VIRGIN ATLANTIC NO BRASIL
Teremos um novo (e lindo) avião britânico chegando todos os dias no Brasil a partir de março de 2020. Confira abaixo os detalhes desta novidade.
A VIRGIN ATLANTIC
A VIRGIN ATLANTIC foi criada em 1984 e sempre teve sua identidade associada ao milionário Richard Branson. Atualmente, possui uma relação próxima com a DELTA AIRLINES, que possui 49% de seu controle acionário, e com o grupo AIR FRANCE-KLM, que possui outros 31% das ações, parceiras na aliança global SKY TEAM.
Atualmente, a malha da VIRGIN ATLANTIC inclui 04 destinos na Europa, 09 nos Estados Unidos, 05 na Ásia, 07 na América Central e 02 na África.
A frota da companhia é formada unicamente por aeronaves de grande porte (wide bodies): Airbus A330 (com 14 unidades), Airbus A340-600 (com 05 unidades), Boeing 787-9 (com 17 unidades) Boeing 747-400 (com 08 unidades) e os novíssimos Airbus A350 (apenas 02 unidades).




Nos dias atuais, a marca “Virgin” também é utilizada por companhia aérea com base no Novo Continente: a VIRGIN AUSTRALIA opera uma frota de Airbus A330, Boeing 737 e Boeing 777 com voos para vários destinos dentro da Austrália e, também, internacionais (Los Angeles é o destaque), além de um “braço” regional que utiliza o Airbus A320, o Fokker 100 e o turbo-hélice ATR.



Na Volta ao Mundo de 2017, voei e a avaliei a VIRGIN AUTRALIA, saindo de Melbourne com destino a Sydney a bordo de um Boeing 737-800 (confira AQUI como foi esta experiência em classe Econômica).


Até um passado recente, existia uma outra companhia com o mesmo tipo de licença de marca, desta vez nos Estados Unidos: era a VIRGIN AMERICA, que foi criada em 2007, operava uma expressiva frota de aviões de corredor único fabricados pela Airbus e que foi comprada pela ALASKA AIRLINES, um processo que foi iniciado em 2016 e concluído somente em 2018.


OS VOOS PARA O BRASIL
A rota a ser inaugurada pela VIRGIN ATLANTIC será London Heathrow/LHR x Guarulhos/GRU e será operada diariamente a partir de 29 de março de 2020, de acordo com os seguintes horários:
– da Europa para Guarulhos: o voo VS197 vai decolar às 22:30h com chegada prevista para 06:25h
– de Guarulhos para a Europa: o voo VS198 vai partir às 16:25h com pouso previsto para 07:50h
Os voos serão operados pelo belíssimo Boeing 787-9 com capacidade para levar até 258 passageiros e que está configurado com 04 classes de serviço: são 31 assentos na classe Executiva (“Upper Class“), 35 na Premium, 36 na Economy Delight and 156 na Economy.

Em 04 de setembro de 2019, foi anunciado um acordo de code-share entre VIRGIN ATLANTIC e GOL para que passageiros vindos de Londres possam chegar a 37 destinos brasileiros por meio da malha da companhia brasileira. Foi comunicado também (sem maiores detalhes) que, futuramente, o acordo vai ser estendido para os voos da GOL para Argentina, Chile e Uruguai.

Estes 37 destinos estão indicados em um mapa que está divulgado no site da VIRGIN ATLANTIC. As maiores cidades brasileiras foram incluídas no acordo: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus.

Foi anunciado também que as companhias estão negociando os termos para que seja possível no futuro o compartilhamento dos benefícios entre os programas de fidelização das companhias: o Flying Club da VIRGIN ATLANTIC e Progama Smiles da GOL. Com isso, cria-se a firme expectativa de que a companhia inglesa se torne a 20ª parceira do Programa.
As passagens começaram a ser vendidas hoje (3ª feira – 10.09.2019). A consulta no site da companhia britânica indica que os preços ofertados para o voo inaugural estão caros e um pouco fora da realidade: ida (29.03.2020, que será operado em horário diferenciado) e volta (20.04.2020) por mais de 1.100 pounds (cerca de R$ 5.800,00!!) na tarifa mais barata (Economy Light, sem direito a despachar bagagem).




A CONCORRÊNCIA
A VIRGIN ATLANTIC vai concorrer diretamente com a LATAM BRASIL (que coloca o Boeing 777-300ER) e com a BRITISH AIRWAYS (que também usa o Boeing 777-300ER nesta rota), que já operam voos diários entre Londres e Guarulhos.


Além disso, considerando uma perspecitva do mercado Brasil-Inglaterra, há mais uma concorrente: a companhia low-cost NORWEGIAN (que não tem acordos de code-share por aqui) está voando de London Gatwick/LGW para o Rio de Janeiro/GIG com o Boeing 787-9 com 04 voos semanais.


E aí, você acha que a VIRGIN ATLANTIC vai ter sucesso nesta iniciativa de expandir seus negócios para o Brasil?
Bons voos!
V&A
Notícia formulada em 10 de setembro de 2019
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.