VOANDO COM A AVIANCA COLÔMBIA (BOG/PEI)
– como registrei em outro report, no final de novembro e início de dezembro eu executei a 2ª parte do meu planejamento para manter o meu status Black no Programa Fidelidade da LATAM; assim como fiz em outubro, as cidades de Santiago/Chile e Bogotá/Colômbia seriam os meus destinos (confira AQUI a avaliação completa do voo entre BOG e SCL em classe Executiva e AQUI entre SCL e GIG em classe Econômica)
– apenas 02 dias antes da viagem pensei: eu já conheço bem a cidade de Bogotá, já estive lá algumas vezes, passar o sábado e visitar os mesmos lugares seria entediante; por que não aproveitar a oportunidade para voar e avaliar trechos internos na Colômbia?!? Boa ideia!
– eu foquei minhas pesquisas em voos que partiam logo de manhã (teoricamente, eu chegaria às 05:20h em Bogotá) e que retornassem na hora do almoço; para isso, eu não podia escolher um destino muito distante da capital colombiana
– de acordo com os sites das companhias aéreas, de Bogotá para Cartagena (o “Caribe” colombiano) são 95 minutos de voo; para a famosa ilha de San Andres a viagem é mais longa: 02 horas e 20 minutos; Medellín, outra grande cidade do país, seriam apenas 65 minutos, mas os preços das passagens da AVIANCA COLOMBIA, LATAM COLOMBIA e VIVAAIR não estavam convidativos; as operações da WINGO (antiga AERO REPUBLICA, companhia que faz parte do grupo da panamenha COPA AIRLINES) e EASYFLY (que tem uma pequena frota do turbo-hélice ATR) são mais modestas, com poucas opções de voos
– a cidade de Pereira (aeroporto com sigla PEI) surgiu como a melhor opção: indicações de que o voo durava apenas 55 minutos de viagem, razoável disponibilidade de voos e com uma combinação de partida às 07:25h (com a AVIANCA) e retorno às 11:10h (com a VIVAAIR); de acordo com o Great Circle Mapper, a distância direta entra as cidades é de apenas 111 milhas (cerca de 180 quilômetros)
– Pereira está situada na base dos Andes e ocupa uma área de 702 km quadrados, possuindo cerca de 475.ooo habitantes; é a capital do estado de Risaralda e é considerada pela UNESCO um “Coffee Cultural Landscape“
A COMPRA DA PASSAGEM
– a passagem foi comprada com apenas 48 horas de antecedência, diretamente no site da AVIANCA COLOMBIA, que está configurado de forma padrão em espanhol; a navegação não é das mais amigáveis, a versão adotada pela AVIANCA BRASIL traz uma experiência bem melhor
– na parte da manhã, a companhia colombiana opera 03 voos de Bogotá para Pereira; são oferecidas 03 tipos de tarifa na classe Econômica (Super Promo , Econo e Flexi) e mais 02 tipos na classe Executiva (Ejecutiva Promo e Ejecutiva); escolhi a mais barata de todas: 187.950 pesos, cerca de R$ 240,00 para o 1º voo do dia (AV8407 – de 07:45h); a diferença de preço para a Business era pequena (adicional de apenas R$ 80,00), mas preferi ter a experiência de voar na Econômica
– a AVIANCA permite a marcação prévia de assentos, além de oferecer outros serviços adicionais (bagagem adicional, equipamento esportivo e acesso à Sala VIP); a janela mais a frente da aeronave que estava disponível era na fileira 10; nenhum valor adicional foi cobrado, provavelmente pelo fato de eu ter inserido as informações do meu cartão GOLD no Programa Amigo (da AVIANCA BRASIL); por sinal, eu acumulei apenas 500 pontos nesta viagem
– comprei com cartão de crédito internacional emitido no Brasil, sem transtornos; logo depois, recebi um e-mail de confirmação com todos os dados do voo
A CHEGADA EM BOGOTÁ
– a jornada até a capital colombiana foi longa, foram 03 voos, onde consegui descansar nas Salas VIPs dos aeroportos: 1- parti do Rio (Galeão/GIG) em direção à Guarulhos/GRU no Airbus A321 da LATAM BRASIL), 2- do maior aeroporto da América Latina para Santiago do Chile/SCL no Boeing 767-300ER da LATAM BRASIL e 3- finalmente, da capital chilena para Bogotá/BOG no Boeing 787-8 da LATAM CHILE
– a avaliação completa do voo entre Guarulhos e Santiago, na classe Executiva do B767 da LATAM BRASIL já está publicada (confira AQUI)
O AEROPORTO DE BOGOTÁ
– em 2010, estive pela 1ª e única vez na área doméstica do Aeroporto Eldorado, quando embarquei junto com a patroa em um E-Jet da AERO REPUBLICA (atualmente WINGO) com destino a Cartagena/CTG; desde então, só passei pela área internacional deste terminal
– o meu voo estava marcado para partir às 07:45h e constava no cartão de embarque (fiz check-in pela Internet no dia anterior, a AVIANCA COLOMBIA libera o processo no site 24 horas antes do voo) que eu deveria estar no portão às 07:10h
– meu voo da LATAM CHILE chegou em Bogotá às 06:01h, com um atraso de mais de 40 minutos e, para piorar, ficamos quase 20 minutos esperando a liberação do finger para que o B787 fosse acoplado ao terminal; e continuei não dando sorte: paramos no Portão mais longe possível da área de imigração; quando cheguei no saguão do controle de passaporte, levei um susto: a fila estava gigantesca, com apenas 06 oficiais conferindo os documentos de quem chegava na Colômbia; pela Internet, conferi que meu voo sairia pelo Portão 89 da área doméstica
– eram 07:20h quando meu passaporte finalmente foi carimbado e sai correndo pela área de restituição de bagagem até chegar no controle aduaneiro, onde peguei mais uma pequena fila; depois, subi uma grande escada rolante para chegar no saguão principal do Aeroporto de Bogotá; fui até a zona de voos domésticos e as placas de sinalização indicaram que eu realmente não estava com sorte naquele dia: o saguão dedicado para os voos da AVIANCA ficava no extremo esquerdo, me obrigando a dar mais uma corrida com a mochila pesada, passar por mais um controle de segurança com aparelho de raio-x para, finalmente, chegar na área dos portões de embarque dos voos operados pela maior companhia aérea colombiana
– faltava ainda um último sprint até o Portão 89 ; quando cheguei lá (por volta de 07:30h), estava tudo vazio, nenhuma pessoa nos arredores, somente uma funcionária no balcão; o cenário era de que o voo já tinha partido e eu tinha ficado para trás; perguntei esbaforido se eu ainda poderia embarcar e ela respondeu de forma tranquila: “demorado” e informou ainda que a autorização para entrar na aeronave deveria ser feita em aproximadamente 15 minutos
– depois de uma sequência de eventos de azar, tive um caminhão de sorte com o atraso do voo; provavelmente, eu era a única pessoa feliz com a demora na partida do AV8407 com destino à cidade de Pereira
A SALA VIP DA AVIANCA COLÔMBIA
– sentei um pouco para recuperar o fôlego, “matei” a garrafa de água que tinha trazido da classe Executiva da LATAM CHILE e lembrei que a AVIANCA devia oferecer a facilidade de Sala VIP neste aeroporto, afinal, Colômbia é a “casa” dela
– quando olhei em volta, vi um grande painel vermelho, com a logomarca da companhia, ali era o VIP Lounge; a caminhada até lá foi rápida, eu estava estava bem perto
– me identifiquei na recepção e fui orientado a pegar o elevador até o 3º andar, onde tinha mais um balcão e fiz novo processo de conferência se eu realmente tinha direito de entrar no Lounge; o recepcionista, de forma muito atenciosa, aproveitou para imprimir um novo boarding pass para mim, pois o código de barras do cartão que eu tinha trazido de casa não estava funcionando
– na verdade, há 02 salas nesta grande área: uma dedicada para os clientes Gold (meu caso) e outra para aqueles com status Diamond nos programas do grupo Avianca (Life Miles é o equivalente do Amigo na AVIANCA COLÔMBIA)
– não queria correr o risco de perder o voo depois de tanto esforço, por isso, passei muito vapt-vupt por lá, o suficiente para tomar um copo (de plástico) de suco de laranja e comer alguns mini-wraps de queijo e tomate seco
– dei uma volta muito rápida pelo espaço e gostei bastante do que vi, ainda mais considerando que ele atende exclusivamente voos nacionais: uma estrutura grande e moderna com vários ambientes, com decoração clássica e muitos funcionários trabalhando; infelizmente, não foi possível curtir mais este Lounge
O EMBARQUE NO AIRBUS A320
– antes de voltar para o Portão 89, analisei com mais calma a estrutura da área de embarque deste aeroporto: moderna, com teto alto, bem iluminado e janelões de vidro com boa visão para os pátios de manobras; na região dos portões, muitas cadeiras com forro emborrachado estão espalhadas, para que os passageiros possam aguardar sentados seus voos
– quando retornei para a região do Portão 89, por volta de 08:00h, o embarque já tinha sido iniciado e uma pequena fila estava formada; dei a volta até alcançar a parte dedicada ao passageiros com prioridade
– a aeronave escalada para operar o voo era um Airbus A320 que carregava a antiga identidade visual da AVIANCA; com matrícula N763AV, esta máquina foi entregue novinha em julho de 2011
– antes de entrar no Airbus, os passageiros ficaram mais alguns instantes esperando no finger, que não tinha ar-condicionado, o que não foi um problema pois a temperatura em Bogotá era bem agradável naquele sábado
– a aeronave está configurada com 02 classes de serviço e neste voo estava quase lotada, alguns poucos assentos do meio estavam vazios, a ocupação estava acima de 90%:
- são 12 lugares na Business (que tem o esquema 2 x 2, nas fileiras 1 a 3), com cadeirões que lembram os antigos A320 da TAM e
- são 138 lugares na Econômica, com a tradicional configuração 3 x 3 (três poltrona de cada lado), nas fileiras 07 a 30
– meu lugar (reservado na compra da passagem e confirmado no check-in feito on line) era o 10A, uma janela do lado esquerdo da A320, bem ao lado do motor CFM; o assento era revestido de couro azul escuro, muito semelhante aos que estou acostumado a ver no A318 que voam na AVIANCA BRASIL
– TVs individuais estão instaladas na parte superior do assento da frente, mas não foram distribuídos fones de ouvido aos passageiros; do lado esquerdo, tem uma porta USB, permitindo que o celular seja carregado durante o voo, o que é sempre providencial
– o espaço para as pernas neste A320 era apenas razoável, o que não seria um inconveniente para um voo de curta duração dentro da Colômbia
– além do sistema de vídeo individual, a companhia colombiana oferece como opção de entretenimento a revista de bordo “Avianca en revista”, que, junto com o manual “Avianca entretenimento” e com o Cartão com Instruções de Segurança do A320, estão disponíveis no bolsão da poltrona da frente
– eram 08:30h quando a Chefe de Cabine fez um anúncio pelo sistema de áudio (somente em espanhol) para informar que já estávamos prontos para partir e que o voo teria duração aproximada de 30 minutos
O VOO PARA PEREIRA/PEI
– as instruções de segurança foram demonstradas nos monitores individuais antes da nossa partida (primeiro foi exibido o vídeo em espanhol e, em seguida, em inglês)
– o procedimento de pushback foi iniciado somente às 08:38h, portanto, partíamos para Pereira com quase 01 hora de atraso
– o taxiamento até que foi rápido, mas pegamos uma fila grande aeronaves para decolar; só chegamos perto da cabeceira da pista 13R às 08:59h quando o capitão se dirigiu a todos, pedindo desculpas pelo atraso, explicando que foi causado por um problema na ponte de embarque; por fim, confirmou que o tempo de voo estimado era de apenas 30 minutos e alertou que teríamos um pouco de turbulência na descida;
– mesmo muito próximos da cabeceira, ainda aguardamos 01 pouso de um ATR 72/600 e a decolagem de um A320 e de um B787-8, tudo da AVIANCA
– a decolagem foi iniciada às 09:12h e a aceleração dos 02 motores CFM56 em potência máxima foi de 34 segundos até que o A320 começasse a ganhar altitude
– comecei a navegar logo pelo sistema de vídeo, que tem a opção de conteúdo em português; a tela é touchscreen, mas o controle remoto instalado logo abaixo do monitor também pode ser utilizado; escolhi os programas de esporte que estavam disponíveis
– pegamos um pouco de turbulência nos primeiros minutos de voo, até passarmos por nuvens que encobriam a cidade de Bogotá; logo depois, uma paisagem linda se formou pela janela do Airbus, com mistura de céu azul e nuvens brancas
– para minha surpresa, teríamos serviço de bordo neste voo tão curto, que foi iniciado às 09:20h, mas somente bebidas foram oferecidas pela sorridente Comissária; pedi um café e um copo de água (alguns sabores de suco em caixinha eram a outra opção)
– eram 09:29h quando o aviso de início de descida foi feito da cabine de comando, mas o meu ouvido já sinalizava um pouco antes que já tínhamos começado a perder altitude
– a Comissária passou com um sacolão recolhendo os copos vazios às 09:33h e 04 minutos depois o Piloto anunciou o tradicional “tripulação, estamos próximos da aterrissagem”; neste momento, já passávamos por alguns nuvens e a turbulência moderada (anunciada antes da decolagem) apareceu
– o trem de pouso do A320 foi armado às 09:39h, em um momento em que não chacoalhávamos mais; a aproximação final foi feita de forma tranquila, sobrevoando a zona urbana de Pereira
– tocamos a pista 08 do Aeroporto Internacional Matecaña em Pereira (que tem 2.205 metros) de forma bem forte às 09:42h, seguindo uma freada brusca, para que o A320 perdesse rapidamente velocidade
– este terminal tem pista única, portanto, para se dirigir ao pátio de estacionamento, foi preciso percorrer toda sua extensão, ir até o final na cabeceira 26, fazer um giro 180 graus e taxiar lentamente até o terminal de passageiros
– da janela, deu para perceber que o Aer. Matecaña se trata de um terminal com uma estrutura muito modesta; encostamos às 09:47h no finger 2 (são apenas duas pontes de embarque instaladas)
– o Airbus A320 encostou na Ponte 2 e o desembarque foi iniciado logo depois; em questão de segundos, os funcionário de solo cercaram a aeronave e começaram a preparação para o próximo voo, que já estava atrasado em função de nossa partida tardia de Bogotá
– área de restituição de bagagem é pequena e apenas duas esteiras estão instaladas; os passageiros que despacharam suas malas (não foi o meu caso) se aglomeraram em frente à de número 2
– no trajeto até a saída, reparei em algo inusitado: umas janelas servem para que os amigos e familiares aguardem a chegada dos passageiros; o pensamento que me veio era de que eu era a atração de um aquário
– o acesso até a área externa do aeroporto é feita por um corredor estreito, com adesivos e banners promocionais da cidade: “Pereira, Capital del Eje“; em tradução livre, seria “capital do eixo”, pois a cidade é considerada a principal desta região da Colômbia que é conhecida como o Eixo do Café
AVALIAÇÃO GERAL: o preço da passagem comprada com pouquíssima antecedência foi bem razoável; apesar do site da AVIANCA COLÔMBIA não ter uma navegação amigável, o processo foi fácil; a parte doméstica do Aeroporto de Bogotá me surpreendeu positivamente, com uma ótima e moderna estrutura; da mesma forma, a Sala VIP da companhia também me chamou a atenção pelo tamanho e facilidades disponíveis para o atendimento de passageiros de voos nacionais; a operação de um Airbus A320 para um voo tão curto é algo que merece atenção, com alto nível de ocupação; o atraso na partida da capital colombiana foi grande, mas, no meu caso, foi providencial, pois acho que eu teria perdido o voo caso ele tivesse sido pontual; oferecer bebidas foi algo que me agradou, pois seria plenamente justificável se nada fosse servido, considerando que o voo era muito curto; tive pouco contato que com a tripulação, mas foi possível perceber a atitude correta dos Comissários de cabine; no geral, foi uma experiência bem interessante testar os serviços da AVIANCA fora do Brasil
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