Fotografando pelo mundo – Dusseldorf
No começo de 2016, eu passei pelo Aeroporto de Dusseldorf quando voei e avaliei a AIR BERLIN, uma viagem com destino a Zurich/Suiça (confira AQUI como foi a experiência com a recém-extinta companhia alemã).
Este terminal fica a 07 quilômetros do centro da cidade e é o 3º maior terminal alemão, ficando atrás de Frankfurt e Munich: mais de 23 milhões de passageiros passaram por lá no último ano, quando o aeroporto teve mais de 217.000 movimentos de aeronaves. As companhias alemãs AIR BERLIN, EUROWINGS, LUFTHANSA e CONDOR foram as maiores transportadoras de passageiros. As cidades de Munich, Palma de Mallorca, Berlin e Londres foram os destinos/origens da maior parte dos voos em Dusseldorf.
Os passageiros que passam por lá podem usufruir das facilidades de uma estrutura moderna, este terminal é lindo e funcional.
Uma destas facilidades é o terraço no topo do prédio principal, que é utilizado como ponto de encontro dos apaixonados por aviação, pois é um excelente ponto para fazer registros fotográficos das manobras das aeronaves. Quando estive lá no ano passado, o tempo estava ótimo, céu azul, mas a única máquina que eu carregava era o meu celular, infelizmente. Eu me programei para voltar lá, desta vez, com um equipamento decente.
Fiz uma rápida viagem para Europa no início de dezembro e consegui encaixar uma esticada de Newcastle (Inglaterra) para Dusseldorf. Mas eu realmente não contava com as condições climáticas adversas que tive que enfrentar: frio, muito frio, inclusive com nevasca durante a manhã que dediquei para a sessão de fotos. A temperatura variava de +2 a -3 graus. Ficar sem luvas para uma melhor “pegada” da máquina foi um desafio enorme. Além disso, era a minha 1ª experiência de “clicar” com chuva e neve caindo, captar a melhor luminosidade foi outro fator complicador, pois as mudanças eram rápidas. E o vento era um incômodo a mais.
O aeroporto tem apenas 02 pistas, que são paralelas: a 05R/23L com 3.000 metros e a 05L/23R com 2.700 metros. Eu fiz algumas pesquisas e decidir tentar a sorte em outro ponto tradicional dos spotters: o último andar do prédio P7 (um enorme estacionamento vertical), que é acessado depois de uma caminhada de 05 minutos a partir do terminal de passageiros.
A visão era privilegiada com ampla visão do pátio de manobras e onde os procedimentos de embarque e desembarque remotos são feitos neste terminal.
O movimento deste terminal é realmente intenso, apesar do mau tempo. Aeronaves de todos os portes operam por lá, com forte presença dos turbo-hélices fabricados pela canadense BOMBARDIER e jatos de corredor único da BOEING e AIRBUS.
A companhia com maior movimento de aeronaves naquela manhã foi da alemã EUROWINGS, a companhia de baixo-custo do GRUPO LUFTHANSA, com dezenas de Airbus A320 decolando e pousando o tempo inteiro.
As fotos seguem expostas por ordem alfabética das companhias aéreas que registrei, que foram: AEGEAN (Grécia), AER LINGUS (Irlanda), AEROFLOT (Rússia), AIR BALTIC (Letônica), AIR BERLIN (Alemanha), AIR FRANCE (França), ALITALIA (Italia), CATHAY PACIFIC (Hong Kong), CONDOR (Alemanha), CZECH AIRLINES (República Tcheca), DELTA AIRLINES (Estados Unidos), EMIRATES (Emirados Árabes), ETIHAD (Emirados Árabes), EUROWINGS (Alemanha), FLYBE (Reino Unido), GERMANWINGS (Alemanha) HOP (França), LOT (Polônia), LUFTHANSA (Alemanha), ONUR AIR (Turquia), PEGASUS (Turquia), ROSSIYA (Rússia), S7 (Rússia), SAS (Suécia), SUN EXPRESS (Turquia), TAP (Portugal), TUNISAIR (Tunísia), TURKISH AIRLINES (Turquia) e UKRAINE INTERNATIONAL (Ucrânia).
Espero que gostem! Bons voos!
V&A
AEGEAN – AIRBUS A320 (SX-DVQ)
AER LINGUS – AIRBUS A320
AEROFLOT – BOEING 737-800 (YL-BBQ)
AIR BALTIC – BOEING 737-500 (YL-BBQ)
AIR BERLIN – BOMBARDIER DASH-8 (D-ABQI)
AIR FRANCE – AIRBUS A320 (F-HBNL)
ALITALIA – AIRBUS A320 (EI-DTG)
CATHAY PACIFIC – AIRBUS A350 (B-LRN)
CONDOR – BOEING 757 (D-ABOL)
CONDOR – AIRBUS A330 (C-GTSZ)
CONDOR – BOEING 757 (D-ABOI)
CZECH AIRLINES – AIRBUS A319 (OK-MEK)
DELTA AIRLINES – BOEING 767-300ER (N185DN)
DELTA AIRLINES – BOEING 767-300ER (N173DZ)
EMIRATES – AIRBUS A380 (A6-EED)
ETIHAD – BOEING 777-200 (A6-LRE)
EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AIZR)
EUROWINGS – BOEING 767-300 (HB-JJF)
EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWK)
EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWN)
EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWQ)
EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWI)
EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWS)
FLYBE – BOMBARDIER DASH-8 (G-PRPD)
FLYBE – BOMBARDIER DASH-8 (G-PRPD)
GERMANWINGS – AIRBUS A320 (D-AIQE)
GERMANWINGS – AIRBUS A319 (D-AKNR)
HOP – EMBRAER 145 (F-GUBE)
LOT – BOEING 737-800 (SP-LLG)
LUFTHANSA – AIRBUS A330 (D-AIKG)
LUFTHANSA – AIRBUS A320 (D-AIQA)
LUFTHANSA – AIRBUS A321 (D-AIDA)
LUFTHANSA – AIRBUS A321 (D-AIRS)
LUFTHANSA – AIRBUS A320 (D-AIUX)
ONUR AIR – AIRBUS A321 (TC-OBY)
PEGASUS – BOEING 737-800 (TC-CPM)
Boeing 737-800 da Pegasus
ROSSIYA – AIRBUS A319 (EI-EYM)
S7- BOEING 737-800 (VP-BOG)
SAS – BOEINGs 737-800
SUN EXPRESS – BOEING 737-800 (TC-SEO)
TAP PORTUGAL – EMBRAER E-190LR (CS-TPS)
TUNISAIR – AIRBUS A320 (TS-IMF)
TURKISH AIRLINES – AIRBUS A321 (TC-JTN)
TURKISH AIRLINES – AIRBUS A320 (TC-JPN)
UKRAINE INTERNATIONAL – BOEING 737-800 (UR-PSY)
HELICÓPTERO DA POLÍCIA ALEMÃ
Pílulas formuladas em 22.12.2017
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