A350 da TAM: 1º Voo Comercial

– quando a TAM anunciou a rota de estreia do novíssimo Airbus A350XWB, decidi que faria o possível para estar presente no voo inaugural; a pesquisa constante no site da companhia me indicou que este voo histórico seria feito no dia 25.01.2016 e no trecho de Guarulhos/GRU para Manaus/MAO

A EMISSÃO DA PASSAGEM

– o preço da passagem não estava nada convidativo (mais de R$ 1.100,00), por isso resolvi gastar R$ 550,00 para transformar 4.000 pontos do Programa KM de Vantagem dos Postos Ipiranga em 20.000 pontos do Programa Fidelidade da TAM e emitir os bilhetes Rio-Manaus-Rio, os 02 trechos com conexão em Guarulhos e em classe Econômica

– fiz o meu check-in pela Internet 02 dias antes do voo marcado para decolar às 09:30h, escolhendo o assento 35D, um corredor na parte central da aeronave; logo depois, entrei em contato com a Central de Atendimento da TAM para solicitar o upgrade de cabine, já que o Airbus A350 tem classe Executiva e eu tenho status Vermelho Plus no Programa Fidelidade, que me concede este excelente benefício de voar em classe superior em caso de disponibilidade de lugar

Cartão de Embarque – Voo JJ3408 – GRU/MAO

A CHEGADA EM GUARULHOS/GRU

– cheguei bem cedo em Guarulhos vindo do Rio: às 06:20h já estava no saguão do Terminal 2 do maior aeroporto brasileiro e que foi privatizado em 2012; foi bom para conhecer as novas instalações do GRU Airport na parte de voos domésticos; fiquei sentado em uma poltrona muito confortável com uma visão ampla do pátio de manobras e das movimentações dos aviões da TAM, AVIANCA e GOL; foi ótimo para passar o tempo e tirar algumas boas fotos das máquinas taxiando ou sendo preparadas para as próximas missões

Terminal 2 de Guarulhos – Janela com vista para o pátio

Airbus A320 da AVIANCA em Guarulhos

Airbus A320 da AVIANCA em Guarulhos

– o primeiro Airbus A350 da TAM recebeu o prefixo PR-XTA e foi rebocado de uma posição remota para o “finger” por volta de 08:00h: da posição onde eu estava, foi possível registrar este momento

Airbus A350 da LATAM – Pátio de Guarulhos

Airbus A350 da LATAM – Pátio de Guarulhos

O EMBARQUE NO A350

– depois das fotos, me dirigi para o Portão 234 do T2, que fica no extremo deste terminal e no qual seria feito o embarque do voo JJ3408 com destino à Região Norte do Brasil; foram menos de 10 minutos de caminhada

Terminal 2 de Guarulhos – Corredor central

– quando cheguei lá, já foi possível perceber o clima de voo inaugural: muitas pessoas tirando fotos da aeronave acoplada ao finger e uma certa ansiedade para embarcar logo e ter a oportunidade de entrar mais cedo no A350; algumas delas (provavelmente, imprensa especializada) tiveram o privilégio de embarcar 10 minutos antes dos demais passageiros

Painel de GRU – Portão 234 – JJ3408

Fila para embarque no Airbus A350

Tripulação da TAM pousa para foto em frente ao A350

– o embarque foi iniciado às 08:50h e perguntei sobre a confirmação do meu pedido de upgrade: a funcionária Ema informou que somente a partir de 09:00h seria possível acessar o sistema e conferir a disponibilidade

– somente às 09:10h o check-in foi encerrado e a “Santa Ema” correu atrás do meu lugar na Business Class, fazendo algumas ligações, insistindo com a supervisão para, finalmente, me dar a ótima notícia: peguei o último lugar disponível!!!! Nesta altura, ainda faltava muita gente para entrar no A350, indicando que o voo dificilmente sairia no horário programado

– a caminhada até a porta 2L do A350 permitiu que eu tirasse várias fotos da nova “máquina” da frota da TAM, que realmente tem um design espetacular, com destaque para a “máscara” das janelas da cabine de comando e a forma da ponta da asa

Airbus A350 da LATAM em Guarulhos – Voo inaugural

Airbus A350 da LATAM em Guarulhos – Voo inaugural

Trem de Pouso do Airbus A350 da LATAM em Guarulhos – Voo inaugural

Airbus A350 da LATAM em Guarulhos – Voo inaugural

Asa do Airbus A350 da LATAM em Guarulhos – Voo inaugural

– a cabine da classe Executiva estava uma festa, muitos funcionários da TAM conversavam com os passageiros, muitos deles jornalistas e “donos” de sites que têm como foco o mundo da aviação comercial

– o Comandante Dias teria o privilégio de pilotar este voo inaugural e se identificou pelo sistema de áudio dando algumas informações sobre nosso trajeto e afirmando que o atraso decorria do carregamento dos porões do A350; ele fez questão de ressaltar que este seria o 1° voo deste tipo de aeronave na América do SulCintia seria a Chefe de Cabine: muito simpática e distribuindo sorrisos

– a configuração do A350 na classe Executiva é a mesma que podemos encontrar no Boeing 767-300ER da TAM ou no Boeing 787 da Lan Chile: são 05 fileiras na configuração 2 x 2 x 2 (30 lugares no total); portanto, nem todos os passageiros têm acesso direto ao corredor, o que é um ponto negativo da estrutura de cabine escolhida pela companhia brasileira

Inside da Classe Executiva – A350 da LATAM

Inside da Classe Executiva – A350 da LATAM

Inside da Classe Executiva – A350 da LATAM

– já na classe Econômica, são 318 lugares distribuídos na configuração 3 x 3 x 3; o voo estava lotado, todas as 348 poltronas estavam ocupadas

Inside da Classe Econômica – A350 da LATAM

Inside da Classe Executiva – A350 da LATAM

– meu assento era o 2G, lado direito, no centro do avião; de fato, não tive a oportunidade de escolher meu lugar, mas não me incomodei, eu prefiro esta localização, ao invés da janela, pois tenho acesso direto ao corredor, não preciso incomodar ninguém para ir ao banheiro durante o voo

– a cabine tem no chão um carpete cinza escuro mesclado e nas áreas funcionais um piso imitando madeira; as poltronas seguem o padrão do carpete, com detalhes em madeira no encosto de braços e almofada vermelha no encosto de pé (ottoman)

IMG_7294

– as janelas são enormes, acima da média, lembrando muito aquelas que são encontradas no Boeing 787; mas no A350 há cortinas, não usa a mesma tecnologia de “dimmer” da fabricante americana; no teto, há um esquema de cores de iluminação que muda conforme a etapa do voo para proporcionar um conforto adicional aos passageiros

Janelas do A350 da LATAM

– não foi passado vídeo de instruções de segurança, os Comissários fizeram a demonstração manualmente; acredito que o vídeo ainda deva estar em produção e logo estará disponível; foi solicitado que os celulares fossem desligados, não podendo ficar no modo avião (ao contrário do que a TAM anunciou na semana passada!); não há sistema Wi-Fi para conexão à Internet, portanto, ficaria off-line durante o voo

O VOO PARA MANAUS

– o pushback só foi feito (com atraso  de 50 minutos) às 10:20h; o taxiamento foi lento e a decolagem só foi feita às 10:45h; chamou atenção que foram 45 segundos de aceleração até o A350 deixar o solo paulista; a cabine é extremamente silenciosa, mesmo nesta fase do voo, com o par de os motores Rolls-Royce em potência máxima

– nos trechos nacionais, os passageiros da classe Executiva só têm o privilégio da poltrona que vira cama e de um sistema de entretenimento moderno; o fone de ouvido é aquele básico, igual ao distribuído na classe Econômica; não são oferecidos travesseiro e cobertor; por conta disso tudo, a TAM vende estes assentos com o título de Relax e não de Executiva

– os botões de regulagem do assento são muito bem localizados, evitando toques involuntários; há uma tomada e 02 entradas USB (uma no assento e outra ao lado da tela), também bem dispostas; o assento vira uma espaçosa cama de 180º (full flat):

– o sistema de entretenimento é excelente: a tela é enorme (18 polegdas), com alta definição e vários recursos disponíveis: filmes atuais, mapa de rota, câmera externa, jogos e muito mais; o controle remoto é pequeno, bem diferente dos demais aviões, mas é muito funcional; a navegação é simples e intuitiva

Sistema de Entretenimento – A350 da LATAM

Sistema de Entretenimento – A350 da LATAM – Mapa de Voo

Sistema de Entretenimento – A350 da LATAM – Mapa de Voo

Sistema de Entretenimento – A350 da LATAM – Câmera Externa

– por volta de 11:15h, o serviço de bordo foi iniciado: sanduíche frio, bebidas diversas e café Suplicy: o serviço foi igual para todos, passageiros sentados na Business e Econômica tiveram o mesmo tratamento; a TAM preferiu não oferecer algo mais especial e comemorativo para este voo inaugural, o que considero uma falha

Serviço de bordo – GRU para MAO – A350

– como lembrança do voo inaugural, um chaveiro da Airbus foi distribuído para todos os passageiros, gostei da surpresa!

IMG_7313

Chaveiro: recordação do 1º voo do A350

– a tripulação se mostrou sempre animada com este voo de lançamento e estava sempre à disposição para tirar dúvidas sobre as inovações do A350; uma equipe de Comunicação da TAM estava a bordo e entrevistou alguns membros da tripulação

– o banheiro localizado na parte direita da frente da aeronave tem espaço reduzido, achei apertado, mas me chamou atenção o design moderno de todos os acessórios (pia, tranca da porta e botão de descarga do vaso)

Banheiro A350 da LATAM – pia

Banheiro A350 da LATAM – tranca

Banheiro A350 da LATAM – descarga

– na volta para o meu lugar, tirei a clássica foto do conjunto de “motor + asa” do A350, uma linda composição de imagem com o céu azul e algumas nuvens brancas

A350 sobrevoando o território brasilieiro

– ainda eram 12:45h e aproveitei para tirar fotos do interior do avião, dos mais diversos ângulos, atento aos detalhes desta nova e moderna aeronave

Galley do A350 da LATAM – Voo inaugural

Mapa dos equipamentos de emergência do A350

– o cartão com as instruções de segurança específico do Airbus A350 já estava disponível para todos os passageiros, no bolsão das poltronas

– o clima festivo continuou a bordo, o resto do voo foi muito tranquilo, aproveitei para começar a escrever esta avaliação; o Capitão pediu que a tripulação preparasse a cabine para o pouso às 13:35h (11:35h de Manaus, que tem nesta época do ano um fuso de -02 horas com relação a Brasília); ele informou ainda que o tempo estava bom, com temperatura de 32 graus de temperatura no nosso destino

tocamos o solo suavemente às 14:05h (12:05h no horário local), percorrendo com calma a pista de 2.700 metros do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense

– quando chegávamos para o estacionamento no terminal, um tradicional canhão d’água do Corpo de Bombeiros celebrou o 1º pouso em voo comercial do A350; como estava longe da janela, o registro deste momento não foi dos melhores

IMG_7322

Canhão de água – chegada do A350 em Manaus

– a TAM não preparou nenhuma festa no aeroporto, mas muitas pessoas que trabalham em solo cercaram o avião para contemplá-lo; da mesma forma, tripulações da TAM que fariam outros voos aproveitaram para ir conhecer o mais novo equipamento da companhia, tirando muitas fotos da ponte de embarque

Airbus A350 da LATAM em Manaus – Voo inaugural

Airbus A350 da LATAM em Manaus – Voo inaugural

Airbus A350 da LATAM em Manaus – Voo inaugural

Airbus A350 da LATAM em Manaus – Voo inaugural

AVALIAÇÃO GERAL: foi a minha 1ª experiência de voo inaugural e não poderia ter sido melhor; upgrade garantido e um clima ímpar dentro da aeronave; sendo um voo nacional realizado com um dos aviões de 02 corredores (fuselagem larga) mais modernos do mundo, a TAM, com relação ao serviço de bordo, preferiu manter o mesmo padrão dos demais voos internos dentro do Brasil, ou seja, simples e básico, mas isto foi apenas um detalhe; o A350 é uma bela máquina, oferecendo muito conforto aos passageiros; o assento full flat e o sistema de entretenimento são excelentes; achei o banheiro de tamanho modesto, destoando um pouco do resto do conjunto; no geral, foi uma ótima experiência; agora, fica o desafio de conseguir estar presente no 1º voo internacional deste novo avião (16.03.2016, de Guarulhos/GRU para Miami/MIA)

IMG_6673

9 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] de 2016; eu não entrava no A350 desde os voos inaugurais que a LATAM fez para Manaus (confira AQUI como foi) e Miami (confira AQUI como […]

  2. […] Voando no A350 da TAM: 1º Voo Comercial […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.