Voando com a ITA (GRU/GIG)
– a ITA teve uma curta história na aviação brasileira: foram apenas 170 dias operando voos comerciais e, no auge, os seguintes destinos eram assistidos pela novata companhia: São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte-Confins (MG), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Curitiba (PR)
– a frota oficialmente chegou a contar com 06 aeronaves voando regularmente, todas alugadas e usadas do modelo Airbus A320, com média de idade de 17 anos (fotografei 05 delas e fiz um post – clique AQUI)
– no dia 17 de dezembro de 2021, as operações foram interrompidas, com todos os voos cancelados, causando muita confusão e transtornos para os milhares de passageiros que tinham passagens marcadas para o período de Natal e Ano Novo
– eu tive a oportunidade de estar a bordo do voo inaugural entre o Aer. de Guarulhos e o Aer. do Galeão (Rio de Janeiro), que foi realizado no dia 1º de julho de 2021; esta foi a minha única experiência com a ITA e compartilho como foi esta viagem
– comprei a passagem logo depois que o site de vendas foi colocado no ar (no dia 21 de maio de 2022) por cerca de R$ 185,00 (incluindo taxa de embarque)
O CHECK-IN EM GUARULHOS
– o voo partiria de manhã cedo daquela 5ª feira, por isso, fui para Guarulhos às 06:00h do dia anterior, pegando um voo da LATAM BRASIL operado por um Airbus A319
– passei o dia trabalhando no Hotel Hampton Inn, que tem um fantástico terraço panorâmico com uma visão privilegiada do Aeroporto; entre uma reunião por videoconferência e outra, consegui dar umas escapadas até o topo do edifício e fazer alguns cliques de aviões de grande porte na aproximação final para pouso na pista 09R do maior aeroporto do Brasil
– o hotel oferece translado gratuito para os terminais de passageiros, peguei a van por volta de 04:45h, que me levou até o T2, onde cheguei um pouco depois das 05:00h da “madrugada”
– naquele 1º dia de operação, a ITA escalou funcionários em 04 guichês de atendimento para a realização do check-in; além do meu para a Cidade Maravilhosa, apenas mais um voo seria realizado: para Brasília com escala em Belo Horizonte
– eu já tinha feito o check-in pela Internet, mas queria ter o cartão de embarque impresso, afinal, era um voo especial: o lançamento oficial de uma nova companhia aérea no Brasil, com alta expectativa por parte dos consumidores para preencher o “buraco” que a AVIANCA BRASIL tinha deixado; por isso, enfrentei a fila (de mais de 20 minutos) para poder ter a comprovação da minha viagem
– acabou sendo interessante passar por lá, foi uma oportunidade para ver toda a comunicação visual (carregada na cor amarela) que a ITA desenvolveu para prestar informações para os clientes
O EMBARQUE NO A320
– passar pelo controle de segurança foi tranquilo, o fluxo de passageiros era pequeno e os monitores eletrônicos indicavam que o embarque do voo 5632 marcado para 07:05h seria feito pelo portão 241, que fica na seção esquerda do Terminal 2 de Guarulhos, onde cheguei antes das 06:00h
– fiquei aguardando nos assentos do saguão de embarque, aproveitando para carregar o celular; por volta de 06:15h a tripulação que iria suportar o voo chegou e pedi para tirar uma foto com eles; o uniforme era lindo, combinando as cores preta e amarela!
– voaria no Airbus A320 de prefixo PS-AAF; este A320 foi fabricado em janeiro de 2005 e já fez parte da frota das seguintes companhias aéreas: America West Airlines, US AIRWAYS, Cyprus Airways, Aegean Airlines e INDIGO; ele chegou ao Brasil em junho de 2021
– fiquei de prontidão em frente ao gate e, assim que o embarque foi autorizado (06:45h), fui o primeiro a entrar no A320 da ITA!
– aproveitei para tirar muitas fotos da cabine sem outros passageiros, que tinha a configuração padrão deste modelo de aeronave (3 x 3 – três poltronas de cada lado); os assentos tinham um revestimento simples de tecido na cor cinza e sem o encosto de cabeça ajustável
– a porta traseira do A320 estava aberta, aproveitei para tirar foto da outra aeronave da ITA que estava estacionada no portão ao lado: era o PS-SPJ, que foi fabricado em novembro de 2005 e já fez parte da frota da espanholas SPANAIR e VUELING, tendo chegado ao Brasil também em junho de 2021; era ele quem operaria o voo para Brasília via Belo Horizonte
– o safety card (cartão com as instruções de segurança) do Airbus da ITA estava disponível no bolsão da poltrona à frente
– enquanto os demais passageiros embarcavam, fui logo conferir um dos banheiros instalados na parte traseira da aeronave; estava limpo, obviamente, provavelmente fui a primeira pessoa a usá-lo! A ITA não oferecia nenhuma amenidade aos passageiros
– julho de 2021 ainda era uma fase mais aguda da pandemia (COVID-19), por isso, um pote de álcool gel personalizado com a marca da ITA estava disponível na parte traseira da aeronave
– o espaço para pernas entre as fileiras de assentos era apenas razoável e nesta aeronave era possível fazer a inclinação da poltrona (ouvi relatos de que não havia esta facilidade em outras aeronaves da ITA)
– a mesinha instalada na parte superior da poltrona da frente não seria usada neste voo, pois o serviço de bordo estava suspenso pela ANVISA, como uma medida de proteção à propagação do coronavírus
O VOO PARA O RIO DE JANEIRO
– o procedimento de pushback foi iniciado às 07:24h, portanto, a partida era dada com um atraso de quase 20 minutos; considerando que se tratava de um voo inaugural, era previsível
– o vídeo da decolagem no A320 da ITA rumo ao Rio de Janeiro iniciada às 07:43h pela pista 09L do Aer. de Guarulhos, que tem 3.700 metros de extensão, está lá no canal YouTube do V&A:
https://youtube.com/shorts/D0STJ6GsKvA?feature=share
– o voo não estava cheio (ocupação de cerca de 60%), por isso, fiquei indo de um lado para o outro do A320 para tirar fotos pelas janelas; como sempre registro nos meus Stories no Instagram: “Em algum lugar entre Guarulhos e Rio de Janeiro“
– já pousei dezenas e dezenas de vezes no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão, por isso, conheço as paisagens da reta final dos voos e consigo antever a pista que será utilizada para o pouso; entretanto, sentado do lado esquerdo do Airbus, me surpreendi com uma região que eu não reconheci
– logo a frente, sobrevoando a região de São Gonçalo, a aeronave começou a fazer uma curva acentuada para a direita; eu demorei um pouco para entender que rota de pouso estava sendo feita, a única certeza que eu tinha é que era a primeiríssima vez que eu via aquela vista
– de repente, o Aeroporto Santos Dumont, a Baía de Guanabara e o Morro Pão de Açúcar dominaram a paisagem lá fora, em ângulos perfeitos, permitindo que eu registrasse com muitos cliques aquele momento inédito para mim; estávamos executando uma aproximação muito rara para pouso pela pista 33 do Aer. do Galeão, passando perto da Ponte Rio-Niterói e, mais a frente, o Centro e a região portuária do Rio de Janeiro
– ao contrário de Guarulhos, que tinha tempo nublado, o tempo estava ótimo na Cidade Maravilhosa; na reta final do voo, a sombra do Airbus A320 da ITA era projetada no espelho d’água e nas pequenas ilhas da Baía de Guanabara
– o pouso foi realizado com segurança e de forma suave às 08:25h e quando estávamos chegando no terminal de passageiros foi realizado o tradicional “batismo” da aeronave, quando os caminhões da Brigada de Incêndio da administração do aeroporto acionaram os canhões de água e deram um verdadeiro banho no A320
– na saída, perguntei para a Tripulação se seria possível fazer uma visita ao cockpit do A320 e, felizmente, foi autorizada!!!! E ainda sentei no lugar do Comandante!!!! É sempre uma sensação especial!!!!
– depois do desembarque, na saída da ponte de embarque do Galeão, promotores contratadas pela ITA distribuíam um kit promocional e comemorativo daquele voo, composto por um chaveiro, uma caneta, um biscoito e um frasco de álcool gel
– o PS-AAF retornaria para Guarulhos logo depois, por isso, subi para o piso superior do Galeão onde fica o saguão de embarque, para conferir como estava sendo a preparação daquele voo; placas foram instaladas pela administração do aeroporto carioca “O Rio dá as boas-vindas“
Placas do Galeão
– aproveitei para clicar o Airbus A320 daquela posição, pois as grandes janelas de vidro do Galeão permitem ampla visão do pátio de manobras; fiz alguns registros da aeronave acoplada ao portão de embarque (ainda molhada do “batismo”) e, depois, taxiando e decolando de volta para Guarulhos
AVALIAÇÃO GERAL: o objetivo deste voo foi, principalmente, participar de um evento mais comemorativo, por isso, não tive a intenção de voar e avaliar de forma mais crítica a minha primeira (e última) experiência com a ITA; foi muito interessante estar a bordo deste voo inaugural, tive contato com a maioria dos membros da Tripulação, que estavam muitos felizes de estarem participando daquele início de história da novata companhia brasileira; de qualquer forma, valem alguns registros: um pequeno atraso da partida, o Airbus A320 não tinha sistema de entretenimento individual nem conectividade a bordo (wi-fi) e o preço pago pelo ticket foi bem razoável; uma pena que não consegui voar mais vezes com a ITA antes de sua quebra no final de 2021
A ITA tinha tudo para ser uma ótima opção de voo, se tivesse sido bem pensada. Voei por 2 xno momento mais agudo da cia, 1 semana antes dela encerrar as atividades. Apesar de pequenos contratempos, o voo e a tripulação se mostraram muito agradáveis.
Que coincidência! Eu peguei exatamente o voo de volta para GRU com essa mesma tripulação (simpáticos e atenciosos demais) e registrei o batismo do AAF. Foi boa enquanto durou, a amarelinha faz falta nos céus e estradas. Gostei muito do espaço para as pernas. Em outra oportunidade fiz GRU-BSB-CNF-GIG e a empresa tinha melhorado bastante no quesito atrasos, meus voos saíram e chegaram com poucos minutos de atraso.