FOTOGRAFANDO PELO MUNDO – SDU

Neste último feriado, consegui dedicar mais um pouco de tempo para praticar a arte de fotografar. O Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro foi o lugar escolhido. Os pousos/decolagens estavam sendo feitos a partir da cabeceira que fica mais perto do Morro do Pão de Açúcar e em direção à Ponte Rio-Niterói.

É sempre bom lembrar: infelizmente, aquele lugar ideal seguro que podia ser utilizado no passado tem acesso restrito atualmente (nem a travessia a pé em direção à Escola Naval é permitida agora!), a área agora está sob responsabilidade da Marinha, já que, em junho de 2016, um grupo de deliquentes invadiu a pista, provocando arremetidas de aeronaves.  São 03 pontos negativos do novo lugar: 1) as grades de proteção da pista do aeroporto, que atrapalham muito, 2) a distância para os aviões aumentou, o que requer o uso de lentes com mais zoom e 3) o novo lado não permite aproveitar de melhor forma o sol da manhã, mais recomendado para tirar fotos. Abaixo, com a ajuda do Google Maps, está demonstrado onde era possível ficar e o novo local onde as pessoas podem acompanhar pousos e decolagens no aeroporto do Centro da capital carioca:

Eu cheguei lá bem cedo (por volta de 06:45h) e fiquei por cerca de 02 horas, com intensa atividade no aeroporto. Com isso, peguei diferentes níveis de luminosidade, trazendo variedade para as fotos. Consegui fazer alguns registros interessantes de vários aeronaves (ATR-72, Airbus A318A319, Boeing 737-700/800, Embraer E-190/195 + Bandeirante) das principais companhias aéreas que operam no Brasil: GOL, LATAM, AVIANCA, AZUL e PASSAREDO, além de um clássico avião da Força Aérea Brasileira – FAB, que fez um voo de rotina (primeiro registrei a decolagem e 30 minutos depois o pouso).

Confira.

GOL (Boeing 737-700/800)

LATAM (Airbus A319)

AVIANCA (Airbus A318/319)

AZUL (Embraer E190/195)

PASSAREDO (ATR-72/500)

FORÇA AÉREA BRASILEIRA – FAB (Bandeirante)

Pílulas formuladas em 22.04.207

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.