Fotografando pelo mundo – Rio de Janeiro
No dia 28 de julho de 2018 foi organizada pela INFRAERO a 3ª Edição do Spotter Day no Aeroporto Santos Dumont, terminal que pode ser considerado o mais bonito do Brasil em função da sua localização privilegiada: no Centro do Rio de Janeiro, nas margens da Baía de Guanabara, entre a Ponte Rio-Niterói e o Morro Pão de Açúcar.
As inscrições foram abertas no dia 10 de julho e apenas 50 vagas foram oferecidas para os apaixonados por aviões terem a oportunidade de visitar as instalações (pátio e pista) do aeroporto da Cidade Maravilhosa, ficando muito próximos das aeronaves pousando, taxiando e decolando.
Este foi o 4° evento do tipo que participei e o 1º no terminal central carioca e também o primeiro que foi organizado pela entidade estatal que administra os aeroportos em nosso país.
Antes, já tinha participado de 02 edições do Spotter Day do Aer. de Brasília/BSB (2017 e 2018) e uma promovida pelo Aer. Internacional do Galeão/GIG (2017), ambos administrados pela iniciativa privada. Foram experiências sensacionais, com muitas (milhares e milhares) fotos para meu acervo pessoal.
Os “sortudos” que tiveram a inscrição confirmada pela organização na semana anterior foram orientados a chegar às 08:00h no ponto de encontro definido (saguão da área de desembarque).
Eu não queria correr o risco de me atrasar e mesmo morando perto, saí de casa bem cedo e cheguei antes do horário. Todos foram direcionados para um pequeno auditório localizado no 2º andar, onde foi confirmado o credenciamento, foi entregue um crachá provisório e realizado um rápido briefing com as instruções de segurança e com a programação do evento. Neste momento, foi indicado que visitaríamos 03 diferentes posições do pátio durante o Spotter Day de 2018.
O tempo naquele sábado estava simplesmente maravilhoso, demos muita sorte, era um dia de céu azul e limpo, sem nuvens. Para melhorar ainda mais, a temperatura nesta época do ano é muito agradável no Rio.
Depois de passar pelo rigoroso procedimento de segurança, seguimos no ônibus da Infraero (o mesmo que é utilizado para levar passageiros até a porta dos aviões em caso de embarque remoto) para o 1º ponto, sempre escoltados por uma picape amarela da Infraero com as inscrições “Follow Me” na parte traseira.
Chegamos por volta de 08:45h no primeiro local para a sessão inaugural de fotos. Descemos do “buzão” bem em frente ao hangar da LATAM no Santos Dumont, perto da cabeceira 02 da pista, que fica para o lado do Morro Pão de Açúcar. A posição não era a melhor, pois estávamos posicionados contra o sol, portanto, a luminosidade era ruim para os registros, pois as aeronaves ficavam “na sombra”.
Deste local, era possível acompanhar a movimentação do pátio de manobras do aeroporto, com destaque para o “mar” de caudas das aeronaves acopladas ao finger e da fila de aviões em direção à cabeceira, bem como o embarque de passageiros na posição remota ao lado.
Ficamos naquela posição até 09:35h e partimos de ônibus para o 2º ponto, quando esperamos uma calmaria no tráfego aéreo, cruzamos a pista e ficamos em uma faixa de 500 metros de extensão, de frente para o terminal e de costas para a Baía de Guanabara.
Nesta nova posição, o sol batia do lado correto, permitindo fotos muito melhores, com visão completa de toda a extensão dos 1.323 metros da pista principal (2R/20L) do Aer. Santos Dumont. A esquerda, o Pão de Açúcar (neste dia, os pousos estavam sendo realizados por esta lado). Na direita, a Ponte Rio-Niterói, além do Cristo Redentor mais ao centro. Em suma: era perfeito.
Além disso, a partir deste local, era possível conferir a perfeita harmonia do aeroporto com o Centro da cidade do Rio de Janeiro e seus prédios comerciais construídos bem perto da estrutura do SDU.
Por volta de 10:50h, o ônibus da Infraero retornou e nos levou para a 3ª posição, localizada no canteiro central do pátio, entre o terminal de passageiros e a pista do aeroporto, perto do estacionamento de aeronaves executivas e helicópteros.
Deste novo local, tínhamos uma visão ampla da cidade de Niterói e de algumas plataformas da Petrobrás ancoradas na Baiá de Guanabara.
Esta última etapa do 3º Spotter Day do Santos Dumont permitiu fotos com maior zoom das aeronaves no pátio, pois ficamos bem perto delas nas posições de estacionamento e acopladas no terminal de passageiros. Ficamos quase em frente à Torre de Controle do aeroporto, que também foi alvo das lentes dos spotters presentes.
Deste local, também era convidativo registrar as aeronaves passando perto do “suvaco” do Cristo Redentor, durante o procedimento de aproximação para pouso no SDU.
A organização do evento preparou uma última atração: demonstração da equipe da brigada de incêndio da Infraero, com a utilização de um estiloso caminhão amarelo fabricado pela IVECO. Os brigadistas ligaram os jatos de água, exigindo a potência dos canhões.
Como sempre, fazer a seleção e edição das melhores fotos foi um desafio, eu tirei mais de 2.000. Contei com a “consultoria” da minha filha (mesmo com apenas 05 anos, ela já compartilha a mesma paixão do pai) e consegui fazer um pente fino e escolher os clicks mais interessantes das máquinas da GOL (Boeing 737-700 e 800), LATAM Brasil (Airbus A319), AVIANCA Brasil (Airbus A318), AZUL (Embraer E-190 e E-195), além de aeronaves da Força Aérea Brasileira – FAB , jatinhos particulares e helicópteros.
Avião Executivo
E aí, consegue eleger a melhor foto tirada no evento?
Bons voos!
V&A
Notícia formulada em 02 de agosto de 2018
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!