Fokker 100 – 02 anos da aposentadoria

Na próxima 3ª feira (14.11.2017) vão completar 02 anos que a AVIANCA fazia o último voo com o FOKKER 100, passando a voar somente com aviões da Airbus (A318, A319 e A320). Isto significou o fim das operações deste modelo de aeronave no Brasil.

Voei muito nos F100 da TAM, que faziam o trecho Santos Dumont/SDU-Brasília/BSB, e voei poucas vezes com a AVIANCA, que usava o nome técnico MK-28 para tentar escapar da má fama desta aeronave (em especial, por conta do fatídico acidente no Aeroporto de Congonhas ocorrido em 1996).

Algo que sempre me chamou atenção era a configuração da cabine deste avião: 02 poltronas à esquerda e 03 à direita. Com os motores Rolls Royce Tay 650 instalados na parte traseira da fuselagem, sentar nas últimas fileiras e tentar conversar com o passageiro ao seu lado era uma tarefa difícil.

No total, a AVIANCA operou 15 unidades do F-100. No início de 2016, era possível ver um “cemitério” deles no Aeroporto de Brasília, cerca de 08 unidades estavam estacionadas por lá, perto do Terminal 2.

img_2005

Além disso, encontrei 02 unidades do F-100 estocadas no Aeroporto de Congonhas/SP nos meados de 2016.

Fokker 100 em Congonhas

Notícia formulada em 11.11.2017

5 respostas
  1. Júnior
    Júnior says:

    Mto interessante!
    Pena que a maioria deles vai para desmanche e perdemos uma parte da nossa história. Pelo menos algum tinha que estar em algum museu.
    Sobre os Fokker 100, li que eles não eram aviões ruins, mto pelo contrário, mas ficaram marcados pelos diversos acidentes e incidentes com a TAM. A questão do acidente em si não necessariamente é somente culpa do fabricante, mas do operador, que mtas vezes não segue ou não faz no prazo adequado manutenções e vistorias críticas de voo.
    Abraços e parabéns pelo site!

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  2. PauloHCM
    PauloHCM says:

    Esse avião tinha o apelido de Maestro. A cada pouso, um conSerto, rsrsrs. Nunca voei em um desses, mas já voei no Fokker 27 e no B737-200. Apesar da fama ruim depois do acidente, ele foi um sucesso em seu mercado super disputado.

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    • Cadu Franco
      Cadu Franco says:

      Paulo, risos…parecem os A318s da Avianca atualmente então…adoram um mecânico…também voei nos F27 e B737-200, clássicos! V&A

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  3. Valter Bento
    Valter Bento says:

    Mas hoje onde eles estão? Voei várias vezes pela antiga Oceanair hoje Avianca brasil. Parabéns pelas reportagens.

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