Fotografando pelo mundo – Rio de Janeiro

No dia 28 de julho de 2018 foi organizada pela INFRAERO a 3ª Edição do Spotter Day no Aeroporto Santos Dumont, terminal que pode ser considerado o mais bonito do Brasil em função da sua localização privilegiada: no Centro do Rio de Janeiro, nas margens da Baía de Guanabara, entre a Ponte Rio-Niterói e o Morro Pão de Açúcar.

Morro Pão de Açucar – Rio de Janeiro

Ponte Rio-Niterói – Rio de Janeiro

As inscrições foram abertas no dia 10 de julho e apenas 50 vagas foram oferecidas para os apaixonados por aviões terem a oportunidade de visitar as instalações (pátio e pista) do aeroporto da Cidade Maravilhosa, ficando muito próximos das aeronaves pousando, taxiando e decolando.

Este foi o 4° evento do tipo que participei e o 1º no terminal central carioca e também o primeiro que foi organizado pela entidade estatal que administra os aeroportos em nosso país.

Terminal – Aer. Santos Dumont/SDU

Terminal – Aer. Santos Dumont/SDU

Antes, já tinha participado de 02 edições do Spotter Day do Aer. de Brasília/BSB (2017 e 2018) e uma promovida pelo Aer. Internacional do Galeão/GIG (2017), ambos administrados pela iniciativa privada. Foram experiências sensacionais, com muitas (milhares e milhares) fotos para meu acervo pessoal.

Boeing 737-800 da Aerolineas Argentinas – GIG (2017)

Embraer da FAB decolando no Aer. de Brasília (2017)

Boeing 757 da American Airlines chegando em Brasília (2018)

Os “sortudos” que tiveram a inscrição confirmada pela organização na semana anterior foram orientados a chegar às 08:00h no ponto de encontro definido (saguão da área de desembarque).

Eu não queria correr o risco de me atrasar e mesmo morando perto, saí de casa bem cedo e cheguei antes do horário. Todos foram direcionados para um pequeno auditório localizado no 2º andar, onde foi confirmado o credenciamento, foi entregue um crachá provisório e realizado um rápido briefing com as instruções de segurança e com a programação do evento. Neste momento, foi indicado que visitaríamos 03 diferentes posições do pátio durante o Spotter Day de 2018.

Briefing – Spotter Day SDU

Briefing – Spotter Day SDU

Crachá – Spotter Day SDU

O tempo naquele sábado estava simplesmente maravilhoso, demos muita sorte, era um dia de céu azul e limpo, sem nuvens. Para melhorar ainda mais, a temperatura nesta época do ano é muito agradável no Rio.

Depois de passar pelo rigoroso procedimento de segurança, seguimos no ônibus da Infraero (o mesmo que é utilizado para levar passageiros até a porta dos aviões em caso de embarque remoto) para o 1º ponto, sempre escoltados por uma picape amarela da Infraero com as inscrições “Follow Me” na parte traseira.

Ônibus da Infraero

Picape da Infraero

Ônibus e Picape da Infraero

Chegamos por volta de 08:45h no primeiro local para a sessão inaugural de fotos. Descemos do “buzão” bem em frente ao hangar da LATAM no Santos Dumont, perto da cabeceira 02 da pista, que fica para o lado do Morro Pão de Açúcar. A posição não era a melhor, pois estávamos posicionados contra o sol, portanto, a luminosidade era ruim para os registros, pois as aeronaves ficavam “na sombra”.

Deste local, era possível acompanhar a movimentação do pátio de manobras do aeroporto, com destaque para o “mar” de caudas das aeronaves acopladas ao finger e da fila de aviões em direção à cabeceira, bem como o embarque de passageiros na posição remota ao lado.

Embarque de passageiros no A319 da Latam

Airbus taxiando no Santos Dumont/SDU

Cortejo de aeronaves no pátio do SDU

Grupo de Spotters fotografando o B737 da Gol

Grupo de Spotters fotografando o A319 da Latam

Caudas de aeronaves no pátio do Santos Dumont

Ficamos naquela posição até 09:35h e partimos de ônibus para o 2º ponto, quando esperamos uma calmaria no tráfego aéreo, cruzamos a pista e ficamos em uma faixa de 500 metros de extensão, de frente para o terminal e de costas para a Baía de Guanabara.

Nesta nova posição, o sol batia do lado correto, permitindo fotos muito melhores, com visão completa de toda a extensão dos 1.323 metros da pista principal (2R/20L) do Aer. Santos Dumont. A esquerda, o Pão de Açúcar (neste dia, os pousos estavam sendo realizados por esta lado). Na direita, a Ponte Rio-Niterói, além do Cristo Redentor mais ao centro. Em suma: era perfeito.

Visão ampla do Pão de Acúcar

Spotters perto da cabeceira 02 do SDU

Visão ampla do Terminal de Passageiros

Aeronaves em solo (Gol e Latam) e em aproximação (Azul)

Visão ampla do Terminal de Passageiros + Biruta do SDU

Além disso, a partir deste local, era possível conferir a perfeita harmonia do aeroporto com o Centro da cidade do Rio de Janeiro e seus prédios comerciais construídos bem perto da estrutura do SDU.

Prédios do Centro do Rio e A318 da Avianca

Prédios do Centro do Rio e E-Jet da Azul

Prédios do Centro do Rio e Boeing 737 da Gol

Prédios do Centro do Rio e A319 da Latam

Por volta de 10:50h, o ônibus da Infraero retornou e nos levou para a 3ª posição, localizada no canteiro central do pátio, entre o terminal de passageiros e a pista do aeroporto, perto do estacionamento de aeronaves executivas e helicópteros.

Deste novo local, tínhamos uma visão ampla da cidade de Niterói e de algumas plataformas da Petrobrás ancoradas na Baiá de Guanabara.

Esta última etapa do 3º Spotter Day do Santos Dumont permitiu fotos com maior zoom das aeronaves no pátio, pois ficamos bem perto delas nas posições de estacionamento e acopladas no terminal de passageiros. Ficamos quase em frente à Torre de Controle do aeroporto, que também foi alvo das lentes dos spotters presentes.

Caudas da Gol, Latam e Avianca no SDU

Spotters fotografando do B737-8 da Gol

Picape da Infraero e Torre do SDU

Caminhão com combustível transitando no SDU

A319 da Latam parte para mais uma missão

Deste local, também era convidativo registrar as aeronaves passando perto do “suvaco” do Cristo Redentor, durante o procedimento de aproximação para pouso no SDU.

A319 da LATAM voa perto do Cristo Redentor

A organização do evento preparou uma última atração: demonstração da equipe da brigada de incêndio da Infraero, com a utilização de um estiloso caminhão amarelo fabricado pela IVECO. Os brigadistas ligaram os jatos de água, exigindo a potência dos canhões.

Equipe de Bombeiros – Infraero – Santos Dumont

Equipe de Bombeiros – Infraero – Santos Dumont

Equipe de Bombeiros – Infraero – Santos Dumont

Equipe de Bombeiros – Infraero – Santos Dumont

Como sempre, fazer a seleção e edição das melhores fotos foi um desafio, eu tirei mais de 2.000. Contei com a “consultoria” da minha filha (mesmo com apenas 05 anos, ela já compartilha a mesma paixão do pai) e consegui fazer um pente fino e escolher os clicks mais interessantes das máquinas da GOL (Boeing 737-700 e 800), LATAM Brasil (Airbus A319), AVIANCA Brasil (Airbus A318), AZUL (Embraer E-190 e E-195), além de aeronaves da Força Aérea Brasileira – FAB , jatinhos particulares e helicópteros.

Boeing 737-800 – PR-GUO

Boeing 737-800 – PR-GUO

Boeing 737-800 – PR-GUO

Boeing 737-800 – PR-GUO

Boeing 737-800 – PR-GUO

LATAM – A319 – PR-MBU

LATAM – A319 – PR-MBU

LATAM – A319 – PR-MBU

Azul – E195 – PR-AUB

Azul – E195 – PR-AUB

Azul – E195 – PR-AUB

Azul – E195 – PR-AUB

Avianca – A318 – PR-ONI

Avianca – A318 – PR-ONI

Avianca – A318 – PR-ONI

Avianca – A318 – PR-ONI

Força Aérea Brasileira – FAB

Força Aérea Brasileira – FAB

GOL – B737-700 – PR-VBZ

GOL – B737-700 – PR-VBZ

GOL – B737-700 – PR-VBZ

GOL – B737-700 – PR-VBZ

LATAM – A319 – PR-MYL

LATAM – A319 – PR-MYL

LATAM – A319 – PR-MYL

LATAM – A319 – PR-MYL

Avianca – A318 – PR-AVL

Avianca – A318 – PR-AVL

Avianca – A318 – PR-AVL

Avianca – A318 – PR-AVL

Avianca – A318 – PR-AVL

Azul – E195 – PR-AXK

Azul – E195 – PR-AXK

Azul – E195 – PR-AXK

Azul – E195 – PR-AXK

Azul – E195 – PR-AXK

Avião Executivo

Avião Executivo

Gol – B737-800 – PR-GUR

Gol – B737-800 – PR-GUR

Gol – B737-800 – PR-GUR

Gol – B737-800 – PR-GUR

LATAM – A319 – PR-MYC

LATAM – A319 – PR-MYC

LATAM – A319 – PR-MYC

Avianca – A318 – PR-AVJ

Avianca – A318 – PR-AVJ

Azul – E190- PR-AZD

Azul – E190- PR-AZD

Azul – E190- PR-AZD

Azul – E190- PR-AZD

Azul – E190- PR-AZD

Aviação de Instrução

Aviação de Instrução

Aviação executiva

GOL – B737-800 – PR-GUJ

GOL – B737-800 – PR-GUJ

GOL – B737-800 – PR-GUJ

GOL – B737-800 – PR-GUJ

GOL – B737-800 – PR-GUJ

LATAM – A319 – PT-TMI

LATAM – A319 – PT-TMI

LATAM – A319 – PT-TMI

LATAM – A319 – PT-TMI

Avianca – A318 – PR-ONC

AZUL – E190 – PR-AZH

AZUL – E190 – PR-AZH

Helicóptero – Santos Dumont

Helicóptero – Santos Dumont

GOL – B737-700 – PR-GEH

GOL – B737-700 – PR-GEH

GOL – B737-700 – PR-GEH

GOL – B737-700 – PR-GEH

GOL – B737-700 – PR-GEH

GOL – B737-700 – PR-GEH

LATAM – A319 – PT-TMA

LATAM – A319 – PT-TMA

LATAM – A319 – PT-TMA

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

Azul – E190 – PR-AZC

GOL – B737-800 – PR-GXF

GOL – B737-800 – PR-GXF

GOL – B737-800 – PR-GXF

GOL – B737-800 – PR-GXF

GOL – B737-800 – PR-GXF

LATAM – A319 – PT-TMC

LATAM – A319 – PT-TMC

LATAM – A319 – PT-TMC

GOL – B737-800 – PR-GXA

GOL – B737-800 – PR-GXA

LATAM – A319 – PR-MYB

GOL – B737-700 – PR-VBO

GOL – B737-700 – PR-VBO

GOL – B737-700 – PR-GEC

GOL – B737-700 – PR-GEC

GOL – B737-700 – PR-GEC

E aí, consegue eleger a melhor foto tirada no evento?

Bons voos!

V&A

Notícia formulada em 02 de agosto de 2018

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *