VOANDO COM A AZUL E LATAM (SDU/VIX/GIG)

– no último dia de março, tive a oportunidade de ir conhecer o novo terminal de passageiros da cidade de Vitória, inaugurado pela INFRAERO no dia 29.03.2018 (confira todos os detalhes AQUI)

– a distância entre o Rio de Janeiro e a capital capixaba é curta: são apenas 260 milhas (cerca de 420 quilômetros), portanto, o voo é de curta duração

– achei que fazer 02 avaliações completas (uma do voo de ida e outra do voo de volta) seria um exagero, por isso, decidi produzir uma avaliação conjunta, uma “dobradinha”: em um único post, trazer os detalhes mais importantes da viagem do Santos Dumont/SDU para Vitória/VIX com a AZUL e a volta para o Galeão/GIG com a LATAM BRASIL

VOO DE IDA: SDU PARA VIX

– fiz a emissão da passagem para este voo no dia 17 de janeiro de 2018 (portanto, com 02 meses e meio de antecedência), aproveitando uma “pechincha”: apenas 3.000 pontos do Programa Tudo Azul

Detalhes da passagem emitida com Pontos

– naquela linda manhã de sábado, acordei bem cedo a tempo de passar na cabeceira 2R do Aeroporto Santos Dumont para “clicar” as primeiras operações daquele dia; cheguei lá às 06:30h, ficando menos de 15 minutos, o suficiente para acompanhar o pouso do Embraer E-190 da AZUL (prefixo PR-AZL, apelido “O Rio de Janeiro continua lindo”) e a decolagem do Airbus A319 da LATAM BRASIL (prefixo PR-TMD, com pintura especial do calçadão de Copacabana da Cidade Maravilhosa)

E-190 da Azul pousando no Santos Dumont

Airbus A319 da LATAM pronto para decolar no Santos Dumont

– a caminhada da cabeceira até o terminal SDU não leva mais do que 10 minutos; o aeroporto estava vazio, foi muito tranquilo passar pelo controle de segurança e ir direto para o piso inferior (o que indicava que o embarque seria remoto, com o auxílio de um ônibus) onde fica o Portão E; o convite para o embarque do voo AD5058 foi anunciado pelo sistema de áudio às 07:10h

Embarque no Santos Dumont – Voo 5058

Embarque no Santos Dumont – Voo 5058

– o trajeto no “busão” foi rápido até o Embraer E-195, de prefixo PR-AXK, apelido “Águia Branca” (em referência a um dos acionistas da companhia aérea brasileira) que foi entregue à AZUL em novembro de 2012

E-195 da AZUL: “Águia Branca”

– a manhã no Rio de Janeiro estava realmente linda, antes de entrar no E-Jet, um Boeing B737-700 da GOL, com uma clássica Kombi de uma prestadora de serviços na frente, mereceu um registro

Boeing 737-700 da GOL no SDU

– na porta do avião, uma Comissária recepcionava a todos com sorrisos e oferecia um fone de ouvido (embalado em plástico) e um copinho de água

Copo de água e fone de ouvido fornecidos pela AZUL

– fiz o check-in pela Internet no dia anterior e achei que tinha garantido um bom lugar: 6D, do lado direito, na janela, porém ao meu lado estava uma “coluna” da estrutura do avião, a janela estava uns 02 palmos para a frente (o mesmo problema acontecia do lado esquerdo); o espaço para as pernas era bem razoável, ótimo para um voo curto; o acabamento em couro (de cor cinza claro) das poltronas tinha sinais de muito uso e antigo; nos E-Jets da AZUL, tomadas para carregar o celular não estão instaladas

Espaço para pernas – Embraer da Azul

Interior do Embraer E-190 da Azul

– me espichei e olhei pela janela e vi que “meu” avião estava sendo abastecido e que, ao nosso lado, outro Embraer da AZUL (prefixo PR-AXA) estava sendo preparado para outra missão

Embraer da AZUL no pátio do Santos Dumont

– as portas foram fechadas às 07:37h e tínhamos 83 passageiros a bordo; o Comandante Leonardo fez um anúncio pelo sistema de áudio informando que teríamos 45 minutos de voo até Vitória, com tempo bom em rota, no nosso destino o céu estava claro com 24 graus de temperatura

O VOO PARA VITÓRIA

– o procedimento de pushback foi realizado no horário e as instruções de segurança foram exibidas nas telas do sistema de vídeo, que tem baixa resolução

Instruções de segurança: E-195 da Azul

– taxiamos lentamente até a cabeceira 2R, a mesma que eu tinha visitado mais cedo e que tem uma vista linda do Morro Pão de Açúcar; a decolagem foi feita às 07:51h, os 02 motores General Electric CF34 do E-190 trabalharam em potência máxima por 29 segundos para tira-lo do chão

Cabeceira do Santos Dumont – Rio de Janeiro

– o serviço de bordo não demorou a ser oferecido no sistema tradicional da AZUL: 1) um dos membros da tripulação anuncia quais são as opções de “comida” (neste voo: bolo de laranja, balinhas em forma de avião, cookie integral e biscoito de polvilho), 2) depois fala as opções de sucos e refrigerantes disponíveis e 3) uma Comissária passa pelo corredor perguntando a cada passageiro a sua opção de bebida

– o serviço de TV ao vivo é um dos diferenciais competitivos da AZUL, em parceira com a prestadora SKY; a Comissária faz um anúncio de que são 40 canais oferecidos, mas neste voo somente 10 estavam disponíveis; escolhi o programa da humorista Tata Werneck no Multishow

TV ao vivo na Azul: canal Multishow

Comandos do sistema de vídeo – Embraer da Azul

– uma outra opção que o sistema de vídeo deste avião da AZUL é o mapa, que fornece alguns dados “real time sobre o voo (velocidade, altura e temperatura exterior)

Sistema de vídeo do E-195: mapa de voo

– eram 08:05h quando o serviço chegou na minha fileira: pedi o biscoito de polvilho e as balinhas para levar para a minha filha; para beber, eu tinha escolhido coca zero

Serviço de bordo da Azul: biscoito e balinhas

Serviço de bordo da Azul: latinha de Coca Zero

– valia a pena esticar o pescoço e olhar pela janela e contemplar a beleza do colorido litoral brasileiro, em algum lugar dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo

Visão da janela do E-195: litoral brasileiro

Visão da janela do E-195: litoral brasileiro

– o anúncio da cabine de comando de que já estávamos em procedimento de descida foi feito à 08:20h, com pouso previsto para 08:35h; e a tradicional comunicação vinda do cockpitatenção tripulação, preparar para o pouso” foi feita às 08:30h; a visão aérea da cidade de Vitória é sempre muito bonita

Aproximação para pouso em Vitória/VIX

Aproximação para pouso em Vitória/VIX

– mas só tocamos o solo da Pista 05 do Aeroporto de Vitória às 08:43h; nos segundos finais do voo, foi possível ver a moderna estrutura do novo terminal de passageiros de VIX

Novo terminal de passageiros de Vitória: visão aérea

– no finger que leva os passageiros até a sala de embarque, foi possível conferir as novas pontes de embarque do novo prédio do aeroporto, com estrutura amarela; e as grandes janelas de vidro do terminal permitiram um belo “click” do Embraer da AZUL que tinha cumprido com sucesso mais uma missão

E-195 da Embraer no novo terminal de Vitória

E-195 da Embraer no novo terminal de Vitória

– na área de restituição de bagagem, AZUL e INFRAERO instalaram um grande painel com a indicação de que a companhia aérea tem uma relação especial com a cidade de Vitória

Painel da Infraero e Azul: aeroporto de Vitória/VIX

VOO DE VOLTA: VIX PARA GIG

– emissão da passagem para voar do Aeroporto de Vitória (que tem o nome de “Eurico de Aguiar Salles”) para o Aeroporto Internacional do Galeão/GIG no Rio de Janeiro foi feita com apenas 02 dias de antecedência; dei sorte, a LATAM BRASIL oferecia o bilhete por apenas 5.500 pontos do Programa Fidelidade

Detalhes da emissão da passagem da LATAM

– fiquei cerca de 02 horas no Aeroporto de Vitória, cheguei por volta de 08:50h e o meu voo de volta estava marcado para 10:45h; apesar de pouco, foi suficiente para botar o papo em dia com um amigo fraterno que foi ao meu encontro para conhecer o novo terminal de passageiros inaugurado 02 dias antes

– eu fiz o check-in pela Internet na véspera do voo (a LATAM permite que o procedimento seja feito com 72 horas de antecedência); consegui reservar um ótimo lugar: poltrona 11A, uma janela do lado esquerdo da aeronave, na saída de emergência (o meu status BLACK no Fidelidade me garante gratuidade para este assento “especial”); mas passei na área de atendimento da companhia no novo terminal para conferir como estava a estrutura

Área de check-in da LATAM em Vitória

– a área do controle de segurança fica no 2º pavimento; apenas 02 aparelhos de raio-x estavam funcionando, mas era a suficiente para o fluxo de passageiros naquele horário daquela manhã de sábado

Área de acesso ao salão de embarque – VIX

– quando eu chegava no salão de embarque, vi pelas grandes (e ainda limpas) janelas de vidro que um Airbus A319 da LATAM BRASIL estava taxiando; sabendo que poderia ser a aeronave que me levaria de volta ao Rio de Janeiro, me apressei para tirar fotos dele

Airbus A319 da LATAM taxiando em Vitória/VIX

– a área de embarque do novo terminal de passageiros do aeroporto de Vitória ficou bem legal, uma estrutura moderna e funcional

Área de embarque do novo terminal de Vitória/VIX

– os painéis eletrônicos espalhados neste ambiente indicavam que o embarque do voo JJ3830 seria feito pelo Portão 8

Painel eletrônico com informações das partidas

– o Portão 8 está localizado no extremo direito do terminal, justamente o mais distante da área do controle de segurança; a caminhada não é longa e não há esteiras rolantes para ajudar no deslocamento dos passageiros

Cadeiras instaladas em frente aos Portões 7 e 8 – VIX

Fila para embarque no voo JJ3830 da LATAM

– o Airbus A319 que foi escalado para o voo até o Rio de Janeiro era justamente aquele que eu tinha fotogrado: de prefixo PR-MAQ, foi fabricado em dezembro de 2002 e que ainda tem as cores da antiga TAM

A319 da LATAM no aeroporto de Vitória

A319 da LATAM no aeroporto de Vitória

– o embarque foi iniciado às 10:15h, mas eu aguardei um pouco para entrar no avião, tirando mais algumas fotos do novo terminal; a ponte de acesso à aeronave estava bem suja, por conta da obra recém-inaugurada; o “finger” tem estrutura de vidro nas laterais, o que permitiu uma boa visão do A319 que me levaria até o Rio

Portão 8 do novo terminal de Vitória/VIX

A319 da LATAM no finger do novo terminal de Vitória

A319 da LATAM no finger do novo terminal de Vitória

– o voo estava com 70% de ocupação e eu era o único passageiro na fileira 11 do A319 da LATAM; a saída de emergência proporciona muito espaço para as pernas, o que é sempre bom, mesmo para um voo de curta duração; nesta aeronave, não haviam tomadas para carregar equipamentos eletrônicos

Fileira 11, lado esquerdo do A319 da LATAM

Espaço para pernas – Assento 11A – A319 da LATAM

Adesivo com instruções de abertura de emergência

– no nicho da poltrona da frente, a LATAM coloca 02 cartões de instruções de segurança (um deles específico para os passageiros sentados na saída de emergência), a revista de bordo “VAMOS” e o cardápio do serviço de bordo pago

Cartões com instruções de segurança

Revista de Bordo + Cardápio do serviço de bordo

O VOO PARA O RIO DE JANEIRO

– o pushback foi feito com pequeno atraso às 10:50h; nesta hora, as instruções de segurança começaram a ser exibidas nos monitores coletivos instalados na parte de baixo dos bagageiros superiores; a janela do A319 tinha muitos riscos, prejudicando a qualidade das fotos

Início do taxiamento no novo terminal de Vitória

Instruções de segurança nos monitores coletivos

decolagem foi feita pela Pista 05 às 11:07h, depois de um longo taxiamento e espera da decolagem de um avião da AZUL; o sono bateu forte, afinal eu tinha acordado muito cedo naquele dia; cochilar por 20 minutos foi inevitável, quando acordei, a vista da janela estava linda, um sol forte e um céu azul reluzente

Em algum lugar entre Vitória e Rio de Janeiro

– somente água é oferecida de forma gratuita nos voos da LATAM; o serviço de bordo na modalidade paga é denominado “Mercado Latam”; resolvi gastar R$ 20,00 (paguei com cartão de crédito) para comprar uma garrafinha de chá gelado e um pacote de castanha de caju

Serviço de bordo pago na LATAM: R$ 20,00

– o voo estava muito tranquilo, dei um pulo no banheiro da parte da frente do A319 (são mais 02 instalados na parte de trás); estava bem conservado (apesar dos 15 anos de idade) e limpo

Banheiro do A319 da LATAM: pia

Banheiro do A319 da LATAM: vaso

– na volta para o meu lugar, era uma ótima oportunidade para fazer um registro da visão geral da cabine do A319 da LATAM, configurada em classe única (Econômica)

Visão geral da cabine – A319 da LATAM

– o pouso foi feito de forma segura pela Pista 15 (aquela que segue de forma paralela à via expressa Linha Vermelha) às 11:51h

Pouso do A319 da LATAM no GIG: flaps e freios aerodinâmicos acionados

– durante o trajeto até a posição de estacionamento do A319, um Boeing 737-700 da GOL (pintado com as novas cores da companhia) decolava pela mesma Pista 15 do GIG

Boeing 737-700 da GOL decolando no GIG

Boeing 737-700 da GOL decolando no GIG

Boeing 737-700 da GOL decolando no GIG

encostamos no terminal de passageiros do Aeroporto do Galeão perto do meio-dia, tendo ao lado um A321 com sharklets da LATAM, encerrando com sucesso mais um voo da companhia

– antes de partir para casa, passei pela área de embarque do GIG para uma rápida sessão de fotos das aeronaves no pátio do aeroporto internacional carioca (confira AQUI todos os registros)

Airbus A330 da companhia suiça Edelweiss no pátio do GIG

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