Por que o Galeão tem a sigla GIG?

Você já teve curiosidade de saber as razões que levaram a alguns aeroportos terem uma sigla que não possui, a princípio, relação direta com o nome da cidade onde eles estão localizados?

Para mais de 1.000 aeroportos do mundo esta curiosidade pode ser resolvida em um site (colaborativo) criado em março de 2015 (idealizado e desenvolvido por Lynn FisherNick Crohn):

www.airportcod.es

Mesmo sabendo que a fraseologia aeronáutica, por convenção internacional, adota a língua inglesa como padrão, só depois de acessar o site descobri a razão do principal aeroporto da cidade do Rio de Janeiro ter a sigla GIG!!!!! A resposta é: Governador Island’s Galeão, ou seja, são as iniciais do endereço, na língua inglesa.

Pesquisei alguns aeroportos que já tive a oportunidade de visitar e cuja sigla era estranha à cidade do aeroporto:

  • BALI: a sigla DPS vem da capital da Ilha: DenPaSar
  • TORONTO: a sigla YYZ tem 02 principais razões, pois códigos começados com “Y” indicam os aeroportos do Canadá e “YZ” é a identificação da estação de trem próxima ao aeroporto
  • PEQUIM: a sigla PEK surge de uma antiga forma de falar Beijing em inglês, Pekim
  • CIDADE DO PANAMÁ: a sigla PTY vem da combinação do “P” de Panamá e de “TY” de city
  • ARUBA: a sigla AUA são as 03 vogais do nome da ilha caribenha
  • PHUKET: a sigla HKT são 03 consoantes do nome da ilha – PHuKeT
  • CHIANG MAI: muitos governos recorrem ao “X” para compor o código dos aeroportos, por isso a sigla CNX surge de ChiaNg + “X”
Pílula publicada em 17.01.2016, atualizada em 29.06.2016 e inspirada na reportagem do caderno Boa Viagem do jornal O Globo de abril de 2015
2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *