Fotografando pelo mundo – Barcelona

SESSÃO DE SPOTTING NA CAPITAL DA CATALUNHA

Fiz uma viagem de trabalho para Barcelona no final de fevereiro e consegui encaixar algumas poucas horas livres na hora do almoço no meu penúltimo dia nesta linda cidade da Espanha. Pesquisando na Internet (minha fonte segura e principal é o site www.spotterguide.net), descobri que o melhor ponto de spotting é o chamado “Mirador de l’Aeroport El Prat“.

O AEROPORTO DE BARCELONA

Este aeroporto internacional é o 2º mais movimentado da Espanha, ficando atrás apenas do Aeroporto da capital – Madrid – e o 7º da Europa (Londres/Heathrow, Paris/Charles de Gaulle, Amsterdam, Frankfurt, Istambul/Ataturk são os maiores).

Barcelona recebeu mais de 50 milhões de passageiros em 2018, tendo como maiores destinos Londres (Aer. de Gatwick), Amsterdam, Paris (Aer. Charles de Gaulle) e Roma (Aer. Fiumicino).

Em 2017, a VUELING (a maior companhia espanhola, considerando o tamanho da frota e a quantidade de destinos atendidos e pertencente ao grupo IAG, que controla a British Airways e Iberia) atendeu mais de 17 milhões de passageiros, a RYANAIR quase 7 milhões, a EASYJET mais de 3 milhões e a NORWEGIAN mais de 1,5 milhões, ou seja, as companhias de baixo-custo (low-cost) são as que mais operam neste aeroporto.

O aeroporto tem 02 terminais.

O T1 é o principal, tem maior dimensão e recebe a maioria das aeronaves de grande porte, como por exemplo, o gigante Airbus A380, Boeing 777 e Airbus A350. Tem uma estrutura moderna, com teto alto e com ares futurísticos.

Aer. de Barcelona – Terminal 1 – Área de Embarque

Aer. de Barcelona – Terminal 1 – Área de Embarque

Aer. de Barcelona – Terminal 1 – Área de Embarque

Já o T2 é dedicado para a operação das companhias low-cost , com isso, recebe somente aeronaves de corredor único (menor porte), com um exceção: o Boeing 787 da NORWEGIAN, que é utilizado em voos internacionais de longa duração. A área de check-in tem uma estrutura mais antiga, mas a área de embarque é bem mais moderna.

Aer. de Barcelona – Terminal 2 – Área de Desembarque

Aer. de Barcelona – Terminal 2 – Área de Check-in

Aer. de Barcelona – Terminal 2 – Área de Embarque

Se um passageiro precisa fazer uma conexão no Aer. de Barcelona, chegando no T1 e partindo do T2, por exemplo, é possível fazer uso de um esquema de interligação entre os terminais que é feito por ônibus, de forma gratuita.

Aeroporto de Barcelona – Transfer entre T1 e T2

Aeroporto de Barcelona – Transfer entre T1 e T2

O Aeroporto de Barcelona tem 04 pistas:

Pista 07L/25R com 3.743 metros de extensão, a maior deles e que concentra as operações de pouso

Pista 07C/25C com 2.530 metros de extensão

Pista 07R/25L com 2.660 metros de extensão, que concentra as operações de decolagem

Pista 02/20 com 2.528 metros de extensão

AS ÁREAS DE SPOTTING

O Mirador fica na região da cabeceira 25. Pelo que pesquisei, o acesso por transporte público não é fácil, um ônibus levaria até um bairro próximo e depois seria necessária uma caminhada de uns 15 minutos, por isso, peguei um táxi que me deixou numa rotatória que fica ao lado da cerca que delimita a área do aeroporto. Nas redondezas há várias trilhas na vegetação que são utilizadas pela população local para fazer caminhadas ou andar de bicicleta.

Área da rotatória no Mirador de El Prat

Área da rotatória no Mirador de El Prat

Área da rotatória no Mirador de El Prat

Área da rotatória no Mirador de El Prat

Área da rotatória no Mirador de El Prat

Google Maps: localização do Mirador do Aeroporto El Prat

Eu explorei 02 pontos para fotografia.

Google Maps: localização das 02 posições de fotografia

Para chegar no primeiro deles, me desloquei para uma área mais distante da cabeceira da pista, acessando uma das trilhas, indo para a direita. Apesar de “clicar” as aeronaves a uma maior altitude, fiquei em um campo com um lindo entorno, com linda vegetação. Eu estava com uma única lente com pouco zoom (18-140mm F/3.5-5.6), por isso, não teria condições de fazer fotos com os aviões mais afastados. Mas a posição com relação à luz do sol era muito boa.

Posição 1 da sessão de fotos em BCN

Posição 1 da sessão de fotos em BCN

Para chegar na segunda posição , caminhei por 10 minutos aproximadamente em direção à cabeceira 25R e foi uma grata surpresa, pois se trata de uma estrutura de ferro e madeira com mais ou menos 03 metros de altura que proporciona uma ampla visão das pistas e do pátio do Aeroporto de Barcelona. Ou seja, o local era ideal para registrar os aviões segundos antes do pouso e tocando a pista.

Pelo que conversei com o “povo local”, a estrutura que foi bancada pelos próprios spotters, que  se juntaram para arrecadar o dinheiro e construir o deck. Fiquei impressionado, tem até um banheiro, localizado embaixo de uma árvore próxima, que aproveitei para usar e estava limpinho.

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Na base da estrutura, há 02 placas: uma traz a relação e as fotos das aeronaves que costumam passar pelo Aeroporto de Barcelona e outra mostra o mapa do terminal com todos os pontos de interesse de uma pessoa apaixonada por aviação. Realmente, os spotters locais mandaram muito bem na construção deste espaço.

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Posição 2 da sessão de fotos em BCN

Durante a sessão de fotos, fui muitíssimo bem acolhido pelos spotters locais, que fizeram questão de compartilhar informações sobre os voos que chegariam naquele início de tarde; em um determinado momento, eles saíram para almoçar e, quando voltaram, fui surpreendido: eles me trouxeram água e um pacote de batata fritas.

Spotters locais no Aer. de Barcelona

Spotters locais no Aer. de Barcelona

AS FOTOS DA SESSÃO

Eu dei sorte naquela 5ª feira: o dia estava com tempo muito bom, com céu azul e as operações de pouso estavam acontecendo pela cabeceira 25R. O fluxo de aeronaves é intenso, Barcelona é um destino turístico muito procurado, além de ser um centro financeiro e de negócios importante para a Espanha.

Apesar do predomínio do pouso de aeronaves de corredor único (Airbus A319, A320, A321. Boeing 737, Embraer E-Jet e Bombardier CRJ-1000), muitos aviões de fuselagem larga também operam neste terminal (Boeing 787, Boeing 777, Airbus A330, Airbus A350 e Airbus A380) além de aviões executivos.

A VUELING utiliza Barcelona como seu principal hub operacional, por isso tem fortíssima presença neste aeroporto, a toda hora se aproximava um Airbus com as cores da companhia espanhola de baixo-custo (ela utiliza o Airbus A320, 320Neo e 321).

Além dela, registrei aeronaves das seguintes empresas: IBERIA, TAP, LUFTHANSA, JET2, BRUSSEL AIRLINES, RYANAIR, EASYJET, BRITISH AIRWAYS, LOT, AIR FRANCE, ORIAN AIR, SPICE JET, SWISS, TURKISH AIRLINES, ALITALIA, ROYAL JORDANIAN, KLM, TRANSAVIA, AEROFLOT, LUXAIR, SWISS, SAS, AIR EUROPA, EMIRATES, QATAR, KOREAN AIR, LEVEL, NORWEGIAN, AVIANCA COLOMBIA, EL-AL e NORWEGIAN.

As fotos estão separadas de acordo com a posição em que as tirei. Como fiquei mais tempo na 1ª posição, a quantidade de registros é maior. Além disso, há uma grande diferença da cor do céu ao fundo, em função da posição do sol e do horário.

PRIMEIRA POSIÇÃO DE SPOTTING

Airbus A350-1000 da Qatar Airways

Airbus A350-1000 da Qatar Airways

Airbus A350-1000 da Qatar Airways

Airbus A350-1000 da Qatar Airways

Boeing 787-9 da Norwegian

Boeing 787-9 da Norwegian

Boeing 787-9 da Norwegian

Airbus A380 da Emirates

Airbus A380 da Emirates

Airbus A380 da Emirates

Boeing 787-9 da El Al

Boeing 787-9 da El Al

Boeing 787-9 da El Al

Boeing 787-8 da Royal Jordanian

Boeing 787-8 da Royal Jordanian

Boeing 787-8 da Avianca Colombia

Boeing 787-8 da Avianca Colombia

Boeing 787-8 da Avianca Colombia

Boeing 777-300ER da Korean Air

Boeing 777-300ER da Korean Air

Boeing 777-300ER da Korean Air

Airbus A330 da Level

Airbus A330 da Level

Airbus A330 da Level

Airbus A321 da Swiss

Airbus A321 da Swiss

Boeing 737-800 da KLM

Boeing 737-800 da KLM

Airbus A321 da Alitalia

Airbus A321 da Alitalia

Boeing 737-800 da Luxair

Boeing 737-800 da Luxair

Airbus A321 da Vueling

Airbus A321 da Vueling

Airbus A321 da Vueling

Airbus A320 da TAP

Airbus A320 da TAP

Airbus 321 da Aeroflot

Airbus 321 da Aeroflot

Bombardier CRJ-1000 da Iberia

Bombardier CRJ-1000 da Iberia

Boeing 737-800 da Ryanair

Boeing 737-800 da Ryanair

Boeing 737-800 da Ryanair

Airbus A320 da EasyJet

Airbus A320 da EasyJet

Airbus A320 da SAS

Airbus A320 da SAS

Airbus A321 da Turkish Airlines

Airbus A321 da Turkish Airlines

Boeing 737-800 da Air Europa

Boeing 737-800 da Air Europa

Airbus A320 da Brussel Airlines

Airbus A320 da Brussel Airlines

Boeing 737-800 da Transavia

Boeing 737-800 da Transavia

Boeing 737-300 da Jet2

Boeing 737-300 da Jet2

Boeing 737-800 da Norwegian

Boeing 737-800 da Norwegian

Boeing 737-800 da Norwegian

Boeing 737-800 da Norwegian

Airbus A320Neo da British Airways

Airbus A320Neo da British Airways

Airbus A320Neo da British Airways

Airbus A320Neo da Vueling

Airbus A320Neo da Vueling

Airbus A320Neo da Vueling

Airbus A320Neo da Vueling

Airbus A321 da Air France

Airbus A321 da Air France

Airbus A320 da Iberia

Airbus A321 da Iberia

Airbus A321 da Lufthansa

Airbus A321 da Lufthansa

Airbus A320 da EasyJet (pintura antiga)

Airbus A320 da EasyJet (pintura antiga)

Airbus A320 da EasyJet (pintura antiga)

Boeing 737-800 da Spice Jet

Boeing 737-800 da Spice Jet

Boeing 737-700 da Transavia

Airbus A320 da Vueling

Embraer E-195 da TAP

Boeing 737-800 da Jet2

Boeing 737-800 da Jet2

Boeing 737-700 da Orion Air

Boeing 737-700 da Orion Air

SEGUNDA POSIÇÃO DE SPOTTING

Airbus A330 da Air Europa

Airbus A330 da Air Europa

Airbus A330 da Air Europa

Airbus A321 da Vueling

Boeing 737-800 da KLM

Boeing 737-800 da KLM

Airbus A320Neo da Vueling

Airbus A320Neo da Vueling

E aí, foi ou não foi uma sessão extraordinária sessão de fotos no Aeroporto da Catalunha?

Bons voos!!!!

V&A

Notícia publicada em 30 de março de 2019

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.