Voando com a DELTA AIRLINES (GRU/JFK)

label_delta_gru-jfk

– é uma questão de filosofia de vida: feriado que cai em uma 3ª ou 5ª feira significa oportunidade para viajar e esquecer um pouco a rotina estressante que o cotidiano de trabalho nos traz; olhando o calendário, reparei que o dia 15 de novembro de 2016 era uma 3ª feira, portanto, feriadão pela frente; esta viagem para Nova York é o reflexo desta janela; para o voo da ida, foram usadas milhas do Programa Smiles (mais detalhes abaixo) e para a volta, recorri aos pontos do Programa LATAM Fidelidade

A EMISSÃO DA PASSAGEM

– a passagem foi emitida no final de março de 2016 (cerca de 08 meses de antecedência), aproveitei uma das muitas promoções que o Programa Smiles realiza ao longo do ano para voar em classe Executiva: foram 55.000 milhas para ir do SDU para GRU (no B738-800 da GOL) e de lá para New York/JFK com a DELTA AIRLINES, uma das parceiras do Programa

passagem_delta_smiles

– achei o custo-benefício muito bom, por exemplo: recentemente, aproveitei um outra promoção do Programa e comprei milhas a R$ 0,02, ou seja, eu teria gasto R$ 1.100,oo para voar de classe Executiva do Brasil para os Estados Unidos; além disso, ainda não tinha ido para minha querida Nova York no ano de 2016 e seria a minha 1ª experiência com a DELTA AIRLINES, nunca tinha voado com a companhia americana 

A DELTA AIRLINES

– a DELTA AIRLINES foi fundada em 1930 em Atlanta, onde hoje funciona o seu maior hub dentro dos Estados Unidos (Cincinnati e Nova York/JFK são os outros hubs mais importantes para esta companhia americana); na história recente, o principal marco foi a fusão com a companhia Northwest Airlines, ocorrida em 2008

– a frota atual passa de 1.300 aeronaves, dos mais diversos tipos e modelos, desde o pequeno Boeing 717 até o gigantesco Boeing 747, permitindo que a companhia atenda a mais de 350 destinos pelo mundo, nos 06 continentes 

– a companhia ocupou a 35ª posição no ranking Skytrax de 2016, escalando 10 posições comparando com o resultado do ano anterior

– atualmente, possui uma participação acionária de cerca de 10% na companhia brasileira GOL LINHAS ÁEREAS, de forma que as companhias possuem uma série de  acordos de cooperação e compartilhamento de voos

O CHECK- IN NA GOL

– a DELTA libera o check-in pela Internet 24 horas antes do voo; eu tentei fazer, mas não consegui concluir; cheguei a preencher todos os dados (passaporte, visto, endereço nos EUA, etc.), mas o processo não foi completado, recebi uma mensagem de erro; a minha experiência com bilhetes emitidos com milhas do Programa Smiles é ruim, nunca consigo antecipar o check-in

– além disso, recebi uma mensagem durante a tentativa frustrada de que a DELTA estava oferecendo uma recompensa para o passageiro que aceitasse ser alocado em outro voo: clara indicação de que o voo GRU-JFK estava com overbooking; quando cheguei no portão de embarque em Guarulhos, me informei e descobri que a oferta valia para voluntários da classe Econômica que pudessem viajar no dia seguinte, não era o meu caso

Alerta - Overbooking Delta

– portanto, fazer o check-in no Santos Dumont/SDU era a única opção; cheguei lá por volta de 17:45h, com segurança para o voo doméstico partindo às 18:55h; fui direto para o atendimento prioritário para clientes Smiles Diamante; o atendimento foi ótimo, rápido e eficiente; os assentos pré-reservados foram honrados e minha mala foi despachada diretamente para Nova York, não precisaria fazer nada em Guarulhos/GRU 

Passaporte + Cartão de Embarque - Delta

O VOO PARA GRU

– o voo para GRU operado pela GOL foi feito no B737-800 de prefixo PR-GXR (entregue novo à companhia brasileira em fevereiro de 2014); sentei na poltrona 2F, uma janela do lado direito da aeronave; a companhia configurou as 07 primeiras fileiras dos seus Boeings com muito espaço para as pernas (esta facilidade é gratuita para clientes Diamante e pode ser comprada pelos demais passageiros, o preço varia de acordo com o voo)

– ao contrário da Ponte Aérea (SDU-CGH), o serviço de bordo gratuito do voo do SDU para GRU é extremamente simples: pacotinho de biscoito integral (salgado ou doce) e água (única opção de bebida), nada mais; outros produtos são oferecidos mediante pagamento 

Agua e Biscoito - GOL - SDU_GRU

– o voo marcado partiu pontualmente do SDU, foi uma jornada tranquila, sem percalços até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde cheguei às 19:51h

O TERMINAL 2 DE GRU

– quando cheguei no Terminal 2 de GRU, quis confirmar como devia proceder para transitar para a área internacional, mas não haviam funcionários da GOL na saída do avião para orientar os passageiros; eu tinha uma boa noção do que deveria fazer, mas fiquei imaginando como seria difícil para uma pessoa que não soubesse migrar da área nacional para internacional, ainda mais considerando que a sinalização do aeroporto não é ostensiva

– a caminhada  até o controle de segurança do T2 levou cerca de 10 minutos; dos 04 aparelhos de raio-x, apenas 02 estavam funcionando, fiquei na fila por cerca de 10 minutos; já no controle da Polícia Federal, apenas 03 catracas eletrônicas estão instaladas para o controle de passaportes, foram mais 10 minutos perdidos na fila 

– há muito tempo não embarcava pela parte antiga de GRU, pois quando estou por lá geralmente pego os voos da LATAM que partem do T3, a parte mais nova deste aeroporto privatizado em 2013; o T2 ainda tem uma estrutura antiga e apertada, a diferença do ambiente destes terminais é gritante, a única área que está modernizada é a zona de Free Shop

A (NOVA) SALA VIP DA GOL

– a DELTA usa as facilidades da Sala VIP da GOL neste Aeroporto, consequência dos acordos existentes entre as companhias; este espaço foi inaugurado recentemente (outubro de 2016) e fica no 2º andar, é preciso pegar um elevador para chegar lá; na porta, a logomarca da companhia brasileira está destacada, mas está acompanhada dos símbolos da DELTA, AIR FRANCE e KLM 

– esta VIP Lounge é grande, são vários ambientes, inclusive espaço kids e sala de TV, com muitos móveis com design moderno em madeira e há muitos lugares para sentar (longos sofás, cadeiras com formas diversas e bancadas); nesta noite de sábado estava simplesmente lotada, foi difícil arrumar um lugar para encostar a mochila e sentar; o ar-condicionado não dava conta e o ambiente estava quente 

– na recepção, perguntei como estava a fila para tomar banho: havia um chuveiro disponível; o funcionário pediu meu cartão de embarque e me entregou a chave do “box” (o chaveiro parecia de um banheiro de posto de gasolina, muito simples e escrito a mão); o tamanho do banheiro era apenas razoável, mas permitiu um bom banho; a pia tem um formato futurísitico, as toalhas trazem a logomarca da GOL e os produtos (sabão, shampoo e condicionador) estão colocados em potes grudados na parede do box

– no buffet, as opções eram variadas, mas somente um prato quente disponível: penne (que estava muito duro, devia estar na bancada quente por horas e passou muito do ponto) que podia ser complementado com 03 tipos de molho (eu escolhi um tradicional molho de tomate); além disso, frutas, biscoitos, mini-sanduíches, salada e salgadinhos eram as opções de comida

– em termos de bebida, um bar com iluminação marcante em verde é onde são servidas as bebidas alcoólicas; o garçom que ficava por lá atendia a todos com muita paciência; pedi um vinho branco para tentar refrescar um pouco (o ar realmente não funcionava direito), que foi servido em uma taça com a logomarca da GOL; há 02 máquinas de café no espaço

– o anúncio de que o embarque para o voo DL472 estava sendo iniciado pelo Portão 235 foi feito às 21:20h, de forma protocolar, exatamente 01 hora antes do horário de previsto de partida

O EMBARQUE NO B767-300

– uma multidão de pessoas se encontrava em frente ao Portão 235, o embarque de outro voo da DELTA (para Detroit, operado por um A330) estava sendo feito no portão ao lado, as filas dos 02 voos se confundiam; depois de perguntar sobre a oferta do overbooking e conferir que não tinha nenhuma oportunidade para mim, fui para a fila de prioridades e às 21:40h entrei no avião da DELTA 

– no lado esquerdo da porta do avião, uma pintura do símbolo da SKYTEAM (a DELTA é uma das companhias fundadoras desta aliança global) e do lado direito, a indicação de que a DELTA é a companhia americana mais premiada, além da indicação de que havia sistema de Wi-Fi a bordo; um Comissário americano falando um português razoável entregava logo aos passageiros os formulários de alfândega para entrada nos Estados Unidos 

– o Boeing 767 escalado para este voo era um “velho de guerra“: fabricado em 1991, fez parte da frota da GULF AIR até 1997 quando passou a voar com a DELTA com o prefixo N155DL; apesar de seus 25 anos de serviço, foi possível perceber que a aeronave já passou por um processo de retrofit de cabine, que está remodelada, mas não é de última geração 

– a configuração de poltronas na classe Executiva (denominada de DELTA ONE) é no esquema 1 x 2 x 1, ou seja, todos os passageiros têm acesso direto ao corredor, não é preciso indomodar ninguém para ir ao banheiro durante o voo, isto é excelente; nesta jornada, casa cheia, o voo estava lotado (dos 24 lugares, um deles é destinado ao descanso da tripulação) 

– a necessaire foi distribuída enquanto eu ainda acomodava os meus pertences: da marca TUMI, de cor preta, completa (até um potinho com antisséptico bucal vem neste kit) e com produtos cosméticos da marca americana Kiehl’s; resumindo, de alto nível

– as poltronas eram revestidas com couro na cor azul, com um faixa cinza e vermelha na altura do encosto de cabeça e um pequeno símbolo da DELTA bordado na parte superior direita; a luz de leitura, portas USB e tomada para carregar celulares estão muito bem posicionados, de fácil acesso; em cima de cada assento, um conjunto embalado de travesseiro (ótimo tamanho, grande e confortável) e cobertor  (também confortável) e também o fone de ouvido

– o welcome drink foi oferecido logo depois: aceitei o champagne, que estava bem gelado, “no grau”, junto com um pacotinho de castanha de caju; me chamou atenção que cerveja também é oferecida aos passageiros, foi a 1ª vez que vi isso (bebida alcoólica só é servida a maiores de 21 anos nos voos da DELTA); o Chefe de Cabine, de nome Charles, entregou o menu do serviço de bordo assinado pela Chef Michelle Bernstein; muito simpático, me chamou pelo nome e brincou que éramos xarás

– eram 22:30h quando o Comandante se dirigiu a todos pelo sistema de áudio informando que teríamos um pequeno atraso na partida, pois o carregamento de bagagens ainda estava sendo feito; informou que a duração do voo até Nova York seria de 09 horas e 58 minutos 

O VOO PARA NOVA YORK

– as comunicações da tripulação com os passageiros foram feitas sempre em inglês e português, inclusive as instruções de segurança que foram apresentadas antes de partirmos

– o pushback foi iniciado às 22:35h, ou seja, com 15 minutos de atraso com relação ao horário de partida; taxiamos lentamente por GRU até alcançar a cabeceira às 22:47h; 02 minutos depois as 02 turbinas começaram a empurrar o B767, que demorou 37 segundos para levantar voo

– o sistema de entretenimento não é de última geração, a tela pequena e de baixa resolução é o maior indicativo disso; o controle remoto fica escondido no braço da poltrona; para os principais filmes, o português não era uma opção para a dublagem; navegando pelo sistema, descobri que há uma sessão específica para filmes em português, com muitas opções de filmes, mas a maioria deles é antiga, não há novidades; o fone de ouvido é ótimo, o isolamento acústico funciona muito bem; comecei a ver ANGRY BIRD, o desenho animado do famoso jogo para celular

 – a tradicional toalhinha quente foi distribuída aos passageiros às 23:10h, sendo recolhida logo em seguida; o jantar começou a ser servido às 23:20h; primeiro foi servido um prato com camarão, que estava uma delícia 

04 opções de prato principal estavam disponíveis neste voo: filé com couves-de-bruxelas e purê / franco a dorê com alcachofras, ervilhas e couve-flor / farfalhe primavera com salada de legumes / bobó de camarão; escolhi o filé;  haviam 02 opções de entrada: salada de vagens e tomate com queijo feta / sopa de frango colombiana; escolhi a salada; para beber, pedi o vinho branco, que estava ótimo (que foi reposto 02 vezes, não precisei nem pedir)

– além dos vinhos (branco e tinto), muitas opções de bebidas destiladas faziam parte do “bar” da DELTA; outro fato me chamou a atenção e me impressionou: 04 marcas de cerveja podiam ser escolhidas (Heineken, Miller, Samuel Adams e Skol)

– para sobremesa, a DELTA oferecia 03 opções: o tradicional sundae / pudim de leite à brasileira / seleção de queijos finos; nem pensei duas vezes, tinha que experimentar pela primeira vez o famoso sundae da classe Executiva da DELTA; valeu a pena, estava simplesmente delicioso; ao final, recusei café e chá que foram oferecidos

– no geral, foi um jantar excelente, tudo estava muito bom, com ótimo sabor e apresentação perfeita, os talheres de aço inox com a logomarca da DELTA traziam mais charme; o serviço dos Comissários foi muito atencioso, mas percebi uma certa ansiedade por parte deles em fazer logo o trabalho, querendo terminar logo de servir 

– o sono começou a bater, achei melhor ir logo ao banheiro para escovar os dentes; o toalete tinha ótimo tamanho, a pia era grande e o espaço estava limpo 

– quando voltei para o meu lugar, lembrei de testar o sistema de conectividade a bordo; usar o Wi-Fi durante o voo para ficar online na Internet é sempre interessante; um cartão está disponível com as instruções para acessar a facilidade; o custo de 5,95 dólares por 01 hora de acesso não é pouco, mas valeu a pena; respondi mensagens do Facebook, vi e-mails e acessei o Flight Radar para conferir onde estávamos na rota para os Estados Unidos

– por volta de meia-noite coloquei o assento na posição full flat (ele se torna uma cama 180 graus); os pés ficam enfiados e afunilados na parte inferior da estrutura da poltrona da frente, por debaixo da tela de vídeo; a sensação é de aperto, pode ser incômodo para alguns passageiros; o travesseiro é de bom tamanho e o cobertor traz conforto; eu estava cansado, consegui descansar bem até 06:40h

– as luzes da cabine foram acesas às 07:00h, indicando que o café da manhã seria servido em seguida; a bandeja entregue aos passageiros era completa: o croissant estava quentinho, as mini-panquecas estavam saborosas, o creme doce e a geleia que acompanhavam estavam deliciosas; o potinho de salada de frutas estava fresco; o café preto era forte e com bom sabor; foi uma ótima refeição matinal

Café da manhã - Delta - GRU/JFK

– um anúncio foi feito às 07:55h informando que já estávamos em procedimento de descida, o pouso seria feito em 30 minutos (mais uma vez, em inglês e português); o fuso-horário de Nova York nesta época do ano é -3 horas com relação ao horário de Brasília

– o Chefe de Cabine Charles passou na poltrona de cada passageiro distribuindo sorrisos, agradecimentos e um chocolate (fabricado no Brasil, em Campos de Jordão) 

Chocolate - Delta - GRU/JFK

– ainda estava escuro quando pousamos no Aeroporto JFK em Nova York às 05:24h no horário local (08:24h no horário brasileiro), um procedimento seguro, encerrando com sucesso mais um voo entre o Brasil e Estados Unidos

AVALIAÇÃO GERAL: sem dúvidas, a minha primeira experiência com a DELTA AIRLINES foi extremamente satisfatória; a atitude da tripulação, com destaque para a simpatia do Chefe de Cabine, foi perfeita, apesar de alguns tons de ansiedade que percebi em alguns momentos; todas as etapas do serviço de bordo foram acima da média, pratos deliciosos e apresentação exemplar; o B767 com 25 anos de idade poderia ser um ponto fraco, mas apesar do sistema de vídeo ser de geração ultrapassada, o conjunto da poltrona traz muito conforto aos passageiros; com relação à passagem, não tenho como deixar de levar em consideração o fato de eu ter direito a upgrade gratuito para a classe Executiva quando estou voando com a LATAM, ou seja, “torrar” 55.000 milhas seria um negócio ruim dentro deste contexto, mas analisando a promoção que aproveitei em si, foi uma grande oportunidade voar em Business com essa quantidade de milhas; também vale o registro de que a nova Sala VIP da GOL não tem condições de receber muitos passageiros ao mesmo tempo, espero que a companhia consiga elevar o seu nível de serviço, considerando que o espaço foi inaugurado há poucos meses (o banho que tomei por lá foi reconfortante)

delta_jfk_avaliacao

andando na executiva da Delta, como é andar na Delta, viajando com a Delta, Delta One executiva
2 respostas
  1. Virginia
    Virginia says:

    Opa consegui achar a informação correta que estava
    procurando. Infelizmente tem muita informação errada na
    internet. Compartilhei no meu facebook. Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.