Fotógrafo por 01 hora (3ª edição)

No último fim de semana, consegui dedicar um pouco de tempo para voltar a fazer algo que tenho cada vez mais me interessado: tirar fotos de aviões.  Estou engatinhando e praticando para tentar me tornar um spotter. Aproveitei que o sol brindou o Rio de Janeiro com dias lindos e claros e, na parte da tarde, fiquei por cerca de 01 hora no Aeroporto Santos Dumont. Os pousos/decolagens estavam sendo feitos a partir da cabeceira que fica mais perto da Ilha Fiscal e da Ponte Rio-Niterói.

Infelizmente, aquele lugar perfeito e seguro que podia ser utilizado no passado tem acesso restrito atualmente, a área agora está sob responbilidade da Marinha, já que, em junho de 2016, um grupo de deliquentes invadiu a pista do SDU, provocando arremetidas de aeronaves.  O ponto mais negativo do novo lugar são as grades de proteção da pista do aeroporto, que atrapalham muito na hora de tirar fotos. Abaixo, com a ajuda do Google Maps, está demonstrado onde era possível ficar e o novo local onde as pessoas podem acompanhar pousos e decolagens no aeroporto do Centro da capital carioca:

_cabeceira-sdu-705x298

_Nova posição SDU

Consegui tirar umas fotos bem legais de vários tipos de aeronaves (Airbus A319, Boeing 737-800 e Embraer E-190/5) da LATAM, AVIANCA, AZUL e GOL. Dei sorte, consegui registrar a decolagem de um Airbus com as novas cores da LATAM, que ainda são raros aqui no Brasil. Não apareceu nenhum Boeing da GOL com a nova identidade visual da companhia, mas, em compensação, captei aquela máquina com pintura especial e que ficou responsável pelo transporte da seleção brasileira de futebol durante a Copa do Mundo de 2014.

LATAM

AVIANCA

AZUL

GOL

Pílulas produzidas em 02.02.2017

10 respostas
  1. Gilton Martinho
    Gilton Martinho says:

    As fotos ficaram lindas, ótimo trabalho, as cores da laranjinha parece que ficam mais realçadas e mais bonitas na luz do sol, muito bom!

    Responder
    • Cadu Franco
      Cadu Franco says:

      Obrigado, Gilton! Na parte da tarde, o sol bate do lado direito das aeronaves decolando naquela direção, portanto, ajuda muito para a composição das fotos.

      Responder
  2. Júnior
    Júnior says:

    Belas fotos, Cadu! Parabéns!
    Já tinha visto essa aeronave da Gol, que tem uma pintura bem diferente e chamativa, mas não sabia que foi a aeronave que conduziu a Seleção. Curto muito quando fazem essas pinturas especiais em algumas aeronaves da frota, acho a Azul com as aeronaves mais bonitas, como aquela do Outubro Rosa e uma em tom de azul claro que faz rota internacional, entre outras.

    Responder
  3. Milton Silva
    Milton Silva says:

    Belas imagens. Parabens. Ia muito de bicicleta assistir aos pousos e decolagens do outro lado da pista, quando era permitido.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.