Voando com a TURKISH (IST-MAL)

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– a expectativa de voar com a Turkish em voo intercontinental era muita alta, afinal, se trata da 5º Lugar no ranking das melhores companhias aéreas; no quesito Catering, a Turkish recebeu a medalha de ouro em 2014; o voo entre Istambul e Male, capital das Ilhas Maldivas, é de 08 horas

– estávamos vindo de Madrid (voamos Turkish também, mas em avião de corredor único) e teríamos 02 horas de conexão entre os voos

– com isso, tínhamos uma visita obrigatória ao VIP Lounge da Turkish no Aeroporto de Istambul, que foi eleito o 2º melhor do mundo (perdendo somente para a Qatar no Aeroporto de Doha), mas com medalha de ouro para o buffet; a experiência por lá valerá um post específico…

– o embarque foi iniciado as 00:15h no portão 214; caminhar pelo aeroporto de Istambul é prazeroso, muita gente passando de um lado para o outro, muitas lojas DutyFree, tudo com muito espaço e bem sinalizado

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– chegamos às 00:30h e fomos direto para a fila da Business, que estava vazia; fomos recepcionados com alegria pelos Comissários que nos mostraram nossos assentos, bem ao lado da porta de embarque: 5A e 5B, último fileira, lado esquerdo do avião, na janela

– sucos foram oferecidos e o toque especial da Turkish começou a aparecer…depois ainda foi oferecido um docinho de damasco, simplesmente delicioso (foto)

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– a configuração da Business deste A330 (prefixo TC-JNK, batizado de “Sanliurfa”, entregue em novembro de 2010) era a tradicional 2x2x2 (05 fileiras) e dos 30 assentos da Classe Executiva, 28 estavam ocupados; olhando para a Economy, o vôo parecia estar lotado

– depois de guardar as bagagens, reparei que são oferecidas “pantufas” para serem usadas durante o voo; além disso, um folder (foto) destaca os benefícios do “Sleeping Set” (foto), indicando que os itens iriam proporcionar uma boa noite de sono; percebi que alguns passageiros já pediram os seus: a Comissária simplesmente “arruma” a cama, lençol com elástico, edredom e um travesseiro enorme

– 03 Comissárias e 01 Comissário, sempre com sorrisos, ofereceram jornais e revistas e entregaram a Necessaire (foto), que, a primeira vista chama a atenção por ser “Porsche Design”, mas depois que se abre, o conteúdo é mais básico

– o push-back foi feito as 01:12h, ou seja, 02 minutos depois do previsto; a decolagem só ocorreu as 01:39h, depois de taxiar um pouco e esperar alguns A340s e B777s da Turkish decolarem para seus destinos

– aproveitei para começar a ver um filme: Phantom, com Ed Harris, que conta a história de um submarino russo na época da Guerra Fria; a variedade de filmes do sistema de entretenimento é grande, mas não são todos que possuem a opção de português; a tela é grande e a resolução ótima

– as 02:00h, foram distribuídas as toalhas quentes e a “Chef a Bordo” passou anotando a escolha das bebidas (escolhi Champagne) e distribuindo os cardápios; a Chef, comanda as ações na Business Class, vestida de forma diferente de todos, mas nada além disso

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– para o jantar, escolhi a massa (rigatoni), estava excelente, o molho branco era espetacular; a entrada era variada, peito de peru, tartar de salmão e salada mediterrânea; a mousse de chocolate de sobremesa estava boa também, mas, é uma sobremesa “padrão”, esperava algo mais fora do comum

– as 02:55h, foram oferecidos café e digestivo, encarei um Baileys, que podia estar mais gelado (foi servido sem gelo)

– pedi o nosso “Sleeping Set” logo em seguida, depois de escovar os dentes (por sinal, o banheiro é grande e cheiroso)

– percebi que a Comissária procurou nos bagageiros, mas não os encontrou; depois, mais um Comissário começou a procurar também; 10 minutos depois, eles vieram para arrumar nossas camas, mas claramente eles estavam improvisando: o lençol, edredom e travesseiro não eram aqueles do folder que recebemos, pois, simplesmente, embarcaram menos kits do que o número de passageiros: falha mortal, inacreditável é inaceitável

– vendo a minha cara de decepção e poucos amigos, a Comissária foi sincera, não tentou nos enganar: pediu desculpas pelo inconveniente, disse que eles tiveram uns problemas e procuraram fazer o melhor possível

– a poltrona se transforma em uma cama full flat; dormi até as 07:45h, mas não foi um sono legal: a proximidade com o galley atrapalhou, pois vem muito barulho de lá o tempo todo (conversas entre Comissários, principalmente); além disso, nossos assentos eram ao lado do armário de bagagens da tripulação, não sei a razão, mas toda hora algum Comissário abria as portas, fazendo mais barulho e acendendo a luz interna

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– as 07:55h, as luzes foram acesas, “convidando” os passageiros para o café da manhã (foto), que começou a ser servido em seguida; o ovo estava delicioso, com a gema mole, acompanhado de misto quente e batatas, além de frutas; suco de laranja e café americano acompanharam

– entregaram formulários para a entrada em Male (onde os dados da vacina contra febre amarela precisam ser preenchidos) e um cartão de Fast Track para a Imigração

– as 08:20h, a tripulação começou a preparar a cabine para o pouso, recolhendo os cobertores e travesseiros

– a aproximação para pouso é um deslumbre para os olhos, as belezas da região podem ser apreciadas

– o pouso foi feito de forma segura às 11:59h (horário local, 03 horas a mais que Istambul, 06 horas a mais que o Brasil), 01 minuto antes do horário previsto; como o aeroporto só tem uma pista, o avião precisa fazer a volta na cabaceira e retornar; com isso, somente as 12:07h os motores foram desligados; não há fingers, o desembarque é feito com escadas e os passageiros andam cerca de 100 metros até o terminal, dando a oportunidade para uma foto do A330 em solo

– deixarei para falar do Aeroporto de Male quando descrever o voo de volta para Istambul

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AVALIAÇÃO GERAL: a Turkish realmente oferece um serviço premium; a aeronave é nova, as poltronas são modernas, os Comissários são extremamente profissionais e atenciosos, o serviço de bordo é impecável, mas o problema com o Sleeping Set (que ela anuncia como sendo um diferencial!) é inexplicável, vou escrever uma reclamação e esperar pela reação deles.

Selo verde

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