TAM Fidelidade – Dificuldades para emissão de passagens

Muita gente reclama comigo: “a TAM e aliança One World são muito ruins, sempre pesquiso voos na Internet para emissão de passagens com Pontos do Programa TAM Fidelidade e nunca há disponibilidade para voar com as empresas parceiras“.

Pois é, a TAM tem realmente esta restrição. Mas não é a única, pois há tantas outras quando se trata de sistemas e tecnologia: na avaliação dos aplicativos das companhias aéreas brasileiras, a TAM se destaca negativamente:

http://voandoeavaliando.com.br/2016/01/10/aplicativos-smartphone-tam-azul-e-gol/

O fato é que ela ainda não está 100% conectada aos sistemas das outras empresas da aliança global One World. Na verdade, há uma fato que indica que a realidade de atraso tecnológico da TAM é ainda mais grave: no site da empresa não é possível emitir bilhetes-prêmio para voar com a co-irmã LAN Chile (juntas elas formam a LATAM)!

Hoje (20.01.2016), fiz algumas consultas e esta foi a situação sobre a possibilidade de emissão de passagens nos voos das companhias parceiras da TAM

  • Iberia: somente para voos com origem ou destino Brasil, em classe econômica

Fidelidade 6

  • British: somente para voos com origem ou destino Brasil, em classe econômica

Fidelidade 3

  • Qatar: somente para voos com origem ou destino Brasil, em classe econômica

Fidelidade 10

.American Airlines: nenhum voo disponível

Para voos 1) dentro da Europa, 2) dentro dos EUA, 3) da Europa para Ásia e 4) dos EUA para a Ásia, a mensagem de falta de assentos foi recebida em todas as consultas:

Pela minha experiência, não há um padrão: quando eu estava programando a minha viagem de volta ao Mundo, pesquisei as opções do trecho África do Sul/Tailândia: em um dia, os voos da Cathay Pacific (de Hong Kong) apareceram, mas no outro já não estavam mais disponíveis. A mesma situação aconteceu com voos da Qatar, no trecho Brasil-África do Sul.

A situação é bem diferente se entrarmos no site da American Airlines: é possível consultar passagens-prêmios e várias opções de voo das parceiras estarão disponíveis. A mesma coisa acontece com a United que pertence à outra aliança global (Star Alliance): é possível emitir passagens pela Internet na hora, sem complicações (em 2015, usei milhas do Programa Milleage Plus para emitir trechos com a Turkish Airlines de Istambul para Maldivas, sem stress). E olhando para a aliança Sky Team, temos a Air France, onde também é possível emitir bilhetes com os parceiros sem dificuldade pela Internet.

American 1

American (acima): emissão de bilhete-prêmio para voar British da Europa para Ásia

 

United 1

United (acima): emissão de bilhete-prêmio para voar Thai/Air India da Europa para Ásia

SkyTeam 1

Airfrance (acima): emissão de bilhetes com a Delta Airlines para voar do Brasil para os EUA

A solução para driblar a deficiência sistêmica da TAM e tentar facilitar um pouco a vida dos passageiros que possuem Pontos do Programa Fidelidade é a seguinte:

1° passo: entrar no site da American Airlines e pesquisar a disponibilidade de bilhetes-prêmio de acordo com seus planos de viagem (data, trecho e classe de cabine); se há vagas para emissão de passagens com a American, há vagas para emitir com a TAM também

2º passo: ligar para o Call Center da TAM (4002-5700, no Brasil) ou ir a uma loja de aeroporto e solicitar a emissão do bilhete, informando que já foi feita consulta no site de uma empresa parceira e que há vagas; mas não se irrite: a TAM vai cobrar R$ 40,00 de taxa de emissão de bilhete (não há este tipo de cobrança na emissão pelo site); sempre vale a pena argumentar que a cobrança é abusiva, já que não há possibilidade de emissão no site da companhia e tentar se livrar da taxa.

Por fim, vale a pena lembrar quais companhias compõem a One World:

One World 2

One World

Publicado em Programas de Milhagem em 20.01.2016

7 respostas
  1. Michel
    Michel says:

    Morando no exterior, qual a dica que você dá para emitirmos bilhetes com outras cias que não a TAM, uma vez que não se encontra loja da TAM?

    Responder
  2. Rodrigo
    Rodrigo says:

    Vale comentar que a AF também tem excelente integração com as parceiras para emissão de bilhetes prêmio pelo programa Flying Blue. Se quiser posso enviar uns screenshots. Abs.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *