Concorrência nos voos para o Vale do Aço
A PASSAREDO está iniciando suas operações para o (modesto e simpático) Aeroporto de Ipatinga/IPN, em Minas Gerais, o único na região do chamado “Vale do Aço“, que recebe este nome em função da grande concentração de indústrias do ramo da siderurgia. Governador Valadares foi outra cidade que passou a receber os aviões branco e amarelo.
A AZUL já tem um longa história com a cidade de Ipatinga, onde opera desde fevereiro de 2008. Atualmente, são 04 frequências diárias, saindo do Aeroporto Internacional Tancredo Neves/CNF.
A AZUL coloca nesta rota o seu eficiente turbo-hélice ATR-72/600, com capacidade para 70 passageiros, em classe única (Econômica), aeronave perfeita para IPN, que tem apenas uma pista com 2.004 metros de extensão.
E agora terá a concorrência da PASSAREDO, que terá um voo diário partindo do Aeroporto da Pampulha/PLU e outro saindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos/GRU. Portanto, apesar de ter menos frequências, a companhia do interior paulista terá 02 diferenciais: vai operar a partir do terminal central da capital mineira e terá voos para São Paulo.
Assim como a AZUL, a PASSAREDO vai colocar o ATR-72 nos voos para Ipatinga, afinal, este é o único modelo de aeronave que compõe a frota da companhia, que também está configurado para 70 lugares.
Os passageiros do Vale do Aço voltam a contar com competição entre empresas aéreas, depois que a FLYWAYS encerrou suas atividades em junho de 2016 (foram apenas 06 meses de operação com um par de ATR-72, iniciada no final de 2015, mas o suficiente para que Voando e Avaliando conferisse os serviços da companhia, confira AQUI).
Notícia formulada em 15.10.2017
Muito bom! Todos ganham, principalmente o consumidor.
Acho que a Passaredo vai incomodar a Azul com os diferenciais que vc apontou. Além disso o preço da passagem de Ipatinga para BH da Passaredo é bem melhor que o da Azul indo para Confins.
Simpatizo com a Passaredo, tomara que ela se recupere. Só achei que ficou mto estranho a fusão com a Itapemirim e que logo depois foi desfeita.
Definitivamente a Passaredo é uma empresa que não consegue se sustentar em novos mercados, não durou nem três meses em IPN, GVR, UBA e UDI.
Infelizmente, Philippe. A concorrência é sempre bem-vinda, mas a Azul vai seguir soberana no interior de Minas. V&A