Divulgada a nova marca do Grupo LATAM
No 2º semestre de 2015, o Grupo LATAM (criado em 2012) divulgou a nova identidade visual que seria adotada quando a efetiva união das companhias TAM (Brasil) e LAN (que operava no Chile, Argentina, Colômbia, Equador e Peru) fosse concluída.
Em maio de 2016, finalmente o projeto de fusão começou a ser implementado, a nova logomarca passou a ser utilizada em todas as peças de comunicação das companhias, o site da Internet foi unificado e todos os processos de atendimento também.
A frota de centenas de aeronaves será pintada de forma gradual e as novas aeronaves da Boeing e Airbus serão entregues com a nova pintura. A processo de pintura de cada avião leva em média 10 dias e são utilizados cerca de 500 litros de tinta e verniz.
E aí, gostou da nova pintura? Eu, infelizmente, não consegui perceber nenhum traço de conexão da nova marca com a história da TAM no Brasil…
Resgatei as 02 marcas anteriormente utilizadas pela TAM para recordar a evolução da identidade visual, comparando com a que está sendo adotada pela LATAM:
A EVOLUÇÃO DA PINTURA GERAL DAS AERONAVES
IDENTIDADE VISUAL DOS ANOS 90
IDENTIDADE VISUAL DOS ANOS 2000
IDENTIDADE VISUAL A PARTIR DE MAIO DE 2016
Eu acredito que a pintura da década de 90 foi a última “Brasileira” da Tam, ainda trazendo as cores verde e amarela. A partir da nova pintura (antes da Latam), já sem o verde e amarelo, já ficou menos “brasileiro”, por isso não vi muita diferença em relação a atual, e a da LATAM. Acredito que a LATAM poderia fazer outros detalhes, dependo do país, além da bandeira nacional, poderia ficar legal. #SaudadesDaEternaVARIG
Victor, obrigado pelo seus comentários. Eu também prefiro a pintura dos anos 90, clássica. A nova identidade visual explora o fato que a LATAM é o maior conglomerado de aviação comercial da América do Sul, o que faz com que ocorra perda com as identidades nacionais. Imagino que no Chile o sentimento deva ser o mesmo…Bons voos! V&A
Parabéns Cadu!
Obrigado, Ricardo!