Aplicativos para Smartphone – TAM, Gol e Azul

Atualmente, o uso dos aplicativos para smartphones é algo que cada vez mais comum e pode facilitar muito nossas vidas.

Pensando nisso, resolvi fazer um avaliação dos aplicativos para smartphones das companhias aéreas brasileiras.  Todos eles são gratuitos na Apple Store e Google Play. Além disso, não são aplicativos “pesados” e, portanto, não vão ocupar muito espaço da memória do celular.

Vamos lá:

AZUL (e TudoAzul): é de fácil navegação e o mais completo: opções de fazer check-in, antecipar/adiar voos, consulta de reservas, status de voos, informações sobre as linhas do Ônibus Azul e compra de passagens (somente pagando); na parte do TudoAzul, mais opções: saldo, extrato, alteração de cadastro e senha de acesso, além de cadastro de preferência de assentos; simulei uma compra de Belo Horizonte para Ipatinga, é muito fácil entender e fazer a compra:


GOL (e Smiles): a navegação é fácil, intuitiva e rápida; pode-se fazer check-in (com marcação de assentos) e antecipação de voos (limite de 06 horas); além disso, há dados sobre a situação dos voos e informações do trânsito até o aeroporto de partida do voo; na parte do Smiles, é possível consultar saldo e extrato das milhas; pagando ou com milhas, e somente no final de 2015 passou a ser possível emitir passagens a partir dele:

No início de abril/16, a Smiles lançou um aplicativo dedicado par emissão de passagens com milhas.  Estes são os detalhes:

TAM (e Fidelidade): apesar das recentes evoluções, ainda tem poucas facilidades e navegação lenta; há opção de check-in, mas a minha experiência pessoal é ruim, com algumas situações de erro, simplesmente não consegui fazer; tem consulta de situação de voos e a opção “Meus voos”, onde é possível inserir dados de reservas de voos com a TAM; na parte do Fidelidade, só há consulta de saldo e indicação do seu status no Programa, nada mais; recentemente, foi inserida a opção de compra de passagem: simulei a ida de São Paulo para Miami no dia 16.03.2016, que foi o 1º voo internacional do novo Airbus A350 da TAM:

Em março de 2016, a TAM comunicou que antecipação de voo passa a ser possível no site e no aplicativo:

TAM_antecipação

– a AVIANCA Brasil ainda não tem aplicativo para os usuários brasileiros. Somente a AVIANCA COLÔMBIA desenvoleu esta ferramenta. Nesta versão do aplitcativo, a compra de passagens é restrita à Colômbia.  Espero que a filial brasileira desenvolva logo esta facilidade para os passageiros do Brasil.

Post atualizado em 31.01.2016 , em 19.03.2016 e em 07.04.2016

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *