VOANDO COM A CAMBODIA AIR (PNH/REP)

–  continuamos na fase de voos curtos e em classe Econômica na Volta ao Mundo de 2018

– as minhas viagens ao redor da Terra têm muitos objetivos, um deles é voar e avaliar companhias “exóticas” e que não tenham muita visibilidade no Brasil; um voo interno no Camboja, com certeza, respeitaria este critério, por isso, encaixei um voo entre Phnom Penh (capital do país) e Siem Reap (cidade histórica), que estão distantes por apenas 146 milhas (cerca de 235 quilômetros); este seria o 6º trecho da jornada

A COMPRA DA PASSAGEM

– quando decidi incluir o Camboja no roteiro da Volta ao Mundo de 2018, pesquisei qual seria a cidade mais interessante para visitar e logo surgiu o nome de Siem Reap, que fica em uma região que atrai uma multidão de turistas em função dos chamados templos de Angkor

Monumentos históricos – Camboja

Monumentos históricos – Camboja

– continuando as minhas “investigações”, descobri que o Camboja tem uma companhia aérea “nacional”: a CAMBODIA ANGKOR AIR foi criada em 2009 a partir de uma parceria entre o Governo do paíe a VIETNAM AIRLINES, a maior e principal empresa aérea do país vizinho

– atualmente a companhia atende 03 cidades cambojianas (Phnom Penh, Siem Reap e Sihanoukville) e alguns destinos internacionais na China, Tailândia, Singapura, Malásia, Laos e Vietnã; a frota é modesta, são apenas 07 aeronaves: 03 Airbus A320, 01 Airbus A321 e 03 ATR-72/200; portanto, voar e avaliar esta companhia aérea seria uma ótima oportunidade

– o site não tem navegação simples e traz informações desencontradas sobre os horários dos voos, os destinos operados e as aeronaves  que compõem a frota

Página principal do site da Cambodia Airlines

– depois de “aprender” a lidar com o site, simulei a compra da passagem e descobri que a CAMBODIA AIR opera 05 voos diários entre Phnom Penh e Siem Reap (o primeiro às 09:55h e o último às 19:35h); no perfil de tarifa mais baixo (“Low Budget”), todos estavam sendo vendidos pela bagatela de US$ 1 (isso mesmo, UM DÓLAR), com US$ 29 adicionais de taxas, com direito ao despacho de 01 bagagem de até 20 quilos; portanto, em agosto de 2017 (com 08 meses de antecedência) comprei o voo do final do dia (K6 117)

Opções de voos entre Phnom Penh e Siem Reap

Regras tarifárias – Cambodia Airlines

– uma mudança simples do horário de partida do voo (de 19:35h para 19:45h) foi comunicada de forma totalmente falha pela companhia, pois a 1ª indicação era de que o voo tinha sido cancelado; o número do meu bilhete não era reconhecido no site da CAMBODIA AIR; fuçando na Internet, descobri um endereço de e-mail e, depois de algumas mensagens trocadas, consegui a confirmação de que minha passagem estava ativa 

Área de pesquisa de reserva no site da Cambodia Airlines

E-mail do Atendimento da Cambodia Airlines

O AEROPORTO DE PHNOM PHEN

– eu cheguei em Phnom Phen em um voo da BANGKOK AIRWAYS, operado por um Airbus A320, que partiu no início da tarde daquele sábado de Bangkok/BKK (confira AQUI como foi) e a SINGAPORE AIRLINES já tinha me levado de Singapura até a capital tailandesa a bordo do novíssimo Boeing 787-10 (confira AQUI como foi); eu teria algumas horas pela frente até o próximo voo da jornada

– a caminhada até a área de embarque foi feita rapidamente, foram cerca de 150 metros apenas; logo me chamou a atenção que uma das filas de veículos aguardando passageiros que precisavam sair do aeroporto era formada por “tuk-tuk“, que eu costumo definir como sendo uma moto transformada em charrete

Parte externa do Aeroporto de Phnom Phen/PNH

“Táxi” (tuk-tuk) na porta do Aeroporto de Phnom Phen/PNH

Entrada do Aeroporto de Phnom Phen/PNH

– o aeroporto internacional da capital do Camboja tem uma estrutura simples, mas moderna, além de ser limpa e muito bem cuidada; há um grande saguão, com uma parte com teto mais alto; a fachada frontal tem estrutura de ferro e vidro, trazendo boa iluminação natural ao ambiente; os portões de embarque ficam no 2º pavimento e são acessados por meio de escadas rolantes

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja

– as opções de comércio são bem restritas na parte “pública” do terminal: encontrei somente uma pequena lanchonete (“Blue Pumpkin”) e um quiosque que vendia donuts (“Krispy Kreme”)

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja

– na área de atendimento, pude ver balcões de check-in de uma grande quantidade de companhias aéreas: Vietjet Air (companhia vietnamita que foi avaliada na Volta ao Mundo de 2017 – confira AQUI), Spring Airlines, Qatar Airways, Vietnam Airlines, Silk Air, Malaysia Airlines, Cathay Pacific/Dragon, Bangkok Airways, Shenzhen Airlines, China Southern e Jet Star

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja – Companhias Aéreas

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja – Companhias Aéreas

Aeroporto de Phnom Phen/PNH – Camboja – Companhias Aéreas

– perto de 16:00h fui tentar fazer logo o meu check-in para despachar logo minha mala, mas ainda não era possível, uma solitária funcionária que estava no balcão da CAMBODIA AIR me informou que o procedimento seria aberto somente 90 minutos antes do horário do voo, ou seja, somente às 18:15h considerando o voo de 19:45h

– na parte extrema esquerda do saguão principal, achei uma tomada livre e algumas poltronas vazias, onde me instalei; depois de acessar o sistema de Wi-Fi gratuito oferecido pela administração do aeroporto (com velocidade e qualidade de conexão apenas razoáveis), aproveitei para carregar o celular e avançar no texto da avaliação do 1º voo desta Volta ao Mundo (do Rio de Janeiro para Houston com a UNITED, a bordo do Boeing 767-300 – confira AQUI)

– perto das 18:00h, voltei para o saguão principal do terminal e alguns pessoas já estavam nos arredores dos balcões da CAMBODIA AIR, mas nenhum funcionário estava por lá ainda

Passageiros aguardam abertura do check-in da Cambodia Air

Passageiros aguardam abertura do check-in da Cambodia Air

Atendimento – Check-in – Cambodia Air

– alguns minutos depois, começou uma movimentação do “staff” da companhia aérea, funcionários chegavam carregando os materiais necessários para fazer o atendimento dos clientes; o check-in do voo K6 117 começou a ser feito por volta de 18:10h nos guichês 17 (dedicado para os passageiros da Premium Class) e 18/19 (para a “galera” da classe Econômica); fiquei cerca de 10 minutos na fila e o procedimento foi feito rapidinho, despachei logo minha mala e recebi meu boarding pass

Atendimento – Check-in – Cambodia Air

Atendimento – Check-in – Cambodia Air

Cartão de Embarque – Cambodia Air

– nos monitores dos guichês havia a indicação de que meu voo para Siem Reap seria operado por um Airbus A320 e não pelo turbo-hélice ATR-72, conforme estava indicado no site da CAMBODIA AIR quando eu comprei a passagem; como eu adora viajar no “teco-teco”, a mudança de aeronave era frustrante

Monitor indicando que o voo seria operado por um A320

– o acesso à área de embarque internacional é feito por uma escada rolante instalada no lado direito do aeroporto; já os voos com destinos nacionais (meu caso), são operados pelos Portões de 01 a 03, que ficam do lado oposto

Acesso à área de embarque – voos domésticos

Acesso à área de embarque – voos domésticos

– depois de passar rapidamente pelo controle de segurança (não peguei fila para passar meus pertences pelo aparelho de raio-x), cheguei em um amplo salão de embarque; uma loja de conveniência (“Relay”) e um pequeno restaurante eram os únicos pontos comerciais instalados nesta parte do aeroporto

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

– fiquei muito bem impressionado com a estrutura: tudo era novinho, eram muitas cadeiras com cores variadas (verde, roxo, azul e vermelho); banheiros e uma estação “plug and surf (mesa alta com tomadas para carregar equipamentos eletrônicos) completavam o ambiente

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

Área de embarque – Doméstico – Aer. Phnom Penh

– os monitores indicavam que o meu voo seria o último do dia e não havia nenhum outro saindo naquela hora; portanto, todos os passageiros que estavam por lá estavam indo para Siem Reap; pela grande quantidade de pessoas, o voo realmente não seria operado por um “teco-teco”

– a partir de 19:20h, uma grande fila se formou em frente ao Portão 2B, mas o embarque foi iniciado somente às 19:30h; fui para o final dela e passei pelo controle de cartão de embarque feito por um funcionário da CAMBODIA AIR dez minutos depois

Portão 2B – Aer. Phnom Penh/PNH – Camboja

Portão 2B – Aer. Phnom Penh/PNH – Camboja

O EMBARQUE NO AIRBUS A320

– o embarque seria feito de forma remota, os passageiros desciam uma escada rolante e acessavam outro pequeno saguão; fiquei tirando algumas fotos e acabei perdendo o 1º ônibus que partiu em direção à aeronave; o seguinte demorou mais 05 minutos para chegar, acredito que era o mesmo veículo que levou a primeira leva de pessoas e voltou para pegar o resto

Portão 2B – Aer. Phnom Penh/PNH – Camboja

Portão 2B – Aer. Phnom Penh/PNH – Camboja

Portão 2B – Aer. Phnom Penh/PNH – Camboja

Portão 2B – Aer. Phnom Penh/PNH – Camboja

– depois que todos entraram no “busão” e partimos, andamos, no máximo, uns 30 metros e chegamos na porta do avião que operaria o voo; foi inacreditável, obviamente que os passageiros poderiam ir andando, era completamente desnecessário usar um ônibus

Embarque no A320 da Cambodia Air

Embarque no A320 da Cambodia Air

Embarque no A320 da Cambodia Air

– ao lado do A32o da CAMBODIA AIR, um ATR-72 estava estacionado (prefixo XU-235, um modelo -200 fabricado no início de 2010 e que sempre teve as cores da companhia); acho que esta aeronave estava escalada para operar o voo K6 117 antes da mudança para o Airbus

A320 e ATR-72 da Cambodia Air

– o A320 escalado para o voo até Siem Reap tinha sharklets instalado nas pontas das asas e carregava uma pintura muito sóbria: todo branco, com o nome da companhia ao longo da fuselagem, cauda roxa com a logomarca da CAMBODIA AIR; tinha o prefixo XU-356 e foi entregue novinho em dezembro de 2016, portanto, era uma aeronave nova

Airbus A320 da Cambodia Air – Aer. Phnon Penh

Airbus A320 da Cambodia Air – Aer. Phnon Penh

Airbus A320 da Cambodia Air – Aer. Phnon Penh

Airbus A320 da Cambodia Air – Aer. Phnon Penh

Airbus A320 da Cambodia Air – Aer. Phnon Penh

– uma fila estava formada na escada que dava acesso ao interior do avião, tive tempo de tirar algumas fotos do pátio, com destaque para as Pontes de Embarque do terminal e de uma grande placa “Welcome to the Kingdom of Cambodia

Pátio do Aeroporto de Phnon Penh/PNH

Pátio do Aeroporto de Phnon Penh/PNH

– o embarque era realizado somente pela porta dianteira do A320 e fui um dos últimos a entrar, depois da sessão de fotos no pátio

– a cabine tinha o tradicional esquema 3 x 3 (três poltronas de cada lado) e voo estava com alta ocupação, acima de 80%; o interior estava muito bem cuidado e os assentos tinham estilo “slim”, com revestimento em um bonito tecido azul

Inside da cabine do A320 da Cambodia Air

Inside da cabine do A320 da Cambodia Air

Inside da cabine do A320 da Cambodia Air

Inside da cabine do A320 da Cambodia Air

– eu estava sentado na 1ª saída de emergênciapoltrona 14C -, com ótimo espaço para as pernas, mas que não reclinava, o que não seria um problema para um voo de curta duração

Fileira 14 do A320 da Cambodia Airlines

Espaço para pernas – Fileira 14 do A320 da Cambodia Airlines

– os anúncios pelo sistema de áudio com as informações preliminares sobre a viagem foram feitas na língua local e depois em inglês: foi indicado que teríamos apenas 30 minutos de voo até Siem Reap

– o uniforme da tripulação de cabine (neste voo, somente mulheres) me chamou a atenção, pois me lembrou muito do figurino que as comissárias da THAI AIRWAYS usam: uma saia longa vinho e um colete lilás, muito bonito

Imagem da Internet – Uniforme da tripulação da Cambodia Air

– no nicho da poltrona da frente, a CAMBODIA AIR disponibiliza 02 tipos de revista de bordo, além do cartão com instruções de segurança

Cartão com instruções de segurança – A320 – Cambodia Air

Cartão com instruções de segurança – A320 – Cambodia Air

Revista de bordo – Cambodia Angkor Air

O VOO PARA SIEM REAP

– o procedimento de pushback foi iniciado às 19:56h, portanto, partíamos de Phnom Penh com atraso superior a 10 minutos; durante o taxiamento, a tripulação demonstrou de forma manual as instruções de segurança

– a decolagem foi iniciada às 20:08h, os 02 motores Pratt & Whitney PW100 demoraram 31 segundos para tirar o Airbus do chão; infelizmente, o cansaço bateu forte, afinal, eu já estava no 3º voo do dia (de Singapura para Bangkok, de Bangkok para Phnom Penh e, finalmente, a ida para Siem Reap); o sono veio de forma incontrolável e acabei dormindo logo depois que o aviso de apertar os cintos foi apagado

– acordei na fase final do voo, um pouco antes de o trem de pouso ser armado e travado (20:40h); tocamos o solo às 20:44h, um pouso tranquilo na pista de 2.550 metros do Aeroporto Internacional de Siem Reap/REP, que não tem pontes de embarque, todos os passageiros que chegam lá precisam caminhar ou pegar um ônibus para alcançar o terminal

Desembarque – Cambodia Air – Siem Reap

Desembarque – Cambodia Air – Siem Reap

Desembarque – Cambodia Air – Siem Reap

– o A320 da CAMBODIA AIR parou praticamente em frente ao prédio, por isso, fomos andando até o terminal de passageiros, uma rápida caminhada

Desembarque – Cambodia Air – Siem Reap

Desembarque – Cambodia Air – Siem Reap

– durante o trajeto, ainda consegui registrar outros aviões no pátio: um clássico MD-83 da FAR EASTERN AIR TRANSPORT (prefixo B-28025, fabricado no final de 1997), Airbus A321 da SKY ANGKOR AIRLINES e outro Airbus A321 da VIETNAM AIRLINES

Airbus A321 da Vietnam Airlines – Siem Reap

Airbus A321 da Sky Angkor Airlines – Siem Reap

MD-90 da Far Eastern Air Transport – FAT

– a área de restituição de bagagem era pequena e uma única esteira está instalada; na zona central, há uma réplica do tempo Angkor, o mais famoso de Siem Reap, o que chamava a atenção de muitos passageiros; minha mala demorou cerca de 10 minutos para aparecer

Restituição de bagagem – Aeroporto de Siem Reap

Restituição de bagagem – Aeroporto de Siem Reap

Restituição de bagagem – Aeroporto de Siem Reap

AVALIAÇÃO GERAL: por mais que o voo tenha sido de curta duração, a sensação de pagar apenas UM dólar pela passagem foi ótima; a confusão da mudança de horário de voos e a dificuldade que tive para confirmar que minha reserva estava válida foi um ponto negativo; o Aeroporto de Phnom Penh/PNH foi uma agradável surpresa; tem dimensões modestas, mas as instalações são novas e muito bem cuidadas; o Wi-Fi é gratuito, com qualidade de conexão apenas razoável, mas o suficiente para atualizar as mídias sociais do V&A e responder e-mails; o Airbus A320 era novinho, mas não tinha sistema de vídeo nem tomadas para carregar o celular; sentar na saída de emergência foi ótimo, o meu rápido sono foi mais confortante com as pernas esticadas; partimos e pousamos com atraso, entretanto, não me causou maiores transtornos; tive pouca interação com a tripulação a bordo, mas considerando a equipe de terra e a recepção na porta da aeronave, gostei da atitude, sempre atenciosa; vou morrer com a dúvida: houve serviço de bordo neste voo?!?! Eu acredito que não, pois a previsão de duração do voo era de apenas 30 minutos, o que tornaria a missão das Comissárias muito difícil, afinal, a ocupação era alta; no geral, foi muito interessante experimentar os serviços da CAMBODIA ANGKOR AIR, uma companhia pequena (opera somente 07 aviões) que carrega o nome de um país tão exótico como o Camboja

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