Rússia 2018: voar, avaliar e torcer!
Eu sempre quis acompanhar uma Copa do Mundo de Futebol realizada fora do Brasil (portanto, a Copa de 2014 não conta!). Eu já tive a oportunidade de ver 02 Jogos Olímpicos no exterior: estive em Pequim/China em 2008 e em Londres/Reino Unido em 2012.
A World Cup de 2018 trazia um atrativo a mais: conhecer a Rússia, um país que não conheço e que tenho muito vontade de visitar.
O projeto desta viagem começou a ser arquitetado em um churrasco de amigos fraternos realizado no final de 2017, quando nos empolgamos e firmamos um pacto de fazer o possível para estar lá. Desde então, foram muitas horas investidas para conseguir uma boa logística de voos e razoáveis opções de hotéis, pois já estávamos atrasados, considerando o grande interesse de pessoas do mundo todo no evento.
No meu caso, eu ainda tinha um problema adicional: negociar com a “patroa”, afinal, eu cheguei da Volta ao Mundo de 2018 há 40 dias e ficaria mais 10 dias ausente de casa e longe da família. No final, deu tudo certo, eu tenho sorte, minha esposa entendeu perfeitamente que a viagem era imperdível.
Os mapas abaixo mostram o nosso itinerário (a única diferença para os meus amigos é que eles vão partir e chegar em Guarulhos/GRU); de Moscou para St. Petersburgo, não vamos pegar um avião, vamos fazer este trecho no trem-bala que interliga as duas cidades:
Em termos de distância, serão 9.341 milhas (cerca de 15.030 quilômetros) na parte inicial da viagem, saindo de Guarulhos/GRU para Londres/LHR, depois Amsterdam/AMS, de lá para Tbilisi/TBS (Geórgia), chegando em Rostov/ROV (local do 1º jogo do Brasil contra a Suiça) e, finalmente, Moscou/DME:
Já o trajeto de volta para casa, saindo de St. Petersburgo/LED (onde o Brasil joga contra a Costa Rica), indo para Moscou/SVO, de lá para Londres/LHR e voltando para casa (Santos Dumont/SDU) via Guarulhos/GRU, serão mais 8.014 milhas (cerca de 12.900 quilômetros):
Vamos voar com 06 companhias aéreas: LATAM, British Airways, Georgia Airways, Pobeda (russa), Red Wings (russa) e Aeroflot (russa). E somente aviões da Boeing (B737, B767 e B777) e Airbus (A319, A320, A321 e A330) vão operar os voos (infelizmente, não terei o prazer de viajar em aeronaves fabricadas na Rússia):
Estas são algumas das máquinas que voaremos (ainda não tenho fotos de aeronaves da Pobeda, Red Wings e Georgia Airways no acervo pessoal):
Minha partida é no dia 13.06.2018 (4ª feira). Acompanhem todos os detalhes desta viagem pelo FACEBOOK e INSTAGRAM, onde farei muitos Stories para compartilhar esta experiência que, com certeza, será inesquecível.
Bons voos!
V&A
NOTÍCIA FORMULADA EM 10.06.2018
Seu conteúdo ficou muito bem elabadorado, acredito que
só precisa alcançar novas pessoas que ainda não conhece o
seu site/blog para ter maiores resultados e tenho certeza
que posso te ajudar nisso. Se tiver interesse me manda um
e-mail ou visita meu link. Abc
Olá tudo bem? Espero que sim 🙂
Adorei seu artigo,muito bom mesmo!
Abraços e continue assim.