Voando com a Eurowings (GEN/DUS)

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– mais uma vez, vou ter uma 1ª experiência com uma companhia aérea européia; desta vez, será a EUROWINGS, uma empresa que faz parte do Grupo Lufthansa e que tem sede em Dusseldorf (Alemanha); é uma companhia aérea de baixo-custo (low-cost) e opera voos internacionais e nacionais, atuando como “alimentadora” das “irmãs” Lufthansa e Germanwings; a companhia operou o primeiro voo em 1994; a atual frota é composta por 16 Bombardier CRJ-900 e 08 Airbus A320, que são usados para os 130 destinos operados pela empresa

COMPRA DA PASSAGEM

– comprei a passagem na 2ª semana de dezembro/2015 para voar de Genebra (Suíça) para Dusseldorf (Alemanha) por 78 francos suíços (cerca de R$ 300,00), um valor alto, mas era a única opção que tive para poder encaixar de forma mais tranquila a Eurotrip/2016; a simulação abaixo de compra de passagem para junho de 2016 mostra as características dos 03 tipos de tarifas que a Eurowings oferece aos clientes; na tarifa “Basic“, mala não pode ser despachada e não é possível fazer marcação prévia de assento (eu comprei este tipo)

Eurowings

– também será a 1ª vez que voarei em um avião fabricado pela canadense Bombardier: o voo será feito em um CRJ900, que é um avião regional de corredor único que pode levar até 90 passageiros; este modelo é um concorrente direto do nosso Embraer E175

AEROPORTO DE GENEBRA

– fiz o check-in pela Internet 03 dias antes da data do voo, depois de receber um “alerta” por e-mail; estava hospedado nos arredores do Aeroporto de Genebra, com voo marcado para 09:15h, peguei uma van oferecida pelo hotel por volta de 08:00h e em menos de 10 minutos cheguei no terminal, onde apenas 01 guichê da Eurowings estava funcionando para atendimento dos passageiros; a estrutura do aeroporto é antiga e pequena; o interessante é que parte dele fica em território francês, há um posto de fronteira dentro dele, os voos com destino às cidades da França partem de lá

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– a fila para passar pelo controle de segurança estava gigantesca: mesmo com 16 aparelhos de raio-x  funcionando, perdi quase 15 minutos (mas achava que ia perder muito mais); algo curioso é feito neste aeroporto: o controle dos cartões de embarque é realizado diretamente pelos funcionários que operam o raio x

– a parte comercial do saguão principal de embarque tem várias lojas de artigos de luxo, de vinhos e chocolates

EMBARQUE NO BOMBARDIER

– o embarque foi iniciado às 08:35h pelo Portão A6: o avião estava estacionado em posição remota, precisamos de um ônibus para ir até ele

– em menos de 05 minutos fomos “entregues” na porta do Bombardier CRJ 900, Prefixo D-ACNL, fabricado e entregue à Eurowings em março de 2010; esta aeronave tem uma escada própria para acesso dos passageiros e estava pintada nas cores da Brussels Airlines, companhia aérea que também faz parte do Grupo Lufthansa; o estilo do avião é bonito, com 02 turbinas instaladas na parte de trás da fuselagem; este tipo de embarque permite uma bela visão dos Alpes ao fundo, com neve no topo das montanhas

– a configuração deste avião regional é de 02 poltronas de cada lado (2×2); as 04 primeiras fileiras são dedicadas para os passageiros que compraram a tarifa “Best” e oferecem mais espaço para as pernas

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Seat Guru: 02 assentos de cada lado e como toda companhia européia, o assento 13 não existe

– meu assento original era o 25A, mas como o voo estava vazio (ocupação de 40%), sentei na poltrona 20A, uma janela no lado esquerdo do avião; o CRJ da Eurowings tem 25 fileiras e capacidade para 90 passageiros; os bancos são de couro na cor cinza escuro; o espaço para as pernas é bom e o bagageiro é bem pequeno: minha mochila coube certinho, mas de lado; o celular pode ficar no “modo avião ” durante todas as fases do voo (não há como carregar aparelhos eletrônicos)

– apenas 02 Comissárias trabalhariam neste voo; os anúncios da tripulação foram feitos em 03 línguas: francês, inglês e alemão; a Chefe de Cabine informou que teríamos 01 hora de voo até Dusseldorf, com tempo bom em rota

– ainda antes da decolagem, tirei fotos do corredor do avião, uma das aeromoças viu e veio até mim para pedir para apagá-las, pois ela aparecia nelas; não me incomodei nem um pouco, é direito dela não querer aparecer, mas acho que ela podia ter sido mais discreta

VOO

– hora da partida: andamos para a frente (sem necessidade de trator para o pushback) às 08:57h e decolamos às 09:04h, depois que as 02 turbinas General Eletric funcionaram em potência máxima por 25 segundos

– eram 09:15h quando começou o serviço de bordo; primeiro, a comissária que “brigou” comigo passou oferecendo água aos passageiros, mas simplesmente me ignorou e passou direto: acho que ela ficou magoada; depois a outra comissária passou oferecendo itens do cardápio: é preciso pagar para comer (sanduíches custam 5 euros) ou beber algo (refrigerante custa 2,50 euros e garrafinha de vinho custa 4,90 euros)

não há sistema de vídeo para entreter os passageiros, mas a Eurowings oferece uma revista de bordo chamada “Wings”; nela, há ofertas de Free Shop e me interessei por 02 souvenirs da companhia: um chaveiro (por 3 euros) e uma maquete do A320 (por 9,90 euros); quando os produtos foram oferecidos, adivinha quem me atendeu?!? Minha “amiga”, que desta vez foi bem mais gentil e atenciosa (provavelmente, pensando na comissão dela)

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– a manhã estava com um tempo ótmo, ou seja, um cenário perfeito para tirar fotos; me chamou atenção a quantidade de aviões cruzando o céu europeu, deixando aquele rastro de fumaça branca para trás; este “fenômeno” se chama trilhas de condensação (em inglês se fala condensation trails) e é causada pelo contato dos gases quentes que saem da turbina dos aviões com o ar frio típico das grandes altitudes

– tive tempo de ir conhecer o banheiro do Bombardier: o espaço era pequeno, baixoapertado, mesmo para uma pessoa de altura mediana como eu

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POUSO

– o trem de pouso foi armado às 09:58h e tocamos o solo alemão de Dusseldorf às 10:02h, de forma seca e segura; estacionamos novamente em uma posição remota; depois de pegar um ônibus, cheguei no terminal às 10:15h

– fui o último passageiro a me levantar e fui falar com a comissária “gente boa”; expliquei que eu era brasileiro (com muito orgulho, com muito amor!), onde não há nenhum problema em tirar fotos cotidianas do voo, inclusive da tripulação, e que tinha um site sobre avaliação de companhias aéreas; ela me disse que adora o Brasil, mas que a restrição era uma política da Eurowings, para evitar mau uso de imagens dos funcionários nas redes sociais; ela me incentivou a aproveitar que o avião estava vazio para tirar fotos com calma; não posso dizer que ganhei realmente uma amiga, mas pelo menos o mal-entendido foi esclarecido

AVALIAÇÃO GERAL: a passagem foi cara para um trecho de 01 hora, ainda mais considerando que a Eurowings é uma empresa low-cost, mas o prazer de voar pela 1ª vez neste tipo de aeronave e o dia lindo lá fora amenizaram um pouco; sem dúvida, o incidente da foto com a comissária ao fundo foi o destaque negativo deste voo, apesar da conversa ao final do voo; o fato dela simplesmente me ignorar e não me oferecer água chega a ser infantil; o Bombardier estava muito bem conservado e o espaço para as pernas é um ponto bem positivo; no geral, o atendimento da tripulação foi pragmático ao extremo; em resumo, foi uma experiência de contrastes, ficando mais marcante a parte ruim do voo

Selo amarelo

4 respostas
  1. Gilton Martinho
    Gilton Martinho says:

    Ahahahahaha… a foto do banheiro foi muito cômica Cadu!
    Adoro suas avaliações, além de aprender muito, tem muita informação, já li todas e espero mais, continue com esse ótimo trabalho.

    Responder
    • Cadu Franco
      Cadu Franco says:

      Obrigado pela força, Gilton! Não costuma aparecer nas avaliações, mas não tive outro jeito de mostrar como o banheiro era pequeno! V&A

      Responder

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  1. […] Genebra/Suiça também com destino a Düsseldorf/Alemanha, a bordo do Bombardier CRJ-900 (confira AQUI como […]

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