VOANDO COM A ALITALIA (FCO/GIG)

– nesta viagem para a Europa feita no final de fevereiro e início de março de 2018, voei e avaliei as companhias de baixo-custo VUELING (de Barcelona para Londres – clique AQUI para conferir) e NORWEGIAN (de Londres para Barcelona – clique AQUI para conferir)

– agora chegou a hora de começar efetivamente a volta para casa, começando em Barcelona/Espanha, indo para Roma/Itália e de lá para o Rio de Janeiro; o foco desta avaliação será o voo intercontinental, da Europa para o Brasil; 5.688 milhas (cerca de 9.153 quilômetros) separam a linda capital italiana da Cidade Maravilhosa

– a passagem foi “bancada” pela empresa que trabalho; a relação custo-benefício foi muito boa, a tarifa paga para um voo Brasil-Itália-Espanha-Itália-Brasil em classe Executiva foi bastante razoável

– por volta de 10:00h do dia da viagem, recebi um e-mail da ALITALIA informando que meu voo para o Galeão/GIG sairia com atraso: o novo horário de partida informado era 23:25h (e não 21:45h); a mesma onda de nevascas que me prejudicou na ida para Londres, também afetou os voos da companhia italiana para Nova York, provocando uma reação em cadeia nos voos para o Rio de Janeiro (eu tive conhecimento de que o mesmo aconteceu no dia anterior)

A IDA PARA ROMA

– minha jornada começou em Barcelona/BCN: um dos aeroportos que mais gosto de passar, ele tem uma arquitetura única e tem uma estrutura muito funcional

Aeroporto de Barcelona/BCN

Aeroporto de Barcelona/BCN

Aeroporto de Barcelona/BCN

– embarquei no voo AZ79, com partida marcada para 18:25h e que foi operado pelo Airbus A320 de prefixo EI-DTE (nomeado de “Francesco Petrarca”), que foi fabricado em maio de 2009, tendo voado somente com a ALITALIA

Airbus A320 – Alitalia – Aer. Barcelona

– o voo foi bem tranquilo e o serviço de bordo oferecido foi um apetitoso jantar: uma autêntica lasanha italiana, acompanhada de uma salada fresca; para beber, escolhi uma garrafinha de espumante italiano

Jantar – Business Class – Alitalia – BCN/FCO

– depois de percorrer os 850 quilômetros que separam as cidades, cheguei na capital italiana às 19:43h e alguns minutos depois encostamos em uma posição remota do Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci, também conhecido como Aeroporto Fiumicino/FCO

Airbus A320 – Alitalia – Aer. Roma/FCO

Airbus A320 – Alitalia – Aer. Roma/FCO

O AEROPORTO DE ROMA/FCO

– em 2017, quase 47 milhões de pessoas passaram por este aeroporto, que possui atualmente 04 Terminais (T1, T2, T3 e T5; o T4 ainda está na fase de projeto e será construído, sem data definida)

– depois de descer do ônibus, consultei os painéis eletrônicos com informações dos Portões de embarque dos voos partindo de Roma; foram 15 minutos de caminhada para chegar até a Seção E, passando pelo controle de passaporte, afinal, eu estava finalmente saindo da Comunidade Europeia (mais uma vez, o passaporte português agilizou o processo, usei a catraca eletrônica, sem filas)

Transição na conexão no Aeroporto de Roma

Transição na conexão no Aeroporto de Roma

Transição na conexão no Aeroporto de Roma

Transição na conexão no Aeroporto de Roma

Transição na conexão no Aeroporto de Roma

– aproveitei para comprar algumas lembranças da viagem para distribuir na família; a loja de Free Shop (Aelia Dutyfree) é enorme e vende de tudo, facilitando a tarefa

Free Shop – Aer. Roma

– além disso, a parte comercial do aeroporto impressiona: na moderna estrutura, estão instaladas muitas lojas, a maioria das mais famosas grifes tem um ponto de venda nesta área; são 02 andares, onde é possível fazer refeições também, pois há restaurantes por lá

Aeroporto de Roma – Área de Embarque

Aeroporto de Roma – Área de Embarque

Aeroporto de Roma – Área de Embarque

Aeroporto de Roma – Área de Embarque

– apesar de ostensiva sinalização da localização dos portões de embarque, não identifiquei nenhum indicativo da localização da Sala VIP da ALITALIA; em um balcão informações da companhia pedi ajuda e a funcionária me indicou: “siga a esquerda e vire à esquerda novamente

– lá fui eu e rapidamente vi alguns totens com a indicação de que o lounge estava perto, bastava subir para o andar superior pela escada rolante

A(S) SALA(S) VIP DA ALITALIA

– cheguei na “Casa Italia”, denominação dada para os VIPs Lounges da ALITALIA, por volta de 20:30h, fazendo o processo padrão: entrega do meu cartão de embarque para que a funcionária conferisse meu voo e confirmasse que eu tinha direito de usar a facilidade

– me surpreendi depois que entrei: o espaço era pequeno, a estrutura era simples e modesta, sem nenhum tipo de ostentação ou luxo; eram 02 pavimentos, os banheiros ficavam no andar de cima, que só era acessível por uma escada; não estava cheio, apenas 07 passageiros relaxavam junto comigo

“Mini” Casa Italia – Aeroporto de Roma

“Mini” Casa Italia – Aeroporto de Roma

“Mini” Casa Italia – Aeroporto de Roma

– o buffet também era simples, por mais que fosse bem colorido; basicamente, sanduíches variados e um prato de doces no pequeno bar; eu vi que algum tipo de sopa também estava sendo servida, mas um funcionário recolheu logo depois que cheguei e não houve reposição

Buffet – “Mini” Casa Italia – Aeroporto de Roma

Buffet – “Mini” Casa Italia – Aeroporto de Roma

– fiquei acompanhando as informações sobre meu voo em um monitor eletrônico; por volta de 21:30h, ainda sem a confirmação do horário de embarque, achei melhor ir perguntar na recepção: a funcionária, a mesma que me recebeu quando cheguei 01 hora antes e que tinha conferido o meu boarding pass, fez uma cara de surpresa e informou que os portões dos voos para a América do Sul – Portão 37 no caso do Rio de Janeiro – ficavam longe dali, do outro lado do terminal, que havia outra Sala VIP bem perto dele e que seria melhor eu ir para lá

– pensei comigo: se eu estava na Sala VIP errada, por que ela não me avisou quando cheguei lá que aquela Casa Italia não seria o melhor lugar para que eu ficasse?!?!?!?

– peguei minhas coisas rapidamente e parti para a parte correta do Aeroporto de Roma; as placas me levaram a uma estação de “trem” que me levou a outro “braço” da Seção E do terminal, onde os Portões E31 a E44 estão instalados e de onde partem os aviões de grande porte e fuselagem larga

Trem que leva aos portões E31-E44

Trem que leva aos portões E31-E44

Trem que leva aos portões E31-E44

– fui direto para a “outra” (e correta) Casa Italia, onde cheguei às 21:45h; pela imponente porta do espaço, já era possível perceber que a realidade era outra em termos de “luxo” e estrutura

Entrada da Casa Italia – Sala VIP da Alitalia

Entrada da Casa Italia – Sala VIP da Alitalia

– este espaço realmente era muito melhor que a “Mini” Casa Italia que eu estava anteriormente; um cozinheiro faz massa na hora (no mesmo estilo do restaurante Spoletto no Brasil), o buffet oferecia mais variedade de comida e bar “exótico” era uma opção um café e para diversas bebidas alcoólicas, com destaque para o espumante italiano Ferrari, que eu já tinha tomado – e gostado muito – no voo de ida para a Europa, pois é servido na classe Executiva da ALITALIA

Casa Italia – Sala VIP da Alitalia – Bar

Casa Italia – FCO – Buffet

Casa Italia – FCO – Buffet

Casa Italia – FCO – Espumante Ferrai

– apesar dos muitos pontos positivos, a estrutura deste Lounge é estranha, são alguns salões integrados, de diferentes tamanhos (alguns ficam escondidos, fora do campo de visão dos passageiros) e sem nenhum padrão de decoração

Casa Italia – Sala VIP da Alitalia – Estrutura

Casa Italia – Sala VIP da Alitalia – Estrutura

Casa Italia – Sala VIP da Alitalia – Estrutura

Casa Italia – Sala VIP da Alitalia – Estrutura

– o espaço oferece sistema de Wi-fi grátis; fazer a conexão é simples e a velocidade de acesso a Internet era muito boa

O EMBARQUE NO AIRBUS A330

– eram 22:20h quando finalmente o início do procedimento de embarque do voo AZ672 foi anunciado pelo sistema de áudio da Sala VIP; parti logo, a caminhada até o Portão E37 foi muto rápida, em menos de 03 minutos eu já estava na fila de prioridades organizada pela ALITALIA

Caminho para o Portão E37 – FCO

Portão E37 – Aeroporto de Roma/FCO

– embarquei no Airbus 330 às 22:30h pela porta 2L; a aeronave escalada para este voo da Europa para a América do Sul tinha o prefixo EI-EJG (apelidado de “Rafaella Sanzio”), que foi fabricado em julho de 2010 e sempre teve as cores da principal companhia aérea italiana

Airbus A330 da Alitalia em Roma

Embarque no A330 da Alitalia: FCO/GIG

– a ALITALIA configurou seus Airbus A330 com 20 lugares na classe Magnifica (nome dado à Business Class da companhia), no esquema 1 x 2 x 1, o que significa que todos os passageiros têm acesso direto ao corredor; meu assento era o 2L, do lado direito do Airbus, um assento “colado” na janela; algumas poltronas têm a estrutura “virada” para o corredor e, portanto, não têm acesso direto às janelas (é o caso da 1J ou 3A, por exemplo); o revestimento de couro dos assentos são nas cores caramelo e preto

Seat Guru: A330 da Alitalia (Business Class)

Inside Cabin: Assento da Business Class da Alitalia – A330

Inside Cabin: Business Class da Alitalia – A330

Inside Cabin: Business Class da Alitalia – A330

– um conjunto com chinelo, travesseiro e cobertor estava embalado e colocado sobre o encosto de pernas de cada poltrona; eu sempre aprecio as companhias aéreas que oferecem “pantufas” para que os passageiros possam retirar seus sapatos durante o voo

Cobertos, travesseiro e chinelo: classe Executiva – Alitalia

Cobertos, travesseiro e chinelo: classe Executiva – Alitalia

– o fone de ouvido para o sistema de vídeo estava acomodado – embalado em plástico – no nicho ao lado esquerdo da poltrona; de boa qualidade, o equipamento isola muito bem os ruídos externos

– o assento oferece uma tomada universal e uma porta USB para carregamento de equipamentos eletrônicos durante o voo, o que é sempre providencial

– os passageiros da Magnifica recebem 03 menus: 1) vinhos, 2) refeições (jantar e café da manhã) e 3) café expresso; é muita informação recebida ao mesmo tempo!

– logo depois que acomodei os meus pertences no bagageiro superior, a Comissária, de forma minimamente cortês, me ofereceu o welcome drink: o espumante italiano Ferrari, que já tinha bebido na Casa Italia; como digo sempre: é um pecado recusar

Welcome Drink: espumante Ferrari

– neste voo, os 20 lugares da classe Executiva estavam ocupados (02 deles são dedicados para o descanso da tripulação), a Magnifica estava completamente lotada; a ALITALIA configurou ainda seus Airbus de fuselagem larga com 17 lugares na classe Economy Premium e 213 na Econômica (total de 250 lugares)

Visão geral da cabine: Magnifica – Alitalia – A330

– em seguida, foi a vez da distribuição da necessaire: da marca italiana Bulgari, de cor caramelo (associei logo com a cor do assento), com indicativo de que se tratava de uma coleção especial para a ALITALIA; por dentro, ela traz tudo que um passageiro precisa para o voo (meias, kit dental, cremes, tapa-olhos, pente/escova, perfume e lenço umedecido)

Kit de amenidades da Alitalia: Bulgari

Kit de amenidades da Alitalia: Bulgari

– eram 23:12h quando o sistema de áudio foi usado para que fosse feito um anúncio do Piloto (primeiro em italiano e depois em inglês): previsão de duração de 11 horas e 50 minutos, tempo bom em rota, com ligeira turbulência na faixa equatorial, tempo nublado e temperatura de 25 graus no Rio de Janeiro; por fim, pediu desculpas pelo atraso, explicando que ele foi causado pela chegada tardia da aeronave que operava outro voo

– as portas do A330 foram fechadas às 23:17h, finalmente estávamos prontos para partir rumo à Cidade Maravilhosa

O VOO PARA O RIO DE JANEIRO

– o procedimento de pushback foi iniciado às 23:23h, portanto, estávamos partindo com um significativo atraso de quase 02 horas; durante o taxiamento, o vídeo com as instruções de segurança foi exibido nas telas individuais de forma obrigatória para todos os passageiros

Vídeo de segurança – Alitala – A330

Vídeo de segurança – Alitala – A330

Vídeo de segurança – Alitala – A330

– neste momento, a Comissária veio até mim para anotar as minhas escolhas para o jantar; os nomes bonitos dos pratos sempre me deixam confuso e costumo pedir sugestões da tripulação para me ajudara escolher o prato da refeição; fiz isso e a resposta foi surreal e inacreditável: “este menu começou a ser servido ontem, não sei detalhes”; depois da determinante “ajuda”, escolhi para entrada o pudim de brócolis com cogumelos, para o 1º prato optei pelo macarrão servido com molho de grão de bico e ragu de legumes e para o 2º prato preferi o enrolado de frango com molho de cebola e brócolis refogado

Menu da Classe Executiva da Alitalia; Roma/Rio

Menu da Classe Executiva da Alitalia; Roma/Rio

Menu da Classe Executiva da Alitalia; Roma/Rio

– a decolagem foi iniciada às 23:28h e os 02 motores General Electric – GE CF6 levaram 38 segundos para tirar a máquina de centenas de toneladas do solo

– o sistema de vídeo que a ALITALIA oferece tem alguns defeitos relevantes, em especial, no olhar de um brasileiro: 1) o menu de navegação não tem opção da língua portuguesa (somente italiano, inglês e espanhol) e 2) são raras as opções de filmes com dublagem em português; além disso, o tamanho e resolução da tela são apenas razoáveis; de positivo, a navegação é fácil e pode ser feita tanto pelo controle remoto (que fica bem localizado, na lateral da coluna central do assento) quanto pelo sistema touchscreen

Sistema de vídeo – Executiva – Alitalia/A330

Sistema de vídeo – Executiva – Alitalia/A330

Sistema de vídeo – Executiva – Alitalia/A330

– com poucas opções, comecei a ver filme “Carol”, estrelado por Cate Blanchett e Rooney Mara, que conta a dramática história do romance, e todos os problemas associados, entre 02 mulheres na década de 50 nos Estados Unidos

1º Filme deste voo: CAROL

– a ALITALIA instalou sistema de conexão a Internet na sua frota da Airbus A330, que eu já tinha testado no voo de ida para a Europa; em resumo: o serviço é caro (6 dólares – cerca de R$ 20,00 – por 50Mb) e a velocidade de acesso a Internet provida não é das melhores

– eram 00:15h quando o jantar começou a ser servido; os talheres e copos utilizados no serviço da classe superior tinham a logomarca da companhia

Talheres da Alitalia: classe Executiva

– a entrada do serviço de jantar foi servida junto com o copa de água que pedi e com um pequeno croissant; apesar de ter pedido o pudim de brócolis, a Comissária me serviu o prato de berinjela; ou seja, ela fez confusão com a minha opção; logo depois, ela voltou e me serviu o prato correto, indicando que  eu poderia comer ambos

Entrada errada: jantar na Business Class da Alitalia

Jantar – Alitalia – Business Class – Entradas

– na hora de servir os demais pratos, mais um erro grave: o 1º prato (macarrão servido com molho de grão de bico e ragu de legumes) simplesmente não foi servido, me foi entregue diretamente o 2° prato (enrolado de frango com molho de cebola e brócolis refogado), que estava simplesmente delicioso, fiquei frustrado ainda mais, pois queria ter experimentado a massa que foi “esquecida”, que devia estar igualmente muito bom

Jantar – Alitalia – Business Class – 2º Prato

Jantar – Alitalia – Business Class – 2º Prato

– a sobremesa – trufa de chocolate – estava simplesmente divinamente deliciosa, me arrisco a dizer que foi um dos doces mais gostosos que já tive a chance de experimentar dentro de um avião

Jantar – Alitalia – Business Class – Sobremesa

– para terminar o verdadeiro banquete que a ALITALIA proporcionou aos seus passageiros neste voo (apesar de eu ter comido um prato a menos!) da classe Magnífica, tomei um café expresso, que foi servido curto, da forma que os italianos apreciam

Café Expresso – Business Class – Alitalia

– comi rapidamente e a poltrona classe Executiva do A330 da ALITALIA permite posicionar a mesa utilizada para a refeição de forma que o passageiro possa se levantar; eram 01:20h quando fui ao banheiro escovar os dentes, já pensando em dormir; de tamanho apenas razoável, estava limpo

Banheiro – Alitalia – A330 – Pia

Banheiro – Alitalia – A330 – Vaso

– quando voltei, minha bandeja do jantar já tinha sido recolhida e era hora de colocar a poltrona na posição “cama”; os comandos de regulagem da posição do assento da classe Executiva estão instalados na coluna central, bem posicionados

– apesar de já estar deitado, consegui resistir ao sono que bateu forte e terminei de ver o filme; me acomodei na “cama” e dormi por volta de 01:40h; o travesseiro oferecido na classe superior pela ALITALIA é pequeno demais e o cobertor é ótimo; apesar do conforto que o assento “full flat” proporciona, o meu sono não foi dos melhores, tive um pouco de insônia e ainda acordei algumas vezes durante a noite; despertei de vez por volta de 09:10h quando ainda faltavam 02 horas e 10 minutos para o pouso

Posição “cama”: Business Class da Alitalia – A330

Posição “cama”: Business Class da Alitalia – A330

– o sistema de vídeo tem a opção de oferecer dados sobre o voo: mapa com diferentes “zooms”, distância percorrida, distância faltante, temperatura exterior e velocidade

IFE: dados “real time” do voo

IFE: dados “real time” do voo

IFE: dados “real time” do voo

IFE: dados “real time” do voo

– no voo da ida para Roma, fiquei frustrado, pois não consegui comprar nenhum souvenir que a companhia italiana oferece no serviço de Duty Free a bordo; neste voo, fiz nova tentativa de compra, com foco na miniatura escala 1:200 do A330 que consta do catálogo; desta vez, dei sorte e gastei 21 euros (cerca de R$ 85,00) para incorporar mais uma unidade à minha coleção

Catálogo de vendas Duty Free a bordo – Alitalia

Caixa com miniatura A330 – Alitalia (escala 1/200)

Miniatura do A330 da Alitalia incorporada à coleção

– o café da manhã me foi servido às 10:00h; eu escolhi o omelete, que foi servido com um pedaço de linguiça; pão salgado e doce acompanharam, junto com potinho de frutas (abacaxi, kiwi, uva e melão); para beber, pedi suco de laranja e um café expresso e forte (sem dúvidas, sempre bem-vindo pela manhã)

– mesmo faltando pouco tempo para a chegada no GIG, comecei a ver outro filme, mas desta vez escolhi um que eu já tinha assistido: “Focus” com Will Smith e Margot Robbie, uma comédia romântica que conta a história de pessoas que têm como profissão a trapaça e esquemas mirabolantes tentando sempre ganhar dinheiro

2º Filme deste voo: FOCO

– a única vantagem do atraso na partida de Roma foi a seguinte: a aproximação para pouso no Rio de Janeiro foi feita com o privilégio da luz do sol, o que permitiu bons registros fotográficos da asa e motor do A330 da ALITALIA no procedimento de aproximação para pouso no Rio de Janeiro

Vista da janela do A330 – Chegando no Rio de Janeiro

Vista da janela do A330 – Chegando no Rio de Janeiro

Vista da janela do A330 – Chegando no Rio de Janeiro

Vista da janela do A330 – Chegando no Rio de Janeiro

Vista da janela do A330 – Chegando no Rio de Janeiro

Vista da janela do A330 – Chegando no Rio de Janeiro

– o trem de pouso foi travado e armado às 07:24h do horário brasileiro (nesta época do ano, a diferença de fuso horário entre a Região Sudeste do Brasil e a Itália é de -4 horas)

– o pouso foi executado às 07:30h pela pista 15 do GIG, de forma suave e segura; aproveitando minha posição privilegiada, fiz um vídeo do último minuto deste voo, que também está publicado no canal do YouTube do Voando e Avaliando

– encostamos no terminal de passageiros do aeroporto carioca apenas 04 minutos depois, no portão localizado no seu extremo direito, obrigando a uma longa caminhada até o controle de passaporte (onde a fila para estrangeiros estava enorme, no caso dos brasileiros, as catracas eletrônicas agilizavam o processo); as bagagens foram restituídas pela Esteira 04, onde uma aglomeração de pessoas se formou, todas ansiosas em resgatar suas malas; a minha chegou por volta de 08:00h

Devolução de Bagagens – Esteira 04 – GIG

Devolução de Bagagens – Esteira 04 – GIG

– no Galeão, os passageiros não conseguem “fugir” de passar por uma enorme loja de Free Shop antes de conseguirem sair em direção ao estacionamento ou pontos dos transportes públicos

Free Shop – Galeão – Rio de Janeiro

Free Shop – Galeão – Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO GERAL: a relação custo-beneficio da passagem comprada pela minha empresa foi muito boa, considerando que foram 04 voos (02 de longa duração e 02 intra-Europa) em classe Executiva; o Aeroporto de Roma proporciona muito conforto aos passageiros que passam por lá, com uma forte área comercial e estrutura moderna e bonita; a Casa Itália tem todos os requisitos de um Lounge diferenciado: massas feitas na hora, bar imponente, Wi-fi grátis e buffet variado e gostoso; mas eu não gosto da estrutura desta Sala VIP, parece uma área improvisada, que não foi pensada previamente quando o terminal foi projetado; partimos com relevante atraso de Roma, mas as condições climáticas bem severas naqueles dias na Europa podem excluir um pouco a responsabilidade da ALITALIA; o Airbus A330 é uma bela aeronave e cumpre muito bem seu papel em um voo de quase 12 horas de duração; com relação à tripulação, são vários os registros negativos: a sinceridade da Comissária em confessar que não conhecia o novo menu que tinha sido adotado no dia anterior pode até ser encarada como algo positivo, mas não é: para um serviço de de cabine superior, isto é um pecado grave; da mesma forma, é indesculpável simplesmente não servir um dos pratos previstos para o jantar; não posso ignorar o erro também de trocar a minha escolha da entrada; enfim, uma série de falhas que não condizem com o que se espera da classe Executiva em um voo intercontinental; se falarmos do serviço de bordo em si, a ALITALIA só merece elogios: começando pelo espumante Ferrari, que é refrescante e saboroso; as entradas e o 2º prato estavam uma delícia e a sobremesa estava divinamente boa; o café da manhã estava muito bom também, mas faltou um pouco de variedade nos acompanhamentos; em resumo, o que estragou este voo foi a tripulação, que demonstrou estar totalmente distante da disposição em encantar e prestar um bom serviço

como é voar com a Alitalia?; vale a pena ir com a Alitalia; viajando com a Alitalia; como é viajar na executiva?
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