O NOVO TERMINAL DE VITÓRIA/VIX
INFRAERO INAUGURA O NOVO TERMINAL DE PASSAGEIROS DE VITÓRIA
– depois de longos 16 anos de espera, a população da cidade de Vitória e do Estado do Espírito Santo passa a contar com um novo e moderno aeroporto: a INFRAERO finalmente entregou as obras do terminal de passageiros
– a antiga infraestrutura utilizada para embarque e desembarque de passageiros era extremamente modesta e proporcionava pouco conforto aos passageiros; no final de abril de 2016, voei e avaliei a GOL (confira o flight report completo AQUI), partindo com direção ao Rio de Janeiro e escrevi o seguinte:
“o Aer. de Vitória (sigla VIX) é pacato: é um terminal pequeno e antigo; na parte principal, no piso térreo, além dos guichês de check-in da GOL, TAM e AZUL (companhias que operam lá) há algumas poucas lojas e lanchonetes; me chamou atenção a quantidade de pilastras deste saguão: não é possível tirar uma foto que dê uma visão geral do espaço“
– as fotos que eu tirei na época comprovam o que eu registrei naquela avaliação; no Brasil, depois da privatização de alguns aeroportos (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, em especial), os passageiros passaram a ter experiências diferenciadas e o Aeroporto de Vitória (que tem o nome oficial de “Eurico de Aguiar Salles”) estava muito distante disso
– como amante da aviação, a única vantagem do antigo terminal era que os passageiros tinham que caminhar até as aeronaves, o que é sempre uma boa oportunidade para tirar fotos delas
– um evento político foi realizado no dia 29.03.2018, com a presença de várias autoridades, inclusive do Presidente da República e do Ministro dos Transportes (que no seu discurso afirmou que aquele era o último ato público que ele participaria, pois estava deixando o cargo naquele dia) e marcou a inauguração oficial do novo aeroporto
– os primeiros voos foram feitos no novo Terminal no dia seguinte – 30.03.2018, quando todas as operações da aviação comercial regular foram transferidas para lá; eu tive a oportunidade de conhecer as novas instalações no dia 31.03.2018, portanto, no 2º dia após a inauguração efetiva
– a nova pista de pousos e decolagens – com 2.058 metros de extensão – ainda não está sendo utilizada, notícias indicam que apenas em junho todos os aparelhos necessários estarão instalados, permitindo seu uso
– fui para Vitória a bordo do Embraer E-195 da AZUL (prefixo PR-AXK, apelido “Águia Branca“, em homenagem a um dos acionistas da companhia aérea brasileira) que partiu do Aeroporto Santos Dumont/SDU às 07:45h
– o voo foi muito tranquilo, o tempo em rota estava muito bom, é sempre um prazer contemplar as belezas do litoral da Região Sudeste de nossa país; foram 52 minutos até a capital do Espírito Santo e o pouso foi executado pela Pista 05 (a única do aeroporto capixaba que está em operação, que tem 1.750 metros de extensão); como estava do lado direito do Embraer (poltrona 6D), consegui fazer registros aéreos da nova estrutura
– durante o lento taxiamento até o terminal, tive ampla visão do novo prédio, que tem belas linhas arquitetônicas; naquele momento, um Boeing 737-800 da GOL e um Airbus A319 da LATAM BRASIL estavam encostados nas pontes de embarque; um dia de muito sol e céu azul premiaram minha 1ª visita
– desembarquei rapidamente, pois ficaria apenas 90 minutos em solo capixaba, meu voo de volta à Cidade Maravilhosa estava marcado para 10:45h; portanto, não tinha muito tempo para explorar as novas facilidades; nesta “missão”, fui acompanhado de um amigo fraterno que mora há alguns anos em Vitória com sua linda família e se dispôs a acordar cedo em pleno sábado e me encontrar no aeroporto
– de modo geral, o que encontrei foi o seguinte:
- uma estrutura moderna, bonita, ampla e funcional
- as áreas de check-in e de venda/atendimento das companhias aéreas – instaladas no 1º piso do prédio – estão plenamente operacionais
- a quantidade de cadeiras na área de embarque parece suficiente para a quantidade de pessoas que passarão pelo terminal; tomadas e portas USB estão espalhadas para que equipamentos eletrônicos sejam carregados
- os banheiros são grandes e os materiais utilizados nas instalações são bons
- as grandes janelas de vidro do salão de embarque são ótimas para quem gosta de fotografar os aviões no pátio
- são 08 portões de embarque, mas apenas 06 pontes (fingers), quantidades que parecem adequadas para o fluxo de passageiros que o terminal recebe
- entretanto, de fato, as obras ainda não estão finalizadas, ainda há muita coisa a ser feita: a parte comercial (tanto no 1º piso, quanto no 2º piso) ainda está sendo instalada/construída, os restaurantes ainda estão sendo montados, parte das lanchonetes estão funcionando “pela metade”; vários tapumes ainda estão espalhados; cadeiras e mesas amontoados em alguns cantos; no finger que embarquei de volta (Portão 8), muita sujeira de fim de obra
As fotos abaixo, organizadas de acordo com as partes principais do novo Aeroporto, refletem as minhas conclusões desta rápida visita a Vitória.
Por fim, lembro que a AVIANCA BRASIL vai começar a operar voos para a capital capixaba a partir de 16.04.2018 (confira detalhes AQUI).
Bons voos!
V&A
Notícia formulada em 01.04.2018
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!