WI-FI A BORDO – INTERNET NO B737 DA GOL

Recentemente, GOL e AVIANCA travaram uma guerra de comunicação para tentar mostrar quem foi a companhia pioneira em lançar o serviço de Wi-Fi a bordo de aeronaves comerciais no Brasil.

Em 19 de setembro de 2016, a GOL alardeou que, pela 1ª vez, uma antena de conexão por satélite seria instalada em uma aeronave no Brasil:

gol_wifi

Já a AVIANCA anunciou em 21 de setembro de 2016 que era a 1ª empresa aérea da América do Sul a oferecer conexão a Internet a bordo de suas aeronaves:

avianca_wifi

Nesta semana, tive a minha 1ª experiência com a “Internet nas alturas”: voei do Rio de Janeiro/SDU para Brasília/BSB a bordo de um Boeing 737-800 da GOL, prefixo PR-GUK, a 1ª aeronave da companhia brasileira a receber o equipamento de conectividade por satélite.

B737 - Wifi - Antena

A GOL instalou adesivos na porta do avião e na parede interna da cabine para informar que aquela aeronave tinha sistema Wi-Fi instalado, chamado de GOL ON LINE.

Ha um cartão colocado nos bolsões das poltronas com instruções de como fazer a conexão. A 1ª providência é criar uma conta na GOGO, a empresa que fornece a solução tecnológica. O sistema também é utilizado pela DELTA em suas aeronaves, por isso eu já tinha um perfil criado (em novembro, voei e avaliei a classe Executiva da companhia americana de GRU para JFK – confira a avaliação completa aqui). O serviço atualmente é gratuito, as 02 opções disponíveis de “pacote” (30 minutos ou 01 voo) não estão sendo cobradas:

Consegui fazer uma monte de coisas: mandar mensagem e fotos pelo WhatsApp, responder e-mails, postar foto no Instagram, ver a situação do voo no aplicativo FlightRadar24 e postar fotos e até um vídeo na página do V&A no Facebook.

A conexão não é de alta velocidade, não se pode comparar com a experiência de navegação utilizando uma rede 4G da telefonia móvel, por exemplo, mas considerando que eu estava a 35.000 pés de altitude, o uso foi extremamente satisfatório.

No processo de venda de passagens, a GOL ainda não informa se a aeronave que vai operar um determinado voo está equipada com o sistema, portanto, é preciso de sorte para pegar um voo que te permitirá ficar on line.

Bons voos!

V&A

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] de conexão Wi-Fi a bordo em suas aeronaves (GOL e AVIANCA já começaram, veja post sobre isso AQUI), portanto, nada de acesso a Internet durante o […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *