Fotografando pelo mundo – Santos Dumont
No dia 30.11.2019, o Aeroporto Santos Dumont, administrado pela empresa estatal Infraero, abriu suas portas para um evento cada vez mais comum nos aeroportos brasileiros: o chamado “Spotter Day”.


Este tipo de evento é uma oportunidade única para que os apaixonados por aviação acessem lugares específicos, normalmente de acesso proibido, ficando muito perto das aeronaves no pátio de manobras e nas cabeceiras das pistas.

As administrações dos aeroportos são obrigadas a exigir dos participantes a apresentação prévia de documentos para garantir que nenhum “maluco” tenha acesso a áreas de restritas dos terminais.
É preciso fazer previamente o Credenciamento Aeroportuário da Polícia Federal e apresentar a Certidão de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil e a Certidão Negativa da Justiça Federal.
Já tive a chance de participar de eventos deste tipo no Aer. do Galeão/GIG (2017 e 2018) e Brasília/BSB (2017, 2018 e 2019), com muitos registros incríveis.




E também do evento do ano passado (confira AQUI) no aeroporto localizado na região do Centro da Cidade Maravilhosa, que tem uma localização extremamente privilegiada, que lhe rende o título de mais bonito do Brasil: protegido pela Escola Naval e Arsenal da Marinha do Brasil, perto do morro do Pão de Açúcar e da Ponte Rio-Niterói e ao lado da Marina da Glória.





Além disso, as pistas são cercadas pela Baía de Guanabara (com a cidade de Niterói do outro lado), que tem um trânsito intenso de navios em função do Porto do Rio de Janeiro.




A grande diferença do Spotter Day de 2019 com relação ao ano anterior foi, sem dúvidas, a ausência dos Airbus (A318 e A319) com as cores da falecida AVIANCA BRASIL que frequentavam diariamente o Santos Dumont.


Os spotters que tiveram sua presença confirmada tiveram que acordar cedo naquele sábado: a hora de apresentação definida pela organização foi 08:00h.
Para começar, todos se reuniram no auditório da Infraero localizada no 2º andar, onde foram expostas todas as orientações necessárias para garantir a segurança e o sucesso do evento. Todos receberam um crachá que precisava ficar exposto durante todo o tempo e que foi devolvido ao final.


Nesta hora foi informadopela equipe da Infraero que 03 pontos de spotting seriam utilizados naquela manhã de muito sol no Rio de Janeiro (eu esqueci completamente de levar protetor solar, um erro primário).

(1) perto do hangar da LATAM, que fica a esquerda do terminal de passageiros e próximo à cabeceira 02


(2) na região mais externa do gramado perto da cabeceira 20L, em uma posição de frente para o Centro da cidade


(3) na pista de taxiamento na parte central do pátio, que está inoperante, com ampla visão das 02 cabeceiras e do terminal de passageiros


Os pertences de todos foram checados no aparelho de raio-x antes do embarque em um ônibus da administração do aeroporto (exatamente aquele que leva os passageiros para um embarque remoto), que cuidou do deslocamento dos spotters pelo pátio do SDU.


Escolher as fotos que seriam utilizadas neste relato não foi fácil. Eu tirei mais de 1.000 e foi um trabalho “doloroso” fazer a seleção de cerca de 70 delas que seriam expostas aqui.
Lembrando: a pista principal deste aeroporto tem apenas 1.323 metros de extensão (a auxiliar tem 63 metros a menos), por isso, somente aviões de pequeno porte (corredor único) estão habilitados a pousar e decolar.
Este é o resultado, com organização dos registros por companhia aérea (Gol, Latam e Azul) e modelo (Airbus A319 – Embraer E-190 e E-195 – Boeing 737-700 e 737-800), além disso a identificação (prefixo) de cada aeronave está indicada na legenda.


































































E aí, consegue eleger a foto preferida?!?!?!? Eu não!!!!!
Bons voos!
V&A
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