Voando com a GOL (VIX/SDU)

_gol_VIX_Sdu

COMPRA DA PASSAGEM

– hora de avaliar o serviço oferecido pela GOL no trecho de Vitória/ES para o Rio de Janeiro/RJ (Santos Dumont); comprei passagem diretamente no site da companhia no início de abril de 2016 por R$ 137,90, com horário de decolagem previsto para 13:23h (voo 1637); na simulação de compra abaixo (para o mês de setembro de 2016), é possível  perceber que a companhia oferece 03 voos diretos entre as cidades e que pratica 02 tipos de tarifa: Flexível e Programada (mais barata); as principais diferenças entre elas são: 1) número de milhas acumuladas no Programa Smiles e 2) previsão de taxas por cancelamento e alterações da passagem

GOL_VIX

AEROPORTO DE VITÓRIA

– o Aeroporto de Vitória (sigla VIX) é pacato: é um terminal pequeno e antigo; na parte principal, no piso térreo, além dos guichês de check-in da GOL, TAM e AZUL (companhias que operam lá) há algumas poucas lojas e lanchonetes; me chamou atenção a quantidade de pilastras deste saguão: não é possível tirar uma foto que dê uma visão geral do espaço; nesta manhã, a maioria dos voos partindo do aeroporto tinham 03 destinos: Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte

– como estava no aeroporto desde 08:15h, acessei o aplicativo para smartphone da GOL para tentar fazer uma antecipação para o voo anterior ao meu, que tinha partida prevista para 10:23h; a navegação é simples no “app” e a companhia permite a alteração na janela de 06 horas anteriores ao voo original; consegui fazer a mudança (ótimo!), diminuindo bastante o meu tempo de espera no aeroporto capixaba; mesmo já tendo feito o check-in diretamente no celular, aproveitei que a área de atendimento da GOL estava vazia e fui no totem de auto-atendimento para ter o cartão de embarque impresso; logo depois, recebi um e-mail da GOL informando que o meu voo estava no horário, gostei desta iniciativa

– a fome chegou e fui para um pequeno quiosque para comer um pão de queijo e tomar um café expresso: R$ 12,00 foram gastos neste improviso de café da manhã

img_2817

– quando me dirigia para o controle de segurança, reparei que o terminal tem um 2º andar e fui lá conferir a estrutura: há uma pequena área com 02 lanchonetes e um “janelão” que permite uma ótima visão do pátio; várias pessoas estavam “coladas” no vidro apreciando o movimento das aeronaves e o trabalho das equipes de terra das companhias aéreas

– por volta de 09:20h parti em direção à sala de embarque, que também é modesta; para chegar nela, o controle de segurança é feito por 04 máquinas de raio-x, todas estavam funcionando, não peguei fila; são 05 portões de embarque: 03 ficam na 1ª sessão da sala e outros 02 ficam na outra sessão

– as portas de vidro do saguão de embarque também permitem uma visão privilegiada do pátio de aeronaves

img_2807

EMBARQUE NO BOEING 737-700

– o embarque seria feito pelo Portão 4 e foi iniciado às 09:45h; usei minhas “credenciais” de portador do cartão Diamante no Programa SMILES e usei a fila de embarque prioritário; não há pontes de embarque em VIX, os passageiros caminham até o avião e precisam subir uma escada para acesso ao avião; este curto trajeto a pé permite o registro fotográfico dos aviões no pátio e, com mais detalhes, da aeronave que me levaria até o Rio de Janeiro

– 0 Boeing 737-700, de prefixo PR-GEI, começou a voar em maio de 2007 e foi incorporado à frota da GOL em julho de 2015,  estava escalado para este voo; esta aeronave ainda não está pintada com o novo padrão de cores lançado em julho de 2015 e, apesar de sua “idade avançada”, está bem conservada; este modelo de avião é o menor da frota da companhia e tem capacidade para transportar até 144 passageiros, na disposição 3 x 3; neste voo, havia 90% de ocupação

– o meu assento era o 3A, uma janela do lado esquerdo, uma ótima posição para tirar fotos durante o voo neste dia de céu azul, pois permite uma visão direta da turbina e da asa da aeronave; este asssento é chamado “GOL +Conforto”: para clientes Diamante, a companhia não cobra nada pela facilidade de permitir ao passageiro sentar com mais espaço para as pernas e com um ângulo maior de reclinagem da poltrona; para os demais passageiros, é preciso pagar; este B737 está classificado com o selo C da ANAC; na GOL, o celular pode ficar ligado o tempo inteiro, no modo avião, mas com as opções Wi-Fi e Bluetooth desativadas; não há sistema de vídeo para entreter os passageiros

VOO

– as portas do Boeing foram fechadas às 10:13h e 02 minutos depois o pushback  foi iniciado: decolaríamos dentro do horário previsto, sem atrasos; alinhamos na única pista do aeroporto capixaba às 10:20h e logo em seguida os pilotos deram força máxima nas turbinas e o Boeing da GOL iniciou sua aceleração, que durou 25 segundos

– durante o voo, os Pilotos não se dirigiram aos passageiros, somente o Chefe de Cabine Eder Jorge fez os anúncios: previsão de voo de 52 minutos, com tempo nublado na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro

– a vista de cima da cidade de Vitória é muito bonita, logo depois de decolar, o avião começa a voar em uma rota que beira o litoral capixaba: fotos desta fase do voo se tornam obrigatórias

– o serviço de bordo na GOL, na maioria dos voos, é pago; mas neste voo, pela sua curta duração, não haveria serviço de venda a bordo; água e Pepsi (comum) são oferecidos como bebida (não tinha suco) e é distribuído um pacotinho de snacks orgânico, ambos gratuitamente

img_2769

– durante o voo, pegamos um tempo ótimo quando sobrevoávamos o Espírito Santo, mas nuvens começaram a fazer parte da paisagem quando começamos o procedimento de perda de altitude para o pouso no Rio de Janeiro

POUSO

– quanto mais nos aproximávamos da capital carioca, mais as nuvens ficavam cinzas e pesadas; a aproximação para pouso foi feita por cima da cidade de Niterói, a Baía de Guanabara e o Pão de Acúcar faziam parte da bela paisagem vista pela janela do Boeing; na parte final, passamos perto dos estaleiros navais que ficam ao lado da Ponte Rio-Niterói e, finalmente, fizemos um pouso seguro na curta pista do Santos Dumont às 11:26h, encerrando com sucesso mais um voo da GOL

AVALIAÇÃO GERAL: o registro principal desta avaliação foi a possibilidade de antecipar o voo de forma simples e descomplicada com o uso do aplicativo para smartphone da GOL, pois traz flexibilidade aos passageiros, sem custo adicional; o assento “Gol + Conforto” que estão instalados nas 07 primeiras fileiras dos aviões da GOL traz um conforto diferenciado para os clientes, trata-se de um benefício que ela (junto com a AZUL) se diferencia da TAM e AVIANCA; o preço foi razoável considerando a antecedência da compra (03 semanas) e a duração do voo (50 minutos); o tempo bom em boa parte do voo e a rota de aproximação contribuíram para, no geral, uma experiência agradável

selo-verde

5 respostas
  1. DIEGO PEREIRA
    DIEGO PEREIRA says:

    Admirável um estado como ES, que foi cede de copa do mundo, ser tão desprovido de serviços. Infraestrutura antiga e feia. Peguei um vôo de bvb para vix há 1 mês. .. o aeroporto de bvb, situado na cidade de Boa Vista RR, cidade com pouco mais de 200 mil habitantes, com apenas 4 voos diários, ser tão mais bonito, com pontes, com serviços melhores que o de VIX. No mais, parabéns pelo seu diário de bordo. Muito bom. Mas

    Responder
    • Cadu Franco
      Cadu Franco says:

      Diego, vamos ver como vai ficar o terminal de Vitória depois das obras. Espero que traga um salto de qualidade para a capital capixaba. Obrigado pelos elogios! Bons voos!

      Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] passageiros; no final de abril de 2016,  voei e avaliei a GOL (confira o flight report completo AQUI), partindo com direção ao Rio de Janeiro e escrevi o […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *