FOTOGRAFANDO PELO MUNDO – LISBOA
No final de 2018, fui com a família para a Europa, aproveitando um recesso de fim de ano no trabalho. Partimos do Rio de Janeiro no dia 23.12 (domingo) com destino a Lisboa, a bordo de um Airbus A340 da TAP (confira AQUI a avaliação completa deste voo em Classe Econômica).
Nos dias seguintes, fizemos uma série de curtas viagens por Portugal, aproveitando que eu tinha alugado um carro: Tomar, Óbidos, Leiria, Sintra e Cabo da Roca. Demos muita sorte, pegamos dias lindos, apesar do frio (temperaturas abaixo de 10 graus, lembrando que saímos do Brasil enfrentando um calor de verão carioca de quase 40 graus).
No dia 28.12, negociei com a “galera” de ir exercitar um pouco a minha paixão pelos aviões e dedicar a manhã daquela 6ª feira a uma sessão de fotos nos arredores do aeroporto da capital portuguesa. Em contato com uma spotter local que eu sigo no Instagram, ela me passou dicas do melhor lugar para os “clicks“, fazendo a ressalva que nesta época do ano o nevoeiro das primeiras horas do dia poderia ser um complicador.
Acordei as 08:00h, tomei um rápido café no hotel e parti em direção ao aeroporto, foi um trajeto rápido, cheguei em menos de 20 minutos. Deixei o carro no estacionamento do McDonald’s que fica ao lado de um posto de gasolina (Repsol), na principal avenida de acesso ao Humberto Delgado Airport. Do outro lado das pistas, está instalado um grande radar. E, novamente, dei muita sorte com o tempo, pois o dia estava perfeito: céu azul e limpo, sem nevoeiro.
Caminhei cerca de 300 metros (na contramão do fluxo de carros) até o ponto que tinha sido recomendado, conhecido como “Segunda Circular“, onde eu teria um excelente campo de visão das aeronaves na aproximação final para pouso na Runway 03 da pista que tem 3.805 metros de extensão (portanto, é plenamente capaz de receber aviões de grande porte/fuselagem larga).
A primeira impressão foi a melhor possível: a posição do sol era favorável, o gramado estava seco, a temperatura agradável e a consulta no Flight Radar indicava que haveria um movimento intenso de aeronaves chegando. Naquela dia eu estava com uma única lente: 18-140mm, com isso não seria possível fazer fotos de longa distância.
Além dos segundos finais dos pousos, aquela posição permitia uma ótima tomada das aeronaves no procedimento de alinhamento para decolagem pela Cabeceira 03. Registrei aviões da TAP AIR PORTUGAL (A330), TAAG de Angola (B777), LUXAIR (B737-800), RYANAIR (B737-800), VUELING (A321) e EUROATLANTIC (B767-300ER).
Eu fiquei neste Spotting Point por apenas 02 horas e meia, infelizmente. O ambiente estava tão bom que ficaria mais algumas horas por lá, mas tinha um compromisso de fazer turismo com a família no Centro de Lisboa. Um único amante da aviação apareceu e não ficou muito tempo: ele esperou o A330-Neo da TAP (que foi a primeira companhia a receber este novíssimo modelo) chegar vindo de Guarulhos/GRU e foi embora logo depois.
Esta foi a seleção de fotos das máquinas das seguintes companhias aéreas: TAP AIR PORTUGAL (A319, A320, A330 e A340), AZUL LINHAS AÉREAS (A330), HIFLY (A340), EUROATLANTIC (B767), SWISS (A220) AIR CANADA ROUGE (B767), ROYAL AIR MAROC (B737), AZORES AIRLINES (A321), AIR EUROPA (E-195) NORWEGIAN (B737), RYANAIR (B737), EASYJET (A320), CROATIA AIRLINES (A320), AIGLE AZUR (A319), VUELING (A321), AIR TRANSAT (A310).
Elas estão identificadas da seguinte forma: companhia aérea – modelo de aeronave / prefixo.
E aí, de qual foto você mais gostou?
Eu tenho algumas favoritas: o A330Neo da TAP, o “Bandeirão” da AZUL e o Boeing 767 da ROUGE.
Bons voos!
V&A
Notícias formuladas em 07 de janeiro de 2019
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