azul escuro e uma pequena manta azul já estava disponível para todos os passageiros, em cima de cada assento, envolvidas em plástico; meu assento era o 23A, uma janela do lado direito da aeronave, bem em cima da asa do A330; a AEROFLOT oferece pouco espaço para as pernas, ou seja, pouco conforto para um voo de mais de 03 horas de duração

Assento 23A do A330 da Aeroflot

Espaço para pernas – classe Econômica do A330

O VOO PARA LONDRES/LHR

– o procedimento de pushback foi iniciado às 10:12h, portanto, partíamos rumo à Inglaterra com um atraso superior a 10 minutos; as instruções de segurança foram demonstradas aos passageiros por meio de um vídeo exibido nas telas individuais (o reflexo do sol me obrigou a tirar as fotos com este ângulo lateral)

Vídeo – Instruções de Segurança – A330 da Aeroflot

Vídeo – Instruções de Segurança – A330 da Aeroflot

– apesar de estarmos perto da pista, o taxiamento foi lento e ficamos um bom tempo aguardando perto da cabeceira; só fomos decolar às 10:37h, quando os 02 motores Rolls-Royce Trent 700 foram acionados em potência máxima e empurraram o A330 por 39 segundos até tirá-lo do chão

Decolagem em Moscou – A330 da Aeroflot

– os anúncios feitos pela Chefe de Cabine (em russo e inglês) indicaram que a duração prevista de voo era de 03 horas e 25 minutos e que tempo estava bom em rota e em Londres, com temperatura de 22 graus

– o sistema de vídeo era individual e estava instalado na parte superior da poltrona da frente, tendo o controle remoto acoplado bem ao lado, de fácil acesso; a tela tinha o sistema touchscreen, mas com baixa resolução; escolhi para assistir o filme “Post”, com um grande elenco (Meryl Streep, Tom Hanks e Sarah Paulson), que conta a história dos bastidores dos grandes jornais norte-americanos na divulgação de documentos secretos sobre a Guerra da Vietnã

Sistema de Vídeo – A330 – Aeroflot

Sistema de Vídeo – A330 – Aeroflot

– o fone de ouvido tinha sido distribuído pela tripulação de cabine um pouco antes de nossa partida; muito simples, parecia aquele que é distribuído pela AVIANCA BRASIL nos voos nacionais operados pelos A319 e A320

Fone de Ouvido – Aeroflot

– é possível carregar os aparelhos celulares já que uma porta USB está instalada logo abaixo do monitor individual

Porta USB – A330 da Aeroflot

– a AEROFLOT oferece o serviço de Wi-fi para acesso a Internet durante o voo, entretanto, o preço cobrado era alto demais: 15 dólares (quase R$ 60,00) por 01 hora de conexão

Wifi a bordo – A330 Aeroflot

– o serviço de bordo foi iniciado às 11:15h, quando um menu (que trazia destacado o patrocínio da companhia à Copa do Mundo) foi distribuído a todos os passageiros e trazia as opções de café da manhã e almoço, ou seja, podia ser usado em voos da AEROFLOT que partem a qualquer hora do dia; as opções de prato principal eram 1- cordeiro com berinjela, grão de bico, arroz e vegetais ou  2- frango ao molho de vinho com purê de batatas e cenouras

Menu – Serviço de Bordo – Econômica – Aeroflot

Menu – Serviço de Bordo – Econômica – Aeroflot

– 10 minutos depois, as Comissárias passaram pelos corredores novamente, desta vez oferendo as bebidas; pedi apenas coca-zero

Serviço de Bordo – Bebida

– a refeição demorou muito para ser servida, eu recebi a minha bandeja somente às 12:05h; além do prato principal, a AEROFLOT ofereceu um potinho de salada, pão, um queijo tipo polenguinho, uma bolinha de chocolate e a sobremesa (um típico bolo de mel russo, segunda a minha companheira ao lado); os talheres eram de aço com a logomarca da companhia russa; tudo estava gostoso e matou minha fome

Serviço de Bordo – Refeição

Serviço de Bordo – Refeição

Talheres – Aeroflot – Classe Econômica

– as bandejas foram retiradas somente às 13:00h, quando finalmente recolhi a mesinha e estava pronto para tentar dar uma cochilada;  nesta fase do voo, o tempo lá fora estava bom, com o céu azul e sol forte

Asa do A330 da Aeroflot

– no bolsão da poltrona da frente, a AEROFLOT coloca a revista de bordo (por sinal, a mais pesadagrossa que já vi até hoje), o catálogo de produtos a venda – Sky Shop – e o cartão com instruções de segurança

Revista de Bordo e Catálogo de Produtos – Aeroflot

Revista de Bordo – Aeroflot

Cartão Instruções de Segurança – A330 da Aeroflot

– logo depois do almoço, pedi licença à simpática senhora russa que viajava ao meu lado e fui conferir o toalete; são 04 banheiros instalados na parte central do A330; fui naquele mais perto da janela, do corredor esquerdo da aeronave, que era pequeno, mas estava limpo; a AEROFLOT não oferece amenidades aos seus passageiros

Banheiro – A330 da Aeroflot – Pia

Banheiro – A330 da Aeroflot – Vaso

– o voo continuava muito tranquilo e chegou a hora de comprar os souvenires da AEROFLOT disponíveis no catálogo: uma caneta (por 6 euros) e um chaveiro (por 8 euros), ambos comemorativos dos 95 anos da companhia

Compra a bordo – Aeroflot – Caneta

Compra a bordo – Aeroflot – Chaveiro

– o Piloto fez um anúncio de que o tráfego aéreo na região de Londres estava intenso e que faríamos um procedimento de espera para iniciar a aproximação para pouso; estar na janela me permitiu perceber que completamos 03 voltas nos arredores de LHR e, no momento em que apontamos em direção ao aeroporto, um Airbus A380 da EMIRATES cruzou logo acima do A330; eu tomei um susto quando o gigante surgiu do nada passando no lado esquerdo do meu avião

Airbus A380 da Emirantes cruzando o céu

Airbus A380 da Emirantes cruzando o céu

Airbus A380 da Emirantes cruzando o céu

– o trem de pouso foi armado e travado às 13:59h; a imensa asa do A330 da AEROFLOT combinou muito bem com a paisagem da região próxima a Londres

Aproximação para Pouso – A330 – Aeroflot – LHR

Aproximação para Pouso – A330 – Aeroflot – LHR

– tocamos a pista 27L (que tem 3.660 metros de extensão) do maior aeroporto inglês às 14:06h (ou 12:06h no horário londrino, que nesta época do ano tem um fuso horário de -02 horas com relação à Moscou), com total segurança

Pouso – A330 – Aeroflot – LHR

Pouso – A330 – Aeroflot – LHR

– enquanto taxiávamos lentamente em direção à nossa posição de estacionamento, um Airbus A380 da EMIRATES pousava, provavelmente a mesma aeronave que tinha me assustado alguns minutos antes

Airbus A380 pousando em Londres/LHR

– além disso, um Boeing 787-9 da AIR CANADA (prefixo C-FPQB, fabricado em maio de 2016) com a pintura antiga da companhia canadense reluzia no sol londrino enquanto taxiava do outro lado da pista

Boeing 787 – Air Canada – Londres

– o tempo em Londres estava ótimo, com céu claro e temperatura agradável; depois que os passageiros desembarcam, a estrutura do terminal de Heathrow permite boas fotos das aeronaves estacionadas no pátio e conectadas ao finger

A330 da Aeroflot no Aer. de Londres

A330 da Aeroflot no Aer. de Londres

– por cima da asa direita do A330 da AEROFLOT, mais aeronaves de grande porte no pátio de Londres: o A380 da EMIRATES, o B747 da BRITISH AIRWAYS, o B767 da DELTA AIRLINES e o B787 da QANTAS

A330 da Aeroflot no Aer. de Londres

– passar pelo controle de imigração em Londres foi muito tranquilo, pois usei o passaporte português para usar as catracas eletrônicas e perder apenas alguns segundos no processo; as malas foram restituídas na esteira 7A e já estavam disponíveis quando cheguei lá

Restituição de Bagagem – Londres – Esteira 7A

AVALIAÇÃO GERAL: com relação à passagem, o preço foi bem razoável para 02 voos em classe Econômica (um doméstico de 01 hora de duração e um internacional de 03 horas e meia), de forma one-way e comprada com 03 meses de antecedência; o Aeroporto Sheremetyevo/SVO impressiona por suas dimensões e pela quantidade de aeronaves da AEROFLOT em seus pátios; o Airbus A330 atende muito bem a rota de alto tráfego entre Moscou e Londres; a configuração de cabine é boa, em especial para quem viaja na janela, mas o reduzido espaço para as pernas é um ponto negativo; o sistema de vídeo tem bom conteúdo e funciona como bom entretenimento, apesar da baixa resolução da tela; o serviço de bordo foi muito “honesto”, adequado para o tipo e duração deste voo; a tripulação, além da elegância dos uniformes, teve uma atitude extremamente cordial durante todas as fases do voo e me causou muito boa percepção; no geral, a minha 1ª experiência com a maior companhia russa foi muito boa

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