Voando com a QATAR (JNB-DOH)
– este é o 3º trecho da VOLTA AO MUNDO: hora de começar um longo trajeto até a Ásia, uma jornada dividida em 02 partes: primeiro, vou voar de Johanesburgo (na África do Sul), para Doha (no Qatar); depois de uma conexão de 02 horas, seguirei de Doha para Bangkok (na Tailândia); tudo com a Qatar Airways; farei avaliações separadas, pois os voos serão feitos em 02 tipos diferentes de aeronave
EMISSÃO DA PASSAGEM
– originalmente, emiti a passagem com bastante antecedência: julho de 2015 (planejamento é tudo!), utilizando Pontos do Programa Fidelidade da TAM, foram 30.000 pontos para voar na classe Econômica da Qatar Airways (parceira da companhia brasileira na aliança global One World); um voo direto de 08 horas de duração, cruzando a África em direção ao Oriente Médio; para o voo seguinte da jornada (de Doha para Bangkok), eu usei milhas do Programa SMILES, foram 47.500 milhas para voar na classe Executiva
– nos meses seguintes, fiquei pesquisando constantemente com TAM e SMILES para tentar fazer a emissão de um único bilhete para voar na classe Executiva nos 02 trechos (JNB-DOH + DOH-BKK); seriam 85.000 pontos para emitir com a TAM (uma outra opção era voar com Cathay Pacific via Hong Kong) ou 100.000 milhas do Programa SMILES para voar com a Qatar; as pesquisas foram em vão…
– mas, na manhã do dia do voo, resolvi dar uma aquela última e despretenciosa olhada no site do SMILES e………tinha vaga !!!!!! Decidi usar a opção SMILES&MONEY: 60.000 milhas +R$ 1.016,00
QATAR AIRWAYS
– a Qatar Airways é a empresa oficial de seu país e é famosa por ser considerada sempre uma das melhores companhias aéreas do mundo, sempre brigando pelo posto de número 1; em 2015, ela levou o título, desbancando a Singapore Airlines, a Cathay Pacific e a Emirates
– atualmente, ela opera para mais de 140 destinos a partir do Aeroporto de Doha, tendo mais de 160 aviões na sua diversificada frota, formada por aviões da Boeing (B777 e B787) e Airbus (A320, A321, A330, A340, A350 e A380)
– esta está sendo a minha 2ª experiência com a Qatar, voei com ela no final de 2014 na classe Executiva no curto trecho São Paulo/GRU para Buenos Aires/EZE (menos de 03 horas de voo); a companhia foi eleita a melhor companhia aérea do mundo em 2015, portanto, a expectativa, que já era alta para voar na classe Econômica, agora ficou altíssima para conferir o serviço oferecido na classe “premium” em um voo de longa duração
– 20 dias antes da viagem, entrei em contato com a Central de Atendimento da Qatar no Brasil para tirar a seguinte dúvida: “eu vou fazer uma conexão em Doha com 02 bilhetes diferentes, gostaria de confirmar que não preciso de visto para entrar no Qatar“; me pediram para mandar um e-mail, o que foi feito em 06.05.2016…estou esperando a resposta até hoje…com a emissão de um bilhete único de última hora, este problema foi resolvido
AEROPORTO DE JOHANESBURGO
– os voos internacionais partem do Terminal A do Aeroporto Internacional Oliver Tambo: é um prédio com infraestrutura antiga e incrivelmente escuro; o voo estava marcado para 14:10h e cheguei lá 02 horas antes; o movimento de passageiros era pequeno
– fui direto para a área de check-in da Qatar: eram 08 guichês para atendimento aos passageiros, sendo que 02 deles dedicados para a classe Executiva: a simpática funcionária Karabo me atendeu: atenciosa, imprimiu rapidamente meu boarding pass e me deu um voucher (uma xerox mal feita, na verdade) para usar a Sala VIP terceirzada que é utilizada neste aeroporto; por fim, me deu explicações de como chegar nela
– feito o check-in, era hora de passar pelo controle de segurança: apenas 02 aparelhos de raio-x dos 06 instalados estavam funcionando; na fila 10 pessoas a minha frente, demorei 05 minutos para passar; já no controle de passaporte, são 18 cabines, apenas 07 funcionavam; foram mais 05 minutos de fila
– a parte interna do aeroporto é mais moderna, muitas lojas e iluminação adequada; a guia que me atendeu em Johanesburgo me sugeriu visitar a loja Out Of Africa e a dica foi ótima: é grande e a quantidade de produtos e artesanatos locais impressiona e os preços são bastante razoáveis; comprei uma girafa de 50 centímetros de altura para compor a minha coleção, além de alguns potes para levar de presente para família
SALA VIP
– parti em direção à Sala VIP terceirizada que a Qatar utiliza no aeroporto sul-africano: Bidvest Premier Lounge, um espaço que funciona 24 horas por dia e é utilizado por várias companhias aéreas, tais como: Air Namibia, Kenya Airways, El-Al e Egyptair; cheguei lá por volta de 12:30h e demorei um pouco para entrar, pois as recepcionistas estavam enroladas atendendo um outro passageiro
– vencida a barreira da recepção, dei uma volta na Sala VIP: me impressionei positivamente, é um lugar grande e confortável, com vários ambientes e com buffet bastante bastante variado, além de muitas opções de bebidas; preferi não comer muito, queria estar com fome para aproveitar o serviço de bordo da Qatar: tomei uma taça de vinho tinto e devorei alguns queijos
– na recepção, perguntei se eles fariam o anúncio de embarque para o meu voo e a resposta foi: SIM; já eram 13:25h e nenhum aviso tinha sido feito, decidi ir embora, por segurança (ainda bem…)
EMBARQUE NO B787
– a caminhada até o Portão A18 seria muito longa, mas foi uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais o Aeroporto Oliver Tambo: muitas lojas e restaurantes; as amplas janelas de vidro permitem uma ótima visão do pátio e dos aviões encostados nos fingers
– o meu portão de embarque era o mais distante possível, no oposto extremo do terminal; funcionários da Qatar estavam no meio do caminho indicando que o embarque estava sendo encerrado e que eu precisava acelerar o ritmo para não perder o voo; simplesmente, fui o penúltimo passageiro a embarcar e o painel digital indicava que o voo já estava fechado quando cheguei
– na porta do Boeing B787-8 que me levaria até Doha estava um casal de comissários para me receber com sorrisos, apesar do meu atraso; os passageiros entram pela porta que fica em frente a um pequeno lounge e eles me perguntaram qual era o meu assento, me indicando que eu tinha que pegar o 1º corredor a esquerda
– o B787 da Qatar está configurado com 232 lugares na Classe Econômica e 22 lugares na Classe Executiva (neste voo, 21 deles estavam ocupados), ou seja, carrega até 254 passageiros
– o uniforme da tripulação é simples, mas elegante: as comissárias usam uma calça roxa e uma camisa branca; na hora do serviço de bordo, elas botam um paletó azul escuro
– a configuracao da Business Class é 1x2x1, em formato de “espinha de peixe” e todos os passageiros têm acesso direto ao corredor, o que é excelente, dá total liberdade para ir ao banheiro ou pegar algo no bagageiro, sem incomodar ninguém; me chamou a atenção o seguinte: não há bagageiros superiores na parte central, somente nas laterais; o meu assento era o 5A, uma janela do lado esquerdo do avião, última fileira da classe Executiva; na verdade, não tinha uma janela na altura do meu lugar, a mais perto ficava na altura do passageiro à frente (4A)
– o Boeing escalado para este voo tinha o prefixo A7-BCN, entregue a Qatar em agosto de 2014 e está sendo muito bem conservado pela companhia, pois estava com seu interior imaculado
– depois que acomodei minha bagagem, a Comissária Auste veio se apresentar e a excelência do serviço prestado pela Qatar começou a aparecer: ela se agacha para falar com os passageiros, de forma a ficar no mesmo nível, evitando que eles fiquem com o pescoço esticado; ela me ofereceu bebida (várias opções, pedi champanhe) e toalha (quente ou fria, eu escolhi a quente) com toda a calma, atenção e educação
– logo depois de me servir, ela me deu o menu de comida e o menu de vinhos, junto com a necessaire da Giorgio Armani com meias, protetor de ouvido, perfume, loção pós-barba e protetor labial (pasta/escova de dente e aparelho de barbear estão disponíveis no banheiro)
– o vídeo com as instruções de segurança (feitas em inglês e árabe) tem um atrativo especial: é um filme divertido e estrelado pelos jogadores do Barcelona, time de futebol patrocinado pela Qatar; o nosso craque Neymar aparece com destaque
– a poltrona fica em uma posição diagonal e é muito confortável; um travesseiro (de ótimo tamanho) e um cobertor são deixados em cima dela; uma tomada e uma porta USB estão instaladas perto do apoio do braço esquerdo; já no apoio do braço direito, ao levantar a parte de cima, o fone de ouvido e uma garrafa de água estão à disposição; o detalhe da fivela do cinto com a marca da Qatar chamou minha atenção; o título de melhor assento de classe Executiva no ano de 2015 foi bem merecido
VOO
– tudo pronto para a partida, o pushback foi feito às 13:57h (mais de 10 minutos antes do horário de partida) e fizemos um longo taxiamento até a cabeceira da pista, onde alinhamos às 14:08h e, logo em seguida, 0 B787 começou a aceleração máxima dos 02 motores Rollys Royce por 42 segundos e ganhamos altura rumo ao Oriente Médio; uma das características principais deste modelo da Boeing aparece neste momento: a cabine é extremamente silenciosa
– outra marca do B787 é a ausência de cortinas nas janelas: elas podem ser escurecidas eletronicamente com o acionamento de um botão localizado bem abaixo da janela
– logo depois que o aviso de apertar cintos foi apagada (por volta de 14:30h), as Comissárias começaram a consultar os passageiros sobre a escolha dos pratos para o almoço: as 03 opções eram filé com molho de pimenta, cenoura e legumes salteados / arroz indiano de frango com pedaços de tempero marinado em camadas com ervas e arroz basmati / ravioli de abóbora ao pesto, com molho de queijo azeitonas verdes e pretas e rúcula; o filé estava esgotado (mais uma vez, ficar na última fileira traz suas consequências negativas), a Comissária ia confirmar que realmente tinha acabado, mas já pediu para eu escolher logo uma 2ª opção: preferi o ravioli; a lista de vinhos é excelente, prestigiei a América do Sul, com um Malbec argentino que adoro: Catena (as outras opções eram francês e australiano)
– no aguardo do meu almoço, resolvi testar o sistema de entretenimento e só há uma palavra para resumir: espetacular; a tela é enorme e touchscreen, de alta resolução; o controle remoto também é touchscreen e todos os comandos são feitos na tela dele; há uma grande variedade de filmes, fica até difícil de escolher; é possível selecionar pelo tipo de filme, mas também pela língua, pesquisei as opções em português e quis assistir “Spotlight“: gostei do premiado filme que conta a história da pedofilia na Igreja Católica americana e que foi estrelado por Michael Keaton, Rachel McAdams e Mark Ruffalo
– vale um registro específico para o fone de ouvido que a Qatar oferece para os passageiros da Business Class: é perfeito, oferece ótimo isolamento acústico, você chega a esquecer que está dentro de um avião; ele é personalizado com a marca da companhia e o plástico onde ele fica guardado deixa claro: propriedade da Qatar, ou seja, não é um brinde!!!!
– quando eram 14:45h, foi servido o vinho que eu tinha escolhido, junto com um potinho de castanha de caju; neste momento, mais uma prova de como a Qatar treina sua tripulação pensando sempre nos detalhes: quando a Auste foi colocar o vinho na taça, pingou uma gota no guardanapo; percebi que ela se incomodou com o pequeno erro; 15 segundos depois, ela voltou e trocou o guardanapo
– quando o almoço começou a ser servido, um cheiro gostoso de pão surgiu na cabine, com certeza, ajudou a aumentar a fome; a arrumação da mesa é orquestrada, a comissária faz tudo com muita calma, sem afobação; na medida que os outros passageiros eram servidos, me arrependia da minha escolha, os pratos eram cada um mais apetitosos que os outros
– a sopa de cogumelos servida como entrada estava uma delícia, não estava muito quente, do jeito que eu gosto; a salada também estava muito boa; o frango estava um pouco apimentado, mas divinamente bom; de sobremesa, o sorvete de baunilha e morango, com calda de frutas vermelhas também estava delicioso; enfim, foi uma refeição maravilhosa, do início ao fim
– para finalizar, chá, café e licor foram oferecidos; quando Auste foi me servir um “black coffee“, ela viu que o pano que cobria a mesa estava sujo e perguntou se eu querida troca-lo, eu pensei: claro que não!!!!! Por que?!?!?
– depois do banquete, resolvi testar o sistema de Wi-Fi, que permite conectividade a Internet por 05 dólares (12Mb de franquia): depois de abrir uma conta e cadastrar meu cartão de crédito, a conexão foi ativada: boa velocidade de acesso, mas a franquia foi consumida rápida, foi possível apenas mandar algumas fotos no WhatsApp para a família e responder alguns comentários do Facebook, além de acessar o FlightRadar para conferir a rota que o meu voo seguia (estávamos a 39.000 pés de altitude a uma velocidade de 490 nós ou 909 km/h)
– depois disso, fui conhecer o banheiro do B787 da Qatar: a primeira coisa que reparei foi a janela, o que não é comum; o tamanho é razoável, mas não se compara com os gigantescos que usei no A380 da British; aparelho de barbear e um kit com escova e pasta de dente estão à disposição dos passageiros (lembrando: na necessaire não vem nada disso)
– no caminho de volta para o meu lugar, aproveitei para tirar algumas fotos da cabine: portas da aeronave e do mini-lounge instalado na parte de trás da sessão dedicada à classe Executiva, onde frutas, snacks e champagne ficam à disposição dos passageiros depois que o serviço de bordo é encerrado
– antes de voltar para o meu lugar, consegui tirar a foto que mais gosto: asa e turbina; a inclinação da asa é aparente, bem como a parte traseira da turbina, típica do B787
– há Free Shop a bordo, uma revista mostra as opções de compra; me interessei pelo relógio personalizado da companhia e o jogo de cartas, mas, infelizmente, ambos estavam indisponíveis; a aeromoça afirmou que eu encontraria nas muitas lojas que vendem produtos da Qatar no aeroporto de Doha (de fato, achei o baralho, mas não o relógio)
– lá fora, escureceu rápido, antes de 17:30h a noite já tinha caído, aproveitei para tirar fotos da cabine: a maioria das telas estava ligada, ou seja, os passageiros curtiam o sistema de vídeo
– ainda faltavam mais de 04 horas de voo e comecei a ver outro filme: “Race”, que conta a história do corredor negro americano que vive o dilema de ir para as Olimpíadas de 1936 na Alemanha nazista; gostei, foi um bom passatempo
– o cansaço apareceu e decidi tentar dormir; com apenas um aperto de botão a poltrona calmamente vai virando uma cama (não chega a ser full flat, são 177 graus de inclinação); o espaço lateral do assento nesta posição é bom, mas no começo senti um pouco de desconforto com os pés, porque o espaço para as pernas vai afunilando, mas rapidamente me acostumei; dormi por 03 horas, um bom sono, consegui repor parte das energias; o travesseiro é grande (o que para mim é essencial) e o cobertor é confortável
– quando acordei, Auste estava atenta: rapidamente veio me perguntar se eu queria comer ou beber algo: achei justo tomar um champagne…
– o Comandante avisou que já estávamos começando a descer; o procedimento de descida para pouso em Doha foi muito tranquilo, sem turbulências; pousamos às 22:48h (Doha tem um fuso de +1 hora em relação à Johanesburgo); encostamos no portão D3 às 22:52h, encerrando mais um voo da Qatar Airways, a melhor companhia aérea do mundo na opinião dos passageiros
Avaliação do voo São Paulo-Buenos Aires:
AVALIAÇÃO GERAL: sem dúvidas, o título de melhor companhia aérea do mundo em 2015 faz todo sentido; os fatos negativos merecem registro: a falta de resposta à minha consulta sobre a necessidade de visto para entrar no Qatar, a falta de anúncio na Sala VIP no aeroporto de Joanesburgo e a falta da minha 1ª opção de escolha para o almoço; entretanto, todo o resto foi simplesmente perfeito: o atendimento no check-in foi ótimo, a estrutura da Sala VIP é muito boa, o atendimento da tripulação, em especial, a comissária Auste foi impecável, a conservação e o tipo da aeronave impressionam, o serviço de bordo foi excelente; os aspectos positivos foram tão intensos que esqueço os poucos negativos, foi uma experiência espetacular
Viagem maravilhosa. Anotacoes oportunas de um passageiro atento. Se todos os repórteres fossem assim…
Obrigado, Pedro.
Muito bom!!! Leio todos os post… Parabéns!!!
Obrigado, Charlie!