Fotografando pelo mundo – Dusseldorf

No começo de 2016, eu passei pelo Aeroporto de Dusseldorf quando voei e avaliei a AIR BERLIN, uma viagem com destino a Zurich/Suiça (confira AQUI como foi a experiência com a recém-extinta companhia alemã).

Este terminal fica a 07 quilômetros do centro da cidade e é o 3º maior terminal alemão, ficando atrás de Frankfurt e Munich: mais de 23 milhões de passageiros passaram por lá no último ano, quando o aeroporto teve mais de 217.000 movimentos de aeronaves. As companhias alemãs AIR BERLIN, EUROWINGS, LUFTHANSA e CONDOR foram as maiores transportadoras de passageiros. As cidades de Munich, Palma de Mallorca, Berlin e Londres foram os destinos/origens da maior parte dos voos em Dusseldorf.

Os passageiros que passam por lá podem usufruir das facilidades de uma estrutura moderna, este terminal é lindo e funcional.

Uma destas facilidades é o terraço no topo do prédio principal, que é utilizado como ponto de encontro dos apaixonados por aviação, pois é um excelente ponto para fazer registros fotográficos das manobras das aeronaves.  Quando estive lá no ano passado, o tempo estava ótimo, céu azul, mas a única máquina que eu carregava era o meu celular, infelizmente.  Eu me programei para voltar lá, desta vez, com um equipamento decente.

Terraço do Aer. de Dusseldorf

Terraço do Aer. de Dusseldorf

Fiz uma rápida viagem para Europa no início de dezembro e consegui encaixar uma esticada de Newcastle (Inglaterra) para Dusseldorf. Mas eu realmente não contava com as condições climáticas adversas que tive que enfrentar: frio, muito frio, inclusive com nevasca durante a manhã que dediquei para a sessão de fotos. A temperatura variava de +2 a -3 graus. Ficar sem luvas para uma melhor “pegada” da máquina foi um desafio enorme. Além disso, era a minha 1ª experiência de “clicar” com chuvaneve caindo, captar a melhor luminosidade foi outro fator complicador, pois as mudanças eram rápidas. E o vento era um incômodo a mais.

Neve e a Torre de Controle – Aer. de Dusseldorf

Neve e o Radar – Aer. de Dusseldorf

O aeroporto tem apenas 02 pistas, que são paralelas:05R/23L com 3.000 metros e a 05L/23R com 2.700 metros. Eu fiz algumas pesquisas e decidir tentar a sorte em outro ponto tradicional dos spotters: o último andar do prédio P7 (um enorme estacionamento vertical), que é acessado depois de uma caminhada de 05 minutos a partir do terminal de passageiros.

Google Maps: visão aérea do aeroporto

Google Maps: visão aérea com destaque para o P7

A visão era privilegiada com ampla visão do pátio de manobras e onde os procedimentos de  embarque e desembarque remotos são feitos neste terminal.

Visão do último andar do P7

Visão do último andar do P7

Visão do último andar do P7

O movimento deste terminal é realmente intenso, apesar do mau tempo. Aeronaves de todos os portes operam por lá, com forte presença dos turbo-hélices fabricados pela canadense BOMBARDIER e jatos de corredor único da BOEING e AIRBUS.

Visão do último andar do P7 – Turbo-hélices

Visão Geral – Aer. de Dusseldorf/DUS – Jatos de corredor único

A companhia com maior movimento de aeronaves naquela manhã foi da alemã EUROWINGS, a companhia de baixo-custo do GRUPO LUFTHANSA, com dezenas de Airbus A320 decolando e pousando o tempo inteiro.

A320 da EUROWINGS em Dusseldorf

As fotos seguem expostas por ordem alfabética das companhias aéreas que registrei, que foram: AEGEAN (Grécia), AER LINGUS (Irlanda), AEROFLOT (Rússia), AIR BALTIC (Letônica), AIR BERLIN (Alemanha), AIR FRANCE (França), ALITALIA (Italia), CATHAY PACIFIC (Hong Kong), CONDOR (Alemanha), CZECH AIRLINES (República Tcheca), DELTA AIRLINES (Estados Unidos), EMIRATES (Emirados Árabes), ETIHAD (Emirados Árabes), EUROWINGS (Alemanha), FLYBE (Reino Unido), GERMANWINGS (Alemanha) HOP (França), LOT (Polônia), LUFTHANSA (Alemanha), ONUR AIR (Turquia), PEGASUS (Turquia), ROSSIYA (Rússia), S7 (Rússia), SAS (Suécia), SUN EXPRESS (Turquia), TAP (Portugal), TUNISAIR (Tunísia), TURKISH AIRLINES (Turquia) e UKRAINE INTERNATIONAL (Ucrânia).

Espero que gostem! Bons voos!

V&A

AEGEAN – AIRBUS A320 (SX-DVQ)

Airbus A320 da AEGEAN

AER LINGUS – AIRBUS A320 

Airbus A320 da AER LINGUS

AEROFLOT – BOEING 737-800 (YL-BBQ)

Boeing 737-800 da AEROFLOT

AIR BALTIC – BOEING 737-500 (YL-BBQ)

Boeing 737-500 da AIR BALTIC

AIR BERLIN – BOMBARDIER DASH-8 (D-ABQI)

Bombardier da AIR BERLIN

Bombardier da AIR BERLIN

Bombardier da AIR BERLIN

Bombardier da AIR BERLIN

AIR FRANCE – AIRBUS A320 (F-HBNL)

Airbus A320 da AIR FRANCE

ALITALIA – AIRBUS A320 (EI-DTG)

Airbus A320 da ALITALIA

Airbus A320 da ALITALIA

CATHAY PACIFIC – AIRBUS A350 (B-LRN)

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

A350 da CATHAY PACIFIC

CONDOR – BOEING 757 (D-ABOL)

Boeing 757 da CONDOR

Boeing 757 da CONDOR

Boeing 757 da CONDOR

Boeing 757 da CONDOR

CONDOR – AIRBUS A330 (C-GTSZ)

Airbus A330 da CONDOR

Airbus A330 da CONDOR

Airbus A330 da CONDOR

Airbus A330 da CONDOR

CONDOR – BOEING 757 (D-ABOI)

Boeing 757 da CONDOR

Boeing 757 da CONDOR

Boeing 757 da CONDOR

CZECH AIRLINES – AIRBUS A319 (OK-MEK)

A319 da CZECH

A319 da CZECH

DELTA AIRLINES – BOEING 767-300ER  (N185DN)

Boeing 767 da DELTA

Boeing 767 da DELTA

Boeing 767 da DELTA

DELTA AIRLINES – BOEING 767-300ER (N173DZ)

Boeing 767 da DELTA

Boeing 767 da DELTA

Boeing 767 da DELTA

EMIRATES – AIRBUS A380 (A6-EED)

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

Airbus A380 da EMIRATES

ETIHAD – BOEING 777-200 (A6-LRE)

Boeing 777-200 da ETIHAD

Boeing 777-200 da ETIHAD

Boeing 777-200 da ETIHAD

Boeing 777-200 da ETIHAD

Boeing 777-200 da ETIHAD

Boeing 777-200 da ETIHAD

Boeing 777-200 da ETIHAD

Boeing 777-200 da ETIHAD

EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AIZR)

A320 com pintura especial da EUROWINGS

A320 com pintura especial da EUROWINGS

A320 com pintura especial da EUROWINGS

A320 com pintura especial da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

EUROWINGS – BOEING 767-300 (HB-JJF)

Boeing 767 da EUROWINGS

Boeing 767 da EUROWINGS

Boeing 767 da EUROWINGS

EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWK)

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

 

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWN)

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWQ)

Airbus A320 da EUROWINGS

EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWI)

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

Airbus A320 da EUROWINGS

EUROWINGS – AIRBUS A320 (D-AEWS)

Airbus A320 da EUROWINGS

FLYBE – BOMBARDIER DASH-8 (G-PRPD)

Turbo-hélice Bombardier da Flybe

Turbo-hélice Bombardier da Flybe

Turbo-hélice Bombardier da Flybe

Turbo-hélice Bombardier da Flybe

FLYBE – BOMBARDIER DASH-8 (G-PRPD)

Turbo-hélice Bombardier da Flybe

Turbo-hélice Bombardier da Flybe

GERMANWINGS – AIRBUS A320 (D-AIQE)

A320 da Germanwings

A320 da Germanwings

A320 da Germanwings

GERMANWINGS – AIRBUS A319 (D-AKNR)

HOP – EMBRAER 145 (F-GUBE)

E-145 da HOP

E-145 da HOP

E-145 da HOP

E-145 da HOP

LOT – BOEING 737-800 (SP-LLG)

Boeing 737-800 da LOT

Boeing 737-800 da LOT

LUFTHANSA – AIRBUS A330 (D-AIKG)

A330 da Lufthansa

A330 da Lufthansa

A330 da Lufthansa

A330 da Lufthansa

LUFTHANSA – AIRBUS A320 (D-AIQA)

A320 da Lufthansa

LUFTHANSA – AIRBUS A321 (D-AIDA)

A321 da Lufthansa

LUFTHANSA – AIRBUS A321 (D-AIRS)

A321 da Lufthansa

A321 da Lufthansa

LUFTHANSA – AIRBUS A320 (D-AIUX)

A320 da Lufthansa

A320 da Lufthansa

A320 da Lufthansa

ONUR AIR – AIRBUS A321 (TC-OBY)

A321 da Onurair

A321 da Onurair

PEGASUS – BOEING 737-800 (TC-CPM)

Boeing 737-800 da Pegasus

Boeing 737-800 da Pegasus

Boeing 737-800 da Pegasus

Boeing 737-800 da Pegasus

ROSSIYA – AIRBUS A319 (EI-EYM)

Airbus A319 da Rossiya

Airbus A319 da Rossiya

S7- BOEING 737-800 (VP-BOG)

Boeing 737-800 da S7

SAS – BOEINGs 737-800

Boeing 737-800 da SAS

Boeing 737-800 da SAS

Boeing 737-800 da SAS

Boeing 737-800 da SAS

Boeing 737-800 da SAS

Boeing 737-800 da SAS

Boeing 737-800 da SAS

SUN EXPRESS – BOEING 737-800 (TC-SEO)

Boeing 737-800 da Sun Express

TAP PORTUGAL – EMBRAER E-190LR (CS-TPS)

E-190LR da TAP Portugal

TUNISAIR – AIRBUS A320 (TS-IMF)

A320 da Tunisair

A320 da Tunisair

A320 da Tunisair

A320 da Tunisair

TURKISH AIRLINES – AIRBUS A321 (TC-JTN)

Airbus A321 da Turkish

Airbus A321 da Turkish

TURKISH AIRLINES – AIRBUS A320 (TC-JPN)

Airbus A320 da TURKISH

Airbus A320 da TURKISH

UKRAINE INTERNATIONAL – BOEING 737-800 (UR-PSY)

Boeing 737-800 da Ukraine

HELICÓPTERO DA POLÍCIA ALEMÃ

Pílulas formuladas em 22.12.2017

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] – no início de dezembro de 2017, tive que cumprir uma missão familiar na Europa: levar a minha enteada para fazer um intercâmbio e imersão em inglês na cidade britânica de Newcastle; fiz algumas pesquisas e consegui encaixar uma ida até a Alemanha e voar até Dusseldorf, que fica a 473 milhas de distância (cerca de 700 quilômetros), onde fiz uma sessão espetacular de fotos no aeroporto da cidade, enfrentando neve, chuva e vento (confira AQUI) […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *